Jornal 12h, edição de 28 de Setembro de 2023

LUANDA REGISTA EM MÉDIA DOIS MIL CASOS DE MORDEDURAS POR CÃES TODOS OS MESES, REVELAM AUTORIDADES SANITÁRIAS;

MOTOTAXISTAS NA CAPITAL ANUNCIAM POSSÍVEL PARALISAÇÃO DOS SERVIÇOS E AUMENTO DO PREÇO DA CORRIDA NOS PRÓXIMOS DIAS;

NOVO ANO ACADÉMICO É ABERTO HOJE EM TODO O PAÍS. PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PODEM ENTRAR EM GREVE NO MÊS DE NOVEMBRO;

ANGOLA TEM REGREDIDO EM MATÉRIA ACESSO À INFORMAÇÃO, CONSIDERA DO PRESIDENTE DO MISA ANGOLA;

DA ACTUALIDADE INTERNACIONAL, GOVERNO DE TRANSIÇÃO DO BURKINA FASO DENUNCIA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, quinta-feira, 28 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição de Zacarias Congo.
JINGLE MV
As autoridades de saúde de Luanda apontam que a média de mordeduras por cães atinge o número de duas mil ocorrências por mês.
Segundo a diretora provincial de saúde pública, Felismina Neto grande parte das ocorrências acontecem na periferia;
FELISMA NETO 01 12H 290923
As autoridades sanitárias de Luanda, segundo a titular provincial da pasta da saúde pública, devem incentivar as comunidades à vacinação em larga escala dos cães e gatos, para o seu bem comum.
FELISMONA NETO 02 290823
Felismina Neto, diretora provincial de saúde pública em Luanda.
Já a médica veterinária, Carla Fernandes, pede maior apoio aos serviços veterinários, por entender que não é possível controlar a raiva sem a garantia de políticas de educação e vacinação contra o vírus.
CARLA FERNANDES 12H 280923
Carla Fernandes, médica veterinária.
Celebra-se hoje o Dia Mundial de Luta contra a Raiva.
PONTO
Os mototaxistas em Luanda ponderam aumentar os preços da corrida ao mesmo tempo em que anunciam uma possível paralisação geral dos serviços nos próximos dias.
Segundo o presidente da UMA Angola, União dos Mototaxistas Angolanos, Augusto Mateus, em causa está a falta de uma resposta efectiva do governo sobre o número elevado de mototaxistas que não receberam até ao momento os cartões de subvenção ao combustível.
AUGUSTO MATEUS 01 12H 280923
Augusto Mateus revela que grande parte dos mototaxistas na capital ainda não recebeu o cartão de subvenção ao combustível.
AUGUSTO MATEUS 02 12H 280923
Augusto Mateus, presidente da UMA Angola, União dos Mototaxistas Angolanos.
PONTO
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orienta hoje em Luanda o acto de abertura do ano académico 2023/2024, no âmbito do acompanhamento que efectua aos sectores da Educação e do Ensino Superior.
O acto antecede ao início das aulas, previsto para segunda-feira, 2 de Outubro, que comporta um calendário de 42 semanas lectivas, com término previsto para Julho do próximo ano.
Estão disponíveis para o novo ano académico, um total de duzentas e trinta mil e duzentas e cinquenta e duas vagas, para as Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas.
No entanto, o Secretário-Geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola, Eduardo Peres Alberto, revela que caso o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, não se pronuncie sobre os pontos constantes do seu caderno reivindicativo nos prazos estabelecidos, os professores do ensino universitário podem voltar à greve a partir do dia 10 de Novembro.
EDUARDO PERES ALBERTO 01 12H 280923
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos professores universitários, Eduardo Peres Alberto descarta qualquer constrangimento que possa impedir o arranque das aulas no ensino superior.
EDUARDO PERES ALBERTO 02 12H 280923
Eduardo Peres Alberto, Secretário-Geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola.
PONTO
Angola está a piorar cada vez mais em matéria de acesso à informação. A consideração foi feita pelo presidente do MISA Angola, Instituto para a Comunicação Social da África Austral.
André Mussamo, que falava à MFM por ocasião do Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, assinalado hoje, reconhece a existência de muitas emissoras de rádio, sobretudo em Luanda, mas considera que maior parte destas não faz jornalismo. André Mussamo rasga elogios à MFM por entender que tem pautado por um jornalismo plurar e imparcial.
ANDRÉ MUSSAMO 01 12H 28092023
André Mussamo lança, igualmente, duram críticas à actuação das estações televisivas no país, que no seu entender não têm prestado um bom serviço público, e fala ainda no desaparecimento dos jornais.
ANDRÉ MUSSAMO 02 12H 28092023
O presidente do MISA Angola, Instituto para a Comunicação Social da África Austral, lamenta, por outro lado, as várias dificuldades enfrentadas pelos jornalistas no aceso às fontes de informação.
ANDRÉ MUSSAMO 03 12H 28092023
André Mussamo, presidente do MISA Angola, Instituto para a Comunicação Social da África Austral.
Posição diferente é apresentada pelo diretor provincial de Comunicação Social do Governo de Luanda, Wilson dos Santos, que fala em avanços no acesso à informação em Angola.
WILSON DOS SANTOS 01 12H 280923
Por outro lado, Wilson dos Santos reconhece insuficiências na divulgação das informações sobre os projectos em curso na capital, sobretudo ligado a intervenções nas vias de acesso, mas garante um esforço contínuo para a inversão do quadro.
WILSON DOS SANTOS 02 12H 280923
Wilson dos Santos, diretor para a Comunicação Social do Governo de Luanda, em entrevista à MFM.
PONTO
O presidente da AJPD, Associação Justiça Paz e Democracia, questiona a forma de nomeação dos cargos aos tribunais superiores.
Falando à MFM no programa “A ÚLTIMA PAAVRA”, Serra Bango disse que a nomeação dos juízes pode ferir a independência ou equidistância do poder jurídico ao sector politico;
SERRA BANGO 12H
Serra Bango, presidente da AJPD, Associação Justiça Paz e Democracia, convidado da grande entrevista deste quinta-feira na MFM.
O estimado ouvinte vai acompanhar em reposição a edição de hoje do programa “A ÚLTIMA PAAVRA”, logo mais, às 20h.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, descartou, esta quarta-feira, a abertura de uma base militar norte americana no país, esclarecendo que a Constituição angolana não permite que de bases militares estrangeiras sejam instaladas em solo nacional.
Francisco Pereira Furtado falava à margem do encontro mantido com o secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, Lloyd Austin, na sede do Ministério da Defesa Nacional.
FRANCISCO FURTADO 12H 280923
Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.

E o secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, Lloyd Austin, considerou Angola como um líder em ascensão na região africana e que se tornou parceiro altamente estimado e apto para o seu país.
Lloyd Austin discursava, esta quarta-feira, em Luanda, sobre os novos ângulos da política dos Estados Unidos da América para África e o poder da parceria, no quadro da sua visita ao nosso país.
LLOYD AUSTIN 12H 280923
Aqui a tradução das palavras do Secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, Lloyd Austin, esta quarta-feira, em Luanda, quando discursava sobre os novos ângulos da política dos Estados Unidos da América para África e o poder da parceria.
PONTO INTERNACIONAL
O Governo de transição do Burkina Faso, instituído após a tomada do poder pelos militares em Setembro de 2022, denunciou uma tentativa fracassada de golpe de Estado ocorrida terça-feira no país.
“O Governo de transição informa que uma tentativa comprovada de golpe de Estado foi frustrada em 26 de Setembro de 2023 pelos serviços de informação e segurança”, disse o porta-voz do Executivo, Jean Emmanuel Ouédraogo, num comunicado divulgado na noite de quarta-feira.
“Neste momento, agentes e outros atores alegadamente envolvidos nesta tentativa de desestabilização foram detidos e outros estão a ser procurados”, acrescentou.
Segundo o porta-voz, este tipo de acções representam um “impedimento” para o povo do Burkina Faso alcançar a sua “soberania e a sua libertação total das hordas terroristas que o tentam escravizar”, numa referência à violência ‘jihadista’ que assola o país e a região do Sahel.

Data de Emissão: 28-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados