Café da manhã, edição com Ricardo Viegas D’Abreu
-
• Filiação: Carlos Viegas de Abreu e de Zita Sandão Viegas de Abreu
• Data de nascimento: 10 de Setembro de 1969
• Naturalidade: Província de Luanda
Formação Académica
-
• 1996 – Master in Business Administration, University of Bath, Reino Unido
• 1994 – Licenciatura em Economia pela Universidade Lusíada, Lisboa, Portugal
Experiência Governativa
-
• De 2022 à presente data, Ministro dos Transportes
• 2017/2018 – Secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos
Experiência Profissional
-
• 2017 – Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Banco de Poupança e Crédito de Angola (BPC)
• 2016/2017 – Consultor do Ministro das Finanças
• 2016/2017 – Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Activos, S.A. – RECREDIT
• 2015/2018 – Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Bolsa de Divida e Valores de Angola, SGMR, SA – BODIVA
• 2009/2015 – Vice-Governador do Banco Nacional de Angola (BNA)
• 2002/2006 – Director de Estudos e Projectos, Financeiro e Internacional
• Director Comercial e Consultor para a estratégia de arranque do Banco Africano de Investimentos
• 1997/2002 – Fundador, Director Financeiro e Internacional, Banco Angolano de Investimentos, S.A.
Outras Referências
-
• 2008/2009 – Membro da Comissão Instaladora do Fundo Soberano de Angola
• 2006/2008 – Membro Fundador e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco de Negócios Internacional S.A.
Idiomas
-
• Inglês e francês
Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas D’ Abreu
Ministro dos Transportes
Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas D’Abreu, concluiu a Licenciatura em Economia, pela Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal. Tornou-se Mestre, MBA – Master in Business Administration, pela University of Bath, tendo defendido a tese “As oportunidades do sector dos hidrocarbonetos na África SubSahariana”. Em 1997, fez parte da equipa fundadora do primeiro banco privado angolano, o actual, BAI – Banco Angolano de Investimentos, tendo exercido várias funções de Direcção e Coordenação. Em 2006 foi co-fundador do BNI – Banco de Negócios Internacional, no qual exerceu funções de Vice-Presidente do Conselho de Administração.
Em 2008, foi membro da Comissão Instaladora do Fundo Soberano de Angola e Membro do Grupo Técnico de Apoio ao Conselho de Ministros. Em 2009, foi nomeado Vice-Governador do Banco Nacional de Angola com responsabilidade sobre as áreas de Política Monetária, Estudos Económicos, Estatística, Desenvolvimento Organizacional, Tecnologias de Informação, Sistema de Pagamentos e coordenação de políticas com o Governo, destacando-se a coordenação e liderança do processo de adequação do quadro legal e regulamentar em matéria de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, culminando com a criação da UIF – Unidade de Informação Financeira de Angola, interagindo com as diferentes autoridades nacionais e internacionais, tendo cessado funções em Fevereiro de 2015.
Em 2015, após a sua saída do BNA, para além ter lecionado cursos de pós-graduação da Universidade Católica do Porto, sobre Regulação e Supervisão do Sistema Financeiro e no curso MBA Atlântico, exerceu funções de Consultor do Ministro das Finanças nas áreas da Gestão Macroeconómica e Desenvolvimento do Sistema Financeiro, participado da emissão inaugural de Títulos Soberanos de Angola no mercado internacional, e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da BODIVA – Bolsa de Valores e Derivados de Angola, bem como na criação do CNEF-Conselho Nacional de Estabilidade Financeira.
No início de 2017, foi eleito Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Banco de Poupança e Crédito, maior banco público angolano, tendo em Novembro desse mesmo Ano, sido convidado e nomeado para o cargo de Secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos.
Actualmente, exerce a função de Ministro dos Transportes, cargo para o qual foi nomeado desde 20 de Junho de 2018, e reconduzido a 19 de Setembro de 2022, para um mandato de cinco anos.
Pratica Desporto, Membro fundador da Federação Angolana de Golfe, na qual exerce a função de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, bem como exerceu funções equivalentes na Federação de Hóquei Patins. Leitura, Música e Arte, são os seus hobbies preferidos.
Tópicos(s): Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, Agencia Nacional de facilitação de Cargas, Amilcar Silva, ANAC, Archer Mangueira, Armando Manuel, Asia, Aviação Civil, BAI, Banca Angolana, Banco Angolano de Investimento, Banco Mundial, Benguela, BNA, BNI, Bom-dia Bom-dia, Brasil, Cabinda, Cabinda Golf, Caminho de Ferro de Angola, Caminho de Ferro de Moçamedes, Careais, CECIL MARITIMA, Centro de Treinamento avançãdo de aeronava, CFB, CFL, CFM, Colonialismo, Congo, Corredor do Lobito, CorredorTrans-Cunene, COVD-19, Cuando Cubango, Cuito, Cunene, Dundo, Empresa Nacional de Bilhética Integrada, EUA, Europa, FMI, Fundo Soberano, Golfo da Guiné, Huambo, Huila, ICAL, João Lourenço, LAC, Luacana, Luanda, Luena, Lunda Norte, Malanje, Malongo, Mário Palhares, Marrocos, Ministério das Obras Públicas, Muxico, Namibia, OMI, Ordenamento do Território, Petróleo, Porto de Luanda, Porto do Caio, Porto do Namibe, RDC, Republica do Congo, Rochas Ornamentais, SADC, Saurimo, Soyo, Taag, TAP, Taxista, Tcul, Terminal de águas profundas do Caio, Terminal Multiusos do Porto de Luanda, UE-União Europeia, Zâmbia