Jornal 12h, edição de 22 de Setembro de 2023

ACIDENTE MATA QUATRO PESSOAS E FERE TRINTA E DUAS OUTRAS COM GRAVIDADE NO BENGO;

RESULTADO DA AUTÓPSIA APONTA AGRESSÃO FÍSICA COMO CAUSA DA MORTE DO JOVEM DE 24 ANOS À PORTA DO HOSPITAL AMÉRICO BOAVIDA;

ADVOGADO DENUNCIA PRIVAÇÃO DE ALIMENTOS NA CADEIA AOS ACTIVISTAS CONDENADOS NA SEQUÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO CONTRA RESTRIÇÃO A MOTOTAXISTAS EM LUANDA;

MOVIMENTOS SINDICAIS EM ANGOLA NÃO DESCARTAM PARALISAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS A PARTIR DE DEZEMBRO;

AUTORIDADES EXORTAM ARTISTAS A DENUNCIAREM CASOS DE PIRATARIA DAS SUAS OBRAS.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, sexta-feira, 22 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
Os activistas condenados a dois anos e cinco meses de prisão, na passada terça-feira pelo Tribunal Provincial de Luanda, por crimes de ultraje e injúrias ao Presidente da República, na sequência de uma tentativa de manifestação, contra restrições da circulação a mototaxistas, continuam a aguardar pela decisão vinda das instâncias superiores, depois de ter sido interposto um recurso à sentança.
A revelação foi feita à MFM por Nzola Bambi, advogado dos activistas.
NZOLA BAMBI 01 12H 220923
Por outro lado, Nzola Bambi denuncia que os activistas, que estão detidos em Viana, estão a ser privados do consumo de alimentos, situação que considera como grave.
NZOLA BAMBI 02 12H 220923
O advogado alerta para actos de intimidação e ameaça contra activistas e advogados e apela a um tratamento imparcial dos órgãos de justiça.
NZOLA BAMBI 03 12H 220923
Nzola Bambi, advogado dos activistas condenados na passada terça-feira pelo Tribunal Provincial de Luanda, por crimes de ultraje e injúrias ao Presidente da República, na sequência de uma tentativa de manifestação, contra as medidas do ordenamento do trânsito em Luanda.
De lembrar que foram condenados quatro activistas, sendo Adolfo Campos, Gilson da Silva Moreira “Tanaice Neutro”, Hermenegildo André “Gildo das Ruas” e Abraão Pedro Santos, também conhecido como “Daniel Pensador”, este último jornalista e um dos organizadores da manifestação.
Os outros manifestantes julgados foram absolvidos por falta de provas.
PONTO

Quatro pessoas morreram e trinta e duas ficaram gravemente feridas em consequência do capotamento de uma viatura de transportação de passageiros ocorrido, na madrugada de hoje, no Bengo.

Dois dos ocupantes da viatura, que sobreviveram ao acidente, contam os momentos de pânico vividos.

OCUPANTES ACIDENTE 12H 220923

No entanto, o porta-voz da polícia nacional no Bengo, superintendente Paulo Miranda de Sousa, confirma a morte de quatro pessoas e explica que a viatura que capotou era proveniente da província do Zaire e tinha como destino Luanda.

PAULO MIRANDA DE SOUSA 01 12H 220923

A polícia nacional aponta a sonolência do motorista e o excesso de velocidade como as presumíveis causas do acidente.

PAULO MIRANDA DE SOUSA 02 12H 220923

Superintendente Paulo Miranda de Sousa, porta-voz da polícia no Bengo.

Acidente de viação faz quatro mortos e trinta e dois feridos graves no Bengo.


O resultado da autópsia feita ao cadáver do jovem João Fernandes Soma, de 24 anos, que faleceu na terça-feira, à porta do Hospital Américo Boavida, em Luanda, por suposta negligência médica, aponta como causa traumatismo craniano coincidente com agressão física.
Familiares do jovem dizem que pouco tempo antes, João Soma foi espancado por efectivos do Serviço de Investigação Criminal, na zona do São Paulo, local onde exercia actividade como “roboteiro”, elementos que carregam mercadoria…

E tudo acontece numa altura em que sociedade civil continua expectante para conhecer a posição da Ordem dos Médicos de Angola, na sequência desta ocorrência.

De recordar que o Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos responsabiliza o Ministério da Saúde e o director do hospital Américo Boavida, pela morte à porta daquela unidade sanitária de do jovem de 24 anos.
O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos, Adriano Manuel, contestou a posição da direcção geral do hospital Américo Boavida, que suspendeu a equipa médica em serviço por suposta negligência, sem ter ouvido o médico em questão.
ADRIANO MANUEL 01 12H 210923
O líder sindical e médico pediatra responsabilizou, de igual modo, o Ministério da Saúde pela morte do jovem, pelo facto de a entidade ministerial não ter criado condições humanas e materiais nos hospitais e centros de saúde da periferia.
Adriano Manuel lamenta que alguns serviços do hospital Américo Boavida estejam encerrados a olhar para o grande número de pessoas que residem nas proximidades da unidade sanitária.
ADRIANO MANUEL 02 12H 210923
Adriano Manuel, presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos.
Em face da situação, a bastonária da Ordem dos Médicos Angolanos, Elisa Gaspar, disse à MFM que as medidas a serem tomadas pelo Conselho de Ética e de Disciplina da Ordem estão dependentes da notificação da direcção hospitalar, para ouvir a sua versão sobre o acontecimento.
Elisa Gaspar não deixou de lamentar a morte do cidadão.
ELISA GASPAR 12H 210923
Elisa Gaspar, bastonária da Ordem dos Médicos de Angola, em entrevista à MFM.
Entretanto, este assunto merecerá abordagem durante o debate “O ESTADO DA NAÇÃO” deste sábado, aqui na MFM.
PONTO
A CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, não descarta uma possível paralisação geral na função pública, a partir de Dezembro, em caso de o governo não se pronunciar sobre os pontos constantes apresentados em caderno reivindicativo.
A posição foi apresentada, esta manhã, à MFM, pelo secretário-geral da CGSILA, Francisco Jacinto.
FRANCISCO JACINTO 01 12H 220923
O líder sindical recorda os pontos apresentados em caderno reivindicativo ao Presidente da República.
FRANCISCO JACINTO 02 12H 220923
Francisco Jacinto, secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, em entrevista à MFM.
PONTO ECONOMIA
O estudo da Autoridade da Concorrência aponta as várias dificuldades no sector das telecomunicações.
O documento aponta a necessidade de mais rigor no sector em Angola. Um dos pontos ressaltados no documento tem a ver com a concorrência e concentraçao, tal como realça o economista Carlos Rosado de Carvalho.
CARLOS ROSADO 12H 220923
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

Pelo menos 14 estabelecimentos comerciais que prestavam serviços de restauração em espaços inapropriados, como bares ou roulotes, no Cazenga, foram encerrados, pelo Governo Provincial de Luanda.
Segundo as autoridades, a medida está inserida no quadro do Programa de Reordenamento do Comércio, em curso, devido aos constrangimentos que estes espaços causavam nos passeios, condicionando à circulação de pedestres, bem como aos actos de poluição sonora.
PONTO
O secretário de Defesa dos Estados Unidos visitará Angola no início da próxima semana, num périplo que o levará também ao Djibouti e ao Quénia.

Em Luanda, o responsável norte-americano vai debater a cooperação na área da defesa, de modo a que se possam explorar caminhos para uma maior cooperação militar entre os Estados Unidos e o nosso país.

Angola tem mais de 800 guineenses em situação ilegal.
A informação foi avançada pelo embaixador da Guiné Bissau no nosso país, Apolinário Mendes de Carvalho, durante a audiência concedida a si pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa, com quem abordou também sobre a criação de uma comissão mista entre para impulsionar a cooperação bilateral.
O repórter Caçosso Domingos tem mais dados;

CAÇOSSO DOMINGOS 12H 220923

Trabalho do repórter Caçosso Domingos.

PONTO
A investigadora angolana Aida Pegado lançou e autografou, esta quinta-feira, em Luanda, a sua obra que consiste na biografia de Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” – Um percurso político singular 1942-1997.
O livro representa um testemunho sobre a vida de um homem considerado como multifacetado e fundamental para compreensão da história de Angola.

E tudo acontece numa altura em que o director do Gabinete de Combate aos Crimes Económicos e Contra a Saúde Pública do Serviço de Investigação Criminal, Vidal Sermão, aconselhou esta quinta-feira, em Luanda, os artistas no sentido de estarem atentos e denunciarem eventuais casos de “pirataria” das suas obras, de modo a salvaguardarem os direitos.
O responsável falou aos jornalistas em Cacuaco, município que albergou o seminário sobre “sistema nacional da propriedade intelectual para as instituições intervenientes na protecção”.
PONTO INTERNACIONAL
O Governo do Mali cancelou as festividades planeadas para assinalar o aniversário da Independência e está a considerar mobilizar reservas militares face às crescentes tensões no norte do país.
Num discurso à nação, na quinta-feira, o chefe da junta militar, garantiu que as forças de defesa e segurança seriam “mais uma vez implantadas em todo o país”.

As autoridades indonésias deportaram para a China 153 cidadãos chineses envolvidos num esquema de fraude amorosa “online” que rendeu 1,3 milhões de dólares.
Os deportados violaram a lei da imigração indonésia, como anunciaram as autoridades numa nota, sublinhando a importância da “cooperação com a comunidade na transmissão de informações”, para “manter a estabilidade e a segurança do país”.

 

Data de Emissão: 22-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados