Jornal 12h, edição de 18 de Setembro de 2023
MANCHETES
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSA HOJE NAS NAÇÕES UNIDAS DURANTE CIMEIRA DOS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;
EMPRESA NOVA CIMANGOLA ACUSADA DE SOBREFACTURAÇÃO E FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS EM COMPRA DE VIATURAS;
CIDADÃOS QUE ADQUIRIRAM HABITAÇÕES NAS CENTRALIDADES DEVEM AO ESTADO PELO MENOS 250 MIL MILHÕES DE KWANZAS;
VINTE ATLETAS ANGOLANOS ESTÃO QUALIFICADOS PARA O CAMPEONATO DO MUNDO DE ARTES MARCIAIS MISTAS A DISPUTAR-SE NA ALBÂNIA;
GOVERNO DO CONGO BRAZAVILLE NEGA RUMORES SOBRE TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO CONTRA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
JINGLE MIX
Notícias ao meio dia, segunda-feira, 18 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
O Presidente da República, João Lourenço, discursa, hoje, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, na Cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
O encontro vai lançar um olhar para a necessidade de se acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares do mundo, desfrutem de paz e de prosperidade.
A posição de Angola foi avançada por Francisco da Cruz, embaixador permanente de Angola nas Nações Unidas.
FRANCISCO DA CRUZ 12H 180923
No entanto, o ministro do Comércio e Indústria, Rui Minguêns, destaca o programa do governo angolano na promoção de iniciativas de empreendedorismo, com o apoio da União Europeia e da Organização das Nações Unidas.
RUI MINGUÊNS 12H 180923
Ministro do Comércio e Indústria, Rui Minguêns.
E as deslocações do Presidente da República a Cuba e aos Estados Unidos da América estiveram em destaque na última edição do MAGAZINE A SEMANA da MFM. O jurista Tito Cambanje destaca os esforços diplomáticos de João Lourenço no reforço da política externa.
TITO CAMBANJE 12H 180923
Já o analista Alberto Quixinacho questiona o impacto das deslocações do Chefe de Estado ao estrangeiro na vida dos cidadãos e aponta impedimentos na atracção dos investidores estrangeiros ao nosso país.
ALBERTO QUIXINACHO 12H 180923
Analistas durante a última edição do MAGAZINE A SEMANA da MFM, que olhou para as deslocações do Presidente da República a Cuba e aos Estados Unidos da América.
PONTO
A empresa NOVA CIMANGOLA está a ser acusada de sobrefacturação e falsificação de documentos, na compra de 180 camiões no mercado angolano. Segundo denúncia, os camiões estariam a custar 20 mil dólares cada, mas as facturas remetidas pela empresa NOVA CIMANGOLA apontam 90 mil dólares como o valor de cada veículo.
A MFM tentou contacto o director de compras da NOVA CIMANGOLA, Luís Raposo, mas não obteve sucesso.
No entanto, o jurista Joaquim Jaime entende que a denúncia deve despertar o estado sobre um possível caso de corrupção naquela empresa.
JOAQUIM JAIME 01 12H 180923
Joaquim Jaime diz ser necessário que a empresa NOVA CIMANGOLA seja restruturada.
JOAQUIM JAIME 02 12H 180923
Jurista Joaquim Jaime.
Empresa NOVA CIMANGOLA está a ser acusada de sobrefacturação e falsificação de documentos, na compra de 180 camiões no mercado angolano.
PONTO ECONOMIA
Os cidadãos que adquiriram habitações nas centralidades, no regime de propriedade resolúvel, devem ao Estado pelo menos 250 mil milhões de kwanzas.
A notícia foi publicada na última edição do jornal Expansão.
Segundo a publicação, essa dívida resulta do incumprimento no pagamento das prestações dos imóveis que começaram a ser comercializados em 2013, apesar dos primeiros beneficiados terem recebido chaves um ano antes.
De fora desta dívida estão os beneficiários da urbanização Vida Pacífica, originária do Zango Zero, que não transitaram para o Fundo de Fomento Habitacional e continuam a pagar as suas habitações indexadas ao dólar à Sonangol Imobiliária e Propriedade (SONIP).
O valor da dívida avançado ao Expansão pode até ser maior, já que o processo de apuramento da dívida real de quem comprou casa ao abrigo do Programa Nacional de Habitação é contínuo.
Parte considerável da dívida está em Luanda nas centralidades do Kilamba e Sequele, com taxas acima de 50% de incumprimento.
O analista Carlos Rosado de Carvalho disse que a situação do mal parado no imobiliário é preocupante;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO
A Administração Geral Tributária (AGT) apresentou, hoje, a 2º edição da ULAMBU — a Revista Técnica Tributária da Instituição, no Auditório da sua Biblioteca e Sala de Exposições, em Luanda.
Com um total de 363 páginas, a ULAMBU é uma iniciativa da AGT que permite aos profissionais, académicos e público em geral, com domínio nas questões fiscais, económicas, jurídicas, sociais e outros, partilharem a sua visão e conhecimento técnico em prol da literacia fiscal.
A directora do Centro de Estudos Tributários da AGT, Cristina Muengo, fala sobre esta iniciativa da Administração Geral Tributária.
CRISTINA MUENGO 12H 180923
Cristina Muengo, directora do Centro de Estudos Tributários da AGT, Administração Geral Tributária.
PONTO
Trinta e seis pessoas morreram e quatrocentas e sessenta e uma ficaram feridas em consequência de quatrocentos e trinta e seis acidentes de viacção em Cabinda.
Os dados foram avançados pelo subinspector António Bernardo, que fala nas acções operativas realizadas no referido período.
ANTÓNIO BERNARDO 01 12H 1980923
António Bernardo revela que os mototaxistas são os que mais têm desrespeitado o código de estrada.
ANTÓNIO BERNARDO 02 12H 1980923
Subinspector António Bernardo, da polícia nacional em Cabinda.
Está detido no Bengo um cidadão nacional de 25 anos de idade, por abusar sexualmente uma menor de apenas três anos de idade, segundo informação avançada pelo porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminial naquela província, subinspector Miguel Correia.
MIGUEL CORREIA 12H 180923
Subinspector Miguel Correia, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal no Bengo.
E João Quessongue, o acusado, confessa o crime e deixa um apelo à sociedade.
JOÃO QUESSONGUE 12H 180923
Detido no Bengo cidadão nacional de 25 anos de idade, por abusar sexualmente uma menor de apenas três anos de idade.
PONTO DESPORTO
A conquista do campeonato africano de Artes Marcias Mistas neste domingo garantiu a qualificação de Angola no campeonato do mundo a realizar-se de 20 a 25 de Novembro, na Albânia.
20 dos 39 lutadores que competiram no africano de MMA vão representar o país no mundial com estatuto de campeões africanos, com 18 medalhas de ouro, 14 de prata e sete de bronze, conquistadas no campeonato africano que encerrou este domingo.
Na classificação final, de selecção nacional júniores, segurou o primeiro lugar com o total de 19 medalhas, sendo 8 de ouro, 7 de prata e 4 de bronze. Já na classificação final da seleção sénior; foram 10 medalhas de ouro, 6 de prata e 5 de bronze num de 21 medalhas conquistadas.
PONTO INTERNACIONAL
O Governo da República do Congo negou, este domingo, os rumores que circulam nas redes sociais sobre uma alegada tentativa de golpe de estado no país, contra o Presidente, Dennis Sassou N´guesso.
O ministro da Comunicação e Meios de Comunicação Social e porta-voz do Governo falou em informações fantasiosas que sugerem que estão a ocorrer acontecimentos graves em Brazaville.
“O Governo nega esta notícia falsa. Tranquilizamos a opinião pública sobre a calma que reina e convidamos as pessoas a exercerem as suas atividades com tranquilidade”, acrescentou Moungalla, sem dar mais detalhes.
Segundo a Lusa, o Presidente Dennis Sassou N´guesso, de 79 anos, está em Nova Iorque, conforme relatou o próprio na sua conta X.
…
Pelo menos vinte pessoas morreram, domingo, na província de Limpopo, África do Sul, na sequência de um acidente rodoviário.
O acidente resultou da colisão entre um autocarro e um camião que transportava mineiros e um veículo pesado de mercadorias, noticiou a imprensa internacional.