Jornal 12h, edição de 05 de Setembro de 2023

MANCHETES 

ANO LECTIVO ARRANCA COM FANTASMA DE GREVE. DEPOIS DO PRIMEIRO TRIMESTRE. PROFESSORES DE SINDICADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PODEM VOLTAR A CRUZAR OS BRAÇOS;

FALTAM CARTÕES DE SUBSIDIO AOS COMBUSTIVEIS PARA MOTOTAXISTAS. ASSOCIAÇÃO AMEANÇA PARALISAR ACTIVIDADES EM LUANDA; 

LESTE DE ANGOLA SEM SINAIS DE DENSEVOLVIMENTO ECNOMICO E SOCIAL. ANALISTA MFM APONTA CAUSAS;

ARRANCA HOJE NO KENYA CIMEIRA MUNDIAL DO CLIMA. LIDERES MUNDIAIS BUSCAM FORMAS DE FINANCIAMENTO CLIMATICO;  

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de terça-feira, 5 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

JINGLE MV

Os problemas do sector da educação poderão fazer despoletar mais uma greve no sector no fim do primeiro trimestre do ano lectivo ora aberto. 

A informação foi prestada por Zacarias Jeremias, secretario nacional para assuntos juridicos da federação dos sindicatos dos trabalhadores de educação, cultura, desporto e comunicação social, que aponta a falta de pagamento dos subsidios aos professores como um dos grandes incumprimentos do governo angolano;

ZACARAIS JEREMIAS PARALIZAÇÃO

Por outro lado, o sindicalista diz haver neste arranque das aulas o ensino de base problemas antigos.  

Um dos sinais sentidos é a aunencia de alunos, bem como a falta de material didatico, apesar das promessas das autoridades.

ZACARIAS AUSENCIA 

Zacarias Jeremias, secretário para assuntos juridicos da federação dos sindicatos dos trabalhadores de educação, cultura, desporto e comunicação social.

A procuradora da república, Elisama Pontes,  afecta ao Julgado de Menores, defende o reforço das medidas para a protecção social das crianças que se encontram em condição de vulnerabilidade em todo o país.

Elisama Pontes, que falava hoje à MFM, referiu-se sobre o facto de milhares de crianças não frequentar a escola, devido à falta de condições dos seus progenitores. 

ELISAMA PONTES 12H

Elisama Pontes, procuradora da república afecta ao Julgado de Menores.  

PONTO

Os mototaxistas ameaçam subir nos próximos dias o preço da corrida de mototáxi em todo o país, caso às autoridades competentes não resolvam a preocupação em torno da entrega dos cartões de subvenção ao combustível. 

O presidente da União dos Mototaxistas de Angola (UMANGOLA), Augusto Mateus, fez saber à MFM que os mototaxtistas não conseguem abastecer os seus motociclos com os cartões de subvenção até ao momento, sem qualquer explicação das autoridades.

AUGUSTO MATEUS 01 12H

Outra medida anuncia pela UMANGOLA tem a ver com uma paralisação dos serviços ou ainda uma manifestação.

AUGUSTO MATEUS 02 12H

Augusto Mateus, presidente da União dos Mototaxistas de Angola (UMANGOLA).

PONTO

As assimetrias regionais continuam a ser um desafio em angola. Desenvolvimento do Leste de Angola marca passo, apesar de alhguma lentidão. 

A agricultura, a exploração de inertes e a mineração são tres dos sectores que apesar de corexisteram precisam de vitalidade. 

A opinião é de Carlos Rosado de Carvalho, analista económico MFM que a partir do Luena traçou esta manha um retrato socioeconomico das provincias do Moxico e Lundas norte e sul. 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

Cabo Verde acolhe esta semana a primeira reunião da Internacional Democrata do Centro África (IDC-África), com a situação no Sahel na agenda do encontro de mais de 50 participantes da Europa, África e Américas, anunciou hoje a organização.

Um dos objetivos da reunião, em que estarão representados 15 partidos, é analisar e expor a situação política na região do Sahel, com uma sequência de golpes de Estado que afetam não só os países individualmente, mas todo o continente, disse em conferência de imprensa, na cidade da Praia, o secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, Luís Carlos Silva.

A “Reunião de Praia” é um evento de importância fundamental que congrega líderes políticos, académicos e especialistas para abordar questões críticas que afetam não apenas a nossa sub-região, mas também o continente africano como um todo e o Mundo”, frisou o político.

O evento, marcado para sexta-feira e sábado na capital de Cabo Verde, é considerado um “marco significativo” na missão dessa família política de promover a democracia, os direitos humanos e a liberdade em África.

PONTO

Mais de 13 cidadãs vietnamistas foram enganadas por cidadãos chineses com promessas de emprego em Angola, acabando por serem submetidas à prática de prostituição a troco de dinheiro. 

O SIC deteve, na sequência, um casal chinês tido como cabecilha da rede, acusados também nos crimes tráfico de drogas e auxílio à imigração ilegal, segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), superientendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 12H

Superientendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC.

PONTO INTERNACIONAL

Presidentes e Chefes de Governo de países africanos, incluindo Angola, participam hoje, em Nairobi, a primeira Cimeira Africana do Clima.

O Presidente de Angola, João  Lourenço, está a ser representado pela Vice-Presidente, Esperança da Costa, que já se encontra no local do evento, para participar no segmento de alto nível  desta Cimeira, organizada pelo governo do Quénia e a União Africana.

No  Centro Internacional de Convenções Kenyatta (KICC sigla em inglês),  também  foram   confirmadas as chegadas do Secretário-geral da ONU, António Guterres, da presidente da União Europeia,  Ursula  von der Leyen, representantes da  União Africana  e de outros organismos do sistema das Nações Unidas.

Os países  africanos, nesta sessão de alto nível, vão  traçar  uma nova arquitectura de financiamento climático, depois dos  incumprimentos por parte dos países industrializados.

No segmento de alto nível da Cimeira Africana do Clima, que junta Chefes de Estado, de Governo, da União Africana, entre outros parceiros, os países  vão  criar as condições da “Agenda Global para o Clima”.

Nesta sessão em que vão intervir alguns Chefes de Estado e de Governo, incluindo Angola, será adoptada a Declaração de Nairóbi  e as de alto nível dos estados-membros  e dos convidados. 

O antigo Primeiro-Ministro italiano Matteo Renzi, líder do partido de centro Itália Viva (IV), anunciou, nesta segunda-feira, que vai candidatar-se às eleições europeias de Junho do próximo ano, com o objectivo de “acordar a Europa”.

Renzi, 48 anos, que fez todo o seu percurso político de quase três décadas dedicado à política interna, garante que a sua candidatura não visa “enriquecer o currículo”, mas sim responder à necessidade de dar “um grito de alerta para a Europa (…)”.

Data de Emissão: 05-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados