Jornal 12h, edição de 23 de Agosto de 2023

MANCHETES

MOROSIDADE NA ENTREGA DOS CARTÕES DE SUBVENÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS. MOTOTAXISTAS PONDERAM REALIZAR MANIFESTAÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS EM TODO O PAÍS;

ANGOLA PRESICA DESPIR-SE DA PARTIDARIZAÇÃO E MILITÂNCIA FANÁTICA, CONSIDERA PRESIDENTE DA CEAST;

ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL REALIZA AMANHÃ ACTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TRIBUNAL AFRICANO DE JUSTIÇA;

DETIDOS FUNCIONÁRIOS DA IMPRENSA NACIONAL POR ALEGADA PRÁTICA DE FURTO E VENDA ILEGAL DE DOCUMENTOS;

VELOCISTA ANGOLANO MARCOS DOS SANTOS ESTREOU-SE HOJE NO CAMPEONATO DO MUNDO DE ATLETISMO QUE DECORRE NA HUNGRIA.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de quarta-feira, 23 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.

JINGLE

O INAMET, Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, alerta que nas próximas horas poderá se registar mau tempo, que vai afectar toda a região marítima do país.

As regiões de Cabinda, Cuanza Sul, Benguela e Namibe, serão as mais afectadas com registos de agitação das ondas do mar, com provável ocorrência de mais calemas.

O INAMET recomenda, por isso, às pessoas a estarem vigilantes nas zonas costeiras.

PONTO

Mototaxistas em Luanda reclamam da demora na entrega dos cartões de subvenção para a aquisição de combustível e relatam inúmeros constrangimentos vividos diariamente por conta da situação.

Em entrevista à MFM, os cidadãos de baixa renda, que veem nas motorizadas a sua fonte de rendimento, advertem para um possível acto de protesto nos próximos dias, defronte dos governos provinciais.

MOTOQUEIROS 12H

Recordo que uma conferência de imprensa para pressionar as autoridades de direito por formas a que o problema da demora na entrega dos cartões de subvenção para a aquisição do combustível foi hoje realizada pela União dos Mototaxistas de Angola. Um assunto que merecerá outros elementos em próximos tempos de informação.

 

E tudo acontece numa altura em que a Vice-presidente da República, Esperança da Costa, orienta, hoje, a segunda sessão ordinária do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito que vai apreciar, entre outros temas, a situação da sinistralidade rodoviária no primeiro semestre do corrente ano.

A reunião servirá também para abordar acções de prevenção e segurança rodoviária, a serem implementadas até 31 de Dezembro próximo, bem como a proposta de alteração parcial do Decreto-Presidencial que aprova o regulamento sobre atribuição de matrículas e do número de chapa de veículos e registo nacional.

PONTO

O presidente da CEAST, Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, considera que o nosso país precisa despir-se da partidarização, muilitância fanática e da cultura da bajulação.

Dom José Manuel Imbamba, que falava esta manhã, durante o acto de abertura da segunda assembleia anual dos bispos católicos de Angola e São Tomé, apela para uma reflexão profunda sobre as soluções para os problemas vividos pelas populações no país.

DOM IMBAMBA 01 12H

O prelado católico adverte que não se pode condicionar a vida dos cidadãos por causa dos partidos políticos.

DOM IMBAMBA 02 12H

Dom José Manuel Imbamba, presidente da CEAST, Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Arcebispo de Saurimo, quando falava, esta manhã, durante a abertura dos trabalhos da segunda assembleia anual dos bispos católicos de Angola e São Tomé, que decorre até ao dia 28 de Agosto, na sede da CEAST.

PONTO

A nova vice-presidente do Tribunal Supremo garante que vai trabalhar para melhorar o funcionamento dos tribunais, por formas a que a confiança dos cidadãos na actividade jurídica seja restaurada. 

Efigénia Clemente falava ontem aos jornalistas, no Palácio Presidencial, depois de ter sido empossada pelo Presidente da República.

EFIGÉNIA CLEMENTE 7H

No entanto, durante o acto de empossamento, o Presidente da República, João Lourenço, reiterou a estratégia do Executivo em apostar na promoção da mulher, com destaque para os cargos de direcção do aparelho do Estado.

JOÃO LOURENÇO 7H

Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Efigénia Clemente entrou para a história da Justiça angolana ao ser empossada como vice-presidente do Tribunal Supremo, tornando-se assim, a primeira mulher a ocupar o cargo.

A Associação Kutakesa, Movimento de Defensores dos Direitos Humanos em Angola, realiza amanhã a Institucionalização do Tribunal Africano de Justiça, Direitos Humanos e dos Povos em Luanda.  

Temas como o Tribunal Africano de Justiça e dos Direitos Humanos versus Tribunal Penal Internacional serão abordados.

A Soberania e a complementaridade é outro ponto de destaque tal como descreve Lúcia da Silveira, da organização;

LUCIA  1 12H

Segundo Lúcia da Silveira, Angola tem muito a ganhar com esta conferência internacional.

LUCIA 2 12H

A organização diz que a pertinência do assunto, tendo em conta  os  vários  episódios  que  giram  em  torno  do  Tribunal Penal  Internacional, sobre  tudo  no  que  a  parcialidade  diz  respeito,  a  União  Africana  tem  tomado  algum posicionamento, com realce para a retirada do Estatuto de Roma levado a cabo por alguns países africanos. 

Estão detidos três funcionários da Imprensa Nacional por alegada prática de furto e venda ilegal de diversos modelos de documentos produzidos pela por aquela instituição.

A revelação é do porta-voz do SIC/GERAL, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 12H

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC/GERAL.

Estão detidos três funcionários da Imprensa Nacional por alegada prática de furto e venda ilegal de diversos modelos de documentos produzidos pela por aquela instituição.

PONTO

Cresce o número de moradores que continuam a não pagar a renda nas centralidades do país. Das 90 mil residências existentes nas centralidades em Angola, apenas 30% dos moradores pagam as suas mensalidades regularmente, como revelou o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.

As centralidades do Kilamba e Sequele, aqui em Luanda, bem como a centralidade do Dundo, na Luanda Norte, são as que mais preocupam as autoridades.

CARLOS DOS SANTOS 01 12H

Carlos dos Santos revela que o governo está a preparar o projecto que prevê a criação do número de identificação de parcela de terra.

CARLOS DOS SANTOS 02 12H

Por outro lado, o ministro que falava à margem do encontro que manteve com a Provedora de Justiça, Florbela Araújo, avançou que as obras de construção das mil e quinhentas habitações para realojar as famílias desalojadas da Chicala estão decorrer a bom ritmo.

CARLOS DOS SANTOS 03 12H

Já a Provedora de Justiça, Florbela Araújo, destacou os pontos apresentados a Carlos dos Santos.

FLORBELA ARAÚJO 12H

Provedora de Justiça de Angola, Florbela Araújo, à margem do encontro com o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, ontem em Luanda.

PONTO DESPORTO

O velocista angolano Marcos Dos Santos, que se estreou hoje no campeonato do mundo de atletismo, disse que trabalhou arduamente para representar o país da melhor forma nesta competição, onde quer alcançar os mínimos para os jogos Olímpicos de Paris 2024.

RD-MARCOS DOS SANTOS

Velocista angolano Marcos Dos Santos, que se estreou hoje no campeonato do mundo de atletismo, que decorre na Hungria.

Este e outros assuntos a não perder daqui a pouco no Jornal Desportivo.

PONTO

O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, participa de hoje a quinta-feira, na 15ª Cimeira do BRICS, que decorre em Joanesburgo, na África do Sul, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Em relação à ausência do líder russo, Vladimir Putin, a Presidência sul-africana informou, ao longo do mês de Julho último, que não haveria de estar presente na 15ª Cimeira do BRICS, numa decisão  tomada “de comum acordo” entre os dois países, com o líder russo a  participar de forma remota, por videoconferência.

Mais de 30 Chefes de Estado e de Governo de África participam na Cimeira, além do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, segundo avançam as autoridades da África do Sul.

A África do Sul e o Brasil defendem a expansão do bloco regional dos BRICS. Contudo, mais de 20 países aguardam formalmente o ingresso no BRICS e vários outros manifestaram interesse em fazer parte da Cimeira. Para o analista MFM Carlos Rosado e Carvalho o caminho a trilhar é desafiante;

CARLOS ROSADO CIMEIRA AFRICA DO SUL

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

 

E o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visita Angola sexta-feira (25) e sábado (26), no quadro do reforço da cooperação bilateral e das ligações históricas existentes entre os dois países.

A informação foi divulgada pela Agência Brasil, adiantando que, na capital angolana, Lula da Silva terá uma reunião privada e outra ampliada com o homólogo João Lourenço, no primeiro dia da visita.

A fonte refere que o Chefe de Estado brasileiro também irá à Assembleia Nacional para participar num seminário, onde falará sobre o projecto no Vale do Cunene, e num evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros.

Além disso, estão previstas as assinaturas de actos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.

O Presidente Lula da Silva chega a Luanda proveniente de Joanesburgo, África do Sul, onde participa, de 22 a 24, na 15ª Cúpula do BRICS, bloco de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Depois de Luanda, refere a Agência Brasil, o Presidente Lula da Silva irá a Príncipe, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Data de Emissão: 23-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados