Jornal 12h, edição de 18 de Agosto de 2023

MANCHETES

TRABALHADORES DE EMPRESA PETROLÍFERA EM CABINDA CRUZARAM HOJE OS BRAÇOS DEVIDO À ALEGADA DISPARIDADE SALARIAL.

OFICIAIS DE JUSTIÇA EM TODO O PAÍS RETOMAM AOS TRABALHOS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA.

CALEMAS FAZEM MAIS UM MORTO EM CABINDA, MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE PORÕES PARA CONTER A SITUAÇÃO.

EMPRESAS QUE OPERAM NO BENGO DEVEM TER SEDE INSTALADA NA PROVÍNCIA, ADVERTE GOVERNADORA MARIA NELUMBA.

PRESIDENTE DO BRASIL VAI DISCURSAR NO DIA 25 DE AGOSTO NA ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de sexta-feira, 18 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.

JINGLE

Os trabalhadores da empresa petrolífera Algoa em Cabinda decretaram, hoje, uma greve geral por tempo indeterminado.

Segundo o secretário geral do sindicato dos trabalhadores da indústria petrolífera instalada em Cabinda, André Capita, entre os pontos constantes no caderno reivindicativo, os funcionários reclamam pelo não pagamento dos salários de acordo com a taxa de câmbio que vigora no país, bem como uma suposta disparidade salarial para trabalhadores com a emsma função.

ANDRÉ CAPITA 01 12H

André Capita denuncia ameaças da entidade empregadora aos grevistas e assegura que o sindicato vai continuar a salvaguardar os direitos dos seus membros.

ANDRÉ CAPITA 02 12H

André Capita, secretário geral do sindicato dos trabalhadores da indústria petrolífera instalada em Cabinda.

Termina hoje a primeira fase da greve dos oficiais de justiça de Angola.

Depois de sete dias de paralização, os funcionários do ministerio da justiça e dos direitos humanos apontam a entidade patronal para a necessidade da resolução dos pontos constantes do caderno reivindicativo. Caso a entidade patronal não se pronuncie nos próximos 45 dias, os trabalhadores voltarão à greve por tempo indeterminado.

Joaquim de Brito Teixeira, secretário geral do SOJA, Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola, fala da primeira fase da greve e garante a retoma ao trabalho na próxima segunda-feira.

BRITO TEIXEIRA 12H

Joaquim de Brito Teixeira, secretário geral do SOJA, Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola-

PONTO

O projecto de construção dos porões na orla marítima de Porto Amboim vai em breve entrar para a segunda fase, a garantia foi dada, esta quinta-feira, no Kwanza Sul, pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.

Dois kilometros de área vão ser intervencionadas e os porões terão 70 metros de cumprimento, numa duração dos trabalhos de doze meses.

No Kwanza Sul, esta semana, ondas gigantes abalaram a costa litoral, causando a morte de seis pessoas para além de um rasto de destruição.

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS 12H

No entanto, o presidene da Federação das Associações de Pesca e Aquicultura, Manuel Azevedo, manifestou também a sua preocupação face às perdas humanas e materiais, causadas pelas calemas que afectam toda costa angolana.

RD MANUEL AZEVEDO CALEMAS

Manuel Azevedo, presidene da Federação das Associações de Pesca e Aquicultura, convidado da edição de ontem do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”.

Tudo acontece numa altura em que na província de Cabinda, os serviços de protecção civil e bombeiros removeram mais um cadáver, em consequência das calemas.

O clima de agitação em toda costa angolana tem provocado ondas gigantes que atingem mais 5 metros de altura.

O INAMET, Instituto Nacional de Metereologia, recomenda aos pescadores, banhistas e todas as entidades que desenvolvem as suas actividades no mar a manterem-se em terra até que as condições metereológicas voltem à normalidade.

PONTO

O Presidente da SADC, João Lourenço, apelou, quinta-feira, em Luanda, aos Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no sentido de acelerarem a aprovação e ractificação do Acordo sobre a Operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Regional da SADC.

Segundo João Lourenço, trata-se de uma ferramenta primordial para a captação de recursos financeiros essenciais para o alcance do Programa de Industrialização Regional. O reforço nos trabalhos de eletrificação do continente, bem como a interligação marítima e ferroviária da região, foram pontos também destacados pelo presidente da SADC.

JLO 01 12H

João Lourenço aponta os principais desafios que vão nortear a liderança angolana à frente dos destinos da SADC e garante a contínua aposta no capital humano, proprocionando o enquadramento e empoderamento da mulher e da juventude.

JLO SADC 12H

Presidente, João Lourenço.

Os jornalistas Venceslau Mateus e Francisca Augusto, da Agência Angola Press (ANGOP), venceram a categoria de imprensa do Prémio SADC de Jornalismo 2023. Além da categoria de Imprensa, Angola venceu igualmente as modalidades de Rádio, com o jornalista Luís Mamana, da Rádio Nacional de Angola (RNA), e de Televisão, com o jornalista Ernesto Bartolomeu, da  Televisão Pública de Angola (TPA).

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto de Oliveira, felicita os jornalistas vencedores e defende uma comunicação social mais plural.

MÁRIO OLIVEIRA 12H

Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto de Oliveira.

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, vai discursar em 25 de Agosto na Assembleia Nacional de Angola, por ocasião da sua visita de dois dias, anunciou a diplomacia daquele país.

Luiz Inácio Lula da Silva chega a Luanda a 24 de Agosto, dia em que se vai reunir num encontro privado com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

De seguida, o chefe de Estado brasileiro terá “participação com um discurso” na Assembleia Nacional de Angola, afirmou o secretário de África e de Médio Oriente do Brasil, Carlos Duarte.

Nesse mesmo dia, Lula da Silva deverá encerrar um seminário com empresários dos dois países

Durante a visita, explicou Carlos Duarte, em conferência de imprensa, deverão ser assinados acordos sobre agricultura, processamento de dados e apoio ao pequeno empresário particular, matérias de “muito interesse comum dos dois países”.

PONTO

A governadora do Bengo adverte as empresas do sector produtivo que operam na província para que instalem as suas sedes nas terras do Jacaré Bangão.

O que se peretende, de acordo com Maria Antónia Nelumba, é que a população tire maior proveito dos impostos destas empresas.

MARIA NELUMBA 01 12H

Além disso, o governo daquela província quer que as empresas que operam na zona industrial do Panguila possam trabalhar melhor para a expansão da marca “Made in Bengo”.

MARIA NELUMBA 02 12H

Governadora do Bengo reconhece deficiências no abastecimento de água potável, fornecimento de energia elétrica e celeridade na emissão da licença, mas garante todo o esforço do seu governo para a inversão do quadro.

Maria Nelumba falava à imprensa, ontem, depois de ter visitado às empresas industriais que operam na região do Panguila.

PONTO

Agência reguladora de seguros está a obrigar companhias a apresentarem contas aumentando a transparência do sector. A intenção é manter o controlo num segmento de mercado em franco desenvolvimento.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, pensa que esta medida vem estabelecer novas regras no sector de seguros e resseguros de ANGOLA. 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO MPLA

A secretária geral da OMA, Joana Tomas, esteve a trabalhar na Kissama, em Luanda.

Joana Tomas disse que a visita serviu para dinamizar uma zona de construção de uma escola comunitária para intensificar a alfabetização . Joana Tomas fez uma radiográfica sobre a visita que teve no aspecto social a principal aposta.

JOANA TOMAS 12H

Joana Tomas, secretária geral da OMA, o braço feminino do MPLA.

DESPORTO

O Velocista angolano Marcos dos Santos estreia-se no dia 23 de Agosto no mundial de Atletismo que arranca amanhã, em Budapeste, na Hungria, onde vai correr nos 200 e 100 metros.

Marcos dos Santos já teve o primeiro contacto com a pista do estádio que vai albergar a prova, o seu treinador Santana João, diz que em solo Húngaro, atleta trablhou a reação de partida e a parte da curva.

RD-SANTANA JOÃO-PARTE 1.

Atletas de 202 países diferentes vão participar da competição, que acontecerá de 19 a 27 de agosto, em Budapeste-Hungria.

Estas e outras matérias ligadas ao desporto, o amigo ouvinte vai acompanhar com outros elementos logo a seguir a este serviço informativo, no Jornal Desportivo.

INTERNACIONAL

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que está a acompanhar de perto uma nova variante da covid-19, com mais de 30 mutações.

De acordo com o boletim epidemiológico da covid-19 divulgado esta madrugada pelo organismo, a OMS decidiu classificar uma nova variante na categoria de variantes sob vigilância devido ao número muito elevado de mutações.

Apesar do impacto, ainda não se sabe a origem da nova variante detectada até ao momento, apenas em Israel, Dinamarca e Estados Unidos.

Data de Emissão: 18-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados