Jornal 12h, edição de 24 de Julho de 2023

TRABALHADORES DE SEGURANÇA DE ESCOLAS EM LUANDA TERMINAM GREVE DEZ DIAS DEPOIS. GOVERNO COMPROMETE-SE COM ESTATUTO DA CLASSE E SUBSÍDIOS DE TRABALHO.

 

DESAFIOS DA AUTOCONSTRUÇÃO DIRIGIDA EM ANGOLA. ESPECIALISTAS CRITICAM  SUPOSTA FALTA DE INCLUSÃO EM PROJECTOS HABITACIONAIS;

 

INICIATIVA DE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, RESPONSÁVEL DO MPLA EM LUANDA PEDE VIGILÂNCIA AOS MILITANTES, QUANDO JURISTA FALA EM MÁ ABORDAGEM DA PRETENSÃO DA UNITA.

 

INTERNACIONAL

 

UNICEF ALERTA – … 435 CRIANÇAS MORRERAM DESDE O INÍCIO DO CONFLITO NO SUDÃO.

 

 

JINGLE MIX

 

Jornal da MFM,  segunda – feira, 24 de Julho de 2023.

Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e  Edmundo Simões , edita e apresenta as noticias o Tony Fancy

 

PONTO

 

Dez dias depois está levantada a greve dos trabalhadores autoproteção de educação em Luanda. Centenas de escolas estiveram desguarnecidas durante este tempo. 

Depois de negociações com o governo provincial, o sindicato dos trabalhadores de autoproteção da educação, a entidade  patronal decidiu aceitar o caderno reivindicativo e despoletou um mecanismo para rever a aprovação do estatuto de autoproteção da educação.

Segundo o sindicato, o governo provincial comprometeu-se a resolver as reivindicações num espaço de trinta dias.

O governo de Lunda decidiu ainda pela atribuição regular de alimentação aos profissionais destacados nos postos de asseguramento.

O governo e o sindicato chegaram ainda  a um acordo para atribuição de subsídios, bem como a passagem a reforma de grande parte dos trabalhadores por limite de idade. O ministério da educação, por outro lado, comprometeu-se a trabalhar com o das finanças para agilisar a questão dos subsídios de varia ordem. 

O secretario geral do sindicato dos trabalhadores autoproteção da educação, Abrão Kahanda, confirmou a MFM a retoma do trabalho nesta segunda feira; 

 

ABRAO KANADA GREVE SUSPENSA 12H

 

Terminado o período de paralisação as partes decidiram que as autoridades têm trinta dias para realizar a transição a reforma de centenas de trabalhadores.

Neste sistema de autoproteção de escolas em Luanda estão registados cerca de dois mil elementos, destacados em escolas em todos os municípios e distritos urbanos de Luanda. 

 

PONTO

 

O Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria-Geral da República apreendeu e arrestou bens de luxo como aviões, edifícios em Wall Street e Dubai e um Lamborghini, mas também um centro para estágios de futebol e um SPA, no âmbito do combate à corrupção.

A lista, de acordo com a Lusa, apresenta 219 bens e activos recuperados, 167 arrestados e 521 apreendidos, incluindo mais de 500 milhões de euros em dinheiro em Portugal, país onde Angola deverá passar a gerir vários imóveis em Lisboa, Porto e Santarém, um apartamento em Rio de Mouro, nos arredores da capital, e vivendas no Algarve, entre outros, caso ganhe os processos que correm em tribunal.

Entre os bens arrestados pelas autoridades angolanas estão, de acordo com a lista disponível no site da PGR, várias aeronaves, um hotel na China, avaliado em 25 milhões de dólares, dois edifícios no valor de 130 milhões de dólares em Singapura, para além do activo mais valioso de toda a lista, o edifício de quatro andares em Wall Street, nº 23, avaliado em 450 milhões de dólares, arrestado no ano passado, e cujo fiel depositário é a China Sonangol International.

O economista Carlos Rosado de Carvalho disse que este processo de recuperação activos, para além de moroso deve ser cauteloso para se evitarem erros fatais.

O analista MFM pensa que depois de se despoletar todo o processo de recuperação há a necessidade de se reunirem condições para que não seja só mais um processo, mas que vinque a postura do estado, perante o desvio de bens públicos.

 

CARLOS ROSADO  12H

 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

 

PONTO

 

O analista, Joaquim Jaime, considera que não existem políticas públicas habitacionais efectivas no país.

 Joaquim Jaime, que falava durante a última edição programa “O ESTADO DA NAÇÃO”, afirmou que os projectos ligados à habitação em Angola não são inclusivos.

 

JOAQUIM JAIME

 

Durante o debate, em torno dos desafios da autoconstrução dirigida no país, o Presidente da Associação dos Industriais de Angola, José Severino, advertiu o estado a compreender os parâmetros da autoconstrução, para evitar possíveis conflitos.

 

JOSÉ SEVERINO

 

Por sua vez, o engenheiro hidráulico e sanitarista, Francisco Lopes dos Santos, enumera alguns trabalhos preliminares, que julga serem necessários para a concepção da autoconstrução dirigida.

 

FRANCISCO LOPES

 

E segundo o arquitecto e promotor imobiliário, Armando Severino, a efectivação do “Plano Director” nos municípios do país é outro elemento que não deve ser ignorado.

 

ARMANDO SEVERINO

 

E numa altura em que se prevê que até 2050 mais de 4 milhões de casas em Angola, venham a ser construídas no âmbito deste projecto, das quais mais de 900 mil até 2027;

 Luís Diogo, da Associação das Indústrias de Materiais de Construção, recomenda a redução de preços dos materiais necessários  para a concretização das obras.

 

LUÍS DIOGO

 

Especialistas durante a última edição do espaço “O ESTADO DA NAÇÃO”, aqui na MFM, que olhou para os desafios da autoconstrução dirigida em Angola

 

PONTO  MPLA

 

O primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem, alertou neste fim de semana a sociedade e os militantes do partido, em particular, a se manterem vigilantes contra o que considerou inimigos da estabilidade nacional.

O político, que falava durante o acto de reinauguração do Comité Distrital do MPLA no Benfica, no município de Talatona, disse que o comportamento do maior partido na oposição em Angola não admira, pôs sempre foram contra o país e o povo.

 

MANUEL HOMEM 07H

 

Primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem.

 

PONTO

Ainda os ecos da iniciativa da UNITA de destituição do Presidente da República, o jurista, Alfredo Quixinaxo, considera que está a haver uma má abordagem por parte do partido que governa o país e justifica a sua posição.

 

ALFREDO QUIXINAXO 01

 

Para o jurista, o processo de destituição do Presidente da República nada tem a ver com insurreição popular.

 

ALFREDO QUIXINAXO 02

 

Já o jurista, Carlos Cabaça, entende que os fundamentos da UNITA são insuficientes para avançar com a referida iniciativa.

 

CARLOS CABAÇA 01

 

Carlos Cabaça adverte para consequências que o maior partido na oposição poderá sofrer, caso avance com esta pretensão.

 

CARLOS CABAÇA 02

 

Ainda assim, Alfredo Quixinaxo esclarece que próximos  passos que ser seguidos pela UNITA para o processo de destituição do Presidente da República.

 

ALFREDO QUIXINAXO 03

 

Juristas quando comentavam os assuntos que marcaram a última semana aqui na MFM.

 

PONTO UNITA

 

O presidente do maior partido da oposição de Angola (UNITA), já se encontra desde sábado, último, nos Estados Unidos de América, para uma visita de trabalho em Washington, D.C. 

Segundo uma nota de imprensa a que o a MFM teve acesso, Adalberto Costa Júnior, terá na sua agenda de trabalho a decorrer durante esta semana nos EUA, “a Democracia e o Estado de Direito”.

De acordo com o comunicado, estes dois assuntos da agenda do Líder da UNITA, são factores fundamentais para o desenvolvimento que todos os angolanos ambicionam.

 

PONTO

 

O Instituto Nacional da Criança INAC, registou durante a ultima semana mais de 300 casos de abusos há menores de idade em todo o pais.

Segundo Rosalina Domingos,  porta voz do INAC, o destaque dos números de casos, foram registados nas províncias de Luanda, Benguela, Malange e Namibe.

 

ROSALINA DOMINGOS – J012H24072023

 

Rosalina Domingos,  porta voz do INAC.

 

PONTO

 

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, realizou  nas ultimas 72 horas registaram um total de 32 actividades diversas, o destaque receia para seis incêndios em Luanda e a multa  há 17 Estabelecimentos Comerciais.

A informação foi avançada a imprensa pelo porta – voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, Faustino Mingues.

 

FAUSTINO MINGUES – J012H24072023

 

Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, registou nas ultimas 72 horas registaram um total de 32 actividades diversas.

 

 

INTERNACIONAL

 

Pelo menos 435 crianças morreram e 2.025 ficaram feridas desde o início do conflito no Sudão, em abril, informou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que alerta para as violações dos direitos das crianças.

“Aescala do impacto que este conflito teve sobre as crianças do Sudão nos últimos 100 dias é quase incompreensível”, disse o vice-diretor executivo do Unicef para as ações humanitárias e operações de abastecimento, Ted Chaiban, que está no Sudão esta semana.

Segundo Chaiban “todos os dias, crianças são mortas, feridas e sequestradas” e também “as escolas, os hospitais e várias infraestruturas vitais estão danificadas, destruídas ou saqueadas”.

Os combates agravaram ainda mais a frágil situação humanitária no Sudão, já um dos países da região mais afetados pela desnutrição.

A violência levou o país a “níveis recordes” de fome, alertou no domingo o Programa Mundial de Alimentos.

Data de Emissão: 24-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados