Noticias 12 horas, edição de 11 de Julho de 2023

POLICIA NACIONAL DETEM CIDADÃOS ACUSADOS DE VENDA ILEGAL DE APARTAMENTOS NA CENTRALIDADE DO MAYE MAYE. 36 MILHOES DE KWANZAS SERIA O VALOR TOTAL. 

ESTADO ANGOLANO VENDE OPERADORA MOVICEL A INVESTIDOR ESTRANGEIRO PARA EVITAR A FALENCIA DA EMPRESA DE TELEFONIA MOVEL.

JORNALISTA DE INVESTIGAÇÃO QUESTIONA ESCOLHAS DE EMPRESA AEGAMENTE SUSPEITA NA COMPRA DE NAVIOS DE GUERRA PARA ANGOLA.

ONU CONDENA ATAQUE A CAPACETES AZUIS NA REPUBLICA CENTRO AFRICANA. 

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia de 11 de Julho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Mauro Fernandes…

JINGLE MVIEIRA 

Quatro homens forma detidos pela policia nacional por tentativa de venda de apartamentos na centralidade do Maya Maye em Luanda. 

Os homens em causa, segundo a corporação, aliciar vários cidadãos e munidos de documentos falsos conseguiram amealhar 36 milhões de kuanzas com a promessa a cidadãos de virem a ter apartamentos na centralidade, segundo a porta voz da direção de ilícitos penais, Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA 1 LUANDA   

Por outro lado, vários indivíduos estão a contas com a policia nacional por terem tentado vender pedras de diamantes falsos na província do Zaire. 

QUINTINO FERREIRA  2 ZAIRE 

PONTO

O Estado está a negociar com um investidor estrangeiro africano a entrada no capital social da Movicel, com capacidade para “pôr o dinheiro” necessário para salvar a empresa. 

A operadora que perdeu mais de dois milhões de clientes nos últimos cinco anos, tem muitos dos seus equipamentos desligados, o que implica graves problemas na cobertura de rede, além de ter perdido quase metade dos trabalhadores, passando de mais de um milhão para cerca de 600 mil.

Segundo o jornal o Expansão apurou, os salários são pagos com atraso, os colaboradores queixam-se de descontos injustificados e perda de algumas regalias, como por exemplo o seguro de saúde para todos. 

Para Carlos Rosado de Carvalho esta nova injeção de finanças pode salvar esta empresa publica da falência.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

Ativista Rafael Marques entregou na Procuradoria-Geral da República de Angola um pedido de anulação da nomeação do juiz conselheiro do Tribunal Supremo, Carlos Cuvuquila, alegando falta de idoneidade cívica e moral.

Em causa está o facto do Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola ter nomeado para ocupar a vaga de juiz conselheiro reservada a juristas de mérito, Carlos Cavuquila, condenado em dois processos envolvendo fundos públicos, um dos quais já transitado em julgado.

No documento entregue à PGR, o ativista e diretor do site de denúncias Maka Angola expõe o que considera ser a “ilegalidade da nomeação”, sublinhando que o estatuto dos magistrados judiciais determina como requisito para a entrada na magistratura a idoneidade moral e cívica e que este ato põe em causa a ordem constitucional e o Estado democrático e de direito.

PONTO

O Presidente da Republica João Lourenço, considerou está segunda-feira, que o facto da empresa PRIVINVEST, que forneceu equipamentos para a Base Naval do Soyo, ter sido indiciada no âmbito do maior processo de corrupção em Moçambique, não belisca o nome de Angola.

JOÃO LOURENÇO – 1 – SINTESE 

Segundo o Presidente da Republica, a PRIVINVESTE  é um Grupo empresarial idôneo, que fornece equipamentos navais em vários países da Europa.   

JOÃO LOURENÇO – 2 – SINTESE

Lembro que o  Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, falava durante a reinauguração, esta segunda-feira, na província do Zaire, a Base Naval do Soyo, acto que marcou os 47 anos da Marinha de Geurra Angolana. 

Ouvido esta manha pela MFM, o jornalista moçambicano Omar Omardine alertou que os angolanos podem um dia se surpreender devido aos contornos de negócios coma  empresa PRIVINVESTE que vendeu  a Moçambique  navios de patrulha que hoje estão em desuso.

OMAR NAVIOS ANGOLA 

Por outro lado, o jornalista Omar Omardine editor do portal INTEGRITY afima que o ex-ministro das finanças de Moçambique Manuel Chang, que terá sido o cérebro na importação de navios de guerra em Moçambique continua a ser perseguido pela justiça.

OMAR OMARDINE MOÇAMBIQUE 

Recordo que o  escândalo das dívidas ocultas veio ao de cima entre 2013 e 2014.

É a maior fraude financeira de Moçambique e prejudicou a nação e a imagem do país. 

Em causa estão cerca de 2 mil milhões de euros. O esquema de compra fraudulento de navios,  teve como “cabeças” altos funcionários do Estado e trabalhadores de bancos como o Credit Suisse.

PONTO

A Amnistia Internacional vai lançar uma petição para o “fim ao uso da força excessiva, desproporcionada e letal” pelas forças de segurança angolanas, no exercício da liberdade de expressão e de reunião.

Paulo Fontes, da direção de campanhas da secção portuguesa da Amnistia Internacional, a petição será lançada na vigília que a organização não-governamental leva a cabo junto à embaixada de Angola em Lisboa “pela justiça para as vítimas da violência policial em território angolano”.

O dirigente da secção portuguesa da ONG internacional de defesa dos direitos humanos acrescentou que a vigília é uma parte do trabalho que tem vindo a ser efetuado.

A Amnistia, revelou, tem “documentados casos de dezenas de jovens que sofreram violência policial e repressão por parte das autoridades quando se tentaram manifestar, alguns deles, inclusivamente pagando com a vida”.

PONTO

Os Trabalhos de manutenção, que decorem nas Unidades de Tratamento das Estações, vão reduzir a produção de agua na Estação de Tratamento e Agua do Kilamba a partir de hoje e até amanha.

O porta-voz da Empresa Publica de Aguas de Luanda, Waldemiro Bernardo, disse que como consequência a Centralidade do Kilamba e os Blocos da Urbanização KK 5000, ficarão sobre restrições no abastecimento de agua.

WALDEMIRO BERNARDO – SINTESE 

De hoje até amanhã Centralidade do Kilamba e Blocos da Urbanização KK 5000, ficarão sobre restrições no abastecimento de agua.

PONTO ECONOMIA

Mais de 19 mil milhões de dólares é o montante em valores e bens já recuperados pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria Geral da República, em Angola e no exterior, no âmbito do combate à corrupção e branqueamento de capitais, revelou, ontem, em Luanda, a directora da instituição, Eduarda Rodrigues.

De acordo com a responsável pelo Departamento da PGR encarregue de identificar, localizar, apreender e recuperar os valores financeiros e bens resultantes da prática de crimes ou proventos do crime, deste montante avançado, sete mil milhões de dólares foram recuperados no interior do país, enquanto 12 mil milhões, no exterior.

Possível caso de fuga ao fisco.  Polícia no Bengo impede transporte de 46 mil litros de combustível à RDC. 

Efectivos da Unidade Fiscal Aduaneira afectos ao comando provincial do Bengo da Polícia Nacional, procederam, recentemente, no posto de fiscalização dos Limbongos, no município do Dande, a apreensão de uma viatura de marca Volvo, que transportava no seu interior 184 bidões de gasóleo, com a capacidade de armazenar 250 litros de cada. 

No total, são 46.000 litros de combustível, que tinham como destino a República Democrática do Congo. 

A informação foi avançada à imprensa pelo Comandante da Unidade fiscal Aduaneira no Bengo superintendente chefe Alfredo  Kizua. 

ALFREDO KIZUA 1  

Os infractores serão presentes ao Ministério Público para os posteriores  trâmites legais, esclarece o responsável, que fala ainda no destino do combustível. 

ALFREDO KIZUA 2

A embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, destacou, ontem, em Luanda, os progressos alcançados pelo país no ranking internacional da transparência, combate à corrupção e branqueamento de capitais.

O reflexo destes progressos, segundo a representante da organização europeia, resulta da vontade e firmeza demonstrada por Angola em fortalecer-se e proteger-se contra os ilícitos, trabalhando na prevenção e combate à criminalidade.

Jeannette Seppen sustentou, ainda, a tese de que Angola evoluiu nas estatísticas sobre a transparência internacional, citando como exemplo, o facto de o país ter protagonizado um salto de 47 lugares, passando da posição 163, em 2015, para 116, em 2022.

PONTO CORRIDO

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, apresentou, na cidade de Sal, em Cabo Verde, a experiência de Angola com o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), ao grupo do Banco Mundial, durante a reunião anual do Caucus Africanos 2023.

 

O Comité Ministerial sobre a Escala de Avaliação e Contribuições e os Membros do Comité Técnico de Peritos da União Africana (UA) avaliaram, segunda-feira, em Adis Abeba, Etiópia, o quadro real das contribuições financeiras dos Estados-Membros.

A reunião realizada no formato virtual foi presidida  pela ministra angolana das Finanças, Vera Daves, cuja  agenda passou em análise as opções da Escala de Avaliação e das Contribuições da UA para o triénio 2024-2026.

INTERNACIONAL

Um ‘capacete azul’ ruandês das forças de manutenção de paz das Nações Unidas morreu hoje na República Centro-Africana num ataque de um grupo armado, anunciou hoje a ONU, acrescentando que três dos assaltantes foram mortos.

“Hoje cedo, um soldado da paz ruandês foi morto quando a sua unidade foi atacada por membros de um grupo armado não identificado” durante uma patrulha para proteger a cidade de Sam-Ouandja, disse Stéphane Dujarric, o porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres “condenando veementemente este ataque”.

As forças de manutenção da paz da missão da ONU na República Centro-Africana (Minusca) “retaliaram e, de acordo com as primeiras informações que recebemos, três dos assaltantes foram mortos”, acrescentou o porta-voz, em declarações citadas pela agência francesa de notícias, a France-Presse .

Pelo menos 32 soldados e polícias em missões de manutenção da paz da ONU foram mortos em todo o mundo em 2022, incluindo quatro na República Centro-Africana, de acordo com dados do sindicato do pessoal da ONU, citados pela AFP.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg afirmou hoje que o resultado das eleições presidenciais norte-americanas de 2024 não mudará a posição consensual entre os Estados-membros sobre a necessidade de a Ucrânia vencer a guerra contra o invasor russo.

O secretar io-geral da Aliança Atlântica respondeu que todos os Estados-membros estão cientes das prioridades.

Stoltenberg frisou que os 31 países que integram a NATO vão enviar “uma mensagem clara e positiva” de que vão apoiar a Ucrânia enquanto houver necessidade e “do caminho em direção” à adesão do país que foi invadido pela Rússia em fevereiro do ano passado.

Data de Emissão: 11-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados