Jornal 12h, edição de 20 de Junho de 2023

UNITA REAGE E DIZ QUE ACUSAÇÕES FEITAS PELA POLÍCIA NACIONAL, SÃO PARA CRIAR UM BODE EXPIATÓRIO, PARA JUSTIFICAR A INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO EM RESOLVER AS QUESTÕES PREMENTES DA POPULAÇÃO

TRABALHADORES DA EMPRESA NACIONAL DE PONTES – LANÇAM GRITO DE SOCORRO E DENUNCIAM 7 ANOS SEM SALÁRIOS.

COMISSÃO DA CARTEIRA E ÉTICA, TEM LICENCIADOS NO PAIS, MAIS DE TRÊS MIL JORNALISTAS

EMPRESÁRIO TENTAM ALICIAR GOVERNADOR DE LUANDA, PARA CONTINUAR NA ILEGALIDADE 

 PONTO MIX

Jornal da Tarde na MFM 20 de Junho de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

PONTO

A UNITA, o Principal Partido na Oposição, reagiu ao as acusações da Polícia Nacional, segundo as quais, estaria por destras da Organização das Manifestações em 12 províncias do pais.

As reivindicações de Luanda e Benguela, segundo os Órgãos de Defesa e Segurança, não reuniam os pressupôs legas para serem realizadas, dai terem sido dispersadas com bombas de efeito moral e gás lacrimogénio.  

Nelito Ekuikui, Secretario Nacional da JURA, o Braço Juvenil da UNITA, disse que as acusações feitas ao seu partido, são para a criação de um Bode Expiatório, para justificar a incompetência do governo de resolver as questões prementes da população.

NELITO EKUKUI – J012H20062023

A Reação da UNITA, SURGIU DEPOIS 

DOS PRUNCIAMENTOS …DO… porta-voz da Polícia Nacional Sub – comissario Mateus Rodrigues, Mateus Rodrigues, segundo as quais, altas figuras da UNITA que participaram da marcha de protesto, dando a entender que estiveram diretamente envolvidas na direção das manifestações.

 MATEUS RODRIGUES – 2 – J012H19062023

Porta-voz da Polícia Nacional Sub – comissario Mateus Rodrigues, Mateus Rodrigues.

-.-

Entretanto os organizadores da Maracha de Protesto do último fim de semana, emitiram um comunicado, em que denunciam a repressão a que dizem ter sido submetidos, as prisões consideradas arbitrarias e exigem o apuramento de responsabilidades, pelas mortes ocorridas no Huambo e no Namibe.

O comunicado na voz da activsita Sara Ngueve.

SARA NGUEVE 

Sara Nguve e o comunicado dos organizadores da Maracha de Protesto do último fim de semana, exigindo o apuramento de responsabilidades, pelas mortes ocorridas no Huambo e Namibe.

PONTO 

Os trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes, ENP, denunciaram a MFM, que estão os 7 anos sem salários, num total de 140 funcionários nas províncias de Luanda, Benguela, Huila, Moxico, Huambo e Zaire.

A Primeira Secretaria da Comissão Sindical ENP, Anastácia da Silva, disse que estão submetidos há um grande sofrimento e sem solução a vista, a pesar de se terem feitas várias reuniões de alto nível com a responsáveis do Ministério das Obras Publicas, Urbanismo e Habitação.

Anastácia da Silva, apela a intervenção do Presidente da República.

ANASTÁCIA SILVA – J012H20062023

Jaime Canganjo, Secretario para Informação, denunciou a contração de funcionários aposentados, que ocupam lugares chave na empresa o que deixa os trabalhadores no activo descontentes.

JAIME CANGANJO – J012H20062023

Outra denuncia vem do Secretario Adjunto da Comissão Sindical Gabriel Magalhães, que relacta a venda ilegal de meios públicos, como Buldózeres, carinhas e camiões, o que terá levado os Serviços de Investigação a efectuar diligencias na Empresa Nacional de Pontes, 

GABRIEL MAGALHÃES – J012H20062023 

Contactamos o director da Empresa Nacional de Pontes, e o mesmo disse estar em um processo que vai levar a solução dos problemas dos trabalhadores e prometeu reagir nas próximas horas.

Trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes, sem salários há 7 anos.

PONTO

 

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, nesta segunda-feira, ao governador do Banco Nacional de Angola, empenho para manter a moeda nacional forte e exercer maior controlo sobre a inflação. 

Ao falar na cerimónia de posse do governador do BNA, Tiago Dias, o Titular do Poder Executivo afirmou que só com políticas correctas do banco central o país conseguirá ter uma economia forte.

JOÃO LURENÇO – J012H20062023  

A taxa de inflação prevista, no OGE2023, varia entre 9,0 e 11,0 por cento. Em relação a taxa de câmbio, 1 dólar está cotado em 739,980 kz.

POR OUTRO LADO 

O economista e comentarista Carlos Rosado de Carvalho, considerou que as declarações do Presidente da República, dirigidas ao novo Inquilino no Banco Central chocam com a Constituição, já que o BNA é independente.

CARLOS ROSADO – J012H20062023 

Sobre o apelo do Presidente ao BNA, de tornar o kwanza forte, o economista disse…

CARLOS ROSADO – 2 – J012H20062023

Economista e Comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

POR OUTRO LADO

O Presidente da República, João Lourenço, exortou esta segunda-feira, aos juízes conselheiros do Tribunal de Contas a criarem maior capacidade de acompanhamento dos projectos essenciais ao desenvolvimento da economia nacional e à melhoria das condições de vida das populações.

De acordo com o Titular do Poder Executivo, o país precisa oferecer mais energia, mais água para as indústrias e as populações, bem como infra-estruturas de obras públicas de construção civil, estradas e pontes. Referiu-se ainda à necessidade de construção de mais infra-estruturas escolares de todos os níveis e mais hospitais, só possíveis de materializar se o Tribunal de Contas conseguir acompanhar a velocidade do Executivo.

Na cerimónia foram empossados Sebastião Domingos Gunza, na qualidade de juiz conselheiro presidente do Tribunal de Contas, assim Sebastião Jorge Bessa, Manuel da Cruz Neto, Armindo Gidião e Januário José Domingos como juízes conselheiros do mesmo tribunal. Já Carlos Alberto Cavuquila foi empossado juiz conselheiro do Tribunal Supremo.

PONTO

Os deputados da Sétima Comissão da Assembleia Nacional afirmaram, esta segunda-feira, que pretendem ver uma Comissão de Carteira e Ética financeira, patrimonial e infra-estruturalmente autónoma.

Em declarações aos jornalistas, após uma visita à sede da Comissão de Carteira e Ética, em Luanda, o presidente da Sétima Comissão, Paulo Faria, referiu ser necessário que a entidade tenha independência financeira para poder ser capaz de realizar devidamente as acções de autorregulação no sector da Comunicação Social no país.

Paulo faria, adiantou que os deputados estão interessados numa comissão de carteira e ética que seja autónoma.

RD: PAULO FARIA 

Por sua vez, a Presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério, reconheceu as dificuldades por que passa a entidade, explicando que a conjuntura influencia negativamente no seu funcionamento, revelando que ate o momento, foram entregues mais de três mil carteiras profissionais aos jornalistas de todo o país.

RD: LUISA ROGERIO 1

Sobre incompatibilidades, a dirigente pediu que os jornalistas denunciassem junto da Comissão para que o profissional em causa seja responsabilizado, afirmando que, não se pode partidarizar as profissões.

RD: LUISA ROGERIO 2 

Palavras a Presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério 

PONTO

O Governo da Província de Luanda (GPL) e as plataformas empresariais analisaram, esta segunda-feira, o balanço da execução do Plano de Reordenamento do Comércio, com realce para as avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluanje.

Entre os pontos, realçam-se os consensos nas açcões que vêm sendo desenvolvidas pelas equipas multissectoriais e a necessidade de um maior envolvimento da classe no processo. 

Participaram na reunião presidida pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, representantes do Grupo Técnico Empresarial, Associação de Açcão para o Desenvolvimento dos Jovens Angolanos e Estrangeiros, Comunidade Oeste Africana e a Associação das Indústrias de Bebidas.

Manuel Homem, garantiu contar com o apoio dos empresários a nível da capital, que segundo afirma o governador, concordam que se faca alguma alteração do quadro actual.

RD: MANUEL HOMEM 1

Ainda segundo o Governador de Luanda, já estão identificados os espaços para os empresários grossistas. Acrescentando que cinquenta deles já estão em fase de transferência.

RD: MANUEL HOMEM 1

O Governador de Luanda Manuel Homem, revelou ter sido aliciado, por Empresários não identificados que exercem actividade desordenada e de forma ilegal, que enviaram uma mala com dinheiro para o subornar de modos a permitir a continuidade do comércio. 

A revelação foi feita ontem durante o encontro que manteve com os empresários na capital. 

RD: MANUEL HOMEM 3

Governador da Província de Luanda Manuel Homem

Data de Emissão: 20-06-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados