Jornal 12h, edição de 11 Maio de 2023

DELFINA CUMANDALA É A NOVA PRESIDENTE DA CRUZ VERMELHA DE ANGOLA

 BANCO NACIONAL DE ANGOLA, SOFRE MAIS DE 300 ATAQUES INFORMÁTICOS POR DIA 

IGAE DETEM DOIS AGENTES DA POLICIA NACIONAL POR TENTATIVA DE EXTORSÃO. 

BEBÉS SOBREVIVEM DEPOIS DE TRÊS DIAS A BOIAR DURANTE AS CHEIAS NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICO CONGO

PONTO MIX

Jornal da Tarde na MFM 11 de Maio de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado, Abedenego Simão, e Mauro Fernandes, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

PONTO

A jurista Delfina Cumandala foi eleita, nesta quarta-feira, em Luanda, presidente da Cruz Vermelha de Angola, durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária de renovação de mandatos. A vencedora destas últimas eleições Delfina Cumandala é uma funcionária sénior da Cruz Vermelha de Angola desde 2005.

Para o cargo concorreu também Faustina Alves, que catabilizou 32 votos, depois da candidatura de Carlos Gourgel ter sido afastada por irregularidades. 

De acordo com Delfina Cumandala, que discursava no acto de empossamento, a sua liderança tem como foco a resolução dos problemas sociais dos trabalhadores, há 43 meses sem salário.

DELFINA CUMANDALA – SINTESE 

Delfina Cumandala a nova presidente da Cruz Vermelha de Angola.

PONTO

O Banco Nacional de Angola detecta, diariamente, cerca de 350 tentativas de ataques cibernéticos no seu sistema financeiro, informou, quarta-feira, em Luanda, o governador da instituição, José de Lima Massano.

Numa intervenção proferida no I Fórum e Expo sobre Ciber-segurança, organizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, José de Lima Massano salientou que, desde 2020, o BNA tem registado um crescente número de ataques a nível da sua estrutura de protecção.

JOSE DE LIMA MASSANO – J012H11052023 

E a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, disse que a segurança dos sistemas financeiros, gera confiança que é indispensável para a alta finança.

VERA DAVES – J012H11052023

Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa.

PONTO 

O IGAPE anunciou que a maioria das empresas publicas já publicou o seus relatório e contas do ano passado.  

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado, apresentou o relatório de contas do ano passado e remete para junho a sua descrição agregada. 

O economista Carlos Rosado de Carvalho enaltece o cumprimento dos prazos estabelecidos para a divulgação dos relatórios.

CARLOS 1

POR OUTRO LADO, Carlos Rosado de Carvalho, olha para outros organismos e empresas que não têm o mesmo desempenho.

CARLOS 2 

Comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO 

A Inspecção Geral da Administração do Estado IGAE, deteve esta segunda-feira em Luanda dois agentes da Direção de Investigação de Ilícitos Penais ao tentarem extorquir um cidadão, para sonegar o mandado de detenção emitido contra ao seu tio.

Toda a história é contada a seguir por Frederico Jambalima, Director de Denúncias, Queixas e Reclamações da IGAE.

FREDERICO JAMBALIMA – J012H11052023

IGAE detém dois agentes da direçao de investigação de ilícitos penais por extorsão.

PONTO

Os Ex trabalhadores da ENDIAMA prometem se manifestar caso não sejam indemnizados. 

 O litígio começou em 1992 com a guerra que eclodiu no País, quando a companhia de diamantes nas Lundas encerrou e mandou para o desemprego todos os trabalhadores.

Em 2002 foi reaberta a companhia e cerca de 5 mil ex trabalhadores da ENDIAMA na Bacia do Cuango na Lunda Norte não foram reintegrados.

Mais dados com jornalista Maria Humba.

MARIA HUMBA – J012H11052023

PONTO 

Cera de Quarenta jornalistas de órgãos públicos e privados das províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo e Malanje estão, agora, aptos para a cobertura do processo de descentralização e governação participativa.

Os profissionais terminaram com êxito uma formação, promovida pelo Projecto de Apoio a Sociedade Civil e a administração local (Pascal) em Angola, decorrida, durante três dias, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda. 

A formação dotou os jornalistas de conhecimentos para melhorar a divulgação dos processos de participação do cidadão na solução dos problemas locais. Participantes, afirmam agora estar preparados para cobrir mátrias ligadas ao processo de descentralização.

RD: VOX POP 

Por sua vez, Pablo Lopes diretor geral do projeto, diz esperar que os conhecimentos hora transmitidos venham ser disseminados.

RD: PABLO LOPES    

Ouvíamos o director geral do Projecto de Apoio a Sociedade Civil e a administração local (Pascal) em Angola, Pablo Pascal. O projecto esta orçado em cerca de 580 milhões de euros, e é uma iniciativa da União Europeia em parceria com o Governo.

PONTO 

Luanda acolhe de 10 a 15 de Junho a Feira Virtual de Estágio e Emprego.

João Pires, membro da organização, disse hoje a MFM, que este tipo de feira diminui drasticamente os custos e apontou outras vantagens.

JOÃO PIRES – 1 – J012H11052023

 

João Pires, informou ainda que numa primeira faze esta Feira é dedicada apenas, aos estudantes da Universidade Agostinho Neto e avançou como as empresas e candidatos podem participar.

JOÃO PIRES – 2 – J012H11052023

Luanda acolhe de 10 a 15 de Junho a Feira Virtual de Estágio e Emprego.

PONTO

Há 42 anos morria uma das maiores lendas da música popular mundial Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, o rasta que conquistou o público de todo o planeta com a música jamaicana, o reggae, nascido de estilos que misturavam um pouco de música caribenha o SKA e o jazz norte-americano.

Na edição de hoje do espaço de entrevista a última Palavra, o convidado foi Rass Kanutula, membro influente da Comunidade Rasta Angola, licenciado em língua inglesa e professor no Magistério Mutu – ya – Kevele. 

Joaquim Cesar Rafael ‘’ Rass Kanutula’’, explicou detalhadamente o que é ser rasta.

RASS KANUTULA – 1 – J012H11052023 

Rass Kanutula, disse que o usa da canábis ou liamba para o rasta é uma celebração mística e defende a sua legalização como forma de aproveita-la nas mais variadas aplicações, com destaque na agricultura e como fonte de combustível.

RASS KANUTULA – 1 – J012H11052023

Rass Kanutula, o convidado desta semana no espaço de entrevista da MFM a Última Palavra com reposição mais logo as 20 horas.

PONTO CORRIDO 

A Comissão para Política Social do Conselho de Ministros apreciou, esta quarta-feira, em Luanda, o projecto de Decreto Presidencial que aprova o Regime Jurídico do Subsistema do Ensino Geral.

Segundo o comunicado de imprensa, saído da reunião, dirigida pela ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, o diploma estabelece as normas de organização, gestão escolar e curricular das instituições do ensino primário e secundário.

Este regime, segundo o documento, visa assegurar uma formação harmoniosa e integral de qualidade que permita o desenvolvimento das capacidades intelectuais, laborais, artísticas, cívicas, morais, éticas e físicas, permitindo a aproximação entre a escola e a comunidade.

-.-

O ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, anunciou, esta quarta-feira, a criação de uma Agência de Segurança Cibernética para coordenar as iniciativas de ciber-segurança, monitorar e preparar respostas às ameaças em tempo real.

A criação da agência surge no âmbito da Estratégia Nacional de Ciber segurança, que envolve políticas e medidas para proteger os seus sistemas e infraestruturas críticas contra cibernéticos.

INTERNACIONAL 

Dois bebés foram resgatados com vida das margens do Lago Kivu, onde foram encontrados a boiar três dias depois das cheias que mataram mais de 400 pessoas no leste da República Democrática do Congo.

À BBC, o líder comunitário Delphin Birimbi contou que “todos ficaram maravilhados com o milagre”. 

Não se sabe como é que conseguiram sobreviver, o que se sabe é que os bebés foram encontrados a flutuar no meio dos escombros, na água, e resgatados com vida na segunda-feira.

Apesar do “milagre” dos bebés, estes perderam ambos os pais e serão agora entregues a famílias de acolhimento.

Recorde-se que, além dos 402 mortos já confirmados, há ainda 5 mil pessoas desaparecidas e mais de 200 feridos em estado grave.

 

Data de Emissão: 11-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados