Jornal 12h, edição de 09 Maio de 2023

PRESIDENTE DA REPUBLICA,  REAFIRMA CONTINUIDADE DA LUTA CONTRA CORRUPÇÃO 

PROVINCIAS DA HUILA E HUAMBO LIDERAM CONFLITOS DE TERRAS EM ANGOLA, APONTA ESTUDO DA ORGANIZAÇAO SOS HABITAT.

MELIANTE ABATIDO NAS INTALACOES DOS PADRES PELA POLÍCIA APÓS UM ASSALTO NA CENTRALIDADE DO CEQUELE

INTERNACIONAL

CONFRONTOS NO SUDÃO OBRIGARAM MAIS DE 700.000 PESSOAS A FUGIR

PONTO MIX

Jornal da Tarde na MFM 09 de Maio de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado, Abedenego Simão, e Mauro Fernandes, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

PONTO

O Presidente da Republica, João Lourenço acompanha neste momento  manobras militar na qualidade de Comandante-em-Chefe das FAA, na localidade do Soba Matias, a 60 quilómetros da cidade de Menongue, com o envolvimento de efectivos e meios técnicos dos três ramos das Forças Armadas.

Segundo o Tenente General António Jesus Fernandes, Chefe da Direcção Principal de Educação Patriótica, a manobra militar está a decorrer sob o slogan” Na paz fortalecemos as Forças Armadas Angolanas”.

ANTÓNIO JESUS FERNANDES – J012H09052023

Amanhã o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas orientará uma reunião sobre a situação geral das FAA nas suas múltiplas vertentes.

POR OUTRO LADO

Em entrevista ao Canal France24, a partir de Londres, o Presidente da República, João Lourenço, disse que o seu executivo mantém a sua política de combate à corrupção, que só se tornou efectiva, no seu sistema de governação, diferente do período anterior a sua chegada ao poder.

Sobre a situação da empresaria Isabel dos Santos, o Presidente da República, disse que ela deve explicar a justiça o que tem dito a imprensa.

JOÃO LOURENÇO – 1 – J012H09052023 

João Lourenço falou dos últimos desenvolvimentos da negociação de paz entre a República Democrática do Congo e do Ruanda e acredita que o M23 vai cumprir com o Roteiro de Paz de Luanda.

JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H09052023

Presidente da República em entrevista ao Canal France24 no último fim de semana em Londres.

PONTO 

 A falta de mais Unidades Escolares do Ensino Superior, deixam preocupados os jovens da Província do Cuando Cubango, que tem apenas duas, nomeadamente; Cuito Cuanavale e o Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue, ISPPM.

Os jovens daquela região leste do País, sabem, que o Presidente da República, João Lourenço estará hoje na á Província do Cuando Cubango, para uma visita de trabalho. 

Os populares, mostram-se expectantes e esperam que esta visita de João Lourenço, traga melhorias em algumas situações, que afligem a população.

RD-POPULARES CC 1 12H00

A fraca distribuição de energia ecléctríca, ainda constitui motivo de insatisfação no seio da juventude do Cuando Cubango.

RD-POPULARES CC 1 12H00

E a vice-governadora do Cuando Cubango, Helena Chibena, diz que, a província, está com resultados satisfatórios, no que o ensino superior diz respeito.

RD-HELENA CHIBENA 1 12H00 

A responsável, reconhece, que as unidades do ensino superior existentes no Cuando Cubango, não satisfazem os propósitos preconizados pelo executivo local.

RD-HELENA CHIBENA 2 12H00

Vice-governadora do Cuando Cubango, Helena Chibena.

PONTO

Os conflitos de terras são cada vez mais numerosos em províncias como Huila e Huambo. 

A constatação vem da organização não governamental SOS Habitat que assinalou por angola casos de usurpação de terras das comunidades para fins comerciais e agricultura industrial, entre outros.

A organização garante já ter feito várias acções de aproximação entre as comunidades e as autoridades locais. 

Alguns dos conflitos de terras que duram há vários meses já ganharam contornos preocupantes, tal como disse a MFM o coordenador da SOS HABITAT, Rafael Morais, que aponta mais dificuldades em Luanda.

 

RAFAEL MORAIS OCUPAÇAO 

A organização diz que a recente demolição de residências nas imediações do perímetro do novo aeroporto de Luanda é resultado de um litígio entre os populares e a administração de Viana.  A SOS HABITAT, segundo Rafael Morais, esta a acompanhar o assunto. 

RAFAEL MORAIS NOVO AEROPORTO 

Coordenador da SOS HABITAT, Rafael Morais.

PONTO

O Instituto de Gestão de Águas e Preservação Ambiental, promove nos dias 11, 12 e 13 de Maio, o Curso de Drenagem, a acção formativa, que ira levar ao conhecimento dos gestores de saneamento básico, reflexão e encontrar  soluções para os problemas de drenagem, sobretudo de Luanda.

Mais dados com a Jornalista Maria Humba.

MARIA HUMBA – J012H09052023 

PONTO 

A Polícia Nacional, atingiu mortalmente um meliante, ao intervir num assalto registado no bairro Mulundo, território da Esquadra do Sequele, interior da Igreja Católica.

Segundo Nestor Goubel, o porta-voz da Polícia em Luanda, o facto ocorreu quando o Corpo  Sacerdotal se encontravam a descansar e foram surpreendidos pelos meliantes, que, arrombaram a porta e introduziram-se sob ameaças de morte e subtraíram os valores monetários e outros haveres.

NESTOR GOUBEL – J012H09052023

Nestor Goubel, o porta-voz da Polícia em Luanda.

PONTO

As Remessas para o estrangeiro dispararam 66% em 2022 para mais de mil milhões de dólares, 

Angola recebeu 13,9 milhões USD dos emigrantes, mas saíram remessas de 1.039 milhões.

De acordo com os dados, as condições macroeconómicas e a falta de instrumentos financeiros atractivos ou alternativos ao investimento são algumas das causas da crescente saída de remessas do País. 

Um assunto que serviu da análise na economia sem macas com Carlos Rosado de Carvalho, que, afirmou que os dados dão sinal claro de que o País esta a perder divisas.

RD: CARLOS ROSADO 1

Para o Economista, devia se fazer um estudo para compreender as razões que estão na base da diminuição das remessas.

RD: CARLOS ROSADO 2 

Economista Carlos Rosado de Carvalho em mais um Economia Sem Macas.

INTERNACIONAL 

Os violentos confrontos no Sudão, que começaram em 15 de abril, obrigaram mais de 700.000 pessoas a fugir do país, o dobro do número registado há uma semana, anunciou hoje a ONU.

O conflito no Sudão opõe o exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido.

As hostilidades eclodiram em 15 de abril, após semanas de tensão sobre a reforma das forças de segurança nas negociações para a formação de um novo governo de transição.

Ambas as forças estiveram por trás do golpe conjunto que derrubou o executivo de transição do Sudão em outubro de 2021.

Data de Emissão: 09-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados