Jornal 12h, edição de 08 Maio de 2023

CERCA DE CEM AMBULANCIAS ABANDONADAS A VARIOS ANOS EM LUANDA. 

REGRESSO DAS AULAS NO ENSINO SUPERIOR DEPENDE DA SATISFAÇAO DE DOIS PONTOS DO CADERNO REIVINDICATIVO, APONTA SINDICATO. 

JOVENS NO KUANDO KUBANGO SOLICITAM MAIS UNIDADES DO ENSINO SUPERIOR.

CHUVAS TORRENCIAIS MATAM CERCA DE 400 PESSOAS NA RDC. 

ONU ESTIMA EM 64 MIL AS PESSOAS QUE FUGIRAM DO CONFLITO NO SUDAO.  

JINGLE RADIO MFM 

Jornal ao meio-dia, são 5 de Maio de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes.  

JINGLE MV

Cerca de cem ambulâncias abandonadas há vários anos em luanda. A denuncia em estampada na última edição do Novo Jornal. Os meios estão localizados em dois locais da capital, numa altura em que nas unidades sanitárias nota se a falta de meios rolantes de socorro os cidadãos. 

Toda a história com Cassosso Domingos.

CASSOSSO  DOMINGOS  12h  

O analista Manuel Cangundo diz que em angola há um número reduzido de ambulâncias em todo o país, em contraste com as viaturas que estão em Luanda em desuso.

MANUEL KANGUNDO 1

O analista pede responsabilidade sobre esta situação que denomina de desperdício de dinheiro publico.

MANUEL KANGUNDO 2 

No entanto, o INEMA, Instituto de emergências medicas apresentou o balanço das intervenções dos seus técnicos nas últimas 48 horas. Ressalta a intervenção em salvamentos tal como refere Bruna Almeida do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Instituto Nacional de Emergências Medicas de Angola.

BRUNA ALMEIDA 12H 

PONTO 

Garantido o regresso as aulas no ensino superior. O anúncio foi feito pelo secretario geral do Sindicato dos professores do ensino superior. Mais dados com Maria Umba.

MARIA UMBA 12H 

A falta de mais Unidades Escolares do Ensino Superior, deixam preocupados os jovens da Província do Cuando Cubango, que tem apenas duas, nomeadamente; Cuito Cuanavale e o Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue, ISPPM.

Os jovens daquela região leste do País, sabem, que o Presidente da República, João Lourenço, vai nesta terça-feira, á Província do Cuando Cubango, para uma visita de trabalho. 

Os populares, mostram-se expectantes e esperam que esta visita de João Lourenço, traga melhorias em algumas situações, que afligem a população.

RD-POPULARES CC 1 12H00

A fraca distribuição de energia ecléctríca, ainda constitui motivo de insatisfação no seio da juventude do Cuando Cubango.

RD-POPULARES CC 1 12H00

E a vice-governadora do Cuando Cubango, Helena Chibena, diz que, a província, está com resultados satisfatórios, no que o ensino superior diz respeito.

RD-HELENA CHIBENA 1 12H00 

A responsável, reconhece, que as unidades do ensino superior existentes no Cuando Cubango, não satisfazem os propósitos preconizados pelo executivo local.

RD-HELENA CHIBENA 2 12H00 

PONTO CORRRIDO…

Três cidadãos com idades compreendidas entre os 27 e 43 anos, perderam a vida, sábado, no município do Sumbe, Cuanza-Sul, em consequência de um acidente de viação.

Segundo uma nota das autoridades, a que o JA Online teve aceso, o acidente que ocorreu no Morro do Chingo, Estrada Nacional nº 100, foi resultado da falta de prudência, excesso de velocidade e mau estado técnico da viatura.

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, procedeu a apreensão de (12) armas de fogo, sendo, (10) do tipo metralhadora AKM, (02) do tipo pistola, apreensão de aparelhos eletrônicos e utensílios de uso doméstico antes em posse dos marginais, bem como, deteve (144) cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes. 

O resumo da operatividade polícia na voz de Nestor Goubel. 

NESTOR  12H   

O Serviço de Investigação Criminal através da sua Brigada destacada no PANGUILA em coordenação com a Polícia Nacional através do DIIP deteve, no município do Dande localidade do Panguila, bairro da Kissomera, uma cidadã nacional de 17 anos de idade, acusada do crime de homicídio qualificado. 

A jovem e acusada de ter morto um cidadão nacional maior de 29 anos de idade, por sinal seu namorado, por desentendimento durante um convívio íntimo. 

A informação foi avançada pelo superintendente Gaspar Luís Inácio, Director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da Delegação do Minint Bengo.

GASPAR LUIS 12H 

São várias as dificuldades apresentadas pelos mais de 40 associados da ATROMA, Associação dos Transportadores Rodoviários de Mercadorias de Angola, que tem levado as preocupações dos camionistas, junto do executivo para dar solução.

 O Presidente da ATROMA, António Gavião Neto, revela, que o mau estado de alguns troços, deixam aflitos os condutores que circulam nas Estradas Nacionais, sem condições para o exercício da actividade de camionagem.

RD-ANTÓNIO GAVIÃO 1 12H00

ATROMA, existe há 23 anos, actualmente com 45 associados de âmbito colectivo e 20 unipessoais, que contribuem fundamentalmente para desenvolvimento socioeconómico do país.

O seu Presidente, alega, que os problemas vividos pelos camionistas, não são resolvidos. 

RD-ANTÓNIO GAVIÃO 2 12H00

Presidente da Associação dos Transportadores Rodoviários de Mercadorias de Angola, ATROMA, António Gavião e as complexidades, que os camionistas enfrentam no dia-dia.

PONTO ECONOMICO

A avaliação do programa pôs -financiamento e a partilha de dados do cenário económico de Angola foram os principais temas de abordagem do encontro mantido ontem, em Luanda, entre a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa e o chefe da Missão do Fundo Monetário Internacional, Amadou Sy.

Momentos antes do encontro mantido à portas fechadas, Vera Daves de Sousa disse , em declarações aos órgãos de comunicação social, que as partes iriam partilhar ao “máximo” a melhor forma de optimizar os resultados das reformas que o país vem implementando e com vista a criar um melhor ambiente de negócios.

Por sua vez, o chefe da Missão do FMI, Amadou Sy, disse que, diferente das outras avaliações, nesta visita o grupo procura identificar possíveis riscos pôs- financiamento, e discutir a melhor forma de proteger a economia angolana de factores externos, tais como uma quebra do preço do petróleo. 

O comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1

 O comentarista MFM aproveitou também o momento para comentar o fim das restrições devido a covid 19 e o seu impacto na economia.  

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 2 COVID

PONTO

A Namíbia acolhe, nesta segunda-feira a cimeira extraordinária da troika da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da FIB.

Questões ligadas à cooperação foram abordadas, este domingo, na cidade namibiana de Windhoek, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Teté António, com a Vice-Primeira-Ministra e Ministra dos Negócios Estrangeiros da Namíbia. 

Durante um encontro de cortesia realizado à margem da reunião extraordinária do Comité Ministerial da Dupla Tróika da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da Brigada de Força de Intervenção (FIB), as duas entidades passaram em revista a cooperação nos domínios bilateral e multilateral.

A liderança da SADC, actualmente exercida pela Namíbia, mereceu também destaque do encontro, uma vez que Angola irá assumir em Agosto próximo, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores enviado à ANGOP.

INTERNACIONAL

Subiu para 394, o número de mortes provocadas pelas inundações que assolaram, a República Democrática do Congo (RDC), em Kivu do Sul, de acordo com um novo relatório oficial divulgado este domingo, pelas autoridades locais.

Mais de 64.000 pessoas, incluindo 60 mil sudaneses, fugiram para o Egipto para escapar aos combates entre o Exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR) que assolam o Sudão desde 15 de Abril.

A informação foi avançada à agência de notícias Efe por um porta-voz da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

“Os últimos números de chegada relatados diretamente pelo Ministério das Relações Exteriores [egípcio] ao ACNUR, em 07 de maio, são de mais de 64 mil pessoas que cruzaram (a fronteira) para o Egipto, incluindo 60.222 sudaneses”, afirmou Christine Beshay, porta-voz da agência das Nações Unidas no Egipto.

A representante do ACNUR indicou que a maioria das pessoas que procuram refúgio são “mulheres e crianças com necessidades urgentes que incluem atenção médica, alimentos, água e transporte”.

Os combates, que não pararam apesar da entrada em vigor de várias cessações de hostilidades, causaram até agora mais de 550 mortos e feriram mais de 5 mil, agravando a crise humanitária que já assolava o Sudão e delapindando grande parte das instalações de saúde do Sudão.

O Egipto continua a ser o país que mais recebe sudaneses em fuga do conflito no seu território.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou, domingo, o tiroteio que provocou oito pessoas num centro comercial no Texas um acto de violência sem sentido e decretou que as bandeiras fossem hasteadas a meia haste.

Pelo menos oito pessoas, incluindo uma criança foram assassinadas, sábado, num centro comercial na cidade de Allen, no Texas, Estados Unidos, e o atacante foi morto pela polícia, informaram as autoridades.

Data de Emissão: 08-05-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados