Jornal 12h, edição de 20 de Abril de 2023

DOCENTE UNIVERSITÁRIO BENJA SATULA, ALERTA PARA O PERIGO DE ABORDAR CORRUPÇÃO APENAS COMO UM PROCESSO JUDICIAL, VISTO QUE SE TRATA DE UM PROBLEMA COM UMA DIMENSÃO CÍVICA, SOCIOLÓGICA E ESTRUTURAL;

BURLA POR VIA DE CARTÕES MULTICAIXA AUMENTAM NO PAÍS. EM 2022 EMIS REGISTOU MAIS DE 3 MIL CASOS;

MPLA VOTA FAVORAVELMENTE A CONTA GERAL DO ESTADO DO EXERCÍCIO FISCAL DE 2020;

SECRETÁRIO-GERAL DA NATO FAZ VISITA SURPRESA À UCRÂNIA;

JINGLE BRUTAL

Jornal da Tarde da MFM, quinta-feira 20 de Abril de 2023, tem o suporte técnico de Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

PONTO

O governo deu início a um processo de recolha de contribuições para a elaboração da Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção, em moldes que estão a suscitar vários questionamentos.

A este respeito, o advogado e docente universitário Benja Satula, alerta para o perigo de abordar a corrupção apenas como um processo judicial, visto que se trata de um problema com uma dimensão cívica, sociológica e estrutural, razão pela qual considera urgente a institucionalização da Alta Autoridade Contra a Corrupção.

O mestre em Ciências Jurídico-Penais pela Universidade Católica Portuguesa, disse que a corrupção no País, tornou-se num processo, que é prejudicado devido a existência de um regime partidário, que controla o poder judicial.

RD-BENJA SATULA 1 12H00

Benja Satula, realça ainda, que o paradigma da justiça angolana não houve alterações e justificou dando exemplos.

RD-BENJA SATULA 2 12H00

Mestre em Ciências Jurídico-Penais pela Universidade Católica Portuguesa, Benja Satula, esta manhã, no programa de Grande entrevista “A última Palavra, que terá a reposição hoje às 20 horas aqui na MFM.

PONTO

A burla por via de cartões de débito, “vulgo multicaixa” no país, continua a aumentar a cada dia que passa.

Em 2022, a EMIS, empresa angolana interbancária de serviços, registou 3 mil e 505 ocorrências de roubos, clonagens e furtos de “cartões multicaixa, pelo descuido ou desatenção dos utentes, como as principais tipologias criminais.

Esta informação foi prestada a MFM, pelo administrador da EMIS, Joaquim Caniço. que falava por ocasião do vigésimo primeiro aniversário da referida instituição.

JOAQUIM CANIÇO 1 12H00

Joaquim Caniço, mostra-se expectante na redução de burlas, devido aos esforços e medidas que a empresa tem estado a desenvolver, sobretudo no seio dos utilizadores.

JOAQUIM CANIÇO 2 12H00

Administrador da Empresa de angolana interbancária de serviços, EMIS, Joaquim Caniço e as burlas, por via de cartões de débito, vulgo “multicaixa”. 

PONTO CORRIDO

O grupo parlamentar do MPLA, votou favoravelmente a Conta Geral do Estado do Exercício Fiscal de 2020, com as recomendações, que a Assembleia Nacional, achou pertinentes por entender da análise feitas aos documentos, que para os devidos efeitos foram remetidos ao parlamento pelo executivo, traduzem de forma detalhadas as demonstrações financeiras.

O deputado do MPLA, Kilamba Vandunem, diz que durante o inicio da Pandemia da Covid-19 em Angola, o executivo mostrou-se capaz de atender os principais desafios.

KILAMBA VANDUNEM 12H00

PONTO

Conciliar a imigração e o desenvolvimento, versus a necessidade da manutenção da segurança nacional, são propósitos do Ministério do Interior, que carece a existência na organização, de efectivos devidamente qualificados e capacitados para interpretar os fenómenos de forma dinâmica, de acordo as políticas públicas no domínio migratório, em interesse dos mais altos objectivos do País.

Na Província do Namibe, por ocasião do acto central das comemorações do quadragésimo sétimo aniversário do Serviço de Migração e Estrangeiros, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, disse que, nas missões diplomáticas, devem ser reforçadas a cooperação entre os órgãos de defesa e segurança para combater a imigração ilegal.

RD-EUGÉNIO LABORINHO 12H00

Já o Director Geral do Serviço de Emigração e Estrageiros, João Dias,

E o Governador da Província do Namibe, Archer Mangueira, que testemunhou o acto, manifestou a necessidade da abertura de um porto fronteiriço com a República vizinha da Namíbia.

ARCHER MANGUEIRA 12H00

Capacitar os efectivos sobre o funcionamento da jurisdição laboral, bem como elevar os conhecimentos e as competências para melhor prevenir, são intenções do SME, de acordo com o seu Director Geral, João Dias.

RD-JOÃO DIAS 12H00

Director Geral do Serviço de Emigração e Estrageiros, João Dias.

PONTO

Os restos mortais de Dom Francisco Viti, falecido, no passado dia 15 de Abril, vão ser sepultados, hoje, no cemitério da Missão Católica do Cuando, a sensivelmente 15 quilómetros da cidade do Huambo.

O corpo de Dom Francisco Viti vai ser velado na paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Sé Catedral do Huambo, onde estão agendadas celebrações eucarísticas em memória da sua alma, desde hoje, que culminam com a missa do sétimo dia na sexta-feira.

VAMOS RECORDAr algumas palavras de DOM VITI onde pela a fé aos cristãos.

RD-DOM VITI

 

DESPORTO

 

INTERNACIONAL

O secretário-geral da NATO encontra-se em Kiev, noticiou hoje um jornal ucraniano que publica fotografias de Jens Stoltenberg no centro da capital da Ucrânia.

secretário-geral da NATO encontra-se em Kiev, noticiou hoje um jornal ucraniano que publica fotografias de Jens Stoltenberg no centro da capital da Ucrânia.

O jornal Kyiv Independant mostra as imagens de Stoltenberg numa praça de Kiev em que rende homenagem aos soldados ucranianos que morreram em combate.

 

 

Data de Emissão: 20-04-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados