Jornal 12h, edição de 19 de Abril de 2023

MOVIMENTO DOS ESTUDANTES DE ANGOLA CONVOCA MARCJA PARA SÁBADO EM TODO PÁIS

 

ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO DE 2020 NÃO CUMPRIU COM RECOMENDAÇÕES DO PODER LEGISLATIVO, REVELA DEPUTADO DA OPOSIÇÃO;

 

UNITA NUNCA ACEITOU RESULTADOS ELEITORAIS APÓS ABERTURA DEMOCRÁTICA NO PAÍS, AFIRMA JOÃO LOURENÇO;

 

ADVOGADO BENJA SATULA, DEFENDE MUDANÇA NO MODELO DE CONSULTAS E AUSCULTAÇÕES PÚBLICAS;

 

DÉCIMO SEXTO TÍTULO A VISTA PARA TURMA PETROLÍFERA, EM CASO DE VITÓRIA ESTA NOITE DIANTE DOS MILITARES NOS PLAY OFFS, A MLEHOR DE CINCO;  

 

JINGLE BRUTAL

 

Jornal da tarde da MFM, quarta-feira 19 de Abril de 2023, tem o suporte técnico de Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

 

JINGLE INFORMAÇÃO

 

Já a seguir os desenvolvimentos das notícias na MFM.

 

PONTO

 

Exigir o regresso às aulas na universidade pública angolana cujos professores se encontram em greve a mais de um mês, é o principal obejctivo do Movimento dos Estudantes Angolanos MEA, que convocou uma marcha, no próximo sábado no Largo das Heroínas, Avenida Ho Chi Min, em Luanda.

 

O Secretário Nacional para o Ensino Superior do MEA, Domingos Kunjuca, diz que a Marcha, estende-se as restantes Províncias do país, e apela, no entanto, a compreensão do governo, com o propósito de dar solução aos problemas apresentados pelos professores do Ensino superior.

 

RD-DOMINGOS CUNJUCA 12H00

 

JINGLE UNITA

 

Execução do Orçamento Geral do Estado de 2020, a ser analisada hoje pelos deputados Assembleia Nacional, apresenta inúmeras falhas e incumprimento das recomendações do Poder Legislativo.

 

Esta percepção, é do deputado da Bancada Parlamentar da UNITA, David Kissadila.

 

RD- KISSADILA 1 12H00

 

A execução do Orçamento Geral do Estado de 2020, é considerada pelo Governo, atípica, por causa da conjuntura mundial e da Covid-19.

 

Para o parlamentar da maior agremiação política na oposição, não se podem procurar justificações devido a covid-19, quando existem fortes indícios de discrepâncias dos valores cabimentados para construção de infraestruturas públicas.

 

KISSADILA 2 12H00

 

Deputado da Bancada Parlamentar da UNITA, David Kissadila.

 

Parlamento analisa hoje, o Relatório de Contas do Estado de 2020. A execução do Orçamento Geral do Estado de 2020.

 

JINGLE MPLA

 

O Presidente do MPLA, João Lourenço, durante a quarta sessão ordinária do Comité Central do maioritário, acusou a UNITA de nunca ter concordado com os resultados eleitorais e votação favorável dos orçamentos gerais do estado, desde abertura democrática no país.

 

RD-JLOURENÇO 1 12H00

 

O líder dos camaradas, João Lourenço, tranquilizou a juventude, garantindo, que o Executivo tem em carteira projectos estruturantes que visam dar um grande impacto no desenvolvimento económico e social do país.

 

RD-JLOURENÇO 2 12H00

 

Presidente do MPLA, João Lourenço, na quarta sessão ordinária do Comité Central, a tranquilizar a juventude, com promessas, que provavelmente darão maior impacto no desenvolvimento socioeconómico do país.

 

PONTO

 

O Advogado e professor universitário, Benja Satula, defende que o governo deve mudar o modelo de consultas e auscultações públicas, solicitado em primeiro lugar as contribuições da sociedade civil, antes de elaborar qualquer proposta ou anteprojeto.  

 

RD-BENJA SALUTA 12H00

 

A entrevista completa com o Advogado e docente universitário, Benja Satula, será emitida amanha no programa “Palavra” das 9 ás 10 horas com moderação de Alves Fernandes.

 

PONTO

 

Cinco mortos, duas mil casas inundadas e mais de 1.500 famílias ao relento são os dados provisórios apresentados, pelo porta-voz da Comissão Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Mingues, como consequência da última chuva torrencial que se abateu sobre a cidade de Luanda.

 

RD-F. MINGUÊS 1 12H00

 

A Comissão Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, registou também, a queda de 13 árvores na via pública, que gerou profunda complexidade ao transito.

 

RD-F. MINGUES 2 12H00

 

Cinco mortos, duas mil casas inundadas e mais de 1.500 famílias ao relento são os dados provisórios apresentados pela Comissão Provincial de Protecção Civil e Bombeiros.

 

PONTO CORRIDO

 

O funeral do bispo emérito da diocese do Huambo, Dom Francisco Viti, acontece amanhã na cidade do Planalto Central.

 

Na homilia desta manhã em Luanda, o Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, expressou sentimentos de pesar pela morte do bispo Emérito do Huambo.

 

RD-DOM FILOMENO 12H00

 

A Igreja Católica, envia à família enlutada, os sinceros e profundos sentimentos de pesar e convida os cristãos a rezar pelo seu eterno descanso.

 

PONTO

 

A directora Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção da Procuradoria Geral da República, Inocência Maria Pinto, defendeu a necessidade da inclusão de matérias sobre a corrupção no currículo académico a nível do país.

:::::::

O Estado angolano recuperou, no território nacional e no estrangeiro, cerca de seis mil milhões de dólares americanos, no âmbito do processo de recuperação de activos, revelou a procuradora-geral da República adjunta, Inocência Pinto.

:::::::

Angola participa com sete projectos no Centro da África Austral para Ciências e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos , cuja implementação teve início em Março último.

::::::

Os preços dos produtos nacionais aumentaram em Março para 1,92%, comparados com Fevereiro (1,89), sendo que a variação acumulada de Dezembro (2022) a Março (2023) foi de 5,78%, adianta o relatório do Índice de Preços Grossista, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística.

 

DESPORTO

 

O Petro de Luanda pode conquistar hoje no pavilhão da cidade o 16º título de campeão nacional, em caso de vitória sobre o Primeiro de Agosto, no quarto jogo da final do campeonato sénior masculino de basquetebol que se disputa nos play offs a melhor de cinco.

 

Já a seguir a informação da actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;

 

HILÁRIO DIRECTO 12H00

 

INTERNACIONAL

 

A Rússia culpou hoje a Ucrânia e as Nações Unidas pelos problemas nas inspeções de navios que transportam cereais no Mar Negro, que estão a provocar um bloqueio no envio de mais de um milhão de toneladas de cereais.

Actualmente, no Centro Conjunto em Istambul, foram assinaladas dificuldades com o registo de novo navios e a realização de inspeções”, afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova.

De acordo com a Rússia, estes problemas “surgem apenas como resultado das ações de representantes ucranianos, bem como de membros da ONU, que, aparentemente, não querem ou não os podem resolver”.

Zakharova sublinhou que a Rússia propôs adicionar navios às listas do registo de embarcações permitidas para atender aos países mais necessitados, particularmente as nações africanas, e aqueles que aguardam carregamentos de cereais há mais de um mês.

Segundo a porta-voz russa, a Ucrânia respondeu com hostilidade.

Data de Emissão: 19-04-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados