Jornal 12h, edição de 17 de Abril de 2023
DOM FRANCISCO VITI VAI A ENTERRAR NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA NA CIDADE DO HUAMBO;
BNA APLICA SANÇÕES Á TRÊS BANCOS COMERCIAIS POR VIOLAÇÃO DAS LEIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS;
ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS TERÃO FINACIAMENTO DO BANCO MUNDIAL PARA PREPARAÇÃO DAS AUTARQUIAS LOCAIS;
TRÊS PESSOAS MORTAS EM ACIDENTES DE VIAÇÃO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA EM LUANDA; MAU ESTADO DAS VIAS E EXCESSO DE VELOCIDADE ENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS;
LULA DA SILVA DESAFIA A NATO, PROPONDO MEDIAÇÃO DO G20 PARA O FIM DA GUERRA NA UCRÂNIA;
JINGLE-VINHETA 2023
Jornal da tarde da MFM, segunda-feira 17 de Abril de 2023, tem o suporte técnico de Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias a Maria Umba.
PONTO INFORMAÇÃO
O funeral do bispo emérito da diocese do Huambo, Dom Francisco Viti, acontece na próxima quinta-feira na cidade do Planalto Central.
O Porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe CEAST, Dom Belmiro Chissengueti, expressou pesar pela morte do bispo Emérito do Huambo.
Numa mensagem de condolências a MFM, onde reconhece o contributo de D. Francisco Viti, dado à Igreja e à sociedade.
RD- BELMIRO CHISSENGUETI 1 12H00
A Igreja Católica, envia à família enlutada, os sinceros e profundos sentimentos de pesar e convida os cristãos a rezar pelo seu eterno descanso.
RD-BELMIRO CHISSENGUETI 2 12H00
Porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe CEAST, Dom Belmiro Chissengueti.
Natural da província de Benguela, D. Francisco Viti fez a formação sacerdotal no Huambo. Foi ordenado em julho de 1963 e consagrado bispo em setembro de 1975.
Foi fundador da Diocese de Menongue, onde trabalhou durante 11 anos até se tornar arcebispo do Huambo. Exerceu funções durante 17 anos até resignar.
PONTO
O BNA penalizou com sanções peculiares três bancos comerciais por violação das leis das instituições financeiras.
Entre os bancos comerciais sancionados estão o Banco Millennium Atlântico, BCI e Banco Sol, por incumprimento das normas de protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros, controlo interno e de prevenção e combate ao branqueamento de capitais.
Em relação ao Millennium Atlântico foi penalizado por incumprimento do dever de informação e de assistência previstos na Lei, bem como o incumprimento das cláusulas do contrato de leasing celebrado com o cliente, que culminou com a reestruturação unilateral do referido contrato.
No que tem a ver ao BCI, está em causa o incumprimento dos procedimentos de identificação da origem e entradas de divisas no país, a parametrização inadequada do aplicativo informático em uso no banco, por não existir interligação com a matriz de risco do cliente, bem como gestão e mitigação do risco.
O BCI foi ainda penalizado por irregularidades na identificação dos clientes e inexistência de justificação da proveniência e destino dos fundos.
Já em relação ao Banco Sol, estão em causa questões como irregularidades nas regras de monitorização de clientes e transacções, bem como irregularidades na identificação dos clientes e a falta de justificação da proveniência e destino dos fundos de operações cambiais realizadas.
O especialista em Auditoria Externa e Análise de Branqueamento de Capitais, Carlos Cabaça, realça, que a auditoria deve ser independente de modo que a opinião da auditoria não seja influenciada por qualquer relação entre os acionistas.
RD-CARLOS CABAÇA 1 12H00
Carlos Cabaça, disse ainda, que o Banco Nacional, necessita de estabelecer novas normas que visam uma auditoria transparente nos Bancos Comerciais.
RD-CARLOS CABAÇA 2 12H00
Para o Especialista em Auditoria Externa, a multa aplica para irregularidades desta natureza, não podem ser inferiores a 100 milhões de Kwanzas.
CARLOS CABAÇA 3 12H00
Especialista em Auditoria Externa e Análise de Branqueamento de Capitais, Carlos Cabaça.
BNA penalizou com sanções peculiares três bancos comerciais por violação das leis das instituições financeiras.
PONTO
Angola assinou um acordo com o Banco Mundial para o Financiamento das Administrações Municipais, tendo em vista a preparação das eleições autárquicas.
O facto foi anunciado pela Ministra das Finanças, Vera Daves, em Washington, Estados Unidos, no final da Assembleia Geral do Fundo Monetário Internacional.
RD-VERA DAVES 1 12H00
PONTO
Três pessoas mortas e 21 feridos na sequência de dezoito acidentes de viação no último fim de semana em Luanda, que provocou danos avaliados em mais de 11 milhões de kwanzas.
O relatório das últimas 72 horas da Polícia Nacional em Luanda, apresentado pelo porta-voz, Nestor Goubel, indica que as causas que estiveram na base dos acidentes foram o mau estado das vias de acesso, o excesso de velocidade e a mudança irregular de direcção.
RD-NESTOR ACIDENTES 1 12H00
Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superintendente, Nestor Goubel e as ocorrências das últimas 72 horas.
PONTO
Angola continua a ter a circulação comunitária do vírus da Covid-19, com um registo total de mais de 165 mil casos, desde Março de 2020, período em que registou o primeiro infectado, até à presente data, informou, sábado, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.
Carlos Alberto Pinto de Sousa, referiu que, do número total de infectados, 78% são de Luanda, tendo sido registada, deste o início da pandemia em 2020, a recuperação de mais de cento e três mil pessoas infectadas, e perto de dois mil mortos.
Durante a conferencia, Pinto de Sousa, anunciou novas medicas de restrição da covid-19 no país.
RD-CARLOS ALBERTO PINTO DE SOUSA
E o especialista em saúde publica Jeremias agostinho, apelou para o cumprimento escrupuloso das medidas decretadas pelo governo
RD. JEREMIAS AGOSTINHO 2 12H00
Quanto ao impacto na económica das nova medidas de prevenção à Covid 19, o comentarista MFM Carlos Rosado de Carvalho considera que se deve prestar a devida atenção a esta questão para não retrair potenciais investidores estrangeiros.
RD: CARLOS ROSADO DE CARVALHO
PONTO
A Organização Mundial da Saúde, afirma que mais de 350 mil pessoas no mundo sofrem de hemofilia, em angola associação dos hemofílicos conta com mais de duzentos pacientes ativos.
Assinala-se hoje o dia mundial da Hemofilia, doença genético-hereditária caracterizada por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.
De acordo com a OMS, mais de 350 mil pessoas no mundo sofrem de hemofilia 70 por cento têm históricos familiares e 30 por cento são casos isolados.
Em Angola, a Associação dos Hemofílicos tem registado, de forma activa, mais de 200 pacientes. De acordo com dados obtidos da procura diária deste serviço nas várias unidades hospitalares, estima-se que existam no país cerca de três mil doentes hemofílicos.
A associação dos hemofílicos afirma ainda que, Todos os dias, os hospitais do país recebem pessoas com claros sinais da patologia, mas que por falta de condições não se chega a um diagnóstico preciso.
O Especialista em Saúde Pública, Jeremias Agostinho, descreve sobre as complexidades desta patologia.
RD-JEREMIAS AGOSTINHO 1 12H000
Especialista em saúde publica Jeremias agostinho
DESPORTO
Acontece logo ás 18 horas No Pavilhão da Cidadela Desportiva, o terceiro jogo dos play offs entre as formações do Petro de Luanda e Primeiro de Agosto.
Mais dados com o Hilário Leonardo, boa tarde;
HILÁRIO DIRECTO 12H00
INTERNACIONAL
O Presidente brasileiro propôs uma mediação conjunta com China e Emirados Árabes Unidos na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, uma questão que disse ter discutido em Pequim e em Abu Dhabi.
Luiz Inacio Lula da Silva, que concluiu hoje uma visita aos EAU depois de ter estado na China, também reafirmou as acusações aos Estados Unidos da América e à União Europeia de prolongarem a guerra.
A guerra foi provocada por “decisões tomadas por dois países”, Rússia e Ucrânia, disse Lula da Silva na conferência de imprensa em Abu Dhabi que encerrou a visita aos EAU, citado pela agência francesa.
Lula da Silva disse esperar que China, EAU e outros países se juntem num “G20 político” para tentar pôr fim à guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
FIM/FIM