Jornal 12h, edição de 13 de Abril de 2023
CHUVAS EM LUANDA CAUSAM A MORTE DE UM ADOLESCENTE E PROVOCA A QUEDA DE 300 ARVORES
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA NÃO DIVULGA DADOS DA INFLAÇÃO – ECONOMISTA DIZ SER UM FALHA GRAVE
DELEGAÇÃO ANGOLANA QUE SE ENCONTRA EM WASHINGTON A PARTICIPA DAS REUNIÕES DE PRIMAVERA DAS INSTITUIÇÕES DE BRETTON WOODS – MANTEVE ONTEM ENCONTRO COM CERCA DE 60 INVESTIDORES DO MERCADO FINANCEIRO INTERNACIONAL.
INTERNACIONAL
GUTERRES CRITICADO EM DOCUMENTOS SECRETOS NORTE-AMERICANOS
PONTO MIX
Jornal da Tarde na MFM 13 de Abril de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.
PONTO
Um adolescente de 15 anos, morreu esta quarta-feira no Zango, vitima das fortes chuvas que se abateram ontem sobre Luanda.
A informação foi avançada a MFM, por Faustino Mingues, porta-voz do Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, que destacou ainda a queda de mais de 300 arvores.
FAUSTINO MINGUES -1 – J012H13042023
Faustino Mingues, falou ainda de algumas acções que estão a ser levadas a cabo hoje, pelos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros.
FAUSTINO MINGUES -2 – J012H13042023
O porta-voz dos bombeiros de Luanda, deixou alguns conselhos a serem tidos em conta, nesta época chuvosa.
FAUSTINO MINGUES – 3 – J012H13042023
Chuvas em Luanda provocam a morte de um adolescente.
PONTO
A delegação angolana que se encontra em Washington a participar das reuniões de primavera das instituições de Bretton Woods – FMI e Banco Mundial- manteve ontem um encontro com cerca de 60 investidores do mercado financeiro internacional.
O non deal roadshow serviu para que a Ministra das Finanças, o Ministro da Exonomia e Planeamento bem como o Governador do Banco Nacional de Angola procedessem uma apresentação e actualização sobre as situações macroeconômica
Na ocasião a Ministra da Finanças Vera Daves, disse que o encontro serviu para apresentar a economia real e a política monetária e cambial, destacando-se aqui os desafios do financiamento do OGE-2023, dívida pública, privatizações, indicadores de crescimento dos diferentes sectores da economia petrolífera e não petrolífera entre outros.
VERA DAVES – J012H13042023
O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, disse que no encontro abordou vários temas e com destaque para a mudança de paradigma na actual governação, com destaque na luta contra a corrupção e no reforço do estado de direito e consolidação da democracia.
MARIO CAETANO JOÃO – J013H13042023
Já o Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, falou da estabilidade politica cambial e da taxa de inflação a baixo dos 12 por cento em 20221 2 2022.
LIMA MASSANO – J013H13042023
Até ao momento, o Instituto Nacional de Estatística, não divulgou os dados da inflação, que tinha como data limite esta quinta-feira.
Para o economista Carlos Rosado de Carvalho, é uma falha grave é não positivo para os mercados.
CARLOS ROSADO – 1 – J012H13042023
POR OUTRO LADO
Carlos Rosado de Carvalho, comentou a Directiva do Banco Nacional de Angola, que estabelece regras para contas bancárias para menores.
CARLOS ROSADO – 2 – J012H13042023
delegação angolana que se encontra em Washington a participar das reuniões de primavera das instituições de Bretton Woods – FMI e Banco Mundial- manteve ontem um encontro com cerca de 60 investidores do mercado financeiro internacional.
PONTO
Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola CINVESTEC, esta realizar hoje um debate, para discutir a Agricultura e a Indústria em Angola.
O Director do CINVESTEC, Heitor Carvalho, disse que o objectivo é olhar para a importância da agricultura e indústria para o desenvolvimento do pais e diminuir as importações.
HEITOR CARVALHO – 1 – J012H13042023
Heitor Carvalho, avançou os nomes das individualides convidadas para dissertar sobre variados temas.
HEITOR CARVALHO – 2 – J012H13042023
Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola CINVESTEC, esta realizar hoje um debate, para discutir a Agricultura e a Indústria em Angola
POR OUTRO LADO
A Universidade Privada de Angola, realiza amanhã a Primeira Edição do Fórum Alumni UPRA 2023, com o tema, Comunicar, Banca e Seguros, chave para a diversificação da economia.
Filipe de Brito, membro da comissão organizadora, falou dos objectivos do Fórum.
FILIPE DE BRITO – J012H13042023
Universidade Privada de Angola, realiza amanhã a Primeira Edição do Fórum Alumni UPRA 2023, com o tema, Comunicar, Banca e Seguros, chave para a diversificação da economia.
PONTO MPLA
A JMPLA realiza o próximo sábado, 15 de Abril, uma marcha em todo o pais, em alusão a paz e a juventude angolana.
Segundo a Secretaria para a Informação e Propaganda do Comité Nacional da JMPLA, Tatiana Morais, o é objetivo da marcha é chamar atenção aos angolanos, para a preservação da paz.
TATIANA MORAIS – J012H13042023
JMPLA realiza o próximo sábado, 15 de Abril, uma marcha em todo o pais, em alusão a paz e a juventude angolana.
PONTO
Os candidatos que tinham sido admitidos no concurso publico de ingresso de 2021, para os serviços administrativo e de limpeza realizado pelo Governo da Província de Luanda, denunciam a Administração Municipal da Quiçama, de substituir os concorrentes aprovados pelos seus familiares.
O Caçosso Domingos, tem mais dados.
CASSOÇO DOMINGOS
INTERNACIONAL
Os Estados Unidos acreditam que o secretário-geral da ONU, António Guterres, está “demasiado disposto” a aceitar os interesses russos, de acordo com uma notícia da BBC que tem como base documentos secretos norte-americanos sobre a Ucrânia.
ABBC afirma que os documentos revelados nas redes sociais contêm observações sobre António Guterres “e de vários líderes africanos” sobre a guerra na Ucrânia sendo que um dos ficheiros secretos refere-se ao transporte de cereais que faz parte do acordo firmado no ano passado entre a Ucrânia e a Rússia, após a intervenção da ONU e da Turquia.
Alegadamente, o documento sugere que António Guterres estava tão interessado em preservar o acordo que estava “disposto a aceitar” os interesses da Rússia.
-.-
A Energoatom, a empresa responsável pela energia nuclear da Ucrânia, revelou, esta quinta-feira, que uma mina russa explodiu perto de um dos reatores da central nuclear de Zaporíjia.
De acordo com o organismo, “os sons da explosão foram ouvidos por trabalhadores ucranianos que continuam no local”, tendo os russos tentado “‘pacificar’ os trabalhadores e cobrir rapidamente as suas ações, para que os especialistas da Agência Internacional de Energia Atómica não os vissem”.
A explosão, que não foi confirmada de forma independente, terá ocorrido na sala das máquinas da quarta unidade da central.