Jornal 12h, edição de 05 de Abril de 2023
ESTUDANTES ANGOLANOS MARCHAM NO SABADO, A INTENÇÃO É LEVAR GOVERNO A NEGOCIAR COM O SINDICATO OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, EM GREVE A MAIS DE UM MÊS
ESTABILIDADE NO PAIS SÓ ESTA A SER POSSÍVEL PORQUE ANGOLANOS TEM SABIDO PRESERVAR A PAZ – DIZ PRESIDENTE DA REPÚBLICA
UMA EM CADA SEIS PESSOAS NO MUNDO É AFECTADA PELA INFERTILIDADE SEGUNDO OMS – PROBLEMA AFECTA UM MILHÃO DE PESSOAS EM ANGOLA
INTERNACIONAL
PRESIDENTE FRANCÊS CHEGA À CHINA PARA VISITA DE ESTADO DE TRÊS DIAS
PONTO MIX
Jornal da Tarde na MFM 05 de Abril de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.
PONTO
O Movimento dos Estudantes Angolanos MEA, vai realizar este sábado 15 de Abril uma Marcha de Protesto, para pressionar o governo a negociar com o Sindicato dos Professores do Ensino Superior em greve a mais de uma mês.
A informação foi avançada hoje a MFM, pelo Presidente do MEA, Francisco Teixeira.
FRANCISCO TEIXEIRA – 1 – J012H05042023
Francisco Teixeira, disse que apesar de a Manifestação estar marcada, ainda existe espaço para o diálogo com o Ministério do Ensino Superior, que segundo o mesmo, se tem furtado a ter um encontro com os Estudantes.
FRANCISCO TEIXEIRA – 2 – J012H05042023
Francisco Teixeira, Presidente do MEA.
Sem solução a vista a greve no Ensino Superior já decorre a mais de um mês.
Na análise sobre o assunto Alberto Quichinacho, jurista disse que não se percebe o porquê de tanta demora na solução de um problema que estaria ao alcance das autoridades.
ALBERTO QUICHINACHO 12H
E Carlos Cabaça analista MFM, pensa que os próximos dias devem ser decisivos para a resolução de todos os problemas no sector, sob pena de perigar o ano académico.
CARLOS CABAÇA 12H
Greve no Ensino Superior, sem fim a vista.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço, considerou, esta terça-feira, que o país e os angolanos têm sabido preservar a paz, alcançada a 4 de Abril de 2002.
Ao falar na cerimónia de condecorações a várias personalidades e instituições angolanas, o Chefe de Estado prometeu tudo fazer para que o país nunca mais volte à guerra.
Na cerimónia realizada no quadro das celebrações dos 21 anos do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, João Lourenço destacou o papel desempenhado pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos no alcance da paz.
JOÃO LOURENÇO – 1 – J012H05042023
O Chefe de Estado reconheceu, os feitos e o patriotismo dos galardoados, que se distinguiram na luta pela Independência Nacional, na defesa da Soberania Nacional e na conquista e preservação da paz e reconciliação nacional.
JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H05042023
Presidente da República João Lourenço.
PONTO
O Acto Central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, decorreu na provincia do Namibe.
Na ocasião Dalva, a Ministra de Estado para Área Social Dalva Ringote Allen, destacou que a paz foi conquistada com sacrifício e citou alguns projectos em curso na província do Namibe.
DALVA RINGOTE – 1 – J012H05042023
A Ministra de Estado para Área Social Dalva, disse que a paz que se vive em Angola é um farol de esperança para os países em conflito no nosso continente.
DALVA RINGOTE – 2 – J012H05042023
Pais celebrou ontem, o Dia da Paz e Reconciliação Nacional.
PONTO
Uma em cada seis pessoas no mundo sofre de infertilidade, estima um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado segunda-feira.
O relatório teve por base dados de mais de uma centena de estudos sobre a prevalência da infertilidade à escala global e regional, entre 1990 e 2021.
A infertilidade é a doença do sistema reprodutor masculino ou feminino que se traduz na incapacidade de conseguir uma gravidez após um ano ou mais de relações sexuais desprotegidas.
Segundo o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado em comunicado, “a proporção de pessoas afectadas” no mundo pela infertilidade revela “a necessidade de alargar o acesso aos tratamentos de fertilidade e garantir que o assunto não seja mais deixado de lado na investigação e nas políticas de saúde”.
A Medica Interna de Genecologia Claúdia Agostinho, definiu o que é a infertilidade e em Angola cerca de Um milhão de casais tem problemas de infertilidade.
CLAUDIA AGOSTINHO – J012H05042023
Medica Interna de Genecologia Claúdia Agostinho.
PONTO
O Ambiente de negócios em Angola tem sido motivo de vários questionamentos, tanto por empresários angolanos como estrangeiros.
Recentemente, a empresaria angolana Elizabete Dias dos Santos responsabilizou o Governo pelo encerramento da empresa de pescas SOLMAR, visto que o funcionamento daquela unidade de processamento de pescado dependia da resolução de “problemas estruturantes” tais como o desassoreamento da zona critica do litoral de Cacuaco, assim como a construção de uma ponte cais.
ELIZABETH DIAS DOS SANTOS 12H
A este respeito o comentarista Carlos Rosado de Carvalho disse que há a necessidade de se rever a situação.
CARLOS ROSADO 1
Ainda sobre o ambiente de negócios, o embaixador do reino da Bélgica em Angola, Joseph Smetts, pronunciou – se sobre as dificuldades que os investidores encontram no mercado angolano.
O comentarista Carlos Rosado de Carvalho disse que se deve ter em atenção a abertura para do mercado.
CARLOS ROSADO 2
Comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO CORRIDO
Angola já pagou na totalidade a dívida certificada que contraiu às empresas portuguesas em actividade no país. Esta garantia foi dada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que acompanhou o homólogo de Portugal, Fernando Medina, esta terça-feira, na visita às obras de requalificação da Vila da Muxima.
Sem adiantar o número de empresas e o valor liquidado, Vera Daves de Sousa fez saber que existem outras dívidas não certificadas, entregues à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), para a devida averiguação e posterior remissão do dossier às Finanças.
Contudo, alertou a ministra, as liquidações destas eventuais novas dívidas ficarão a depender dos novos acordos existentes, podendo serem pagas antes ou depois de processos mais recentes, em função da prioridade dada a cada.
INTERNACIONAL
O Presidente francês, Emmanuel Macron, já chegou a Pequim para uma visita de Estado de três dias à China, informou o Palácio do Eliseu, na sua primeira viagem ao país desde 2019.
O chefe de Estado francês deve encontrar-se com a comunidade francesa hoje à tarde, antes de um intenso dia de conversações, na quinta-feira, com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, e uma viagem a Cantão, no sul da China, na sexta-feira.
Macron vai abordar com Xi Jinping a guerra na Ucrânia e as relações económicas bilaterais.
Na China está também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.