Jornal 12h, edição de 03 de Abril de 2023

VÁRIAS FIGURAS DA POLITICA E NACIONALISMO ANGOLANOS HOMENAGEADAS PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA. 

ANALISTA ALERTA PARA A INSISTENCIA EM CONTRATACAO SIMPLIFICADA EM NOVAS GRANDES OBRAS EM LUANDA. PRESIDENTE LOUREÇO AUTORIZA CONSTRUÇAO DE METRO DE SUPERFICIE. 

ASSEMBLEIA NACIONAL GASTA ESTE ANO 54 MILHOES DE DÓLARES PARA AS NECESSIDADES INTERNAS NA CASA DA LEIS.

CERCA DE DUZENTAS MILHOES DE CRIANÇAS EM RISCO DE VIDA DEVIDO A FALTA DE ÁGUA POTAVEL. 

JINGLE NOTICIAS

Jornal ao meio-dia de três de Abril de 2022. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões. 

JINGLE MV  

Greve no ensino superior ultrapassa um mês de viagem, sem que haja solução a vista. 

Na análise sobre o assunto Alberto Quichinacho, jurista disse que não se perece o porquê de tanta demora na solução de um problema que estaria ao alcance das autoridades.  

ALBERTO QUICHINACHO 12H 

 E Carlos Cabaça, pensa que os próximos dias devem ser decisivos para a resolução de todos os problemas no sector, sob pena de perigar o ano académico.

CARLOS CABAÇA 12H 

Mais de um mês após os anúncios das paralisações, os profissionais da Justiça e do Ensino Superior permanecem em greve, sem previsão de término. 

Em causa está a falta de acordo em relação a melhores salários e condições de trabalho.

Em declarações recentes, o secretário-geral do Sindicato do Ensino Superior, Eduardo Peres Alberto, denunciou que foi alvo de uma ameaça de morte na terça-feira, 28 de Março, devido à paralisação nas universidades públicas de Angola, que teve início no passado 27 de Fevereiro.

EDUARDO PERES ALBERTO 12H 

Segundo Eduardo Peres Alberto, há cerca de 3.400 docentes do Ensino Superior, com um salário médio de 373.000 kwanzas, enquanto a remuneração de um professor catedrático pode ir até aos 593.000 kwanzas.

Por outro lado, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJA), anunciou a detenção de dois membros em frente o Tribunal Provincial da Região do Bié. Segundo a denúncia, os dois magistrados terão sido detidos pela polícia e soltos algumas horas depois.

Em nota liberada no início da greve, no dia 21 de Março, o Sindicato dos Oficiais da Justiça de Angola prevê que a paralisação nacional decorra até o dia 14 de Abril, sendo a segunda vez que a categoria suspende o trabalho pelos mesmos motivos. 

PONTO

Diversas personalidades angolanas que se destacaram no processo de conquista da Independência Nacional, da Paz, Democracia e Reconciliação Nacional, vão ser condecoradas, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço.

De acordo com um Decreto Presidencial, divulgado, ontem, os contemplados serão condecorados com a Ordem da Paz e Concórdia, Ordem do Mérito Civil, Ordem dos Combatentes da Liberdade, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Policial, Ordem do Mérito Civil e Ordem da Independência.

O Decreto acrescenta que o acto visa prestar uma homenagem especial a todos quanto se tenham destacado, deixando, assim, um legado para que a Nação orgulhosamente possa rever-se nas acções desenvolvidas pelas mesmas personalidades. 

A homenagem acontece no âmbito do 21º aniversário do Dia da Paz e de Reconciliação Nacional, a assinalar-se na próxima terça-feira.

JOAQUIM JAIME 12H 

Sobre a paz e a sua preservação falou a MFM o jornalista e professor universitário Luís Domingos. O profissional deixou um recado aos políticos e ao resto da sociedade. Segundo Luís Domingos há a necessidade de se preservar a paz.

LUIS DOMINGOS 12H 

Aguinaldo Ramos, também analista MFM , diz que a paz veio para ficar, apesar dos desafios.

AGUINALDO RAMOS 12H 

Por outro lado, Joaquim Jaime pensa os desafios do paz para a preservação da paz precisam de ser realçados.

JOAQUIM JAIME 2 

PONTO ECONOMIA

Presidente João Lourenço autorizou, via despacho presidencial, uma despesa por contratação simplificada para atender às obras de concepção da futura Linha Amarela do Metro de Superfície da capital do país, que ligará o Porto de Luanda e a Centralidade do Kilamba, no valor global de 1,3 mil milhões de dólares.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 53/23, de 22 de Março, o contrato, por ajuste, o 30.º só este ano, será firmado com a empresa Siemens Mobility, o departamento especializado em mobilidade ferroviária da alemã Siemens.

A entrega da obra à Siemens Mobility já era conhecida, mas é agora oficializada pelo executivo angolano, para que esta comece com a “concepção, construção, implementação, fornecimento de equipamentos e tecnologia” ligados à Linha Amarela do futuro Metro de Superfície de Luanda. 

O analista Carlos Rosado de Carvalho comenta os contornos do negocio.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1 

No decreto, o Presidente da República delega ao ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, competências, com a capacidade para subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento e verificação de validade e legalidade de todos os actos praticados neste processo. 

O analista MFM alerta para as consequências dos ajustes directos.

CARLOS ROSADO 2 

A empresa alemã simens vai, assim, ser a responsável pela linha em via dupla do Metro de Luanda na ligação do Porto de Luanda à Centralidade do Kilamba, com uma extensão aproximada de 39 quilómetros.

O orçamento da Assembleia Nacional para 2023 fixa receitas e despesas, no valor de 54 mil milhões de Kwanzas, considerado insuficiente pelos deputados para as necessidades deste órgão de soberania.

O documento que contempla a economia do Parlamento foi aprovado à porta-fechada pelos deputados com 182 votos a favor, nenhum voto contra e nenhuma abstenção. 

De acordo com o documento apresentado pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Néri, o orçamento, enquanto instrumento de gestão, “reflecte um conjunto de despesas e receitas que terão de dar resposta às várias necessidades que diariamente a casa das leis apresenta”.

Durante a sua intervenção, o responsável recordou que o Parlamento lançará, brevemente, o seu canal de Televisão e Rádio e irá acolher a 147.ª Assembleia da União Interparlamentar, em Outubro próximo, projectos que segundo o parlamentar, contribuíram para o incremento do valor das despesas. 

Contudo, tendo em atenção a dimensão do evento, e atendendo à urgência dos recursos, decidiu-se, ao nível do Plenário, recorrer a créditos orçamentais.

O orçamento vai garantir a estabilidade e manutenção dos principais encargos, como concretização da acção legislativa da Assembleia Nacional. Prevê-se a melhoria das condições de trabalho dos deputados dos gabinetes locais de apoio aos círculos provinciais e assegurar a execução dos planos de actividades do Parlamento.

INTERNACIONAL

Cerca de 190 milhões de crianças estão em risco devido a uma “tripla ameaça” em torno da água, alerta o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), destacando a convergência de doenças relacionadas com a água, alterações climáticas e condições de higiene e saneamento.

Segundo o Unicef, este cenário é particularmente grave na África Ocidental e Central, nomeadamente no Benim, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, República da Guiné, Mali, Níger, Nigéria e Somália, países nos quais se verifica alguma instabilidade política ou mesmo conflitos armados.

O relatório do Unicef observou que nestes 10 países há quase um terço das crianças sem acesso a água básica em casa, sendo que dois terços não dispõem de saneamento básico e persiste ainda a escassez de água e sabão que permitam condições mínimas de higiene.

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky vai fazer uma visita oficial a Varsóvia, Polónia, na quarta-feira, anunciou este segunda-feira, um responsável da presidência polaca, citada pelo Noticias ao Minuto.

“Trata-se de uma visita oficial”, mas Volodymyr Zelensky “quer encontrar-se com polacos” e também “com os ucranianos que vivem na Polónia”, declarou o chefe do gabinete de política internacional, Marcin Przydacz, à rádio polaca. 

Segundo a mesma fonte, em 23 de março, o Presidente ucraniano voltou a pedir aos líderes europeus o fornecimento de mísseis de longo alcance e aviões de combate modernos, numa intervenção por videoconferência no Conselho Europeu em que apelou a novas sanções a Moscovo.

OSVALDO MBOCO 12H 

FIM.FIM 

Data de Emissão: 03-04-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados