Café da manha, edição com Tomás Bica
Tomás Bica, administrador municipal do Cazenga, é o convidado a edição de Café da Manhá.
Dono de uma oratória inconfundível, Tomás Bica nasceu no município do Cazenga, em 1981. Tomás Bica Mumbundo é casado com Judith Silove Gomes Mumbundo, é filho de Adão Cuteia Mumbundo e de Catarina Caxinga Bica.
Iniciou os estudos no ano de 1987 na escola 737 no município do Cazenga. De 2000 a 2003, frequentou o ensino médio, no Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA), na especialidade de educadores sociais. É licenciado em direito pela Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Lusíada de Angola e pós-graduando em agregação pedagógica pelo Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO).
Tomás Bica Mumbundo, já foi primeiro secretário provincial da JMPLA, em Luanda, e vice-presidente para Mobilização e Acção Comunitária da AMANGOLA (União das Associações Locais de Angola).
Cazenga prevê desenvolver 45 projectos este ano
O administrador municipal afirmou que muitas das acções a que se propuseram realizar estão em curso, com realce para 45 projectos estruturantes inscritos no Programa de Investimentos Públicos, proposto no Orçamento Geral do Estado 2023.
No domínio das vias de comunicação, apontou a reabilitação da 4ª e 6a Avenida, no distrito urbano do Cazenga, antiga rua do Dande, no Hoji Ya Henda, a rua da Nossa Senhora de Fátima, a rua do Observatório da Mulemba e a rua da Olímpia e Incubação, bem como a rua da Combal e das Bananeiras, no Kalawenda.
Já estão concluídas a Avenida Hoji Ya Henda, no distrito urbano com o mesmo nome, as infraestruturas integradas no que concerne à iluminação pública, sistema de drenagem, água potável e passeios.
De acordo com o administrador municipal do Cazenga, para o presente ano pretendem construir e apetrechar as sedes das administrações dos distritos urbanos, o posto policial no bairro dos Ossos e a quadra polidesportiva no Hoji Ya Henda, bem como reabilitar o Cine Cazenga e a escola 3014.
A Bacia da BCA, no Tala Hady, a Bacia Catumbela, no 11 de Novembro, e e a Bacia dos Picos, no Kala- wenda, receberão obras.
No âmbito da transparência e governação participativa, ficou o compromisso de realizarem trimestralmente, a partir de 2023, o fórum municipal de prestação de contas, onde os munícipes do Cazenga terão conhecimento de como estão a ser aplicados os recursos financeiros públicos disponibilizados para o município.
“Associada a esta estratégia está em curso a construção de uma unidade sanitária moderna, o centro de saúde do Asa Branca, que vai atender 440 mil e 594 munícipes, em cuidados primários de saúde, em conjunto com as outras unidades já existentes.