Jornal das 12h, edição de 13 de Janeiro de 2023

CREDIBILIDADE DE ANGOLA JUNTO A COMUNIDADE INTERNACIONAL AUMENTOU, ASSEGURA JOAO LOURENÇO AO CORPO DIPLOMATICO.  

PARLAMENTO CHUMBA PROPOSTA DA UNITA PARA CONDENAÇAO DE ATAQUES A JORNALISTAS. SINDICATO DA CLASSE AFIRMA QUE CASA DAS LEIS PERDEU UMA OPORTUNIDADE PARA EXERCITAR A DEMOCRACIA.  

REI DE ESPANHA A CAMINHO DE LUANDA PARA VISITA DE ESTADO.

JUSTIÇA AMERICANA ANUNCIA CONFISCO DE MAIS DOCUMENTOS SECRETOS A GUARDA DE BIDEN.

JINGLE 

Jornal ao meio-dia de 13 de Janeiro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

NOTICIAS MV  

Caos em Luanda, depois das chuvas de ontem e madrugada desta sexta-feira. 

O cenário em muitas zonas de Luanda [e de dificuldades na mobilidade automóvel. Sarjetas e ruas alagadas continuam a ser a companhia de várias pessoas. 

Felix domingos, porta-voz dos bombeiros em Luanda fazia assim o balanço das ocorrências devido a chuva.

FELIX DOMINGOS 12H  

PONTO 

O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou nesta quinta-feira, em Luanda, o compromisso do Executivo angolano com o desenvolvimento nacional e com a paz e segurança mundial.

Ao discursar na cerimónia de cumprimentos de ano novo ao corpo diplomático, João Lourenço disse que Angola implementa reformas, nos últimos anos, com vista a garantir as liberdades fundamentais dos cidadãos, a redução da burocracia na função pública e o combate à corrupção e à impunidade.

Adiantou que a reforma visa ainda a diversificação da economia, fomento da produção interna de bens e serviços, redução das importações de bens essenciais de consumo e aumento das exportações e da oferta de postos de trabalho.

O Titular do Poder Executivo enalteceu a criação de um novo ambiente de negócios e o sucesso na cooperação com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, que aumentou a credibilidade de Angola junto dos credores internacionais.

Declarou que o sucesso notado deve-se à clarificação do papel do Estado na economia, à valorização do sector privado, à privatização de activos do Estado e aos investimentos em infraestruturas de produção e distribuição de energia e água, estradas, caminhos-de-ferro, portos e aeroportos. 

O presidente disse que os diplomatas são testemunhas das apostas de angola.  

JOAO LOUREÇO TESTEMUNHAS 

O Presidente declarou que a diplomacia angolana, com outros actores internacionais, vem  desenvolvendo importantes esforços para a pacificação do continente, com realce a o leste da RDC.

JOAO LOURENÇO PACIFICAÇAO 

PONTO 

Assembleia Nacional de Angola chumbou um requerimento do grupo parlamentar da UNITA, para um voto de protesto sobre atos praticados contra a classe jornalística “que se têm manifestado de diferentes formas”.

O documento, que solicitava a alteração da proposta da ordem do dia e obteve 110 votos contra e 84 votos a favor, referia que jornalistas têm sido vítimas de pressão antes, durante e depois das eleições.

Para o grupo parlamentar da UNITA, o voto de protesto da Assembleia Nacional é “oportuno, urgente e necessário, pois constitui uma mensagem clara e inequívoca à sociedade de que o Estado está unido na defesa de paz social e que a Assembleia Nacional enquanto órgão representativo de todos os angolanos. 

Na reação  o secretario geral do sindicato de jornalistas angolanos diz que a assembleia nacional perdeu uma grande oportunidade de debater a segurança do trabalho dos jornalistas angolanos. 

O secretario geral do sindicato Teixeira Cândido fala sobre a necessidade de ser respeitar as liberdades, apesar dos interesses.

TEIXEIRA CANDIDO 12H  1

Por outro lado, o profissional de imprensa disse que a democracia devia ser vista com outros olhos.

TEIXEIRA CANDIDO 2 

PONTO

A Assembleia Nacional aprovou, nesta quinta-feira, os projectos de Resolução dos Relatórios de Execução do Orçamento Geral do Estado referentes aos I e II trimestres de 2022.

Os documentos foram aprovados com 122 votos a favor, 79 contra e nenhuma abstenção, durante a 2ª Reunião Plenária Extraordinária da 1ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.

A ministra das Finanças, Vera Daves, disse, na ocasião, ter tomado boa nota das contribuições e críticas construtivas sobre os referidos documentos.

A Assembleia Nacional aprovou, por unanimidade, o Projecto de Resolução de eleição da juíza conselheira Vitória Manuel Izata para vice-presidente do Tribunal Constitucional  bem como o provimento da vaga de um juiz conselheiro do TC, designado pelo parlamento, que passa ser ocupada por Vitorino Hossi.

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, vão fazer uma visita de Estado a Angola em fevereiro, a primeira dos dois monarcas a um país da África subsaariana, anunciou o próprio chefe de Estado espanhol.

O rei destacou os esforços que Espanha tem desenvolvido para aumentar o número de embaixadas em África, assim como “o aumento de contactos em diferentes níveis” com os países africanos.

O chefe de Estado de Espanha acrescentou que África é “um continente vasto e plural, com infinitas necessidades e cheio de possibilidades de cooperação”, com vista ao seu desenvolvimento.

O anúncio da viagem de Felipe VI a Angola coincidiu com a viagem, esta semana, do ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, ao Níger, Nigéria e Guiné-Bissau, para “reafirmar o compromisso de Espanha” com África e realçar que o continente será uma prioridade da presidência europeia que Madrid assumirá em julho.

PONTO CORRIDO 

O presidente zambiano, Hakainde Hichilema, manifestou esta quinta-feira, no Lobito (Benguela), a sua satisfação ao inteirar-se sobre as potencialidades do Corredor do Lobito. 

Depois de apreciar um vídeo institucional, Hakainde Hickilema questionou se o Porto do Lobito pode chegar ao nível de Walvis Bay, na Namíbia, segundo disse o Ministro angolano dos Transportes, Ricardo D’Abreu à imprensa.

Em resposta, o governante angolano  afirmou que o Porto  do Lobito tem a vantagem de estar muito mais perto do seu país, em relação às transações comerciais e conta com  um potencial muito diferente daquele que Walvis Bay pode garantir.

Aproveitou para explicar que o Corredor do Lobito tem várias dimensões, nomeadamente as infraestruturas disponíveis a nível portuário e ferroviário e um conjunto de benefícios que Angola pode providenciar para a Zâmbia, particularmente no domínio do agro-negócio e da indústria transformadora.

Na sua opinião, se forem criadas  as condições para a concessão, o Consórcio Trafigura Pte, Vecturis,

O secretário provincial da FNLA na província do Zaire, António Nginamau, defendeu esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, a construção de um monumento para homenagear o líder histórico e fundador deste partido, Álvaro Holden Roberto.

O político manifestou essa intenção quando intervinha no acto que marcou a celebração do centenário de Holden Roberto, nascido a 12 de Janeiro de 1923, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.

De acordo com o dirigente, a construção de um monumento histórico, principalmente na cidade de Mbanza Kongo, local onde jazem os seus restos mortais visa honrar e perpetuar a figura desta que foi um dos precursores da Luta Armada de Libertação Nacional contra o colonialismo português.

PONTO ECONOMIA

Em 2022,  o custo de vida em Angola aumentou 13,9%, o valor mais baixo desde 2015, revelou esta quinta feira o instituto nacional de estatística. 

Os preços continuam aumentar e o Kwanza a perder poder de compra, mas a um ritmo mais baixo tal como refere o economista Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

 

O presidente da camara de comercio e industria e o embaixador da Argélia falam sobre a cooperação entre os dois países.  

O embaixador argelino foi recebido pelo Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Vicente Soares

O  objectivo foi  abordar questões ligadas ao reforço da cooperação entre as Câmaras de Comércio de ambos países, tendo em conta o potencial nos vários domínios da economia que podem ser melhor aproveitados e partilhados.

VICENTE SOARES 12H 

Abdelhakim Mihoubi, Embaixador da Argélia acreditado em Angola esteve a falar sobre cooperação neste encontro. 

EMBAIXADOR DA ARGELIA 12H 

INTERNACIONAL  

A Casa Branca confirmou que foram encontrados mais documentos confidenciais em propriedades do atual presidente norte-americano. 

Depois da documentação recuperada no antigo gabinete no Penn Biden Center for Diplomacy and Global Engagement, think thank que Joe Biden co-fundou enquanto era vice-presidente, o conselheiro especial do atual presidente confirma que foram encontrados mais documentos, agora na casa de Joe Biden em Wilmington.

A Câmara dos Representantes, controlada agora pelos republicanos, aprovou quinta-feira o bloqueio da venda de petróleo das reservas de emergência do país à China.

A proposta, uma das primeiras apresentadas pela nova maioria, vai proibir o Departamento de Energia de vender petróleo da Reserva Petrolífera Estratégica a empresas de propriedade ou sob influência do Partido Comunista da China. Foi aprovada facilmente, por 331 votos contra 97, com 113 representantes democratas a votarem ao lado dos republicanos.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) afirmou esta quinta-feira que o mundo está em “grave risco de ausência de lei”, desde o desenvolvimento de armas nucleares ao uso ilegal da força, dando como exemplo a invasão russa da Ucrânia.

Num debate de nível ministerial convocado pelo Japão no Conselho de Segurança da ONU, sobre o tema “Estado de Direito entre as Nações”, Guterres destacou a importância do Estado de Direito para as missões de Paz no mundo e classificou-o como a primeira linha de defesa contra crimes de atrocidades, incluindo genocídio.

Contudo, para Guterres, a conjuntura internacional mostra que ainda há muito caminho para percorrer.

Data de Emissão: 13-01-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados