Jornal das 12h, edição de 10 de Janeiro de 2023

REUNIÃO DIA 16 DE JANEIRO, ENTRE SINPROF, E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, PODE OU NÃO DITAR TERCEIRA FASE DA GREVE NO SECTOR DA EDUCAÇÃO. 

PROPOSTA DO OGE 2023 VAI A DISCUSSÃO E VOTAÇÃO NA GENERALIDADE NA ASSEMBLEIA NACIONAL – POLÍTICOS E SOCIEDADE CIVIL, PREOCUPADOS COM A QUALIDADE DA DESPESA E PESO DA DIVIDA PUBLICA 

SONANGOL REAFIRMA INTERESSE ESTRATÉGICO EM BANCO E EMPRESA DE ENERGIA DE PORTUGAL

PRESIDENTE DA ZÂMBIA CHEGA HOJE AO PAIS PARA  UMA VISITA DE ESTADO DE 72 HORAS

INTERNACIONAL

CINCO MILHÕES DE CRIANÇAS MORRERAM EM 2021 POR FALTA DE CUIDADOS DE SAÚDE

PONTO MIX

Jornal da tarde na MFM 10 de Janeiro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Edição de Tony Fancy , suporte técnico de Edson Machado e Lourenço Calunga técnica final de Edmundo Simões

JIGLE MANUEL VIEIRA 

 A Ministra da Educação Luísa garantiu estar em curso uma estratégia para se ultrapassar o braço de ferro com os professores.

Luísa Grilo, falava esta segunda-feira a margem de um recontro Bilateral entre angola e Portugal, que reuniu os Ministros da Educação dos dois país para análise do sistema de educação.

LUISA GRILO – J012H10012023 

Em reação hoje, o Secretario Geral do SINPROF, Ademar Jinguma, mostrou-se satisfeito com as Declarações da Ministra da Educação e o retorno ou não a terceira fase da greve dependera dos resultados da reunião com o Órgão de Tutela no dia 16 do corrente mês.

ADEMAR JINGUMA – 1 – J012H10012023

O Sindicalista diz que a classe esta expectante que saia da reunião a solução dos problemas apresentados.

 ADEMAR JINGUMA – 2 – J012H10012023

Reunião do dia 16 de janeiro, entre SINPROF, e Ministério da Educação, pode ou não ditar terceira fase da greve no sector da educação.

PONTO 

A proposta do Orçamento Geral do Estado para 2023 vai a discussão e votação na generalidade pelos deputados à Assembleia Nacional na próxima sexta-feira. 

No dia anterior vão ser votados os projectos de resolução sobre a apreciação dos relatórios de execução do OGE do primeiro e do segundo trimestres de 2022, e discutido o projecto de resolução que aprova a substituição de um juiz conselheiro do Tribunal Constitucional, designado pelo Parlamento.

O presidente da Associação Nacional do Ensino Privado, espera que o presente OGE, melhore a qualidade da despesa fundamentalmente para a Educação e a Saúde.

António Pacavira, disse ainda que as crianças pereciam usufruir das riquezas do país. 

ANTONIO PACAVRIA – 1 – J012H10012023 

O Responsável disse que o actual orçamento é apenas para remediar o sector.

ANTONIO PACAVRIA – 2 – J012H10012023

Presidente da Associação Nacional do Ensino Privado, António Pacavira.

PONTO UNITA

A vice-presidente da Bancada Parlamentar da UNITA, Navita Ngolo, mostrou-se igualmente preocupada com a qualidade da despesa no e execução orçamental do OGE.

NAVITA NGOLO – 1 – J012H10012023 

Outra preocupação prende-se com o peso da Divida Publica.

NAVITA NGOLO – 2 – J012H10012023

Vice-presidente da Bancada Parlamentar da UNITA, Navita Ngolo.

PONTO 

A Sonangol abriu a porta a fusões no Banco Comercial Português (BCP), segundo deixou claro, em entrevista à Reuters, o presidente da petrolífera angolana, Sebastião Gaspar Martins, quando questionado sobre a união entre o BCP e o BANCO MILLENIUM. 

Na sua análise esta manha Carlos Rosado de Carvalho, analista económico da MFM olhou para a valia e os riscos das fusões no mercado ao mesmo tempo que pensa que pode ter havido um bom negócio;

CARLOS ROSADO 1 

A afirmação de Sebastião Gaspar Martins, presidente da SONANGOL menciona diretamente a opção de fusão, mas já em 2020 as portas tinham sido deixadas abertas.

Na sua opinião Carlos Rosado de Carvalho olha para a venda como saída. 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 2 – 12H 

Dados indicam que a Sonangol se mantém assim estratégica, mas disponível para avaliar uma mudança acionista.

PONTO 

Esta a acontecer a cerimónia de abertura da primeira eliminatória do Concurso Soletrar Angola, voltado para alunos que representam as escolas do Município da cidade capital. numa das unidades hoteleiras, na baixa de Luanda, uma iniciativa da Organização Sem Limites.

 O repórter Caçosso Domingos, esta a acompanhar o acto.

CASSOÇO DOMINGOS 

PONTO CORRIDO

O Chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema, inicia, hoje uma visita oficial de Estado de 72 horas, a Luanda, a convite do Presidente João Lourenço, com vista ao relaçamento das relações de cooperação entre os dois países.

De acordo com uma nota de imprensa do Minisério das Relações Exteriores, o programa do estadista zambiano prevê uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde fará a deposição de uma coroa de flores, e uma deslocação ao Palácio Presidencial da “Cidade Alta”, onde será recebido com honras militares e 21 salvas de canhão, além de manter um encontro com João Lourenço.

-.-

A Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatização de activos do Estado prevê retirar 25 activos do pacote total das empresas a alienar, avançou hoje o secretário de Estado para Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.

A proposta analisada na reunião desta segunda-feira, sob orientação do ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, será submetida a nível superior, nos próximos dias, para a sua análise e aprovação.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, Ottoniel dos Santos referiu ainda que o Propriv será prorrogado por um período de cinco anos, justificando a existência de um conjunto de processos por se concluir, e outros activos cujos pendentes poderão ser resolvidos e entrarem no processo de privatização.

INTERNACIONAL 

Cerca de cinco milhões de crianças com menos de cinco anos morreram em 2021 por falta de cuidados de saúde de qualidade, avançou hoje a ONU, lamentando que a sobrevivência continue a depender do local onde se nasce.

Num relatório separado também divulgado hoje, que 1,9 milhões de bebés nasceram mortos nesse ano por falta de cuidados primários.

A taxa global de mortalidade de menores nos primeiros cinco anos de vida caiu 50% desde o início do século, enquanto a taxa de nados mortos diminuiu 35%, o que, segundo a ONU, pode ser explicado pela existência de mais investimentos nos sistemas primários de saúde dedicados às mulheres, crianças e jovens

Data de Emissão: 10-01-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados