Jornal das 12h, edição de 21 de Dezembro de 2022
GREVE SUSPENSA, MAS CONTINUA BRAÇO DE FERRO ENTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SINDICATO DOS PROFESSORES.
-.-
PRESIDENTE DA UNITA CRITICA FORMAS DE DESTRIBUIÇÃO DA PROPOSTA DO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO
-.-
GOVERNO AVANÇA PARA A PRIVATIZAÇÃO DA SOCIEDADE GESTORA DE AEROPORTOS UM MÊS DEPOIS DE INVESTIR 4 MIL MILHÕES KZ NA SUA CAPITALIZAÇÃO
-.-
ACIDENTES DE VIAÇÃO SUPERAM CRIMES EM 2022, REVELAM DADOS SAÍDOS DO CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR, MAIS DE 2500 PESSOAS MORRERAM EM ACIDENTES ESTE ANO
-.-
INTERNACIONAL
NOVOS PROTESTOS SUDÃO CONTRA ACORDO ENTRE GRUPOS MILITARES E CIVIS NO PODER, QUE DEVE TIRAR O PAÍS DE UM ANO DE CRISE POLÍTICA.
PONTO MIX
Jornal da tarde na MFM 20 de Dezembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e lourenço Calunga, técnica final de emissão com Mauro Fernandes.
PONTO AS NOTÍCIAS
Continua o braço de ferro entre o ministério da educação e o sindicato nacional dos professores, tendo em conta a greva observada pelos homens da bata branca e a retoma das aulas que foram forçadas pelo ministério de tutela com a realização das provas do primeiro trimestre administradas por pessoal não docente segundo denuncia do simprof
A Ministra da educação Luísa grilo referiu recentemente em entrevista à TPA, a criação de condições para o levantamento de alguns problemas sociais que abrangem os professores de modos a dar respostas exequíveis no que diz respeito ao processo de remuneração aos professores.
LUISA GRILO 1
A Ministra referiu ainda a segmentação de procedimentos para dar respostas às exigências do sindicato em causa
LUÍSA GRILO 2
E o Sindicato nacional dos Professores, remonta os fatores que originaram estas costas viradas segundo explica Ademar ginguma Secretário-Geral do Simprof
ADEMAR GINGUMA 1
Ademar, esclarece ainda que as discussões foram seguidas de propostas para a resolução dos referidos pontos do caderno reivindicativo, havendo assimetrias em relação ao estatuto remuneratório
ADEMAR GINGUMA 2
O Sindicalista faz também referencia ao facto de que as negociações que decorreram até ao momento não resultou em qualquer acordo tendo apenas havidos alguns entendimentos entre as partes
ADEMAR GINGUMA 3
Greve suspensa, mas continua braço de ferro entre ministério da educação e sindicato dos professores.
PONTO
O Presidente da Unita adlberto costa júnior, criticou em entrevista à rádio essencial a falta de interesse no processo de distribuição das propostas do orçamento geral do estado pelo órgão de tutela sendo este um percalço para dificulta a análise do documento que prevê os gastos orçamentais para o próximo ano.
ADALBERTO COSTA JÚNIOR
Presidente da unita critica formas de destribuição da proposta do orçamento geral do estado
PONTO
Dados saídos do Consultivo Alargado do Ministério do Interior, revelam que entre Janeiro e Novembro deste ano foram assinalados no País 58.765 crimes de natureza diversa, menos 1.178 comparativamente ao mesmo período de 2021. Já no que respeita aos acidentes, que resultaram num total de 2.643 mortos e 13.454 feridos, os números aumentaram este ano, tendo sido registados 11.827 desastres, mais 77 relativamente ao período anterior.
O Ministro Interior Eugénio Laborinho referiu que em função destes dados as forças da ordem vão tudo fazer para contornar os dados alarmantes bem como garantir uma quadra festiva tranquila
EUGENIO LABORINHO 1
O Ministro referiu ainda sobre a melhoria da formação dos agentes da ordem para impulsionar a conduta condigna para melhorar o nível de interação com os cidadãos e apelou para isto a participação dos vários grupos sociais
EUGENIO LABORINHO 2
Acidentes de viação superam crimes em 2022, revelam dados saídos do conselho consultivo do ministério do interior, mais de 2500 pessoas morreram em acidentes este ano
PONTO CORRIDO
O Governo vai avançar com um concurso limitado por prévia qualificação para a alienação de 25,5% das participações do Estado angolano na Sociedade Gestora de Aeroportos, que foi recentemente capitalizada com 4 mil milhões de kwanzas.
Em despacho assinado pelo Presidente da República é determinado que o concurso será feito na modalidade de alienação de participações sociais, das acções representativas da participação social de 51% do capital social da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA), detidas indirectamente pelo Estado através do IGAPE (25,5%).
À Ministra das Finanças é delegada competência, com a faculdade de subdelegar, para a verificação da validade e legalidade de todos os actos subsequentes, no âmbito do procedimento, designadamente a abertura do procedimento, criação da comissão de negociação, aprovação das peças do procedimento, adjudicação das propostas e celebração do contrato., refere o despacho.
-.-
O plenário do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público propôs ao Presidente da República a recondução de Hélder Pitta Grós no cargo de procurador-geral da República (PGR), para um mandato de cinco anos.
Hélder Pitta Grós foi também proposto para mais um mandato como presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, segundo as deliberações saídas da primeira sessão extraordinária realizada no dia 16 deste mês.
Na reunião foram propostos para a eleição ao cargo de vice-procurador-geral da República e 1.º vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público os nomes de quatro magistrados. A mais votada foi Inocência Maria Gonçalo Pinto (com sete), seguida de Pedro Mendes de Carvalho com quatro votos, Gilberto Mizalaque Balanga Vunge com três e João Luís de Freitas Coelho que não teve nenhum voto.
PONTO
Jovens empresários e uma equipa de futebol procedeu a entrega de donativos ao Hospital materno Infantil Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes.
O Jornalista Romão conta os pormenores desta notícia
ROMÃO DE JESUS
Hospital materno Infantil Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, recebe doações para auxiliar na prestação de pacientes que acorrem aquela unidade de saúde
PONTO
A nova política externa de Angola assumida pelo Presidente João Lourenço, em recente entrevista à VOA, é vista por analistas como “um forte sinal de ruptura” com um aliado tradicional, a Rússia, e um claro alinhamento com o Ocidente, com destaque para os EUA.
Na entrevista, o estadista angolano confirmou a provável compra de armas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Nato) em substituição da técnica militar russa e reiterou a condenação de Angola à invasão da Rússia contra a Ucrânia.
Entretanto à MFM, o Especialista em relações internacionais Osvaldo Mboco, refere que a estratégia de continuidade está a marcar o curso da política externa do presidente João Lourenço
OSVALDO MBOCO 1
Osvaldo mboco Sugere algumas mudanças em relação a cooperação com as duas principais potencias mundiais
OSVALDO MBOCO 2
Analistas políticos apontam “forte sinal de ruptura” na política externa angolana
INTERNACIONAL
O Chefe de Estado ucraniano é esperado, esta quarta-feira, em Washington, nos Estados Unidos, naquela que será a sua primeira viagem para fora de solo ucraniano desde que a guerra se iniciou.
Volodymyr Zelensky estará, esta quarta-feira, em Washington, nos Estados Unidos, onde irá visitar a Casa Branca, falar pessoalmente no Congresso e manter reuniões bilaterais com responsáveis norte-americanos. Trata-se da primeira viagem que o chefe de Estado Ucraniano faz para fora de solo ucraniano desde que a guerra irrompeu no seu país.
Por esta razão, impõe-se questões. Porquê? O que se pode esperar da viagem? O presidente da Ucrânia revelou, na rede social Twitter, que está já de viagem para os Estados Unidos. “A caminho dos EUA para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia”, escreveu.
“Em particular”, adiantou ainda, apontou que iria discutir com o homólogo Joe Biden “a cooperação entre a Ucrânia e os Estados Unidos”. “Farei também uma declaração no Congresso e [terei] diversas reuniões bilaterais”, sublinhou.
Por sua vez, também o ‘lado’ norte-americano confirmou a visita, com o presidente dos Estados Unidos a revelar que Zelensky irá à Casa Branca antes de participar numa sessão conjunta no Congresso norte-americano. Já Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, enviou uma carta aberta ao chefe de Estado ucraniano onde o convidou a discursar pessoalmente no Congresso.
-.-
As forças de segurança sudanesas dispararam bombas de gás lacrimogêneo nesta segunda-feira durante um novo protesto em Cartum contra o acordo entre os grupos militares e civis no poder, que deve tirar o país de um ano de crise política, disseram jornalistas da Agencia France Pres.
Protestos quase semanais pontuaram a vida dos sudaneses desde que o chefe do Exército, general Abdel Fattah al-Burhane, assumiu o poder em outubro de 2021 e derrubou líderes civis.
Os manifestantes se opõem ao acordo assinado em 5 de dezembro pelos militares e vários grupos civis, incluindo as Forças para a Liberdade e a Mudança, cujos representantes foram depostos durante o golpe de 25 de outubro de 2021.
O Acordo considerado muito genérico por estabelecer poucos prazos, foi considerado “vago” e “opaco” por analistas e ativistas pró-democracia.
O golpe de outubro de 2021 descarrilou uma difícil transição para o governo civil que havia começado após a deposição do ex-presidente Omar al-Bashir em abril de 2019, sob pressão dos militares e das ruas.
Os manifestantes também saíram às ruas na segunda-feira para celebrar o quarto aniversário do lançamento do protesto que levou à saída de Omar al-Bashir, que esteve no poder há quase três décadas e agora está preso.