Jornal das 12h, edição de 15 de Dezembro de 2022

 

GOVERNO RECUA E NEGOCIA COM SINDICATOS EM GREVE, ENFERMEIROS SUSPENDEM PARALIZAÇÃO DEPOIS DE CONCENSO, PROFESSORES EXIGEM ANULAÇÃO DAS PROVAS FEITAS DURANTE 

-.-

LEI DA AMNISTIVA PASSA PELA VOTAÇÃO FINAL NO PARLAMENTO. UNITA PREVALECE NA ABSTENSÃO POR ALEGADAS MANOBRAS PARA ISENTAR CRIMES DE 

-.-

JORNALISTAS DETIDOS EM ANGOLA NOS ÚLTIMOS TEMPOS PREOCUPAM SINDICATO. CERCA DE 488 JORNALISTAS ESTÃO DETIDOS EM TODO O MUNDO.

INTERNACIONAL

UCRÂNIA E ENERGIA DOMINAM ÚLTIMO CONSELHO EUROPEU DE 2022

=PONTO MIX=

Jornal da tarde na MFM 15 de Dezembro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Edição de Romão de Jesus suporte técnico de Edson Machado e Abedenego Simão, técnica final de emissão com Mauro Fernandes. 

=PONTO AS NOTÍCIAS=

A Lei da Amnistia passou hoje em votação final na assembleia nacional.

Com a contemplação de penas até oito anos de prisão, contra os dez anteriores do início da discussão na generalidade, a votação manteve a abstenção da unita que segundo o seu presidente da bancada parlamentar, Liberty chiaca, que critica o perdão da pena de um quarto de indivíduos que ainda não tenham sido julgados

LIBERTY CHIACA 1

Lyberty Chiaca refere ainda, que abstenção da unita da-se igualmente pela falta de penalização das instituições que saem impunes de várias irregularidades.

LIBERTY CHIACA 2

E o Jurista Ângelo Sapinala esclarece que a lei da aministia não vai retirar a responsabilidade civil dos cidadãos que vão ser abrangidos

ANGELO SAPINALA

O Analista político Joaquim Jaime, explica que há possibilidades de abrangência de indivíduos que tenham sido condenados non âmbito do processo de combate a corrupção.

JOQUIM JAIME 2

O também jurista explica ainda que a abstenção da unita justifica-se pela falta de transparência do ponto de vista jurídico da proposta discutida e pelo facto das suas intervenções não terem sido levadas em conta durante esse processo

JOAQUIM JAIME 1

A proposta de Lei da Amnistia insere-se nas celebrações do 47.º aniversário da Independência Nacional e visa assegurar o reflexo da presente efeméride na ordem social, sem exclusão dos cidadãos privados de liberdade.

Em relação aos agentes dos crimes não abrangidos pela proposta de Lei da Amnistia e que tenham sido condenados por decisão transitada em julgado, o diploma propõe um perdão dessa pena em ¼. Sobre este particular, o diploma sublinha que o perdão previsto não abrangerá os crimes dolosos, cometidos contra as pessoas e que tenha resultado em morte ou ofensa grave à integridade física, muito menos os sexuais.

PONTO

A greve dos Técnicos de Enfermagem da província de Luanda, foi suspensa na tarde de ontem depois de um acordo assinado entre o governo provincial de Luanda e o sindicato dos enfermeiros de Luanda.

O Caçosso Domingos tem outros pormenores.

CASSOÇO DOMINGOS

E ainda sobre greves, o Ministério da educação está neste momento a negociar com o sindicato nacional dos professores para se ultrapassar o braço de ferro que por conta da greve observada pelos professores nos últimos dias.

Ademar ginguna, Secretário geral do simprof, adianta que os pontos desta reunião são fundamentados nas condições possíveis do ministério da educação

ADEMAR GINGUMA 1

O Sindicalista adianta ainda que vai exigir junto do sindicato a anulação das provas feitas durante o período de observação da greve

ADEMAR GINGUMA 2

Governo recua e negocia com sindicatos em greve, enfermeiros suspendem paralisação depois de consenso, professores exigem anulação das provas feitas durante o período de greve

PONTO 

As principais exigências do empresariado norte-americano destacam-se nas energias limpas, a transição energética e outros sectores que vão caminhando para o futuro verde tendo em conta a reunião de cupla que decorre em Washington com vários países africanos.

O Presidente João Lourenço, assegurou durante o encontro, os investimentos que Angola tem em curso no âmbito da transição energética

RD: JOÃO LOURENÇO 

O Economista Augusto Fernandes, referiyu a necessidade de mudança do tipo de energias e sobre as possibilidades futuras para o fim do petróleo como principal matéria prima. 

RD: AUGUSTO FERNANDES 1

Augusto Fernandes, referiu-se ainda sobre o foco do mundo daqui à mais alguns anos em relação às energias renováveis e sobre as perspectivas futuras de Angola no que diz respeito aos planos para a substituição do petróleo. 

RD: AUGUSTO FERNANDES 2

Angola quer comprometer-se em transacionar para o sector de energias limpas.

PONTO

O Instituto Nacional de Emergências Medicas, esta a ser realizar em Luada um workshop, alusivo aos seus 13 de existências.

No acto de abertura está sob o lema Comunicar com Clareza na busca de atendimento de excelência o Director Geral do INEMA Jose Ekumba, falou da data que marca o decimo terceiro aniversario do INEMA.

JOSE EKUMBA 

Já o secretario de Estado para a área hospitalar, Flávio Inocência destacou a importância do INEMA no sistema nacional de saúde.

FLAVIO INOCENCIO

Instituto Nacional de Emergências Medicas, realiza em Luada workshop, alusivo aos 13 anos de existências.

INTERNACIONAL

O apoio da União Europeia (UE) à Ucrânia face à agressão militar russa e questões energéticas dominam hoje, em Bruxelas, a agenda do último Conselho Europeu de 2022, à imagem do sucedido ao longo de praticamente todo o ano.

Na carta-convite dirigida aos 27 chefes de Estado ou de Governo da UE, entre os quais o primeiro-ministro António Costa, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, aponta que “a Ucrânia está, como sempre, no centro das preocupações” e, consequentemente, da agenda da cimeira de líderes do bloco comunitário, tal como tem vindo a suceder desde finais de fevereiro passado, altura em que a Rússia lançou a sua ofensiva militar contra o país vizinho.

Charles Michel acrescenta que, “além das necessidades imediatas do país, é também necessário um debate substantivo sobre como garantir a sustentabilidade do apoio militar e financeiro à Ucrânia” por parte da UE, sendo por isso particularmente importante o compromisso alcançado já esta semana entre os 27 com vista ao desbloqueio do pacote de ajuda macrofinanceira de 18 mil milhões de euros para a Ucrânia para 2023.

Os líderes europeus dedicarão boa parte dos trabalhos a discutir questões relacionadas com o setor energético, designadamente os preços e o aprovisionamento. 

Data de Emissão: 15-12-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados