Desporto Show, edição de 18 de Novembro de 2021
TECNICO DOS PALANCAS NEGRAS SUBLINHA ESTABILIDADE E CRESCIMENTO DO GRUPO EM VESPERAS DO CONFRONTO COM A ÁFRICA DO SUL.
XADREZISTA ANGOLANA EDNÁSIA JÚNIOR VENCE NA DUPLA JORNADA E PRESSIONA LIDER DO AFRICANO DE XADREZ.
LÁ FORA: RONALDO DIZ QUE VAI ABANDONAR O FUTEBOL AOS 40 ANOS DE IDADE-MAS GARANTE QUE SAI ANTES SE VENCER O MUNDIAL.
Será assim o jornal desportivo de sexta feira 18 de novembro de 2022, garantia técnica de Mauro Fernandes, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
……………………………………………
XADREZ NACIONAL.
A oitava jornada do campeonato africano de xadrez que decorre na Argélia reserva hoje um confronto angolano entre as xadrezistas Ednásia Júnior mestre internacional e Luzia Pires mestre FIDE.
Ednásia Júnior quer vencer a sua compatriota para manter a pressão de um ponto sobre a líder do campeonato africano de xadrez a argelina Lina Nassr.
Na dupla jornada realizada na quinta feira Ednásia Júnior venceu Ryma Nassr, Candidata a Mestre da Argélia, Por outro lado, Luzia Pires perdeu na 7ª com a líder da prova.
A olhar para os números e os jogos que faltam, o secretário geral da federação angolana de xadrez Carlos Frades, diz que já não existem possibilidades de assumir o primeiro lugar do grupo.
RD-CARLOS FRADES.
Em masculinos, os representantes angolanos, o Candidato a Mestre (CM) Lutuima Amaro venceu Abdellahi Khaled, da Mauritânia, e o MF Domingo Júnior bateu Otmane Babahammou, da Argélia (6ª ronda).
……………………………………………..
ANDEBOL NACIONAL.
A antiga guarda redes da seleção nacional sénior feminina de andebol Maria Odeth Tavares diz que Angola deve entrar decidida na final do campeonato africano, onde diante dos Camarões será obrigada a correr mais e sem erros técnicos, para vencer conquistar o 15º título continental.
RD-ODETH TAVARES-PARTE 1.
A antiga guarda redes da seleção nacional sénior feminina de andebol Maria Odete Tavares, gostou da postura da seleção nacional no confronto com o Senegal onde Angola teve recorrer ao prolomento para garantir uma vitória sofrida.
RD-ODETH TAVARES-PARTE 2.
Angola vai defrontar os Camarões na final do campeonato africano sénior feminino de andebol marcada para sábado, as perolas derrotaram o Senegal nas meias por 24-21, um resultado definido ao prolongamento, depois de um empate a 20 golos na segunda parte, que teimava em alterar-se nos primeiros cinco minutos da primeira etapa.
O analista para o andebol José Constantino antevê um jogo mais difícil no confronto com os Camarões que mostraram competitividade nos últimos jogos.
RD-JOSÉ CONSTANTINO.
Na outra meia final os Camarões despacharam o Congo, por 27-25, com presença na final, a seleção camaronesa tudo fará para contrariar o favoritismo de Angola que busca o 15ºtítulo continental.
………………………………………
FUTEBOL NACIONAL.
O treinador dos Palancas Negras Pedro Gonçalves diz estar satisfeito com crescimento da seleção nacional que conseguiu mais uma vitória num jogo de preparação enquadrado na data FIFA.
Em território sul africano Angola derrotou o Botsuana por 1-0 esta quinta feira, com golo de Mabululu aos 41 minutos. Pedro Gonçalves revelou que foi possível implementar o seu jogo e colocar em prática as ideias, deixando bons indicadores para o futuro.
RD-PEDRO GONÇALVES.
Os Palancas Negras voltam a jogar no próximo domingo frente à seleção da África do Sul, em Joanesburgo. Os dois jogos servem de preparação para o Campeonato das Nações Africanas (CHAN) de 2023, uma competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e disputada entre seleções africanas formadas apenas por jogadores que joguem nos respetivos campeonatos nacionais.
………………….
GINASTICA NACIONAL.
O diretor técnico da federação angolana de Ginástica Agostinho admitiu que a ginasta angolana Luana Gomes teve dificuldade para competir na taça de Angola, realizada em Luanda, devido as condições de trabalho, que não são as melhores.
RD-AGOSTINHO SUNGO-PARTE 1.
A federação angolana de ginástica mostrou-se satisfeita com o a competitividade das equipas e o envolvimento da família da modalidade na Taça de Angola que teve a consagração dos ginastas da província do Namibe, a frente do Petro de Luanda.
RD-AGISTINHO SUNGO-PARTE 2.
Agostinho Sungo diretor técnico da federação angolana de Ginástica e participação da ginasta angolana Luana Gomes terceira classificada do campeonato africano, na taça de Angola.
………………….
JINGEL FUTEBOL INTERNACIONAL.
Se Portugal ganhar o Campeonato do Mundo no Qatar, penduro as chuteiras. Garantiu Cristiano Ronaldo, que pretende reformar-se aos 40 anos. A revelação surpreendente está na entrevista concedida ao jornalista Piers Morgan, com a segunda parte publicada esta quinta-feira, em torno do seu eventual futuro após a seleção nacional.
Cristiano Ronaldo abordou o último mercado de verão e a oferta de 350 milhões de euros que recusou, procedente das Arábias, que confirmou ser verdade e por outro lado desmentiu as notícias que davam conta que tinha sido rejeitado por vários clubes.
Dizem que muitos presidentes e diretores me rejeitaram. É uma mentira completa, eles mentem, porque não foi isso que aconteceu. Tenho alguns clubes que querem que eu assine por eles e não fui porque me sinto confortável aqui. Esta é a verdade”, complementou Ronaldo.
Elogios ao astro argentino Leonel Messi não faltaram, habitual concorrente nos grandes prémios individuais, Ronaldo diz que Messi merece todo seu respeito, por ser uma pessoa fantástica que faz grandes coisas pelo futebol. Tendo admitido a vontade de poder “jantar com ele” um dia.
…………………………………
O avião da seleção polonia voou para o Qatar, protegido por dois aviões de caças do exército polaco, devido à guerra na Ucrânia que intensificou a situação na vizinha Polónia, que foi atingida por dois mísseis no início desta semana.
A instabilidade dentro do território tornou necessária a assistência militar para garantir a segurança da equipa que foi escoltada até à fronteira sul da Polónia por F16! A seleção polaca iniciou a sua viagem ao Campeonato do Mundo após uma vitória, de 1-0, sobre o Chile, em Varsóvia.
…………………..
Sadio Mané é carta fora do baralho do selecionador Senegalês neste campeonato do mundo, o avançado do Bayern Munique foi, esta quinta-feira, submetido a intervenção cirúrgica ao tendão junto da fíbula da perna direita e, de acordo com a imprensa alemã, estará afastado dos relvados durante cerca de três meses.
E para além de falhar a competição ao serviço do Senegal, Mané irá perder vários jogos do clube que não vai poder contar com o craque na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, em França, diante do Paris Saint-Germain, agendada para 14 de fevereiro.