Jornal das 12 horas, edição de 20 de Setembro de 2022
NOVE DOS DUZENTOS DECLARANTES DO JULGAMENTO DO CASO MAJOR LUSATY PODEM SER OUVIDOS HOJE. NA LISTA COSNTAM NOMES DE ANTIGOS DIRIGENTES DA UGP E DA SEGURANÇA PRESIDENCIAL;
UNITA ACUSA MPLA DE IMPOR UM SEGUNDO VICE-PRESIDENTE AO PARLAMENTO QUE VIOLA CLARAMENTE A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA;
VIAS DE ACESSO DEGRADADAS IMPEDEM CRESCIMENTO DOS SERVIÇOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DA QUIÇAMA EM LUANDA, DIZEM MORADORES;
ADVOCACIA E A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA, ABORDO NA SÉTIMA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS DE ANGOLA;
NA UCRÂNIA: CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA ADOPTA APOIO ADICIONAL URGENTE DE 5 MIL MILHÕES EUROS;
JINGLE MIX
Jornal da tarde da MFM, terça-feira 20 de setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.
JINGLE NOTÍCIA
Retomou hoje, o julgamento do Caso Major Lussaty.
Para esta semana, o Tribunal de Comarca de Luanda nove, dos mais de duzentos declarantes, para serem ouvidos pelos juízes e a defesa dos arguidos. Entre os declarantes estão os nomes dos antigos responsáveis da Unidade da Guarda Presidencial e da Unidade de Segurança Presidencial, Alfredo Tchiaunda e José João Maua, respectivamente.
Na lista consta ainda os nomes dos antigos comandantes da UGP, Luís Simão Ernesto, do antigo financeiro da Casa de Segurança, e tido como o barão da rede de oficiais.
Fazem igualmente parte da lista, o Chefe do Estado-Maior da Unidade de Segurança Presidencial, Coronel Santos Manuel Nobre, e o General Francisco Lomba Dias dos Santos, então Secretário Para os Assuntos de Interior e de Polícia Nacional da Casa Militar.
Os generais Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Sequeira João Lourenço, também estão entre os duzentos declarantes.
CARLOS CABAÇA-DIRECTO 12H00
Os arguidos são acusados de crimes de peculato, associação criminosa, recebimento indevido de vantagens, participação económica em negócios e abuso de poder, e também de fraude no transporte ou transferência de moeda para o exterior do País, comércio ilegal de moeda, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e de falsa identidade.
PONTO
Advocacia e a dinamização da economia, são temas a serem desenvolvidos na sétima Conferência Nacional dos Advogados de Angola, que decorre da cidade de Cabinda nos dias 22 3 23 deste mês.
Para este certame, pretende-se refletir sobres os novos desafios da profissão, face ao contexto socioeconómico, que o país e o mundo enfrentam.
De acordo com o responsável da Ordem dos Advogado em Luanda, Sérgio Godinho, o foco do papel do advogado como formador da consciência jurídico-social e como agente do processo, que garante o acesso do cidadão aos direitos a justiça.
SÉRGIO GODINHO 1 12H00
Sérgio Godinho, diz ainda, que tem observado nos últimos tempos no país, a adesão dos cidadãos as consultas com o objectivo de elevar a cultura jurídica.
SÉRGIO GODINHO 2 12H00
Responsável da Ordem dos Advogado em Luanda, Sérgio Godinho e a Sétima Conferência Nacional dos Advogados de Angola, que decorre da cidade de Cabinda nos dias 22 3 23 deste mês.
PONTO
Em menos de uma semana, depois de o Presidente da República ter jurado, por sua honra, perante o País e o mundo, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e as leis da Nação, a UNITA, diz que assistiu uma clara violação da Constituição.
Em conferência de imprensa para esclarecer o abandono em bloco no dia 16 deste mês da sala do plenário da Assembleia Nacional, onde decorria a reunião constitutiva da V Legislatura, por quebra de compromisso político do MPLA, que impôs um segundo vice-presidente ao Parlamento, o líder do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, diz que insistiu no diálogo para se encontrar uma solução para o impasse.
LIBERTY CHIYAKA 1 12H00
PONTO
O seminário de iniciação de deputados sobre o papel da Assembleia Nacional em matérias de defesa nacional, que visa garantir conhecimento e competências aos parlamentares da quinta legislatura, que teve início ontem, termina hoje.
Ao discursar na abertura do seminário de iniciação de deputados da V Legislatura, a presidente da Assembleia nacional, Carolina Cerqueira, disse, que ao longo da actual legislatura, a formação dos funcionários da casa das leis será uma constante, de forma a que os mesmos possam cumprir com zelo a missão que lhes foi confiada pelo povo.
A líder parlamentar, considera necessária que sejam fortalecidos os conhecimentos e habilidades, particularmente sobre a organização e funcionamento do Parlamento.
CAROLINA CERQUEIRA 12H00
PONTO
Os líderes dos partidos políticos, devem partilhar ideias com o propósito de criar um ambiente político calmo e estável. Esta intenção foi revelada pelo presidente da CESAT, Dom Manuel Imbamba, após um encontro com o presidente da República, João Lourenço.
O sacerdote, considera que nesta altura, os angolanos enfrentam um ambiente, de carga política negativa.
DOM MANUEL IMBAMBA 1 12H00
Dom Manuel Imbamba disse que há uma excessiva partidarização da vida social, em que os partidos políticos monopolizam a sociedade, afirmando que isso deve ser ultrapassado.
DOM MANUEL IMBAMBA 2 12H00
O Bispo da CEAST garante que a Igreja vai continuar a desempenhar o seu papel de responsabilidade social, junto das famílias e da comunidade.
DOM MANUEL IMBAMBA 3 12H00
PONTO
A recuperar as vias de acesso para abrir caminho ao crescimento dos serviços sociais no município de Quiçama em Luanda, estão longe de acontecer, de acordo com os moradores daquela circunscrição da Província de Luanda.
Reportagem Caçosso Domingos;
CAÇOSSO DOMINGO 12H00
DESPORTO
Petro de Luanda e Desportivo da Huíla estão na máxima força para o confronto desta sexta feira, a realizar-se na província do Huambo, referente a Super Taça que marca abertura da época 2022-2023.
A actualidade desportiva com o Hilario Leonardo, boa tarde;
HILÁRIO-DIRECTO 12H00
INTERNACIONAL
A população de Pulo, uma comunidade a 20 quilómetros da baía de Pemba, em Moçambique, está em fuga para Metuge depois de ter encontrado os corpos de dois residentes com sinais de homicídio com violência.
Não são conhecidas as causas das mortes, mas os ataques de grupos armados que têm acontecido desde junho naquela faixa sul da província de Cabo Delgado fazem despertar de imediato os receios em comunidades que vivem em zonas remotas.
“Estávamos à procura de caracóis, quando, de repente, o cão começou a farejar e levou-nos até onde estavam duas pessoas mortas e com feridas violentas no pescoço: achámos estranho e comunicámos aos demais”, disse um dos moradores que esteve no local, uma horta de milho e mandioca.
:::::::
O Conselho da União Europeia adotou hoje formalmente um apoio adicional de cinco mil milhões de euros em assistência macrofinanceira à Ucrânia, com caráter de urgência, para ajudar à recuperação e estabilização económica do país.
Em comunicado hoje divulgado, o Conselho da União Europeia — estrutura na qual estão representados os Estados-membros — dá então conta desta adoção formal, explicando que “esta assistência financeira complementa outros apoios da UE à Ucrânia nos domínios humanitário, de desenvolvimento, aduaneiro e de defesa”.
O aval final hoje dado surge 11 dias depois de os ministros das finanças da União Europeia terem manifestado apoio a estes cinco mil milhões de euros adicionais de assistência à Ucrânia, numa reunião informal em Praga.
Segundo o Conselho, o montante adicional de até cinco mil milhões de euros da assistência macrofinanceira excecional da União Europeia ao abrigo desta decisão visa apoiar a estabilização macrofinanceira da Ucrânia, reforçar a capacidade de resistência imediata do país e sustentar a sua capacidade de recuperação, contribuindo assim para a sustentabilidade da dívida pública da Ucrânia e para a sua capacidade de, mais tarde, estar em condições de reembolsar as suas obrigações financeiras.