Jornal das 12 horas, edição de 02 de Setembro de 2022

ELEIÇÕES GERAIS EM ANGOLA PODEM SER ANULADAS CASO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACEITE PEDIDO DE RECURSO APRESENTADO PELA UNITA;

FALTA DA FIXAÇÃO DAS LISTAS DOS ELEITORES COM ANTECEDÊNCIA COMPROMETEU TRANSPARÊNCIA DO PROCESSO ELEITORAL, CONCLUI ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E IGREJAS;

MPLA MOBILIZA MILHARES DE MILITANTES PARA FESTAJAR AMANHÃ VITÓRIA NAS ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO;

SIC INVESTIGA ORIGENS DA MORTE DE TRÊS MEMBROS DA MESMA FAMÍLIA ENCONTRADOS NUM TANQUE DE ÁGUA EM CACUACO; 

AUMENTA NÚMERO DE ENFERMEIROS NÃO CERTIFICADOS NA PROVÍNCIA DE LUANDA, ALERTA BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS;

PRESIDENTE UCRANIANO DIZ QUE NÃO PODE PERMITIR RISCOS NUCLEARES;

JINGLE ELEIÇÕES

Jornal da Tarde da MFM, sexta-feira, 02 de setembro de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Romão de Jesus.

JINGLE MPLA

 

 

JINGLE UNITA

A UNITA pediu esta quinta-feira ao Tribunal Constitucional de Angola a anulação das eleições gerais no país.

No pedido de anulação as eleições foram arroladas várias reclamações, que se configuram em ilegalidades, registadas ao longo de todo o processo eleitoral.

O líder do Galo Negro, Adalberto Costa Júnior, reiterou na noite nesta quinta-feira, que o seu partido e a Frente Patriótica Unida, não reconhecem os resultados definitivos publicados pela Comissão Nacional Eleitoral.

ADALBERTO UNITA 1 12H00

No comunicado, Adalberto Costa Júnior, disse, que no dia 24 de Agosto, o povo votou na alternância e espera, no entanto, que a CNE e o Tribunal Constitucional, sejam verdadeiros no cumprimento dos seus exercícios, realçando, que os resultados definitivos divulgados pela CNE, não refletem a vontade do povo.

ADALBERTO UNITA 2 12H00

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

Na acta de apuramento final das eleições gerais de 24 de agosto, que proclamou o MPLA e o seu candidato, João Lourenço, como vencedores com 51,17% dos votos, seguido da UNITA com 43,95%.

Com estes resultados o MPLA elegeu 124 deputados e a UNITA elegeu 90 deputados, quase o dobro das eleições de 2017.

O PRS conquistou dois assentos no parlamento ao somar 1,14% de votos dos eleitores, e o mesmo número de deputados conquistaram a FNLA e o PHA com 1,06% e 1,02% de votos.

A coligação CASA-CE, a APN e o P-Njango não obtiveram assentos na Assembleia Nacional.

PONTO

E o analista político Joaquim Jaime avançou a MFM que este é apenas o cumprimento formal de um direito consagrado por lei

JOAQUIM JAIME 1 12H00

Joaquim Jaime esclarece que a UNITA não precisa em sede do cumprimento destes pressupostos legais apresentar como elementos probatórios todas as actas sínteses, ressaltando o facto de que nas últimas eleições a UNITA foi indeferida por não apresentar garantias da veracidade das actas apresentadas

JOAQUIM JAIME 2 12H00

JINGLE MPLA

Para festejar a vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto, o MPLA, mobiliza milhares de militantes, que vão engalanar amanhã o Centro de Conferencias de Belas em Luanda.

 

PONTO

Aumentam nos últimos dias o número de profissionais enfermeiros não certificados a nível da província de Luanda.

O Bastonário da ordem dos enfermeiros de alunada Paulo Luvualo fez saber que geralmente os falsos profissionais reclama de dificuldades no processo de cadastramento para a obtenção da carteira profissional de enfermeiro por conta do histórico com falsificação de documentos.

PAULO LUVUALO 1 12H00

O Bastonário refere ainda os critérios para a consulta de um enfermeiro cadastrado no banco de dados da Ordem dos homens da seringa e aconselha as autoridades empregadoras a ter em conta a legalidade do exercício dos profissionais que se dispõe nas suas instituições.

PAULO LUVUALO 2 12H00

Ordem dos Enfermeiros aperta o cerco de profissionais que exercem ilegalmente a profissão

 

 

PONTO

A falta da fixação das listas dos eleitores com a devida antecedência, segundo estabelecido na lei orgânica das eleições gerais comprometeram a transparência do processo eleitoral no País. 

Esta conclusão foi expressa pelo Observatório Eleitoral Angolano, nesta quinta-feira na sede da CEAST em Luanda, quando apresentava a declaração preliminar sobre as eleições gerais de 24 de Agosto.

Durante o certame, a missão de observador eleitoral, afirmou, que vai continuar a acompanhar todo processo neste período pós-eleitoral da reclamação e do contencioso eleitoral, apelando os agentes eleitorais, sobretudo a Comissão Nacional Eleitoral, partidos políticos, a tudo fazerem no sentido de manter o estrito cumprimento da lei.

O MOEOBEA, constituído pelas organizações da sociedade civil e igrejas angolanas, apelam ainda a CNE, a publicar mais informações da sua página na internet, assim como as actas sínteses.

OBERVAÇÃO ELEITORAL 12H00

JINGLE NOTÍCIAS

Três membros da mesma família dados como desaparecidos há um mês, no Bairro Caop, município de Cacuaco, em Luanda, foram encontrados esta quarta-feira, mortos no interior de um tanque de água, já em estado avançado de decomposição, a poucos metros de residência onde moravam.

 De acordo com o porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superintendente, Nestor Goubel, trata-se de uma cidadã de 44 anos, a mãe, e os dois filhos menores de 10 e 12 anos, que estavam desaparecidos.

A corporação em Luanda, avança, que a mãe e os filhos encontravam-se desaparecidos há um mês e surpreendentemente foram esta quarta-feira à noite encontrados no interior de um tanque de água a poucos metros da casa onde residiam.

NESTOR GOUBEL 12H00

Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superintendente, Nestor Goubel.

Os bombeiros e Serviço de Investigação Criminal, já investigam o caso e deslocaram-se nesta quinta-feira ao local, onde os três corpos foram encontrados para dar seguimentos aos trabalhos de investigação.

PONTO CORRIDO

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, mostrou-se, esta quinta-feira, preocupada com a situação epidemiológica da meningite na província do Huambo, ao diagnosticar 24 casos, na sua maioria graves, em Agosto último.

Dados do gabinete local da Saúde indicam o diagnóstico, entre Janeiro e Junho deste ano, de 151 casos de meningite, dos quais 81 resultaram em óbitos.

A governante, que se encontra nesta região do Planalto Central com o objectivo de avaliar o funcionamento do sector, com o foco nas áreas de pediatria, farmácia e laboratórios, disse que a província possui uma taxa de mortalidade de menores de 15 anos muito elevada.

 Sílvia Lutucuta anunciou o reforço das estratégias de combate à meningite, através de campanhas de vacinação, enquanto chave para a prevenção da enfermidade.

Disse que a província do Huambo é, neste momento, a que mais preocupa as autoridades sanitárias, daí a necessidade do aumento da cobertura de vacinação, nos próximos dias, com o objectivo de imunizar os menores de 15 anos.

DESPORTO

 

Os Palancas Negras cumprem hoje o último treino em território nacional para o confronto com a África do Sul marcado para domingo em Joanesburgo, referente a segunda mão da última eliminatória de acesso ao Chan 2023.

A actualidades desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;

HILÁRIO-DIRECTO 12H00

INTERNACIONAL

 

O Presidente da Ucrânia disse hoje que o país está pronto para aumentar as exportações de energia para a Europa, realçando nesse sentido a importância da central de Zaporijia funcionar em segurança e permanecer ligada à rede elétrica.

Volodymyr Zelensky participou hoje, através de videoconferência, no Fórum Ambrosetti, uma das reuniões mais importantes da economia mundial a decorrer em Cernobbio no norte de Itália.

Zelensky fez estas declarações horas após de ter criticado o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, por não ter pedido a desmilitarização da central nuclear de Zaporijia, situada no sudeste da Ucrânia e atualmente sob controlo das forças russas, depois deste ter liderado uma missão de 14 peritos que visitou na quinta-feira o complexo.

“A proteção da central nuclear é uma salvaguarda contra um desastre nuclear. Não podemos permitir riscos nucleares”, acrescentou.

O Presidente ucraniano lembrou que “Zaporijia foi atacada várias vezes nas primeiras noites de março, quando foi ocupada pelos russos”.

Data de Emissão: 02-09-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados