Jornal das 12 horas, edição de 01 de Setembro de 2022

PARTIDOS POLÍTICOS ADVERTIDOS PELA PGR A HONRAR COMPROMISSOS COM OS DELEGADOS DE LISTA

:::::

ASSOCIAÇÕES AFECTAS AO OBSERVATÓRIO ANGOLANO APRESENTAM HOJE DECLAERAÇÃO PRELIMINAR SOBRE ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO

:::::::

CASO LUSSATY: ANTIGO CORONEL DA EX-CASA DE SEGURANÇA DO PR DENUNCIA QUE UGP FINANCIOU CAMPANHAS DO MPLA E CORROMPEU MILITANTES DA UNITA

:::::::

MARGINAIS ADOPTAM NOVAS MODALIDADES PARA BURLAS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

:::::::::::

EESTADOS UNIDOS INSTAM CHINA A REACTIVAR CANAIS DE DIÁLOGO SUSPENSOS DESDE VISITA DE NACY PELOSI A TAIWAN.

JINGLER ELEIÇÕES

Jornal da tarde da MFM, Quinta-feira 1 de Setembro de 2022, suporte técnico de Edmundo Simões e Edsom Machado, Edição e apresentação de Romão de Jesus 

JINGLER NOTÍCIAS

 

Uma declaração preliminar das eleições de 24 de agosto, seré apresentada esta tarde na sede da CEAST em Luanda, num acto promovido pelas organizações associadas ao Observatório Eleitoral Angolano, nomeadamente; Igreja Catalica, Igreja Baptista, Igreja ECA, e as ONGs: IASED, ADRA, AJUDECA

O Coordenador do Observatório Eleitoral, Luís Jimbo, diz que o certame a decorrer esta tarde, está reservado para apresentação de um testemunho introdutório, sobre o ambiente e constatações no dia em que aconteceu as eleições gerais no país. 

O especialista em eleições, diz a missão do Observatório, levou mais tempo na recolha dos dados estatísticos nas 18 províncias do país para apresentação desta declaração.

LUÍS JIMBO 12HOO

PONTO

A Procuradoria-Geral da República advertiu em comunicado nesta quarta-feira as direcções dos partidos políticos concorrentes às Eleições Gerais de 24 de Agosto a assumirem com responsabilidade os compromissos decorrentes da campanha eleitoral, tendo em conta que, pelo incumprimento, podem ser responsabilizadas.

Segundo o comunicado, as forças políticas concorrentes, têm obrigações de prestar contas aos órgãos competentes do Estado, do regular uso dos recursos financeiros públicos que lhes foram concedidos para o apoio às campanhas eleitorais.

O presidente do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola PNJANGO Dinho Chingunji, diz que  seu partido já procedeu ao pagamento completo dos valores dos delegados de luanda que compareceram a sede do seu partido logo após ao dia das eleições

DINHO CHINGUNJI 1

O político apela a calma e faz saber que está haver alguma impulsão estranha aos delegados para cobrarem os valores que se lhes deve ser entregue por conta do serviço prestado, denunciando mesmo a existência de pessoas de má fé neste processo 

DINHO CHINGUNJI 2

E a Aliança Patriótica Nacional sobre o assunto, diz não estar em condições de se pronunciar depois dos actos de vandalização junto da sua sede por delegados de lista. O partido que ficou de fora das próximas eleições no país, diz que vai proceder a realização de 7uma conferencia de imprensa para esclarecer todos os aspectos em torno deste processo segundo fez aber a sua vice-presidente Ana Patrícia da Gama 

ANA DA GAMA

Partidos políticos advertidos pela Procuradoria-Geral da República a honrar compromisso com os delegados de lista, forças concorrentes ao pleito de 24 de agosto prometem dar respostas a estas preocupações

PONTO

Um total de 69 utilizadores foram vítima de fraudes por suposto aplicativo “Multicaixa Express”, nos últimos dois anos segundo a Associação Angolana de Defesa do Consumidor de Serviços e Produtos Bancários.

Nos [utimos dias aumentam de forma alrmante o número de cidadãos vítimas de acções de malfeitores atrás dos perfis de pessoas conhecidas nas redes sociais solicitando ajuda urgente de várias formas com a intenção de subtrair valores monetários de contas bancárias. A modalidade segundo conta Rúbem nascimento, uma das vítimas recentes deste golpe, os meliantes passam se por pessoas próximas simulando necessidade urgente.

RÚBEM NASCIMENTO 1

O Jovem refere que apesar de tentar resistir foi sensibilizado com garantias de que nada de errado se estava a passar por um segundo indivíduo que fazia o uso da conta da amiga em tempo real perdendo mais de 73 mil kz

RÚBEM NASCIMENTO 2

Rúbem Nascimento, Aconselha aos demais cidadãos a não subestimarem as acções dos meliantes por trás das redes sociais.

RÚBEM NASCIMENTO 3

E a Polícia Nacional através do seu Porta Voz Nestoru Goubel Garantiu estar no encalce da situação dos vários caso de burlas que decorrem pelo país.

NESTOR GOUBEL

Marginais adoptam novas modalidades para burlas através das redes sociais

E ainda sobre assuntos de policia, Foram detidos doze cidadãos nacionais acusados de terem desviados combustíveis subvencionados e de corrupção activa aos efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira, que procederam as detenções em flagrante delito, nesta quarta-feira na Ilha de Luanda.

Outros dados com o jornalista, Abílio Cândido; 

ABÍLIO POLÍCIA ADUANEIRA 13HOO

Era aqui o Abílio Candido com mais um caso de polícia neste Jornal sobre doze cidadãos nacionais ditdos, acusados de terem desviados combustíveis subvencionados e de corrupção activa aos efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira

PONTO

O ex-homem de confiança do secretário-geral da antiga Casa de Segurança, que em 2021 viu a designação alterada para Casa Militar do Presidente da República, relevou também, sem fornecer provas complementares à sua palavra, que a UGP usou o seu fundo operativo para corromper militantes da UNITA na Jamba e Mavinga, no Kuando Kubango, assim como na província do Bié para que estes deixassem o partido e ficassem em contradição com a direcção do “Galo Negro”.

Em tribunal, esta terça-feira, 30, o coronel da UGP disse que Casa de Segurança do PR suportou as despesas logísticas do MPLA nas eleições de 2008, 2012, 2017 e que o dinheiro era canalizado para a Unidade da Guarda Presidencial através da Casa de Segurança, embora tenha dado como garantia apenas a sua palavra.

Em directo para este Jornal o especialista em Auditoria Externa e análise de Branqueamento de capitais Carlos Cabaça a quem estendemos as nossas saudações.

Carlos Boa tarde, Estas declarações pressupõem exatamente o que neste processo?

Qual Poderá ser agora o percurso do processo com estas denúncias, Esperam-se mais figuras arroladas neste processo depois destes dados avançados ou vão ser necessárias a apresentação de provas concretas?

Por fim, esperam-se mais capítulos que possam alargar o tempo deste processo com declarações deste género? 

Carlos Obrigado, pela sua participação. Era aqui o especialista em Auditoria Externa e análise de Branqueamento de capitais Carlos Cabaça sobre o caso Lussaty onde o coronel Jacinto Hengombe, antigo assistente principal da secretaria-geral da ex-Casa de Segurança, actual Casa Militar do Presidente da República, revelou em tribunal, que a Unidade da Guarda Presidencial (UGP) financiou as campanhas eleitorais do MPLA de 2008, 2012 e 2017.

PONTO

Depois dos resultados definitivos das eleições gerais em todo o país que decorreram a 24 de agosto que deu vitória ao MPLA que conseguiu a reeleição com 51,07% dos votos terá a missão de constituir nos próximos dias o seu governo para o próximo quinquénio 2022-2027.

Entretanto, O Economista e Augusto Fernandes chama atenção ao executivo a rever a situação do ministério da economia que no seu entender terá falhado no último mandato por conta de vários factores que precisam urgentemente ser revistos com mexidas verdadeiramente necessárias

AUGUSTO FERNANDES 1

Augusto Fernandes chama atenção ao funcionamento da administração direita do estado para cobrei sérias ineficiências que mancharam a anterior administração e propõe medidas a serem tomadas pelo novo executivo que vai ser constituído nos próximos dias.

AUGUSTO FERNANDES 2

Novo governo a ser constituído deve prestar devida atenção ao sector da economia aconselha especialista 

:::::

Desde o inicio do período laboral de ontem, os funcionários públicos passaram trabalhar apenas 7 horas diárias o que corresponde a 35 horas semanais.

A lei de base que aprova esta medida já foi publicada em Diário da República no dia 26 deste mês, e é de aplicação imediata.

Assim sendo, o novo horário da função pública passa ser das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira em regime continuo e sem prejuízo dos horários especiais.

O Jurista Joaquim razão descreve as vantagens e desvantagens que advêm desta medida.

JOAQUIM RAZÃO  

O comunicado assinado pela Ministra da Administração Pública, trabalho e segurança social, Teresa Dias Rodrigues, avança que o horário de trabalho coincide com o período de funcionamento dos organismos e serviços.

O documento diz que os responsáveis das instituições públicas devem dar aos seus funcionários um período de descanso para refeição de pelo menos 45 minutos, sem prejuízo do atendimento permanente aos cidadãos.

A nota avança ainda que o referido diploma abrange todos os órgãos e serviços da administração pública e as instituições que estejam na dependência orgânica do Presidente da República, da Assembleia Nacional, dos tribunais da PGR, Provedoria da Justiça, dos órgãos de defesa de segurança e de ordem interna.

INTERNACIONAL

Os Estados Unidos instaram esta quarta-feira a China a reactivar os mecanismos de cooperação, como os relativos às alterações climáticas, suspensos por Pequim após a polémica visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

“Instamos a China a reabrir estes canais de comunicação bilateral, como para as alterações climáticas, devido ao impacto global que têm”, realçou um dos porta-voz para a Casa Branca, John Kirby.

Na sequência da visita da democrata Nancy Pelosi a Taiwan, em 2 de agosto, a China anunciou a suspensão da cooperação em vários assuntos como judiciais, repatriação de imigrantes ilegais, assistência judiciária criminal, luta contra crimes transnacionais e conversas sobre o combate às alterações climáticas.

Ambas as superpotências ficaram sem mecanismos de cooperação num momento em que a tensão no estreito de Taiwan está no nível mais elevado desde a década de 1990, com manobras militares chinesas perto da ilha e navios de guerra dos EUA a navegarem nas proximidades.

Data de Emissão: 01-09-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados