Jornal das 12h, edição de 17 de Novembro de 2025

JORNAL 12H/MV

MANCHETES

( CC: RD VOTAÇAO)

ADAO DE ALMEIDA DIZ QUE AS SUAS NOVAS RESPONSBILIDADES SERAO ASSUMIDAS EM PLENITUDE; NOVO PRESIDENTE DA ASSMEBLEIA NACIONAL JÃ EM FUNÇOES;

CAROLINA CERQUEIRA FAZ BALANÇO POSITIVO DOS SEUS ANOS A FRENTE DO PARLAMENTO;

CHEGA AO FIM JULGAMENTO DO CASO KOPELIPA E DINO;

MINISTERIO DAS FINANÇAS ALERTA PARA EVENTUAL ATRASO NO PAGAMENTO DO DECIMO TERCEIRO MÊS PARA A FUNÇAO PUBLICA DEVIDO A UM DECOFICE ORÇAMENTAL;

DESABAMENTO NUMA MINA DE COBALTO FAZ CERCA DE 40 MORTOS NA RDC;

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de 17 de Novembro de 2025.  Técnica de Airton Kulonga e Mário Valente;

JINGLE MV

Chefe de Estado, João Lourenço, empossou, esta segunda-feira, Dionísio da Fonseca, para o cargo de ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Na mesma cerimónia, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, João Lourenço empossou, também, Daniel Neto, para o cargo de ministro da Administração do Território.

Já em funções do novo presidente da Assembleia nacional Adão de Almeida. Adão de almeida eleito por unanimidade presidente da assembleia nacional

A Assembleia Nacional aprovou Adão Francisco Correia de Almeida, como seu novo Presidente, com 198 votos a favor, zero contra e nenhuma abstenção. Reportagem de Zacarias Congo;

ZACARIAS CONGO 12H

….

Depois da Eleição do Presidente da Assembleia Nacional, seguiu-se a Cerimónia de Passagem de Pastas entre a Presidente cessante e o novo Presidente da Assembleia Nacional.

Posteriormente arrancou a 2.ª Reunião Plenária Ordinária da 4.ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.

E a Discussão e Votação, na Generalidade, da Proposta de Lei que aprova o Orçamento Geral do Estado para o Exercício Económico de 2026.

Seguem-se as Declarações Políticas, nos termos do artigo 266.º do Regimento da Assembleia Nacional.  

Execução OGE 2025: Defesa gastou em 9 meses a verba do ano inteiro. O entender de Carlos Rosado de Carvalho, analista de economia da MFM, o governo muitas vezes gasta, fora do orçamentado;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

O Ministério das Finanças da República de Angola, informa EM COMUNICADO que a terceira metade do 13.° mês será processada no final do mês de Novembro do corrente ano, conjuntamente com a quarta metade, em conformidade com as orientação vindas do recente encontro realizado pelo Conselho de Ministros.

Segundo o comunicado, a Ministra também ressaltou a possibilidade de os salários de Novembro atrasarem, em função do défice orçamental registado no terceiro trimestre do corrente ano.

Após o país registar défice orçamental de cerca de 363 mil milhões de kwanzas, em consequências dos gastos superiores as receitas arrecadadas no terceiro trimestre deste ano, feitos pelo Executivo angolano, doravante, registar-se-á atrasos no pagamento dos ordenados na função pública, le-seno documento.

O décimo terceiro referente ao mês de outubro, que continua a ser aguardado pelos funcionários, poderá ser liquidado apenas no fim do mês de novembro, juntamente com o salário.

O buraco orçamental deixado pressiona as contas públicas e obriga o Executivo angolano a adoptar outras medidas que pesarão ainda mais no bolso do cidadão.

PONTO

A leitura do acórdão do processo que envolve os generais angolanos Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” está agendada para esta segunda-feira, no Tribunal Supremo, em Luanda.

Depois de dois adiamentos, a juíza Ana Bela Valente vai anunciar a sentença, com base nas respostas a cerca de 300 questões. A leitura do acórdão está marcada para as 10:30 locais.

Os arguidos respondem por crimes de peculato, burla, falsificação de documentos, abuso de poder, tráfico de influências e branqueamento de capitais, ligados a contratos de financiamento e execução de projetos do extinto Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN), num esquema que também abrange operações e estruturas financeiras envolvendo a petrolífera estatal Sonangol.

Iniciado a 10 de março, o julgamento envolve, além dos dois generais, o advogado Fernando Gomes dos Santos, o empresário chinês Yiu Haiming e as empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.

A polícia nacional anunciou a apreensão nos últimos 3 dias de 02 armas de fogo do tipo pistola, botijas de gás butano, 01 TV plasma, entre outras.

A polícia nacional anunciou ainda a a detenção de 133 cidadãos suspeitos de praticarem diversos crimes, segundo porta voz da polícia em Luanda, Nestor Goubel;

NESTOR GOUBEL 12H BALANÇO 12H

No Icolo e Bengo, a polícia nacional fala de 27 ocorrências registadas nas últimas 72 horas, segundo Juraci Piedade por voz da polícia nacional na localidade;

JURACY PIEDADE 12H

Mais de 200 Finalistas do ano 2024 do  ISPIL, instituto superior politécnico internacional em Luanda, denunciam suspensão injustificada de defesas e outorga.

Este cenário inquieta os estudantes, porque há suspeitas de que existe outros estudantes dos anos anteriores nessa situação. Adelina Demby;

ADELINA DEMBY 12H

INTERNACIONAL

Pelo menos 32 mineiros morreram no sábado devido a um desabamento numa mina de cobalto no sul da República Democrática do Congo (RDC), informaram hoje fontes do Governo.

Segundo as fontes citadas pela agência noticiosa francesa AFP, o acidente ocorreu no complexo de mineração de Kalando, localizado na pedreira de Mulondo, oficialmente operada pela empresa Pajeclem, a cerca de 42 quilómetros a sudeste de Kolwezi, capital da província de Lualaba.

A “travessia apressada dos mineiros” causou o desabamento de uma ponte improvisada que construíram para atravessar uma vala alagada que delimitava a área, acrescentou.

“Até o momento, 32 corpos foram recuperados”, acrescentou o governante provincial, especificando que “as operações de busca continuam”.

Um relatório do Serviço de Assistência e Apoio à Mineração Artesanal e de Pequena Escala — uma agência governamental responsável por fornecer assistência técnica e financeira às cooperativas de mineração — consultado hoje pela AFP, mencionou uma situação de pânico causado por soldados presentes no local.

De acordo com este relatório, a área de Kalando tem sido alvo de uma disputa há vários meses entre os mineiros artesanais e uma cooperativa de mineração criada para apoiá-los, bem como os operadores da área, descritos como “parceiros chineses”.

A República Democrática do Congo produz mais de 70% do cobalto mundial, um metal essencial para baterias usadas em dispositivos eletrónicos e nas baterias de veículos elétricos.

A maior parte do cobalto do Congo é extraída de gigantescas minas industriais, mas estima-se que mais de 200.000 pessoas trabalhem como garimpeiros em locais ilegais, refere a AFP.

A região dos grandes lagos volta a viver um momento decisivo na sua história recente.

Depois de Angola concluir o seu mandato à frente da conferência internacional da região dos grandes lagos, a presidência passa agora para a república democrática do congo.

O balanço da liderança de angola  foi considerado negativo,por não se ter atingido os objetivos preconizados  durante os dois anos em que o país assumiu a presidência, esta posição foi defendida pelo analista paulodurante a sua participação no programa ponto convergente veiculado pela mfm.

 

RD:GRANDES LAGOS01

 

A questão  rotatividade na liderança da conferência internacional para região dos grandes lagos é um aspecto que merecia ponderação na eleição de félix tshisequede, segundo o analista.

 

RD:GRANDES LAGOS02

Por outro lado Aguinaldo Ramos também analista internacional levou igualmente à mesa a eventual divisão entre a RDC e Ruanda, um factor que em sua  visão poderá fragilizar a actual liderança.

RD:GRANDES LAGOS03

passagem da presidência da região dos grandes lagos  de angola para república democrática do congo em abordagem no programa ponto convergente da mfm.

FIM/FIM

Data de Emissão: 17-11-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados