Jornal das 12h, edição de 02 de Julho de 2025
AJUSTADAS PROPINAS NO ENSINO PRIVADO EM ANGOLA. ANALISTA ALERTA PARA NECESSIDDADE DO LUCRO ACOMPANHAR A QUALIDADE DE ENSINO;
PRESIDENTE DA REPUBLICA CONDECORA MAIS CENTENAS DE ANGOLANOS NO AMBITO OS 50 ANOS DA INDEPEDENCIA;
ASSEMBLEIA NACIONAL DISCUTE PROPOSTAS DE LEI SOBRE O REGIME DISCIPLINAR DOS AGENTES DA POLÍCIA NACIONAL E DAS CONDECORAÇÕES E DISTINÇÕES DA CORPORAÇÃO;
TRUMP, AFIRMA QUE ISRAEL ACEITOU UM CESSAR-FOGO DE 60 DIAS EM GAZA E INTIMOU O MOVIMENTO PALESTINIANO HAMAS A ACEITAR;
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de dois de Julho de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Joao Congo.
JINGLE MVIEIRA
O Presidente da República, João Lourenço, condecorou hoje e amanhã mais 654 personalidades ou grupos de indivíduos que, ao longo do percurso histórico nacional, pela sua dedicação e serviço à Pátria.
O acto enquadra-se nas celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional.
Na cerimónia, serão homenageados 654 cidadãos, dos quais 155 na Classe Independência e 499 na Classe Paz e Desenvolvimento.
PONTO
O Parlamento procede hoje à discussão e votação na especialidade das propostas de Lei sobre o Regime Disciplinar dos Agentes da Polícia Nacional; e das Condecorações e Distinções da Corporação.
Os documentos foram aprovados em Junho último na generalidade.
Na apresentação do diploma, o ministro do Interior, Manuel Homem, tinha dito que a proposta de Lei sobre o Regime Disciplinar dos Agentes da Polícia Nacional visa reforçar a fidelidade, disciplina e a coesão, no seio da corporação.
MANUEL HOMEM 01 – 01′ 24” 12H 02 07 2025
Por outro lado, o ministro Manuel Homem fez saber que o processo de promoção e graduação dos agentes é para continuar.
O número UM do MININT disse que só este ano foram promovidos mais de dez mil efectivos da Polícia Nacional.
MANUEL HOMEM 02 – 01′ 22” 12H 02 07 2025
Manuel Homem, ministro do Interior, quando falava recentemente no Parlamento angolano.
…
Entretanto, a Polícia em Luanda anunciou a detenção de um total de 22 cidadãos, ontem, por suspeita de envolvimento em crimes diversos.
Os dados foram avançados pelo porta-voz da corporação em Luanda, Superintendente-chefe Nestor Goubel, que confirma igualmente a apreensão de vários meios, bem como a ocorrência de 8 acidentes de viação, sem vítimas mortais.
NESTOR GOUBEL 9H
Superintendente-chefe Nestor Goubel, porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, e o resumo das ocorrências registadas ontem, terça-feira.
PONTO
O governo trabalha para extensão dos serviços de registo de nascimento em todas as maternidades do país.
O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos fez saber que os serviços de registo nas maternidades não estão suspensos, esclarecendo que decorre nesta altura o processo de actualização do sistema técnico.
Marcy Lopes garantiu que dentro de seis meses todos os hospitais com salas de parto contarão com os serviços de registo de nascimento;
MARCY LOPES 01 12H
O ministro Marcy Lopes reconheceu a existência de dificuldades na entrega de bilhetes de identidade e apontou que os serviços de emissão do documento têm actualmente capacidade para emitir até 20 mil documentos por dia;
MARCY LOPES 02 12H
Marcy Lopes, ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, falando ontem durante uma visita de constatação a alguns postos de identificação em Luanda,.
PONTO
Associações do ensino privado em Angola anunciaram que o ajuste do valor das propinas e emolumentos para o ano letivo 2025-2026 será de 20,74%, limite máximo, acompanhando o valor da inflação.
O limite máximo anterior para o acerto destes valores, e que estava vigente, tinha sido fixado em 10,62% no ano acadêmico 2023-2024.
Para o próximo ano letivo, segundo um comunicado conjunto da Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP) e da Associação das Instituições do Ensino Superior Privadas Angolanas , o reajuste deverá respeitar o limite máximo de 20,74%, em conformidade com a taxa de inflação homóloga de maio de 2025.
Este ajuste, para o ano letivo que se inicia na primeira quinzena de setembro próximo, “visa garantir que os aumentos sejam proporcionais às mudanças económicas e mantenham o equilíbrio entre a sustentabilidade das instituições e a capacidade financeira das famílias”, refere-se no comunicado.
No seu habitual comentário, o analista Carlos Rosado de Carvalho, destacou que estabelecimentos de ensino privado são, acima de tudoempresas, e visam o lucro;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 02.24”)
Recordo que o Movimento de Estudantes de Angola (MEA) exigiu “a suspensão imediata” da autorização de aumento de propinas no ensino privado geral e superior, no próximo ano letivo, ponderando sair às ruas caso não sejam ouvidos.
No manifesto apresentado em conferência de imprensa, o MEA sublinha que recentemente os angolanos foram surpreendidos por uma medida anunciada pelo Governo, em conjunto com a Associação Nacional do Ensino Privado e a Associação das Instituições do Ensino Superior Privado de Angola, que autoriza as universidades privadas e o ensino privado geral a aumentarem até 20,74%, o valor das propinas e emolumentos.
Na sua intervenção, o presidente do MEA, Francisco Teixeira, disse que o movimento não aceita que as pessoas não estudem por falta de dinheiro, considerando que “é injusto” e “é isso que o Governo está a fazer”.
No manifesto destaca-se ainda que “a educação não pode ser tratada como um negócio pura e simplesmente”, sublinhando que o ensino privado existe como um complemento para o ensino público, contudo, “deve respeitar princípios de inclusão, equidade e responsabilidade social”.
FRANCISCO TEIXEIRA 12H
O MEA exige também que a criação de um conselho de diálogo entre o Governo, instituições de ensino, estudantes e encarregados de educação, para discutir o modelo de financiamento mais justo, bem como a fiscalização rigorosa da qualidade do ensino nas instituições privadas, “garantindo que os estudantes tenham retorno do investimento que fazem”.
…
A Administradora de Cabiri, disse afirma estar preocupada com o aumento da delinquência no seu município.
Isabel Kudiqueba dos Santos, fez saber que o mais novo município, conta com apenas uma unidade de Policia. Mais dados com a Jornalista Maria Humba;
…
O ano lectivo 2024 a 2025 já está na sua reta final no dia 31 deste mês de julho no primeiro e segundo ciclo.
Professores fazem um balanço quanto ao aproveitamento dos alunos e das novas estratégias a serem implementadas no próximo ano lectivo para melhorar a qualidade de ensino.
Os professores da escola 8057 na Urbanização Nova Vida, fazem um balanço positivo a nivel de aproveitamento, e pedem aos país a colaborarem na educação dos seus educandos e não deixarem total responsablidade da escola.
VOX POP 1´´12H
De acordo com Admar Jinguma, Secretário Geral do SINPROF, aponta as inúmeras dificuldades que os professores tiveram neste ano lectivo.
ADMAR 1
Segundo Jinguma.é preciso melhorar as condições de trabalho para a boa qualidade do ensino no país
ADMAR 2
Admar Jinguma Secretário Geral do SINPROF,e balanço quanto ao aproveitamento do ano lectivo 2024 a 2025.
PONTO
O PCA da Comissão de Mercado de Capitais, Elmer Serrão, considera opapel das instituições multilaterais como fundamental no financiamento ao desenvolvimento.
Elmer Serrão fez saber que a cooperação com entidades multilaterais como o FMI e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) tem ajudado Angola no financiamento de sectores fundamentais como a educação, saúde, agricultura e energia;
ELMER SERRÃO 01 – 01′ 04” 12H 02 07 2025
O responsável, que falava durante a abertura da Primeira Edição da Conferência da Revista ECONOMIA E MERCADO sobre “As Multilaterais e o Financiamento ao Desenvolvimento”, sublinhou que Angola capta apenas cerca de 1% da ajuda global destinada à África, daí que o país precisa se posicionar melhor e agir com maior ambição.
ELMER SERRÃO 02 – 01′ 24” 12H 02 07 2025
Elmer Serrão, PCA da Comissão de Mercado de Capitais, na abertura da Primeira Edição da Conferência da Revista ECONOMIA E MERCADO sobre “As Multilaterais e o Financiamento ao Desenvolvimento”, que decorre aqui em Luanda.
JINGLE DESPORTO
Está montada a equipa técnica da selecção nacional da Vela classe Optmistque vai competir no campeonato africano da Tanzania de 2 a 9 de Agosto deste ano.
O seleccionador Moises Camota é o escolhido para orientar a equipa, por ser um treinador que já conquistou pelo facto de ter conquistados muitos títulos internacionais em África.
O vice-presidente executivo da federação angolana dos Desportos Náuticos Domingos Pemba disse que está tudo bem encaminhado para a selecçãonacional chegar ao palco da competição cinco dias antes do arranque da prova.
RD-DOMINGOS PEMBA-PARTE 1.
Questionado sobre a saída da selecção nacional da Canoagem para Portugal, onde vai acontecer o campeonato do mundo de júnior sub 23 de 18 a 28 de Agosto.
Domingos Pemba fez saber que a paricipação da canoagem está cumprir um programa de identificação de talentos, financiado pela federação internacional.
RD-DOMINGOS PEMBA-PARTE 2.
Domingos Pemba vice-presidente executivo da Federação angolana dos desportos náuticos confirmando as saidas das selecções nacionais de Vela Classe Optmist e de Canoagem.
INTERNACIONAL
O Presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu “analisar” a possibilidade de expulsar o antigo aliado, o empresário multimilionário Elon Musk, que criticou fortemente o megaprojeto de lei orçamental da Casa Branca.
O líder republicano também advertiu que o Departamento de Eficiência Governamental, dirigido por Musk antes de sair da administração dos Estados Unidos no final de Maio, poderia atacar os subsídios públicos atribuídos às empresas do multimilionário.
O empresário já tinha criticado o projeto de lei orçamental, classificando-o de “abominação repugnante”.
…
O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta terça-feira que Israel aceitou um cessar-fogo de 60 dias em Gaza e intimou o movimento palestiniano Hamas a aceitar os termos do mesmo, sob pena de a “situação piorar”.
…
O Presidente de França, Emmanuel Macron e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, falaram esta terça-feira ao telefone, durante mais de duas horas, sobre a guerra na Ucrânia e o programa nuclear do Irão.
Durante o chamada, Macron pediu a Putin um cessar-fogo na Ucrânia “o mais rapidamente possível”, bem como o início de negociações “para encontrar uma solução sólida e duradoura para o conflito”, segundo um comunicado oficial do Palácio do Eliseu.
Sobre o Irão, o chefe de Estado francês sublinhou a necessidade de o Irão “cooperar plenamente com a Agência Internacional da Energia Atómica” e “cumprir as obrigações que lhe incubem por força do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares”.
FIM/FIM