Jornal das 12h, edição de 22 de Maio de 2025

ABEL CHIVUKUVUKU ANUNCIA A SAÍDA DO PRA-JA SERVIR ANGOLA DA FRENTE PATRIÓTICA UNIDA;

– COMISSÃO PERMANENTE DA UNITA REÚNE SÁBADO PARA PREPARAR O SEU DÉCIMO QUARTO CONGRESSO ORDINÁRIO;

– PRESIDENTE DA REPÚBLICA A CAMINHO DO BRASIL EM MAIS UMA VISITA DE ESTADO;

– CIDADÃO ERITREU DETIDO POR ABUSO SEXUAL E CONTAMINAÇÃO DOLOSA DO HIV A UM ADOLESCENTE EM LUANDA;

CYRIL RAMAPHOSA NEGA QUE A ÁFRICA DO SUL ESTEJA A ELIMINAR AGRICULTORES BRANCOS, EM ENCONTRO COM DONALD TRUMP NA CASA BRANCA.

JINGLE MIX & PUBLICIDADE

Notícias no jornal ao meio dia de quinta-feira, 22 de Maio de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de João Congo. Edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE “AS NOTÍCIAS”

Abel Chivukuvuku anunciou esta quinta-feira a saída do PRA-JA Servir Angola da Frente Patriótica Unida.

No discurso de encerramento do congresso constitutivo no qual foi eleitopresidente do PRA-JA, Chivukuvuku, disse que recebeu a responsabilidade dos delegados para preparar o partido, no sentido de avançar sozinho para as próxims eleições.

O político disse que recebeu igualmente a orientação de fazer concertações com os demais partidos integrantes da FPU e pediu para que as outras forças na oposição não tenham medo do PRA-JA.

ABEL CHIVUKUVUKU – 01′ 30” 12H 22 05 2025

Abel Chivukuvuku, anunciando a saída do PRA-JA Servir Angola da Frente Patriótica Unida.

A este respeito, o analista para as questões políticas, Joaquim Jaime, disse que este cenário já era previsível.

JOAQUIM JAIME – 01′ 24” 12H 22 05 2025

Joaquim Jaime, analista para as questões políticas, e a saída do PRA-JA Servir Angola da Frente Patriótica Unida.

A FPU foi criada em 2022, coordenada pela UNITA, e integrando o Bloco Democrático, o PRA-JA Servir Angola, na altura ainda projecto político, assim como individualidades da sociedade civil angolana.

PONTO UNITA

O Presidente da UNITA convocou a reunião da Comissão Política do partido que dirige, para o dia 24 deste mês, com objectivo de auscultar os membros daquele órgão sobre o calendário e convocação do XIV Congresso Ordinário, a ter lugar este ano.

O encontro servirá igualmente para análise da situação política, económica e social do país, em geral, e do partido, em particular.

Sem avançar muitos detalhes sobre a reunião de sábado, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, confirmou apenas a realização do congresso ainda antes do fim do ano.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 01 – 16” 12H 22 05 2025

O líder do maior partido político na oposição falava ontem à saída de um encontro com o presidente da Comissão de Justiça e Paz da CEAST, que teve como pano de fundo a apresentação da proposta de alteração do Pacote Legislativo Eleitoral de iniciativa da UNITA.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 02 – 01′ 11” 12H 22 05 2025

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, à saída de um encontro ontem na CEAST.

No entanto, o presidente da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Padre Celestino Epalanga, disse que a igreja não pode estar indiferente ao momento que o país vive.

PADRE CELESTINO EPALANGA – 51” 12H 22 05 2025

Padre Celestino Epalanga, presidente da Comissão de Justiça e Paz da CEAST, no final do encontro ontem com o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

O Presidente do Partido Liberal, Luís de Castro, refuta todas as insinuações de que estaria a ser suportado pelo partido no poder.

Em entrevista exclusiva ao programa A ÚLTIMA PALAVRA, Luís de Castro disse que o surgimento do seu novo partido vai impedir que a política angolana seja refém do MPLA e da UNITA.

LUÍS DE CASTRO 01 – 01′ 35” 12H 22 05 2025

Luís de Castro deplorou o facto de alguns membros do governo considerarem que os jovens que emigrem em busca de melhores condições não fazem falta ao país.

LUÍS DE CASTRO 02 – 01′ 46” 12H 22 05 2025

Luís de Castro, presidente do Partido Liberal, convidado da edição de hoje do programa A ÚLTIMA PALAVRA.

O estimado ouvinte poderá acompanhar a repetição da grande entrevista da MFM às 13 e às 23h nesta sintonia.

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço, viaja hoje para o Brasil, onde efectua visita de Estado de dois dias.

Amanhã, João Lourenço vai manter um encontro com o seu homólogo, Lula da Silva, onde está prevista a assinatura de alguns acordos cooperação.

No sábado, terceiro e último dia da visita, o Presidente da República reunirá com um grupo representativo da classe empresarial brasileira.

PONTO ISENÇÃO

A Conta Geral do Estado relativa ao exercício fiscal de 2023 foi aprovada ontem pelo Parlamento, com 104 votos a favor, 63 contra e cinco abstenções.

Os dados indicam que as receitas em 2023 totalizaram 20, 33 biliões de kwanzas, enquanto as despesas foram de 20, 10 biliões.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, falou sobre o impacto económico e social da execução do OGE em 2023.

JOSÉ DE LIMA MASSANO – 01′ 43” 12H 22 05 2025

José de Lima Massano, ministro de Estado para Coordenação Económica, e o impacto económico e social da execução do OGE em 2023.

E o analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, assinala que o Parlamento aprovou a Conta Geral do Estado de 2023, 17 meses depois do ano terminar embora ainda esteja dentro do prazo.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 01′ 35” 12H 22 05 2025

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para os assuntos económicos, e a Conta Geral do Estado relativa ao exercício fiscal de 2023 que foi aprovada ontem pelo Parlamento.

A Federação dos Sindicatos de Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, denuncia a existência de professores que recebem salários mesmo estando ausentes dos locais de trabalho, muitos dos quais a residir no exterior do país.

Segundo o secretário para os assuntos jurídicos e laborais da referida federação, Zacarias Jeremias, muitos destes professores encontram-se a trabalhar em outras instituições e são acobertados pelas direções das escolas onde estão colocados.

ZACARIAS JEREMIAS 01 – 01′ 22” 12H 22 05 2025

Devido a esta situação, o sindicalista aponta que o próximo passo é avançar com uma queixa crime a Procuradoria Geral da República para travar esta prática.

ZACARIAS JEREMIAS 02 – 01′ 04” 12H 22 05 2025

PONTO

O SIC deteve um cidadão eritreu de 44 anos por abuso sexual a um adolescente de 16 anos e consequente contaminação dolosa do HIV.

O implicado aproveita-se da sua condição de comerciante para aliciar a vítima com valores monetários a rondar entre os 60 a 80 mil kwanzas para manter relações sexuais com o menor, tal como esclarece o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 01 – 01′ 21” 12H 22 05 2025

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, e a detenção de um cidadão de nacionalidade eritreia por abuso sexual a um adolescente de 16 anos e consequente contaminação dolosa do HIV.

Mais de sete mil casos de malária foram registados, no município dos Mulenvos, de Janeiro a Abril deste ano.

Os dados foram avançados pela diretora municipal da saúde, Antónia Ruth Coelho.

Vamos actualizar a informação agora em directo com a jornalista Maria Humba a partir dos Mulenvos. Boa tarde, Maria!

MARIA HUMBA – DIRECTO SIMULADO – 02′ 08” 12H 22 05 2025

PONTO DESPORTO

PONTO INTERNACIONAL

Nova tensão na Casa Branca. Desta vez com Donald Trump a acusar a África do Sul de estar a eliminar agricultores brancos.

Tudo aconteceu durante um encontro entre Trump e Cyril Ramaphosa, onde o Presidente sul-africano negou que o seu país esteja cometer qualquer caso de “genocídio”.

O líder sul-africano pediu igualmente a Trump para que ouvisse o povo da África do Sul no sentido de se livrar dessa ideia.

As autoridades sul-africanas reagiram com veemência à acusação de Trumpsobre o alegado “genocídio”, feito há semanas, e Ramaphosa procurou reunir-se com Trump com o objetivo de esclarecer o assunto e salvar a relação do seu país com os Estados Unidos.

 

 

Data de Emissão: 22-05-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados