Jornal das 12h, edição de 29 de Abril de 2025

JORNAL 12H/MV

MANCHETES

GOVERNO PREPARA MAIS CORTES AOS SUBSIDIOS DOS COMBUSTIVEIS, ANUNCIA MINISTRA DAS FINANÇAS;  

BANCO SOL PODE DESPEDIR TRINTA POR CENTO DA SUA FORÇA DE TRABALHO, DEVIDO AO SEU PLANO DE RECAPITALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO; 

CONCLAVE PARA A ESCOLHA DE NOVO PAPA MARCADO PARA A PROXIMA SEMANA;

RUSSIA ANUNCIA CESSAR FOGO UNILATERAL NA GUERRA COM A UCRANIA;

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de 29 de Abril. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Francisco Giconda.

JINGLE MV

A ministra das Finanças Vera Daves, admitiu que serão feitos mais cortes nos subsídios aos combustíveis este ano, assumindo que esse é um “caminho que deve continuar”, embora a velocidade dependa de diversos factores.

Vera Daves justificou a continuidade da retirada dos subsídios aos combustíveis com a estimativa de poupanças significativas em resultado dessa remoção.

Lembrar que os combustíveis em Angola são subvencionados pelo Estado, que tomou a decisão política de gradualmente ir retirando este apoio, seguindo as recomendações do FMI, o que ocorre desde 2023.

A queda nos preços do petróleo bruto aumentou a probabilidade de Angola precisar de um empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), informou a ministra das Finanças.

Em entrevista à Reuters à margem das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, em Washington, Vera Daves disse que o Executivo está a fazer testes de “stress” para avaliar o impacto nas finanças do país.

O segundo maior exportador de petróleo bruto da África Subsaariana baseou o orçamento para 2025 no preço do petróleo de 70 dólares por barril, mas os contratos futuros do petróleo Brent foram negociados abaixo de 60 dólares.

De acordo com a mesma fonte, este é tido como o menor nível em quatro anos, o contrato foi fechado em 66,91 dólares na última sexta-feira, após as tarifas anunciadas pelo estadista norte-americano Donald Trump no dia 2 de Abril.

Embora uma queda menor nos preços do petróleo possa ocasionar um congelamento em alguns gastos, uma queda para 45 provavelmente exigiria um orçamento suplementar, acrescentou Vera Daves.

O Banco Sol pode, num período de três anos, despedir perto de 30% dos seus colaboradores, face às exigências e recomendações emanadas do seu Plano de Recapitalização e Reestruturação (PRR).

A medida deverá ser aplicada para retirar o banco da situação crítica em que se encontra e permitir o seu reposicionamento no sistema financeiro angolano, conforme avança o Jornal O País.

A instituição bancária explica que o referido plano foi desenvolvido pela actual administração eleita pelos accionistas em Abril de 2024, na sequência de um profundo diagnóstico da situação financeira, económica e patrimonial da instituição.

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) de Angola fechou o ano de 2024 com um resultado líquido de 107,4 mil milhões de kwanzas, menos 12,5%.

Os dados constam dos indicadores financeiros do maior banco público do país.

No que se refere ao rácio de crédito vencido, a Forbes apurou que se fixou em 20,7%, com uma redução de 34,2%.

Quanto ao crédito vivo, o BPC diz que foi de 360,9 mil milhões de kwanzas, um aumento de 23,6%

Recorde-se que na semana passada a Assembleia Geral Anual do Banco de Poupança Crédito aprovou as contas do exercício de 2024, e pelo segundo ano consecutivo o apresentou  resultados positivos, em conferencia com fazedores de opinião, tal como refere Carlos Rosado de Carvalho;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

PONTO

A quinta sessão de julgamento dos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, é retomado esta terça-feira, com o tribunal a responder, antes, aos pendentes das questões prévias levantadas pelos advogados dos arguidos antes do adiamento “sine die”, a 7 deste mês.

O processo-crime, de 40 volumes e de mais de 2.000 páginas, entra, agora, para a fase mais importante do julgamento, a de produção de prova.

Para esta terça-feira, o tribunal vai responder às várias solicitações dos advogados feitas em sede das questões prévias, em que a maioria dos causídicos pede a absolvição invocando a lei da amnistia de 2015.

Entretanto, na discussão do mês passado, o Ministério Público (MP) decidiu manter intacta a acusação do processo-crime, considerando improcedente os pedidos de absolvição dos arguidos.

Em nota de imprensa enviada às redacções, o Tribunal Supremo confirma o recomeço do julgamento em que são arguidos Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, Leopoldino Fragoso do Nascimento, Fernando Gomes dos Santos “Duno”, Yiu Haiming, e as empresas China International Found (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.

Os arguidos são acusados pelo Ministério Público (da prática dos crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influências. 

O jurista  Alberto Quixinacho falou do que espera do julgamento;

ALBERTO QUIXINACHO 12H

O Tribunal da Comarca de Luanda absolveu os oito líderes estudantis detidos no sábado durante uma marcha pela melhoria da qualidade de ensino.

Um dos detidos é o vice-presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, Joaquim Lutumbi, que esclarece que a “falta de provas do crime” de desobediência às autoridades de que os estudantes eram acusados concorreu para a sua liberdade.

JOAQUIM LUTAMBI 12H

Joaquim Lutumbi, vice-presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos.

Pelo menos 60 jovens foram detidos no sábado durante uma marcha em defesa da educação e de melhores condições nas escolas públicas em Luanda, sendo que grande parte foi colocada em liberdade no mesmo dia e apenas oito foram mantidos em prisão e julgados esta segunda-feira.

Ontem à porta do tribunal, vários outros membros do MEA foram detidos, quanto prestavam solidariedade para com os líderes em julgamento sumário, tendo sido postos em liberdade momentos depois.

A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal (SIC), detiveram, recentemente, um cidadão nacional, de 22 anos, acusado pelo Ministério Público por crimes de associação criminosa, homicídio, furto e roubo na via pública e em residências com recurso à arma de fogo.

O homem estava foragido das autoridades após colocar-se em fuga da cela do Tribunal do Benfica, em Luanda.

De acordo com informações avançadas pela voz autorizada da polícia em Luanda, Superintendente-chefe Nestor Goubel, no passado dia 20 de Janeiro o implicado e seus comparsas foram autores de um crime de homicídio contra um enfermeiro no município de Belas, depois um trabalho de investigação e detenção feito pelas forças da ordem naquele território o mesmo terá fugido de uma cela no tribunal do Benfica com ajuda de outros supostos criminosos.

Nestor Goubel adiantou também que, em acto continuo após a sua fuga o cidadão em causa juntou-se a outros indivíduos que se dedicavam também a práticas de vários crimes nos bairro Avó Cumbi, Golf 2, Rasta e Cantin- Ton;

NESTOR GOUBEL 12H

Durante a madrugada desta segunda-feira, 28, o mesmo e seus novos comparsas protagonizaram uma acção de assalto a uma residência no bairro Cantin Ton, local onde se encontra detido, após uma acção conjunta entre PN e o SIC.

Lançado Esta Manha em Luanda, Programa Integrado De Fortalecimento Ético, Disciplinar E Patriótico Do Ministério Do Interior

Num contexto em que o País comemora 50 anos de Independência Nacional, o Ministério do Interior lança o programa “Compromisso e Valor: Caminho para Excelência Institucional”, que decorre da necessidade do fortalecimento do posicionamento ético, disciplinar e patriótico do efectivo a nível de todos os órgãos que compõem o Ministério do Interior, de modo a reforçar o processo de construção de uma cultura institucional que melhor se adeque às necessidades dos cidadãos.

O programa lançado pelo Ministro do Interior, Manuel Homem, em  Luanda a fim de transformar as práticas institucionais por meio de acções integradas e sustentáveis.

Segundo o  ministro  o  “Compromisso e Valor: Caminho para a Excelência Institucional” é um programa do Ministério do Interior focado na promoção de uma cultura organizacional baseada em valores, alinhada aos princípios éticos e às normas que regem a actuação do MININT, incluindo acções educativas que elevam a consciência patriótica, que abrange todos os dirigentes e funcionários do Ministério do Interior;

MANUEL HOMEM 12H 

Angola Participa desde as primeiras horas de ontem 28 de Abril da sexagésima setima reunião dos órgãos técnicos do sub-comite dos comandantes gerais, da Policia da SADC, Comunidade de Desenvolvimento da África Austral que acontece em Dar Es-Salam na Tanzânia.

De acordo com o porta voz Geral do serviço de investigação criminal, superintendente chefe Manuel Halaiwa, o evento que decorre ate ao dia 30, tem como objectivo analisar matérias relacionadas aos crimes diversos.

MANUEL HALAIWA 10 H

Superintendente Chefe Manuel Halaiwa, porta voz Nacional do serviço de investigação criminal.

Angola Participa desde as primeiras horas de ontem 28 de Abril, da sexagésima sétima reunião dos órgãos técnicos do subcomitê dos comandantes gerais, da Policia da SADC.

PONTO

Autoridades tradicionais passarão a ser recadastradas por todo território nacional, para o controle e exercer melhor as suas funções.

Uma iniciativa do ministério da Cultura e Administração do território através de um protocolo de cooperação que foi assinado nesta segunda feira.

Esta cooperação tem como objectivo estabelecer mecanismos de coordenação institucional , que assegurem uma abordagem sistemática e rigorosa no recadastramento das autoridades tradicionais.  Com respeito ao seu papel socio-cultural no seio das comunidades.

O Ministro da cultura,  Filipe Zau, defende ser importante esta iniciativa e o reconhecimento das entidades tradicionais, para o melhor controle sendo estas parceiros do estado.

RD FILIPE ZAU 1 12h

Filipe Zau, fez saber ainda que o próximo  problema a ser posto á mesa das resoluções é sobre o estado da igreja no país.

RD FILIPE ZAU  2       12H

Por outro lado , o Ministro da administração e território Dionísio da Fonseca, fala da necessidade de trabalhar  em conjunto com as autoridades tradicionais face as possíveis dificuldades que poderão aparecer ao longo deste processo.

RD DIONISIO DA FONSECA 12H

Autoridades tradicionais passarão a ser  recadastradas  por todo território nacional, para melhor controle  exercer as suas funções.

Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Egipto, Adbel Fatah Al Sisi, testemunharam hoje à assinatura de vários acordos de cooperação em diferentes domínios.

 O Chefe de Estado angolano que iniciou assim uma visita de dois dias ao Cairo deve igualmente reunir-se com a comunidade empresarial egípica.

Os acordos são nos sectores das obras públicas, telecomunicações e aviação civil estarão em destaque nestes novos acordos, que se juntam aos 20 já existentes.

O presidente da republica; Joao Lourenço,  disse que as duas partes estabeleceram a criação de uma comissão missa para a implementação dos acordos  ora firmados;

JLO 12H

A TAAG-Linhas Aéreas de Angola cancelou os voos programados para ontem  no itinerário Luanda-Lisboa-Luanda, devido ao corte de energia elétrica que condicionou o funcionamento do aeroporto na capital portuguesa, informou a companhia aérea.

Os voos afetados são na ligação Lisboa – Luanda e no sentido inverso, adiantou a TAAG, acrescentando que está a monitorar a situação em concertação com as autoridades angolanas e entidades do ecossistema da aviação civil, e irá atualizar os passageiros sobre a interrupção do serviço através dos canais habituais.

“Esta falha elétrica nos aeroportos europeus, enquadra-se num risco para a segurança operacional, levando a TAAG e as autoridades competentes, a adotar o cancelamento dos serviços como a medida preventiva mais apropriada”, refere a TAAG no comunicado, lamentando os constrangimentos causados “por esta situação de força maior”.

Centenas de voos foram cancelados no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e vários desviados para outros aeroportos, devido à falha de eletricidade que está a afetar a Península Ibérica, segundo a página oficial na internet da ANA Aeroportos.

Um apagão sem precedentes paralisou Portugal e Espanha na segunda-feira.

Vários serviços foram afectados com a falha elétrica a provocar constrangimentos na circulação dos comboios, comunicações, caixas multibanco e até no funcionamento dos semáforos, numa situação repetida por várias regiões da Península Ibérica.

Vários estabelecimentos comerciais tiveram de ser encerrados, os serviços essenciais, como hospitais, funcionaram à base de geradores e a falha elétrica originou uma corrida desenfreada a supermercados e a postos de combustível, também eles limitados no seu funcionamento.

Em Portugal, a energia começou a ser reposta de forma faseada pelo território, sendo que, às 21h00 de segunda-feira, a grande parte da população já tinha acesso à eletricidade.

Partes do sul de França também foram afetadas por breves momentos, mas as autoridades dizem que o serviço foi rapidamente restabelecido após uma intervenção atempada.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que uma “forte oscilação” na rede europeia estava na origem do corte de energia, mas que a causa ainda estava a ser determinada, pedindo ao público que se abstivesse de especular.

O apagão foi o segundo corte de energia grave na Europa em menos de seis semanas, depois de um incêndio de 20 de março ter encerrado o aeroporto de Heathrow no Reino Unido.

PONTO

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos realiza esta quarta-feira, 30 de Abril, na Mediateca de Luanda, a Assembleia de Trabalhadores das empresas públicas de comunicação social.

A informação foi avançada pelo Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Pedro Miguel, que avançou que o encontro vai servir para abordar a resposta dos Conselhos de Administração das empresas públicas às preocupações apresentadas sobre os ajustes salariais e a progressão na carreira.

PEDRO MIGUEL 12 H

Pedro Miguel, pelo Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos.

Jornalistas  reunem amanha para abordar a resposta dos Conselhos de Administração das empresas públicas às preocupações apresentadas sobre os ajustes salariais e a progressão na carreira.

PONTO

O Vaticano divulgou que o conclave para escolher o próximo papa começa a 7 de Maio.

A data foi definida na quinta congregação geral dos cardeais, realizada nesta segunda-feira.

Um total de 135 cardeais, vão se reunir na Capela Sistina para definir o sucessor do papa Francisco, que morreu na segunda 21 de Abril e foi enterrado no sábado na Basílica Santa Maria Maior, em Roma.

E por cá, o Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Kryspin Dubiel, presidiu ontem à missa pelo sétimo dia da morte do Santo Padre, na paróquia da Sagrada Família em Luanda.

Na sua mensagem, Dom Kryspin Dubiel agradeceu a Deus pelo testemunho de vida do Papa Francisco.

DOM KRYSPIN DUBIEL 9H

Dom Kryspin Dubiel, Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, durante a missa em homenagem ao Papa Francisco.

INTERNACIONAL

O Presidente russo anunciou uma trégua de “todas as hostilidades” na frente ucraniana durante três dias, de 8 a 10 de Maio. Vladimir Putin avisou contudo que as forças russas responderiam “em caso de violação” do cessar-fogo por Kiev.

“A partir da meia-noite entre 7 e 8 de Maio, e até a meia-noite entre 10 e 11 de Maio, a parte russa anuncia um cessar-fogo”, disse o Kremlin num comunicado referindo que esta decisão foi tomada “por razões humanitárias” e também para marcar os 80 anos da vitória da Rússia sobre a Alemanha nazi, aniversário que Moscovo prepara-se a celebrar com pompa e circunstância no próximo dia 9 de Maio.

Ao considerar que a Ucrânia “deveria seguir este exemplo”, a presidência russa também avisou que as suas forças “dariam uma resposta adequada e eficaz” em caso de violação da trégua, isto poucos dias de ter decretado um cessar-fogo de trinta horas por ocasião da Páscoa, a 19 e 20 de Abril, que ambas as partes se acusaram de desrespeitar.

Reagindo a este anúncio, a Casa Branca vincou que quer um cessar-fogo “permanente” e não apenas provisório.

Ainda ontem, o Presidente americano que tem exercido pressões para ambas as partes se sentarem à mesa das negociações, mostrou-se optimista quanto à possibilidade de se chegar a um acordo.

Respondendo a jornalistas, Donald Trump considerou que Zelensky poderia desistir da soberania sobre a Crimeia, um ponto apresentado por Washington como uma condição capital para a paz.

FIM/FIM   

 

 

Data de Emissão: 29-04-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados