Economia Sem Makas, edição alargada de 21 de Abril de 2021
Economia Sem Makas, edição alargada de 21 de Abril de 2021
TEMAS:
A sondagem Afrobarómetro, sobre as posições e preferências entre o MPLA e a UNITA e entre Adalberto Costa Jr. e João Lourenço.
Imigração, o que está a acontecer e os pronunciamentos, os últimos pronunciamentos com várias interpretações.
Microseguros e Micropreços….
Resumo Geral – Economia Sem Makas (21/04/2025)
A edição de hoje foi dedicada à análise profunda da mais recente sondagem do Afrobarómetro, realizada entre março e abril de 2024, com 1.200 angolanos. O destaque vai para o empate técnico entre o MPLA (29,7%) e a UNITA (26,6%), considerando a margem de erro de ±3 pontos percentuais.
No campo da popularidade dos líderes políticos, Adalberto Costa Júnior apresenta vantagem expressiva, com 50,1% de aprovação, enquanto João Lourenço soma apenas 30,2%, e enfrenta uma taxa de desaprovação de 44,9%. O estudo aponta ainda que 62,7% dos angolanos desaprovam o desempenho de João Lourenço nos últimos 12 meses.
A sondagem também revela o crescente descontentamento com os rumos do país: 73,3% dos inquiridos acreditam que Angola está a seguir na direção errada, um aumento em relação aos 63% de 2022. As principais preocupações da população são a fome e escassez de alimentos (18,3%), a saúde (15,6%), a inflação (9,8%), o acesso à água (9,6%) e a educação (7,7%).
Na sondagem do Afrobarómetro em Angola, os principais responsáveis pela condução da pesquisa foram:
-
Carlos Pacatolo – Investigador principal, académico e atual administrador municipal do Lobito.
-
David Boio – Sociólogo, ligado ao Instituto Sol Nascente do Huambo.
A pesquisa em campo foi conduzida pela empresa Ovilongwa – Estudos de Opinião Pública, responsável pela recolha dos dados em território angolano.
COM: CARLOS ROSADO DE CARVALHO