Jornal das 12h, edição de 08 de Abril de 2025

JORNAL 12H/MV

MANCHETES

ANGOLA CONTA AINDA COM DIAMANTES POR EXPLORAR PARA OS PROXIMOS 50 ANOS, ESTIMA RELATÓRIO DE CONJUNTURA ECONOMICA 2025;  

PESSOAL DE SAUDE VOLTA A CLAMAR POR MEHOR CONDIÇÕES LABORAIS, NA PERIFERIA DE LUANDA; 

ANGOLA TESTEMUNHA EM MAIO NOVA SERIE DE CONDECORAÇÕES EM ALUSÃO AOS 50 ANOS DE INDEPENDENCIA; 

PRESIDENTE DA TANZANIA POR DOIS DIAS EM LUANDA PARA VISITA OFICIAL ANGOLA. ESTADISTA TRAZ NA BAGAGEM NOVAS INTENÇÕES DE COOPERÇAÃO;

MERCADOS MUNDIAIS AGITADOS: BILIONARIOS PERDEM MILHÕES DE DOLARES DEVIDO A ENTRADA DE TARIFAS NORTE AMERICANOS; 

JINGLE MIX

 Jornal ao meio dia de oito de Abril. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Joao Congo..

JINGLE MVIEIRA

A policia nacional em luanda deteve um cidadão de 39 anos acusado de homicídio voluntario, em que foi vítima a cidadã que em vida chamou-se, Marciete Germana Dala Ferreira Barbosa, solteira de 38 anos, contabilista do banco sol.

Segundo o Superintende Chefe, Nestor Goubel, os factos ocorreram por volta das 17 horas  do dia  7  de Abril deste ano, e que a data dos factos, o  acusado, estava noivo da vitima.

NESTOR GOUBEL 9 H

Superintende Chefe, Nestor Goubel, porta voz do comando província da policia nacional em Luanda.

No Bengo, o SIC deteve um caçador de 44 anos por ter morto a tiro o seu companheiro de 45 anos, após supostamente confundi-lo com um animal durante a actividade de caça, no município de Bula Atumba.

O esclarecimento deste caso com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, Subinspector Miguel Correia.

MIGUEL CORREIA 7H

Subinspector Miguel Correia, porta-voz do SIC/Bengo, e a detenção de um caçador por ter morto a tiro o seu companheiro, após supostamente confundi-lo com um animal durante a actividade de caça, no município de Bula Atumba.

Não é a primeira vez que se registam casos do género no Bengo, sobretudo no interior da província.

PONTO

Continua A REFLEXÃO sobre o sector da saúde em angola, depois de assinalado ontem o seu dia. 

Por cá, funcionários da saúde falam da necessidade de melhorar os serviços de saúde prestados a população.

Para tal  os “ homens da seringa” apontam para a necessidade  de melhoria vários aspectos no sistema de saúde para que funcione de maneira condigna . Entre eles apontam as condições de trabalho, transporte e melhores salários.

Outro aspecto apontado, é mau atendimento, a falta de medicamentos entre outros , como motivos para a precariedade dos serviços no sector sanitário em angola;

VOX POP 12H ENFERMEIROS  (02.00”)

Funcionários da saúde falam da  necessidade de melhorar os serviços de saúde prestados a população, numa altura em que se comemorou nesta segunda feira 7 de ABRIL, dia mundial da saúde.

O instituto de emergências medicas registou nos últimos sete dias mais de mil ocorrências diversas. Os traumas por acidentes de viação lidera a lista do INEMA segundo a porta voz da instituição, Bruna de Almeida

BRUNA DE ALMEIDA 12

O Movimento dos Estudantes Angolanos realiza amanhã uma conferência de imprensa para falar sobre o concurso publicado para vários ministérios, aberto esta segunda-feira, em Angola.

Segundo o presidente do MEA, Francisco Teixeira, em causa a falta de vagas, particularmente para o sector da educação, assim como as reclamações sobre o processo de repescagem de candidatos com novas positivas, mas que não foram admitidos no último concurso.

FRANCISCO TEIXEIRA – 01’ 14’’ 12H 08 04 2025

A conferência de imprensa tem lugar às 10h de amanhã na Casa da Juventude, em Viana, tal como sublinha Francisco Teixeira.

FRANCISCO TEIXEIRA 02 – 01’ 28’’ 12H 08 04 2025

Francisco Teixeira, presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, e a conferência de imprensa que o MEA vai realizar amanhã para falar sobre o concurso publicado para vários ministérios, aberto esta segunda-feira, em todo o país.

O processo é realizado de forma faseada através do portal do “SEPE”, cujo endereço é www.sepe.gov.ao.

Com mais de 900 vagas disponíveis, o concurso inclui os ministérios dos Transportes, Educação, Juventude e Desportos, além do Memorial Dr. António Agostinho Neto, segundo um comunicado da ENAPP, Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas.

A Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas aos 50 Anos da Independência Nacional anunciou que a próxima cerimónia de condecoração terá lugar nos dias 16 e 17 de Maio do corrente ano.

O evento vai dar continuidade ao processo de reconhecimento de personalidades cujos feitos foram determinantes para a edificação e consolidação da Nação Angolana.

Em nota oficial, a Comissão informou ainda que os cidadãos condecorados que não puderam comparecer à cerimónia realizada no dia 4 de Abril devem contactar a entidade responsável pelas distinções até ao dia 22 deste mês para procederem à recepção da respectiva medalha.

PONTO ECONOMIA

As queixas contra instituições financeiras angolanas aumentaram 79,51% no último trimestre de 2024, face ao período homólogo de 2023, com 13.083 reclamações, contra 7.288 nos últimos três meses do ano anterior, segundo o Banco Nacional de Angola.

O relatório do Banco Nacional de Angola sobre o “Ranking das Reclamações do Sistema Financeiro Angolano no 4.º Trimestre de 2024” mostra, contudo, uma melhoria nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro do ano passado face ao trimestre anterior, com uma queda de 11,31% nas reclamações registadas.

O Banco atribui o aumento de reclamações face ao período homólogo à maior conscientização dos clientes das instituições financeiras.

No período em referência, foram alvo de reclamações nove produtos/serviços, designadamente cartões de débito, prestação de serviços, contas de depósito à ordem, caixas automáticos/TPA [Terminal de Pagamento Automático], transferências ‘Mobile Banking’, crédito ao consumo e o produto cartões de crédito, no conjunto com um peso de 94,05% do total das queixas.

As instituições financeiras bancárias não sistémicas registaram, no IV trimestre de 2024, uma média de 213,1 reclamações por cada 50.000 clientes.

Os diamantes de Angola continuam a mostrar destaque a nível  dos produtores mundiais, já que a expectativa governamental é de que o volume de produção cresça perto dos 15 milhões de quilates por ano.

Tendo em conta esse indicador de produção, de 15 milhões de quilates por ano, Angola teria ainda cerca de 50 anos de produção diamantífera à sua frente, como prevê o Relatório de Conjuntura do primeiro trimestre de 2025, do Gabinete de Estudos Económicos do Banco de Fomento Angolano.

O documento,  citado pelo JORNAL O PAÍS,  realça que o sector mineiro, em particular no caso dos diamantes, teve um bom ano de 2024, bastante potenciado pela produção na recentemente inaugurada mina do Luele.

Enfatiza que no sector existe ainda bastante potencial para um aumento desta produção, havendo interesse comercial, já que as reservas foram estimadas pela En- diama em 732 milhões de quilates, não muito abaixo das reservas russas, o maior produtor mundial do mineral.

O estudo aponta dados da Sociedade Mineira do Luele, que previa que a produção em 2024 iria rondar 5,4 milhões de quilates, sendo perto de 40% da produção total do país, no ano inaugural.

Para o analista Carlos Rosado de Carvalho, apesar de residual, as receitas com os diamantes ainda têm algo a dizer no OGE;

CARLOS 12H

PONTO

A Presidente da República Unida da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan está por esta altura no palácio presidencial, no segundo ponto da agenda da sua  visita a angola.

O reforço da cooperação bilateral entre os dois países é o grande mote da visita. 

Antes a estadista tanzaniana inicia o cumprimento da sua agenda com visitas ao Memorial Dr. António Agostinho e a refinaria de Luanda.

Angola e a Tanzânia vão também assinar acordos de cooperação em vários domínios, segundo se soube de fonte oficial, estando previsto que os dois Chefes de Estado prestem declarações à imprensa.

 

O programa da visita prevê igualmente uma sessão solene da Assembleia Nacional de Angola em honra da Presidente tanzaniana.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) indica que Samia Suluhu Hassan vai cumprir um programa de carácter político-diplomático, económico e cultural.

De acordo com a nota, as relações político-diplomáticas entre Angola e a Tanzânia foram formalmente estabelecidas em 1976, logo após a proclamação da Independência Nacional.

A Tanzânia destaca-se como um dos Estados que mais apoiou a luta de libertação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tendo, no caso de Angola, acolhido e assistido os seus cidadãos em solo tanzaniano.

Os dois países partilham uma visão comum sobre o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a defesa do multilateralismo, cooperando activamente ao nível da União Africana, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de outras plataformas internacionais.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu a embaixadora não-residente do Canadá em Angola, Sara Nicholls, com quem abordou o reforço das relações entre os dois países, com realce para as áreas de Investimento, Comércio e Formação de Quadros.

Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), Téte António e Sara Nicholls analisaram o estado da cooperação entre os dois países e defenderam a necessidade da dinamização de parcerias nos diferentes sectores prioritários.

Durante o encontro, falaram, também, da necessidade de acelerar a formalização do Acordo de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos entre Angola e o Canadá, que é considerado fundamental para o fortalecimento das relações económicas dos dois países.

A diplomata canadiana reafirmou o interesse do seu país em aprofundar a cooperação com Angola, sobretudo nos domínios da Saúde e Educação, sectores onde o Canadá possui uma vasta experiência.

A oportunidade serviu, igualmente, para as duas entidades debruçarem-se sobre questões de paz e segurança, tendo examinado o papel de Angola na presidência da União Africana e o contributo do Canadá para iniciativas multilaterais no continente.

INTERNACIONAL

O Ministério do Interior da RDC  informou que 46 pessoas foram hospitalizadas na sequência desta tempestade, que ocorreu na noite de sexta-feira para sábado e afetou diferentes zonas da capital, causando “danos materiais significativos”.

Já o Ministério da Saúde ativou um destacamento médico de emergência para prestar assistência e conter outros potenciais efeitos das inundações.

O Ministro da Saúde da RDCongo, Samuel Roger Kamb, deslocou-se a algumas das zonas mais afetadas, incluindo as margens do rio Ndjili.

O governador de Kinshasa, Daniel Bumba, exortou a população a deixar de construir casas em zonas restritas e propensas a inundações.

A maioria das mortes foi causada pelo desabamento de muros e estruturas, que levou as autoridades a questionarem a má qualidade das construções, que são incapazes de resistir a uma tempestade desta dimensão.

As inundações cortaram o acesso ao principal aeroporto do pais, danificando a estrada principal, mas já foi reaberta ao tráfego ligeiro, prevendo-se que nas próximas horas seja aberta a todo o tráfego, referiu Daniel Bumba.

A estrada liga Kinshasa a várias regiões do país e as autoridades estão preocupadas com o impacto na circulação e abastecimentos de outras localidades.

Em 2022, pelo menos cem pessoas morreram durante uma inundação semelhante em Kinshasa.

As 500 pessoas mais ricas do mundo perderam, na quinta e sexta-feira, devido aos efeitos das tarifas anunciadas por Donald Trump, 536 mil milhões de dólares, com Elon Musk a liderar a lista.

Esta foi a maior perda de sempre do Índice de Bilionários da Bloomberg, indicou a agência financeira.

Segundo a Bloomberg, cerca de 90% dos bilionários que compõem a lista perderam dinheiro na quinta e na sexta-feira, com as quedas acentuadas dos mercados bolsistas em todo o mundo, e que hoje continuam.

De acordo com os dados atualizados ao dia de hoje, Elon Musk, da Tesla, mantém-se como homem mais rico do mundo, mas lidera também em perdas, com cerca de 20 mil milhões de dólares perdidos num dia.

Em queda estão também Warren Buffett, da Berkshire Hathaway, Mark Zuckerberg, da Meta, que detém o Facebook, Instagram e Whatsapp, Jeff Bezos, da Amazon, Larry Ellison, da Oracle, entre outros.

Os mercados estão a ser afetados pela entrada em vigor das tarifas impostas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, aos parceiros comerciais dos Estados Unidos e pelas medidas de retaliação anunciadas pela China, que podem ser seguidas pelas de outras grandes economias, como a da União Europeia.

O Presidente dos EUA anunciou a imposição de tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA em 02 de abril, mas manifestou a sua disponibilidade para negociar se as ofertas forem “fenomenais”.

Os analistas e bancos de investimento têm vindo a rever em baixa as estimativas para o crescimento económico global e em particular para o PIB dos EUA, na sequência do anúncio das novas tarifas, que são mais elevadas do que o esperado.

O banco de investimento Goldman Sachs subiu hoje a probabilidade de uma recessão nos Estados Unidos de 35% para 45%, enquanto o JPMorgan coloca essa probabilidade em 60%, o S&P Global em 30-35% e o HSBC em 40%.

FIM/FIM 

Data de Emissão: 08-04-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados