Jornal das 12h, edição de 01 de Abril de 2025

JORNAL 12H/MV

MANCHETES

FORTE CHUVA LANÇA O CAOS EM LUANDA. BOMBERIOS FALAM EM MORTE E GRANDES DANOS MATERIAIS;

ASSALTO A COMISSSÃO DE CARTEIRA E ETICA DOS JORNALISTAS ANGOLANOS;

POLICIA NACIONAL DESMANTELA CEMITERIO CLANDESTINO NO KILAMBA KIAXI ;

HAMAS PEDE REVOLTA VIOLENTA EM TODO O MUNDO CONTRA PLANO DE TRUMP PARA GAZA; 

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de primeiro de Abril de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Joao Congo e Edson Machado.

JINGLE MVIEIRA

Chove com intensidade desde a madrugada de hoje em várias províncias do país, com destaque para Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.

No seu primeiro balanço, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Superintendente Bombeiro Wilson Baptista, confirma a morte de uma menor de 14 anos, devido ao desabamento da residência em que dormia em Luanda; 

WILSON BAPTISTA 12H

Por esta altura, o cenário aqui na capital é de residências e vias inundadas, o que está a provocar inúmeros constrangimentos, sobretudo aos cidadãos que pretendem sair de casa e deslocar-se aos seus postos de trabalho.

 

 

Um camião,  carregado de um contentor de  bens diversos,  capotou na manhã desta segunda-feira, 1 de abril, na estrada que liga  Vila de Viana a  Calumbo, mais propriamente nas proximidades entre o Cemitério  e o Viana park.

Segundo relatos de populares , o capotamento, deveu-se ao mau estado da estrada,  agudizada pelas chuva da madrugada desta terça-feira.

A chuva intensa desta madrugada muitas são as zonas afectadas pela chuva. Uma delas é a zona de venda de pescado a céu aberto,  na samba, área da MABUNDA. Reportagem de Maria Humba

HUMBA 12H  DIRECTO

No Bengo, mais de 150 residências ficaram inundadas em consequência das chuvas de hoje, tal como diz o porta voz dos bombeiros naquela província. Costa Ngunza;

COSTA NGUNZA 12H

PONTO

Angola não registou nenhuma morte por cólera nas últimas 24 horas, mas diagnosticou 180 novos casos da doença.

Segundo o último boletim epidemiológico, as províncias do Cuanza-Norte e Benguela apresentaram maior número de casos, com 55 cada.

No mesmo período, 125 pessoas receberam alta  médica, enquanto 388 continuam internadas.

Desde o início do surto de cólera, o país já registou 9.965 casos e 383 mortes.

As 383 ocorreram na província de Luanda (163), na do Bengo (105), na do Cuanza Norte (40), na de Benguela (34), na do Icolo e Bengo (23), na de Malanje (9), na do Cuanza Sul (5), na do Zaire (3) e na de Cabinda (1).

Em menos de três meses o País tem 17 das 22 províncias afectadas e três epicentros mais descontrolados: Cuanza Norte, Luanda e Benguela.

Esta epidemia atinge sobretudo as populações mais vulneráveis e sem acesso a água potável e a saneamento básico, e, segundo dados recolhidos em diversos estudos internacionais, com incidência nos países menos desenvolvidos, em média existem mais quatro doentes por cada um confirmado laboratorialmente.

O Secretario de estado para saúde hospitalar, Leonardo Inocêncio , disse neste segunda feira, aqui em Luanda que 50 por cento das cirurgias cardíacas, realizadas no país são de doentes com complicações de febre reumática.

O responsável que falava durante a abertura do segundo conclave angolano sobre doença cardíaca reumática,  revelou que estas cirurgias, têm criado um impacto econômico e financeiro muito elevado sobre os pacientes, as famílias, a sociedade e ao sistema de saúde.

Para dar resposta a este problema, o secretario de estado garantiu que o ministério tem reforçado  com os cuidados de saúde primário e o aumento da rede sanitária com a construção e ampliação das unidades nos níveis primário, secundário e terciário.

LEONARDO INOCÊNCIO 12 H

Leonardo Inocêncio Secretario de estado para saúde hospitalar, quando falava durante a abertura do segundo conclave angolano sobre doença cardíaca reumática, a patologia é responsável por 50 por cento das cirurgias cardíacas, realizadas no país.

PONTO

24 horas depois, ainda não há qualquer pronunciamento das autoridades policiais quanto ao assalto ocorrido, ontem, na sede da Comissão de Carteira e Ética, órgão responsável pela acreditação dos profissionais de comunicação social em Angola.

Os marginais levaram apenas a base central de dados da instituição, que contém informações pessoais e profissionais de todos os jornalistas do país.

O assalto, que ocorreu sem sinais de arrombamento, levanta suspeitas de que foi direcionado.

Outros bens de valor, como televisores e computadores, permaneceram intocados.

Além da base de dados, foram levados mais de 40 mil kwanzas que estavam num processo.

A presidente da CCE, Luísa Rogério, classificou o roubo como “muito grave” e apelou a uma investigação urgente porque  estão a ser tratados  processos sensíveis relacionados com jornalistas de grande notoriedade.

LUISA ROGÉRIO 01 – 55” 12H 01 04 2025

Luísa Rogério esclarece, no entanto, que esta não é a primeira vez que tal acontece. Em Maio do ano passado as instalações já tinham sido assaltadas, num caso que até aqui, não conheceu o seu desfecho.

LUISA ROGÉRIO 02 – 56” 12H 01 04 2025

Esta situação força a paralisação dos trabalhos da comissão, nos próximos dias.

LUISA ROGÉRIO 03 – 01 04” 12H 01 04 2025

Luísa Rogério, presidente da Comissão de Carteira e Ética,  órgão responsável pela acreditação dos profissionais de comunicação social, que foi alvo de um assalto esta madrugada.

O Tribunal Supremo suspendeu, nesta segunda-feira, a quinta sessão do julgamento em que são arguidos os generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”.

A decisão foi tomada devido à ausência da empresa China International Fund Angola, também arrolada no processo.

O julgamento foi remarcado para a próxima segunda-feira, dia 7 de abril.

O advogado Benja Satula fala sobre a complexidade do processo;

BENJA 12H

Os réus são acusados de crimes como peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influências.

PONTO

Um grupo de cidadãos ocupou um terreno vasto no bairro Catati, município do Kilamba, e transformou o local num cemitério clandestino, cobrando 4.000 kwanzas pela realização de cada funeral de adultos e 2.500 kwanzas para crianças.

A Polícia deteve dois dos cinco indivíduos que fazem parte do grupo, enquanto prosseguem diligências para a localização dos três foragidos, de acordo com o porta-voz da DIIP, Direcção de Investigação e Ilícitos Penais, Intendente Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA – 01′ 10” 12H 01 04 2025

Segundo informações, o grupo geria o cemitério há mais de cinco anos e era com os lucros que os acusados sustentavam as suas famílias ao longo deste período.

PONTO ECONOMIA

Ouro sobe para novo máximo devido à incerteza da guerra comercial.

O preço do ouro está a subir devido às preocupações com o crescimento económico e as políticas comerciais de Trump, às expectativas de descida das taxas de juro e à procura do metal precioso por parte dos bancos centrais.

Os investidores estão mais uma vez a procurar refúgio no ouro, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado na última quarta-feira uma nova tarifa de 25% a todos os carros e componentes exportados para os EUA a partir de amanhã, 02 de Abril, tal como refere o analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02′ 13” 12H 01 04 2025

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas…

O Ministério das Finanças realiza hoje e amanhã, em Benguela, o seu 14.º Conselho Consultivo, com o tema “Processos e Procedimentos: Aprimorar para Fortalecer a Confiança na Gestão das Finanças Públicas”.

O evento inclui sessões plenárias e grupos temáticos que discutem “Gestão de Risco vs. Gestão de Crise, Reforço da Reputação Institucional e Confiança no Serviço Público”, “Papel dos Processos e Procedimentos na Transformação da Gestão das Finanças Públicas”, “Liderança e Gestão de Equipas em Contexto de Transformação” e “Processos e Procedimentos nas Finanças Públicas, Desafios e Oportunidades”.

O 13.º Conselho Consultivo ocorreu em Janeiro de 2024, na província do Namibe, com o tema “A excelência rima com integridade”.

Na ocasião, a ministra das Finanças pediu mais transparência e prestação de informações ao público.

INTERNACIONAL

Hamas pede revolta violenta em todo o mundo contra plano de Trump para Gaza.

O Hamas apelou hoje que “qualquer pessoa que possa andar armada” combata em qualquer lugar o plano do Presidente norte-americano Donald Trump, de deslocar os residentes da Faixa de Gaza e assumir o controlo do território palestiniano.

“Perante este plano diabólico, que combina massacres e fome, qualquer pessoa capaz de transportar uma arma em qualquer parte do mundo deve agir”, frisou um líder do movimento islamista palestiniano, Sami Abou Zouhri, em comunicado.

O apelo surge um dia depois de o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ter oferecido a opção de permitir que os líderes do Hamas abandonem Gaza com a condição de que o movimento islâmico palestiniano deponha as armas.

O Hamas declarou a sua intenção de renunciar ao controlo de Gaza, mas não de depor as armas, uma “linha vermelha” para o movimento islamista palestiniano.

Netanyahu indicou ainda que Israel está a trabalhar num plano de Trump para realocar os residentes de Gaza para outros países e disse que, após a guerra, Israel irá fornecer segurança em Gaza e “possibilitar a implementação do plano de Trump”.

A junta do Myanmar declarou, hoje, uma semana de luto depois dos estragos causados pelo terramoto de 7.7, na escala de Richter, que matou mais de 1.700 pessoas.

Segundo a Lusa, que cita um comunicado da Junta do Myanmar, o período de luto decorre até domingo com as bandeiras colocadas a meia- haste.

Na passada sexta-feira, as autoridades de Myanmar apelaram à ajuda da comunidade internacional, um apelo considerado excepcional, tendo em conta a dimensão dos danos humanos, materiais e o isolamento político da junta no poder.

FIM/FIM

 

 

Data de Emissão: 31-03-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados