Jornal da Tarde, edição de 05 de Fevereiro de 2025
JORNAL 12H/MV
MANCHETES
PARTIDO LIBERAL É A MAIS NOVA FORMAÇÃO POLITICA EM ANGOLA. TRIBUNAL CONSTITUCIONAL APROVA FORMAÇÃO POLITICA;
POLICIA PRENDE MAIS UM FUNCIONARIO DA AGT;
BANCO RUSSO VTB ABANDONA OPERAÇÕES EM ANGOLA;
CASOS DE COLERA ULTRAPASSAM OS DOIS MIL. VACINAÇÃO CONTINUA EM LUANDA E ICOLO E BENGO, QUANDO CASOS EXPALHAM-SE PELO PAÍS;
GUERRA DA RDC: MAIS DE DOIS MIL CORPOS ESPALHADOS PELA CIDADE DE GOMA, SEGUNDO FONTES INDEPEDENTES;
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de cinco de Fevereiro de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Joao Congo.
JINGLE MV
O Serviço de Investigação Criminal deteve um funcionário da AGT que estaria a disseminar informações para a obstrução das investigações no âmbito caso do roubo dos sete mil milhões de kwanzas do reembolso do IVA.
De acordo com o porta-voz do SIC, superintendente-chefe, Manuel Halaiwa, o técnico da AGT foi alvo de um mandado de detenção pela prática de actos que configuram obstrução à justiça e associação criminosa;
MANUEL HALAIWA 07H
PONTO ECONOMIA
O banco Russo VTB prepara-se para retirar as suas actividades de Angola.
Recentemente o Ministério das Finanças se escusou a identificar no último prospecto de emissão de eurobonds na praça financeira de Londres, documento onde revelou que um credor tinha dado início a um processo de arbitragem contra o País, acusando Angola de incumprimento.
O comentário de Carlos Rosado de Carvalho;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
BNA instaura processos contra bancos e respectivos gestores que “alimentavam” mercado paralelo de divisas
O Banco Central instaurou processos contra algumas instituições financeiras bancárias e respectivos gestores que “alimentavam” o mercado paralelo de divisas.
Segundo o Banco Nacional de Angola, foi verificado, em 2024, que “algumas instituições bancárias realizavam transacções de pagamento a determinadas empresas que se dedicavam à intermediação com certos provedores do mercado cambial”. sendo a intermediação cambial uma actividade reservada às instituições financeiras que carece da autorização do banco central.
O Banco Nacional de Angola informa que “instaurou os competentes processos sancionatórios contra as empresas, os bancos e as pessoas envolvidas nas operações de intermediação cambial irregulares”., visto ser a entidade competente para instaurar e decidir sobre os processos de contravenção pelas infracções cometidas no mercado cambial.
O Banco Central indica que a informação complementar destes processos sancionatórios apenas poderá ser tornada pública após trânsito em julgado das respectivas decisões.
PONTO
O Partido Liberal, enquanto projecto coordenado por Euclides Luís de Castro, foi inscrito pelo Tribunal Constitucional, por este considerar que a Comissão Instaladora apresentou os documentos exigidos para a inscrição do Partido Político, designadamente, os Estatutos, o Programa e demais elementos de identificação.
Pelo que, a Juíza Conselheira Presidente do Tribunal Constitucional determinou como deferido o pedido de inscrição e por conseguinte a legalização, a partir da data, do projecto do Partido Político Liberal, com a sigla PL, nos termos do nº 1 do artigo 15º da Lei dos Partidos Políticos.
Sobre a decisão do Tribunal Constitucional, o director do gabinete do agora Presidente do Partido Liberal, Higino Cambanda, disse que o PL é uma formação política com dignidade necessária para lutar no alcance do poder político em Angola.
Quanto à representação ao nível do país, Cambanda disse que, aquela formação política tem infra-estruturas , em Luanda “sede nacional”, no Huambo, entre outras províncias, excepto os novos entes, que surgiram da Nova Divisão Político-Administrativa, mas o partido tem recursos humanos em todas províncias, não obstante, estes membros é que permitiram a legalização do partido.
PONTO
Os casos de cólera continuam a aumentar em Angola e totalizam já 2 mil e 069 registos, com mais 181 doentes identificados nas últimas 24 horas, o maior número de sempre desde o início do surto, a 07 de janeiro.
Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os 181 casos foram notificados no Bengo (103), Luanda (62), Icolo e Bengo (14) e Huíla (dois).
Nas últimas 24 horas foram também registados cinco óbitos, aumentando o total de mortes para 70, dos quais 40 na província de Luanda, epicentro da doença.
O grupo etário mais afetado é o dos 2 aos 5 anos, com 322 casos e 10 óbitos, seguido do grupo etário dos 10 aos 14 anos, com 279 casos e cinco óbitos.
Desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 2.069 casos, sendo 1.124 na província de Luanda, 634 na província do Bengo, 294 na província do Icolo e Bengo, quatro na província do Huambo, quatro na província de Malanje, quatro na província do Zaire, quatro na província da Huíla e um na província do Cuanza Norte, com idades compreendidas entre 2 e 100 anos.
O Governo angolano iniciou na segunda-feira uma campanha de vacinação que abrange quase um milhão de angolanos para tentar conter o avanço da doença.
…
Mais de quatro mil pacientes, com patologias diversas, acorreram ao hospital geral dos cajueiros, município do Cazenga, em busca de tratamento medico. os dados foram avançados pelo director clinico daquela unidade hospitalar, Tomás Fernando.
TOMAS FERNANDO
Relativamente aos casos de cólera , o responsável afirma que a unidade continuam a receber pacientes vindo de outros municípios vizinhos
TOMAS FERNANDO
Director do hospital geral dos cajueiros, com as ocorrências registadas durante o feriado.
…
Os Serviços de Emergências Medicas (INEMA ), registou durante o feriado prolongado, mais de novecentas ocorrências clinicas. deste numero, duzentos e quarenta e um foram de colera e 216 de traumas em consequências de acidentes.
Segundo o Director Geral do INEMA, Vasco Matemba, ainda neste período foram recepcionados mais de seiscentas solicitações de serviços médicos.
VASCO MATAMBA 1 12H
Vasco Matemba, realçou ainda a ocorrência de dois graves acidentes viação, ocorridos nas imediações do Kimbang e no Golf 2, aqui em Luanda, que resultaram em 26 vitimas feridas.
VASCO MATAMBA 2 12 H
Vasco Matamba, o Director Geral do INEMA, e o balanço das ocorrências registadas durante o fim de semana prolongado.
…
E os serviços de proteção civil e bombeiros, registaram em todo o País, um total de 16 mortos e 31 feridos vitimas de afogamentos, descargas elétricas, incêndios, suicídios, acidentes e outros.
O porta Voz Nacional dos Bombeiros, Superintendente Bombeiro, Wilson Baptista, apesar dos números, o balanço é positivo.
WILISON BAPTISTA 12H
Superintendente Bombeiro, porta Voz Nacional dos Bombeiros.
…
Oito Pessoas morreram e outras trinta e três ficaram feridas em consequência de acidentes de viação durante o fim de semana prolongado. os dados são do comando provincial da policia nacional em Luanda.
Segundo o porta voz do Comando Provincial da Policia Nacional em Luanda , Superintendente Chefe Nestor Goubel, o excesso de velocidade associado a condução sobre o efeito de álcool, e falta de precaução ao volante, estiveram base de um total de trinta acidentes.
Nestor Goubel fez saber ainda que neste período foram ainda apreendidas 12 armas de fogo e detidos mais de trezentos cidadãos por infrações diversas.
NESTOR GOUBEL 10 H
Superintendente chefe Nestor Goubel, o porta voz, do Comando Provincial da Policia Nacional em Luanda. 8 Pessoas morreram e outras trinta e três ficaram feridas em consequência de acidentes de viação durante o fim de semana prolongado.
INTERNACIONAL
“Os serviços do Ministério da Saúde informaram-me que mais de dois mil corpos foram enterrados em Goma, RDC.
Este número não tem em conta o número de pessoas que foram enterradas em valas comuns, disse o ministro do Interior e da Segurança.
Desde a tomada de Goma na semana passada, na sequência de combates, agravou-se a situação humanitária na região.
Entretanto, o grupo armado M23 e aliados ruandeses avançaram em direção à província vizinha do Kivu do Sul, ameaçando Bukavu, a capital da região.
Num comunicado divulgado na segunda-feira à noite, o grupo armado afirmou que vai declarar um cessar-fogo a partir de hoje “por razões humanitárias” e que não tenciona assumir o controlo de Bukavu ou de qualquer outra localidade.
Na semana passada, o M23 tinha dito que pretendia continuar a marcha até à capital, Kinshasa.
A ofensiva do M23 – grupo armado constituído maioritariamente por tutsis vítimas do genocídio ruandês de 1994 – aumentou as tensões com o vizinho Ruanda, uma vez que o governo da República Democrática do Congo acusa Kigali de apoiar o M23, uma alegação confirmada pelas Nações Unidas.
Por outro lado, o Ruanda e o M23 acusam o Exército de Kinshasa de cooperar com as Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda , um grupo fundado em 2000 por líderes do genocídio e outros ruandeses exilados para recuperar o poder político no país, uma colaboração que também foi corroborada pela ONU.
…
EUA. Numa alocução a partir da Sala Oval, na Casa Branca, Trump afirmou que o Irão não pode ter uma arma nuclear e que os EUA têm todo o direito de impedir a venda de petróleo iraniano a outras nações.
Ao assinar o memorando, o presidente norte-americano descreveu-o como muito duro e assumiu estar dividido sobre o regresso da “pressão máxima”, referindo esperar que seja possível chegar a um acordo com Teerão.
Donald Trump afirmou que estaria disposto a reunir-se com o homólogo iraniano.
…
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, defendeu hoje que o adiamento da adesão do seu país à NATO exige a devolução a Kiev das armas nucleares que foram renunciadas em 1994 em troca de garantias de segurança.
FIM/FIM