Jornal das 12h, edição de 14 de Janeiro de 2025
DETIDOS NO CAZENGA DEZENAS DE ASSALTANTES DE MOTORIZADAS E JOVENS PROMOTORES DE RIXAS VIOLENTAS;
CUSTO DE VIDA EM ANGOLA AUMENTOU MAIS DE VINTE E SETE POR CENTO NO ANO PASSADO, REVELAM DADOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA;
PRESIDENTE DA GUINÉ EQUATORIAL EM VISITA OFICIAL A ANGOLA. REFORÇO DA COOPERAÇÃO BILATERAL E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EM AFRICA NO CENTRO DA AGENDA;
SITUAÇÃO TENSA EM MOÇAMBIOQUE A MENOS DE VINTE QUATRO HORAS DA TOMADA DE POSSE DO NOVO PRESIDNETE DA REPUBLICA;
CERIMONIAS OFICIAS PARA A TOMADA DE POSSE DE DONALD TRUMP TÊM;
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de 14 de janeiro de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e João Congo….
JINGLE MVIEIRA
OS NUMEROS DA COLERA EM ANGOLA: NESTE MOMENTO… Os últimos dados apontam para 18 mortos, num total de 224 casos registados.
O surto da cólera afecta as províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, segundo as autoridades.
Agora vamos a Caxito, onde populares temem que os casos de cólera possam aumentar devido ao débil saneamento básico. O jornalista Zacarias Congo está no mercado do Cacuango, o principal de Caxito. Reportagem MFM com Zacarias Boa tarde;
ZACARIAS 12 H DIRECTO SIMULADO
… No entanto, o Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se ontem com os integrantes da Comissão Interministerial de Combate à Cólera, coordenada pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A reunião serviu para “fazer o ponto da situação no terreno, avaliar o modus operandi na contenção do surto e encontrar formas rápidas de actuação, ultrapassando eventuais constrangimentos”, segundo a Secretaria de Imprensa do Presidente da República.
Segundo a nota, o Chefe de Estado “transmitiu orientações precisas para pronta execução, tendo em atenção a necessidade de se travar quanto antes o risco de expansão da doença para outras regiões do país, mobilizando-se os recursos apropriados e na dimensão que a situação exigir, sejam eles de que natureza for (financeiros, humanos, em equipamentos, etc)”.
A ministra da saúde, Silvia Lutucuta disse que a questão da cólera ainda é delicada;
SILVIA LUTUCUTA 8H
Silvia Lutukuta, ministra da saúde falando sobre as medidas tomadas para contornos do surto de cólera que afecta três províncias.
…
Entretanto, OMS avisa que taxa de letalidade por cólera em Angola “é elevada”
“Neste momento estamos à volta de 10% [taxa de letalidade], que é muito alto”, afirmou o Oficial de Emergência da OMS em Angola, Walter Firmino, acrescentando que a maioria das mortes são “comunitárias” o que significa que a população “não está a procurar de forma atempada o serviço de saúde”.
O responsável insistiu que a taxa de letalidade é alta, destacando, ao mesmo tempo, a resposta do Governo angolano, por via do Ministério da Saúde, desde o primeiro caso identificado no bairro do Paraíso, município de Cacuaco, em Luanda.
Logo que se identificou o primeiro caso, as autoridades mobilizaram as equipas de resposta rápida que foram para o terreno em busca de casos nas comunidades e unidades sanitárias e também criaram centros de tratamento de cólera no Hospital Municipal e no Hospital Geral de Cacuaco, indicou.
Luanda, Bengo e Icolo e Bengo são as três províncias angolanas que notificaram casos positivos de cólera, sendo que as autoridades ativaram já o plano de vigilância epidemiológica em todas as províncias do país, visando travar a propagação da doença.
Para a OMS, a resposta à cólera em Angola não depende apenas de ações do Ministério da Saúde, mas também da intervenção dos ministérios da Energia e Águas e Ambiente, com abastecimento de água às comunidades.
O Oficial de Emergência da OMS em Angola descartou ainda uma eventual propagação da cólera pelo país, dado os planos de resposta elaborados em todas as províncias, dando nota igualmente de que Angola já requisitou vacinas junto deste organismo internacional.
Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (Minsa), o número de casos de cólera notificados em Angola aumentou para 224, com 54 novos registos nas últimas 24 horas, e mais três mortes, num total de 18 desde o início do ano.
…
Policia nacional realizou uma pequena operação concretizada no Cazenga e diz ter elevado o sentimento de segurança aos munícipes.
A operação foi realizada nos últimos dias segundo o porta voz do comando provincial de Luanda da polícia nacional, superintendente-chefe Nestor Goubel, que apela aos munícipes do Cazenga a reforçarem as denuncias sobre agressão e abuso sexual no seio das famílias .
Na acção foram desmantelados dois grupos de rixas que tiravam o sono e paz na comissão do Cazenga;
NESTOR GOUBEL RIXAS
Detidos criminosos, assaltantes de motos com cadastro e mandado de detenção por homicídio no Sambizanga detidos depois de realizarem assaltos a motoqueiros na via publica no Hojy ya Henda e levarem as motos para uma residência no Sambizanga para desmanche e posterior comercialização, na sequencia quando os mesmo aperceberam-se da presença policial abriram fogo;
NESTOR GOUBEL ROUBOS MOTOS
Por outro lado, a polícia diz que detive um individuo que por crença em feitiço tentou violar uma menor de idade;
NESTOR GOUBEL FEITIÇO
…
SIC deteve dois cidadãos no Município do Chitato, Lunda norte flagrados em posse ilícita de 1.603 supostas pedras de diamantes.
A operação teve lugar no âmbito do combate a posse ilícita de minerais estratégicos naquele território, segundo o porta voz do SIC NACIONAL, MANUEL HALAIWA;
MANUEL HALAIWA 12H
PONTO ECONOMIA
Custo de vida subiu 27,5% em 2024, maior aumento desde 2016. Cabaz de bens e serviços que custava 100 mil kwanzas em Dezembro de 2023 custa agora 127 mil e 500 kwanzas.
Os preços sobem em vários sectores, como alimentação, saúde, vestuário e educação.
O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho apontou uma serie de factores para a alta do custo de vida no país;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
…
Aumento salarial de 25% para os funcionários públicos, a vigorar a partir de Janeiro deste ano foi adiado para o próximo mês de Março.
O Presidente da República, João Lourenço, orientou esta segunda-feira, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, a primeira sessão Ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros.
O Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social avançou, em declarações à imprensa, que o Conselho de Ministros apreciou a Proposta de Lei de Autorização Legislativa que vai permitir ao Presidente da República João Lourenço alterar o Decreto Legislativo Presidencial 3/22, que versa sobre a organização dos princípios gerais relativos a aplicação da estrutura indiciária das tabelas salariais, subsídios ou suplementos da função pública.
Pedro Filipe informou, por outro lado, que depois da apreciação, a solicitação de autorização legislativa foi de seguida enviada à Assembleia Nacional;
PEDRO FILIPE 1
Assegura que com este passo fica ultrapassada mais uma etapa, e que nos próximos tempos em função da deliberação ou recomendação dos deputados.
O governante classificou o envio da solicitação à Assembleia Nacional, como sinal claro do comprometimento do Executivo em cumprir aquilo que foi acordado com as centrais sindicais.
PEDRO FILIPE 2
Recorde-se que, em Maio de 2024, o Governo e três centrais sindicais chegaram a acordo, após várias fases de uma greve geral na função pública, sendo um dos pontos acordados o aumento salarial de 25% para os funcionários públicos, a vigorar a partir de Janeiro deste ano. No entanto, este foi adiado para o próximo mês de Março.
PONTO
O Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, encontra-se em Luanda para uma visita oficial de 48 horas.
“A relação bilateral entre Angola e a Guiné Equatorial é marcada por laços históricos, culturais e económicos, além de interesses comuns no contexto africano e internacional”, lê-se no comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
O comunicado prossegue ressaltando que Angola e a Guiné Equatorial têm economias baseadas, principalmente na exploração do petróleo.
…
É já amanha que acontece a cerimonia de investidura do novo presidente da republica de Moçambique, Daniel Chapo, candidato da FRELIMO, eleito no pleito realizado a nove de Outubro passado, que mergulhou o país numa onde manifestações que já provocaram cerca de 300 mortos.
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, já se encontra em Maputo onde via participar das cerimônias em representação do presidente João Lourenço.
Até ao momento, não se sabe quantos chefes de estado e de governo estarão presentes, mas são esperados cerca de 500 convidados estrangeiros tal como esclarece o jornalista moçambicano ao serviço da Voz da America, William Mapote;
WILLIAM 1
Quando a situação neste momento, um dia depois da tomada de posse dos deputados e a menos de 24 horas da investidura do novo presidente da republica, Willim Mapote informa que o clima é de grande tensão, mas não se registaram distúrbios;
WILLIAM 2
O Governo moçambicano decretou tolerância de ponto para quarta-feira, dia da tomada de posse do novo presidente.
Pelo menos 2.500 pessoas são esperadas para a cerimónia de posse do novo Presidente.
Daniel Chapo foi proclamado Presidente da República a 02 de janeiro pelo Conselho Constitucional de Moçambique que fixou, oficialmente, o dia 15 de janeiro para a sua investidura.
Candidato apoiado pela Frelimo, Chapo foi declarado vencedor da eleição a Presidente da República, com 65,17% dos votos, sucedendo no cargo a Filipe Nyusi.
…
A Assembleia da República de Moçambique empossou os deputados eleitos à X legislatura, mas dois dos partidos, a RENAMO e o MDM, já anunciaram o boicote à cerimónia, contestando o processo eleitoral, em pleno dia em que iniciam novos protestos no país, convocados por Venâncio Mondlane.
O porta-voz da RENAMO disse que o partido entende que esta cerimónia está desprovida de qualquer valor solene e por isso constitui um ultraje social e desrespeito à vontade dos moçambicanos, pelo que não fará parte desta tomada de posse.
Também os oito deputados eleitos pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) não participam na tomada de posse, como confirmou o presidente do agora quarto maior partido na oposição, Lutero Simango.
No entanto, o candidato presidencial Venâncio Mondlane apresentou disponibilidade para uma “pacificação nacional”, exigindo algumas medidas para participar no diálogo político, visando pôr fim à tensão pós-eleitoral que se vive em Moçambique.
Mondlane propõe um compromisso nacional de construção de três milhões de casas para jovens em cinco anos e uma verba até 600 milhões de dólares para as pequenas e médias empresas que sofreram durante o período das manifestações, além da libertação dos cerca de cinco mil detidos durante os protestos de contestação dos resultados eleitorais.
Na sua intervenção, Venâncio Mondlane apelou igualmente ao tratamento médico e medicamentoso gratuito para todos os que foram feridos durante os protestos assim como a compensação financeira para aqueles que perderam familiares.
PONTO
Continua a discussão da proposta de Lei sobre o Regime Especial de Proibição da Comercialização e Consumo de Bebidas Alcoólicas.
A proposta, apresentada pelo Executivo, visa proteger áreas sensíveis e garantir a segurança e o bem-estar da população, com enfoque nas zonas adjacentes a hospitais, escolas, igrejas e cemitérios.
O objetivo principal da legislação é evitar a exposição de trabalhadores e estudantes ao consumo excessivo de álcool, particularmente nas proximidades de instituições de ensino e saúde. A proposta original sugeria a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas num raio de 500 metros de hospitais e escolas.
No entanto, durante a discussão na Assembleia Nacional, os deputados sugeriram a ampliação da restrição para também abranger igrejas e cemitérios, a fim de preservar o respeito aos mortos e às atividades religiosas. Esta manha o auditório MFM foic chamado a comentar o assunto;
VOX POPULI MANHA ALCOOL 12H
…
O ministério da educação identificou algumas irregularidades na gestão dos fundos do projecto de empoderamento das raparigas e educação para todos PAT-1
O projecto está Orçado em 250 milhões de dólares americanos, para os próximos cinco anos .
Estas declarações foram feitas pela ministra da educação Rosa Grilo, na abertura do ciclo formativo dirigido a mais de oitenta seis técnicos do ministério da educação, em matéria de gestão dos fundos do referido projecto;
LUISA GRILO 12H
O líder do MEA, Francisco Teixeira, falou sobre o assunto;
FRANCISCO TEIXEIRA 12H
INTERNACIONAL
Conhecido o programa de tomada de posse do Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, iniciará as cerimónias de posse com uma recepção, no sábado, no seu campo de golfe nos arredores de Washington, com lançamento de fogo-de-artifício, informou esta segunda-feira o seu gabinete.
A agenda continuará no dia 19 de janeiro, domingo, com uma visita ao Cemitério Nacional de Arlington, onde depositará uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, seguindo-se um comício numa arena da capital norte-americana para celebrar a sua vitória eleitoral.
A posse acontecerá, conforme estabelece a Constituição, em 20 de janeiro, dia em que o republicano participará em diversos eventos.
Trump começará o dia da tomada de posse com uma missa na Igreja de St. John e depois tomará chá na Casa Branca com o Presidente cessante, Joe Biden.
O republicano, que já governou o país entre 2017 e 2021, tomará posse ao meio-dia nas escadarias do Capitólio e, mais tarde, assinará os primeiros decretos presidenciais no mesmo edifício.
Trump almoçará no Congresso, passará em revista as tropas e será o protagonista do tradicional desfile presidencial do Capitólio até à Casa Branca, pela Avenida Pensilvânia.
Seguir-se-á uma cerimónia de assinatura de decretos no Salão Oval e, à noite, participará em três bailes inaugurais com a primeira-dama, Melania Trump.
No dia 21 de janeiro, o novo Presidente assistirá a uma missa na Catedral Nacional de Washington.
De acordo com o jornal The New York Times, Trump arrecadou mais de 170 milhões de dólares para os seus eventos de tomada de posse, um valor recorde impulsionado por doações de grandes empresas como Amazon e Meta.
FIM/FIM