Jornal das 12h, edição de 11 de Outubro de 2024

– PALANCAS NEGRAS…
– PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSA SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, NA ASSEMBLEIA NACIONAL;
– DETIDA NO BENGO MÃE QUE QUEIMOU OS ÓRGÃOS GENITAIS DA PRÓPRIA FILHA DE 9 ANOS, POR RECUSAR-SE A LAVAR A LOIÇA;
– VICENTE MONDLANE DECLARA-SE VENCEDOR DAS ELEIÇÕES EM MOÇAMBIQUE E DIZ QUE VAI TRABALHAR COM TODOS. AINDA NÃO HÁ CONFIRMAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL.
– PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2024 ATRIBUÍDO À ORGANIZAÇÃO JAPONESA QUE LUTA CONTRA AS ARMAS NUCLEARES.
JINGLE MIX PUBLICIDADE
Notícias no Jornal ao meio dia de sexta-feira, 11 de Outubro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado, Edmundo Simões e Paulo Miranda Filho, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE “ISTO É QUE É FUTEBOL”
Os Palancas Negras podem dar mais um passo importante na qualificação ao CAN 2025, se vencerem hoje o Níger em jogo da terceira jornada das eliminatórias de acesso ao Can de Marrocos, o jogo acontece no estádio 11 de novembro com o início as 20H.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço, vai proferir na próxima terça-feira, 15 de Outubro, o discurso sobre o Estado da Nação, durante a cerimónia de abertura do novo Ano Parlamentar.
Por este motivo, já foi aprovado o programa de trabalhos da 3.ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional, tal como fez saber o primeiro secretário de mesa do Parlamento, Manuel Lopes Dembo.
MANUEL LOPES DEMBO – 30” 12H 11 10 2024
Deputado Manuel Lopes Dembo, primeiro secretário de mesa da Assembleia Nacional, quando falava esta quinta-feira aos jornalistas, no final da reunião da Comissão Permanente do Parlamento angolano.

O antigo secretário-geral do MPLA, Álvaro de Boavida Neto, é o convidado de mais uma edição do projecto denominado “AO ENCONTRO DA HISTÓRIA”, de iniciativa do Movimento dos Estudantes Angolanos.
O evento acontece a partir das 15h de hoje, na Casa da Juventude, em Viana, tal como fez saber o presidente do MEA, Francisco Teixeira.
FRANCISCO TEIXEIRA 12H
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, e o regresso do programa denominado “AO ENCONTRO DA HISTÓRIA”, que terá como convidado hoje o antigo secretário-geral do MPLA, Álvaro de Boavida Neto.
PONTO
Depois das reclamações dos antigos trabalhadores da SIND, uma antiga subsidiária da SONANGOL, que foi responsável pela criação da Zona Económica Especial, desta vez as reivindicações vêm da parte de um grupo de mais de trezentos antigos trabalhadores da extinta SODISPAL, Sociedade de Distribuição de Produtos Alimentares.
Em nome do referido grupo falou à MFM, Sabino Martins, que confirma que os trabalhadores receberam alguma compensação, com a alegada promessa de que seriam enquadrados.
Segundo Sabino Martins, até ao momento não há qualquer luz verde por parte da SONANGOL.
SABINO MARTINS 1 12H
Por sua vez, Feliz Mica, também membro da comissão de antigos trabalhadores da extinta SODISPAL, fez saber que, independentemente das supostas ameaças, as reivindicações vão continuar.
FELIZ MICA 1
Feliz Mica, membro da comissão de antigos trabalhadores da extinta SODISPAL, Sociedade de Distribuição de Produtos Alimentares, empresa que prestava serviços à SONANGOL.
Sobre estas reclamações, o presidente da comissão de esclarecimento da SONANGOL, Honorato Troso, esclareceu os meandros da extinção da SODISPAL, que fez com que fosse terminado o vínculo laboral com mais de 300 trabalhadores.
HONORATO TROZO 02 – SODISPAL – 01′ 49” 12H 04 10 2024
Honorato Troso, presidente da comissão de esclarecimento da SONANGOL.
PONTO
O SIC deteve em Luanda três cidadãos estrangeiros, dos quais um chinês e duas vietnamitas, por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Os implicados foram detidos em flagrante, com mais de 40 porções de droga do tipo Anfetaminas e 3 embrulhos do tipo cocaína, tal como esclarece o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.
MANUEL HALAIWA – 01′ 01” 12H 11 10 2024
Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, e a detenção de três cidadãos estrangeiros, dos quais um chinês e duas vietnamitas, por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

E no Bengo, foi detida uma cidadã de 32 anos de idade, por ter queimado os órgãos genitais da própria filha, de 9 anos, pelo facto da vítima ter-se recusado a lavar a loiça.
Tudo aconteceu no bairro Kinjanda, município do Dande, segundo o porta-voz do SIC/Bengo, Subinspector de Investigação Miguel Correia.
MIGUEL CORREIA – 26” 12H 11 10 2024.
Subinspector de Investigação Miguel Correia, porta-voz do SIC/Bengo, confirmando a detenção de uma cidadã de 32 anos de idade, que queimou os órgãos genitais da própria filha, de 9 anos, por esta se ter recusado a lavar a loiça.
A criança encontra-se a receber tratamento no Hospital Provincial do Bengo e já se encontra fora de perigo, segundo as autoridades sanitárias.
No entanto, a psicóloga, Inês Francisco, do Hospital Geral do Bengo lamenta o facto e sugere que a mãe precisa de acompanhamento psicológico.
INÊS FRANCISCO – 52” 12H 11 10 2024
Inês Francisco, psicóloga do Hospital Geral do Bengo.

Ainda nas terras do Jacaré Bangão…
Foram detidos nove cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 16 aos 54 anos, envolvidos em diversos crimes.
De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional no Bengo, Superintendente Paulo Miranda de Sousa, o destaque recai para um jovem de 29 anos de idade, proveniente de Luanda, envolvido no roubo de motorizadas, com recurso à arma de fogo.
PAULO MIRANDA DE SOUSA – 01′ 29” 12H 11 10 2024
Superintendente Paulo Miranda de Sousa¸ porta-voz da Polícia Nacional no Bengo, onde foi detido um cidadão de 29 anos de idade, proveniente de Luanda, por roubo de motorizadas, com recurso à arma de fogo.
PONTO ECONOMIA
PONTO INTERNACIONAL
Em Moçambique, o candidato pelo partido PODEMOS, Venâncio Mondlane, declarou-se vencedor das eleições presidenciais, afirmou que pretende formar um Governo com membros de todos os partidos, incluindo da FRELIMO, no poder desde 1975.
Anunciando ser o vencedor das eleições de quarta-feira em Moçambique – informação que nenhum órgão eleitoral confirmou até ao momento -, com base na contagem paralela de votos que está a fazer, Mondlane assegurou que pretende “trabalhar com todos”, incluindo apoiantes da RENAMO e dos outros partidos da oposição.

O Prémio Nobel da Paz 2024 foi atribuído à organização japonesa NIHON HIDANKYO, que luta contra armas nucleares.
A organização representa sobreviventes dos ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki, que, “através do testemunho pessoal”, têm contribuído para que “as armas nucleares nunca voltem a ser usadas”.
No anúncio feito na manhã de hoje, em Oslo, capital da Noruega, o Comité do Prémio Nobel da Paz destacou os esforços da organização e de outros sobreviventes das bombas nucleares norte-americanas lançadas em 1945 no reforço da ideia entre a comunidade internacional de que tal armamento nunca pode voltar a ser usado.
O vencedor recebe o prémio de um milhão e 100 mil dólares, além de um diploma e uma medalha de ouro.
Em 2023, o Prémio Nobel da Paz, foi atribuído à jornalista iraniana, Narges Mohammadi, pela sua campanha a favor dos direitos humanos no Irão.
Narges Mohammadi é apenas a 19ª mulher a ganhar o Nobel da Paz em mais de 120 anos de existência do prémio.

Data de Emissão: 11-10-2024 às 12:00
Género(s): Musical
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados