Hora da AmCham-Angola, edição de 06 de Julho de 2022

Guião Hora da AmCham-Angola  Edição| 06 de julho de 2022

Técnico: Indicativo – A Hora da AmCham-Angola

Vinheta: Embaixador Muxingui – (excertos da entrevista) a nossa amizade está sempre a subir

Joe Biden – Discurso no G7 parte sobre Angola

Locutor:

Bom dia ouvintes da LAC

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Programa, a Hora da AmCham-Angola, o programa de Rádio que lhe conta o essencial nas relações entre Angola e os Estados Unidos da América.

Hoje é Quarta-feira, 06 de julho de 2022, e como é habitual trazemos os factos e novidades especialmente as últimas notícias sobre o desenvolvimento das relações comerciais, económicas, culturais e acadêmicas entre Angola e os Estados Unidos da América. (Pausa)

Técnico

Vinheta a Hora da AmCham Angola

Locutora:

Este Programa Conta a Técnica e sonorização de António dos Santos, Produção, realização e apresentação de Joel Costa.

Vamos as atrações de hoje:

Acompanhe os ecos da Celebração do 4 de Julho, dia da independência dos Estados Unidos da América em Angola.

O Embaixador Muxingi, o Ministro da Energia e Águas e o Presidente da AmCham falaram a Imprensa. Para ouvir na presente edição da Horsa da AmCham.

Acompanhe a reacção do Presidente da AmCham -Angola ao anúncio do presidente Biden da Disponibilidade de 600 mil milhões de USD pelos EUA e o G7 para construir infraestruturas estratégicas em África e outros países do mundo.

O Eng. Godinho explica o que precisa ser feito para que Angola tenha acesso a uma fatia maior que os 2 mil milhões USD mencionados pelo Presidente Biden no seu discurso no G7 e na Nato.

Vamos a saudação Musical o tema escolhido é we are one da autoria de Maze featuring Frankie Beverly para ouvir já a seguir.

Música- Maze Featuring Frankie Beverly – We are One ( passa apenas 3 minutos)

Ouviamos o tema We are one da autoria dos Maze featuring Frankie Beverly.

Técnico Vinheta

 

VINHETA – JOÃO LOURENÇO

VINHETA – JOE BIDEN

 

Renovados os votos de muito Bom dia, ouvintes do programa a Hora da AmCham, hoje vamos começar com os Ecos da celebração do Dia da Independência dos Estados Unidos que como é óbvio é um feriado nacional nos EUA em que se celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declararam a separação formal do Império Britânico.

 

A embaixada dos EUA em Angola organizou uma actividade para comemorar o 4 de julho alusivo a independência dos EUA.

 

Na ocasião o Embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Muxingi, nomeado pelo presidente biden e confirmado pelo senado a 18 de Dezembro de 2021, proferiu um discurso onde enfatizou a parceiria estratégica entre os dois países apontando os caminhos para a consolidação desta parceria atraindo mais investimentos para Angola.

 

RD- Embaixador Tulinabo Muxingi

 

 

Antes de vir a Angola o Embaixador Muxingi foi embaixador no Senegal, na Guiné Bissau e Burkina faso, chegou a Luanda em Março deste ano. Ouvíamos o discurso do embaixador Muxingi durante o 4 de Julho.

 

Numa semana marcada pelas reacções ao discurso do Presidente Biden na Nato e no G7 onde se enfatizou e passamos a citar o Presidente Biden

“Por exemplo, o governo dos EUA acaba de facilitar uma nova parceria entre duas empresas americanas e o governo de Angola para investir 2 mil milhões de dólares na construção de novos projetos solares em Angola” Disse o Presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden. 

Ainda de acordo com o Presidente Biden no mesmo discurso “É uma parceria que ajudará Angola a cumprir os seus objetivos climáticos e as suas necessidades energéticas, ao mesmo tempo que cria novos mercados para tecnologias americanas e bons empregos em Angola e, suspeito, em toda a África” fim de citação do discurso do Presidente Biden.

O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges falou a Imprensa sobre a importância dos investimentos americanos para o desenvolvimento do sector electrico especialmente para ajudar a aumentar os níveis de acesso a electricdade no país que apenas cobre 42% do território. Vamos ouvir.

RD- João Baptista Borges

Ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges falando a Imprensa á margem da celebração do dia da independência dos EUA em Luanda na Embaixada dos EUA. O Presidente da AmCham-Angola, Eng. Pedro Godinho também esteve na actividade e falou sobre a parceria entre os dois países.

RD- Eng. Pedro Godinho

Presidente da AmCham-Angola, Eng. Pedro Godinho falando a imprensa a margem da cerimónia de celebração do dia 4 de Julho dia da Independencia dos EUA.

Vamos a um breve intervalo.

Técnico

Vinheta Joe Biden

Vinheta João Lourenço

Renovados os votos de muito bom dia estimados ouvintes da LAC e do programa a hora da AmCham Angola. Na edição de hoje ouvimos os discursos do embaixador dos EUA em Angola, Dr. Tulinabo Muxingi, do ministro da energia e águas da república de Angola, João Baptista Borges, do Presidente da AmCham-Angola eng. Pedro Godinho.

Já a seguir vamos saber mais sobre o projecto partnership for Global Infraestructure and investment… anunciado a semana passada pelo Presidente Biden…

A Câmara de Comércio Americana em Angola (AmCham-Angola) felicita o governo angolano pela identificação do país como  parceiro estratégico dos Estados Unidos da América que beneficiam de parte dos mais de 200 mil milhões de USD a ser mobilizados nos próximos 5 anos pelo Governo dos EUA junto de parceiros do sector privado e do sector público para serem aplicados no projecto “Partnership for Global Infrastructure and Investment” anunciado pelo Presidente dos Estados Unidos  da América Joe Biden durante a reunião do G7.

A parceria para investimentos em infraestruturas globais é um projecto do G7 que visa mobilizar 600 mil milhões de USD até 2027 por parte dos sectores públicos e privado. Os Estados Unidos da América sozinhos vão mobilizar um terço do total, 200 mil milhões de USD, para investimentos em infraestruturas consideradas estratégicas a nível do Mundo tendo como prioridade sectores como saúde, energias renováveis, telecomunicações, ambiente entre outros.

O Fundo para investir nestes projectos é construído usando as melhores práticas globais: transparência, parceria, proteções para o trabalho e o ambiente. E segundo presidente Joe Biden “Estamos a oferecer melhores opções para que países e pessoas em todo o mundo invistam em infraestruturas críticas que melhorem as suas vidas , todas as nossas vidas – e oferecem ganhos reais para todos os nossos povos, e não apenas para o G7 – todo o nosso povo” disse o Presidente Biden.

Ao explicar os projectos que vão beneficiar desta iniciativa entre outros, o Presidente Biden mencionou um projecto em Angola nos seguintes termos.

“Por exemplo, o governo dos EUA acaba de facilitar uma nova parceria entre duas empresas americanas e o governo de Angola para investir 2 mil milhões de dólares na construção de novos projetos solares em Angola” Disse o Presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden. 

Ainda de acordo com o Presidente Biden no mesmo discurso “É uma parceria que ajudará Angola a cumprir os seus objetivos climáticos e as suas necessidades energéticas, ao mesmo tempo que cria novos mercados para tecnologias americanas e bons empregos em Angola e, suspeito, em toda a África” lê-se no discurso do Presidente Biden proferido durante a cimeira do G7. O discurso pode ser encontrado no site da Casa Branca.

De acordo com o Presidente da AmCham-Angola, Engenheiro Pedro Godinho “a inclusão de Angola na lista de projectos que beneficiam desta iniciativa dos EUA em parceria com o G7 é mais um reconhecimento pelos esforços que o presidente de Angola, João Lourenço, tem estado a desenvolver em relação aos princípios da boa governação, transparência, combate a corrupção, defesa dos direitos humanos e dos recursos ambientais”.

A AmCham-Angola encara este anúncio feito pelo Presidente Biden como uma grande oportunidade para a AmCham-Angola, o tecido empresarial privado em parceria com o Executivo Angolano possam trabalhar juntos para transformar Angola num Hub de energia em África.

Vamos ouvir na integra a entrevista ao Eng- Pedro Godinho, Presidente da AmCham-Angola. Sobre este importante projecto.

 

Rd- Entrevista eng. Pedro Godinho

 

Ouvíamos na integra da entrevista ao Eng. Pedro Godinho, na próxima edição traremos a entrevista na integra.

 

Joel Costa e Antonio dos Santos despedem-se com a promessa de regressarem na próxima quarta-feira. Até

Data de Emissão: 06-07-2022 às 10:00
Género(s): Informativo
Tópicos(s): João Lourenço
PARTICIPANTES

Relacionados