Jornal 12h, edição de 11 de Setembro de 2024

Tópicos:

SIMPROF ALERTA PARA ARRAQUE TREMIDO DO PROXIMO ANO LECIVO DEVIDO AO ENVOLVIMENRO DE PROFESSORES NO CENSO DA POPULAÇAO E HABITAÇÃO; 

COMISSÃO ANUNCIA CONDIÇÕES CRIADAS PARA CENSO EM TODO O PAÍS;

OIT DIZ QUE TAXA DE DESEMPREGO ENTRE A JUVENTUDE ANGOLANA CONTINUA ALTA. ANALISTA APONTA PARA OS DESAFIOS NACIONAIS PARA INVERTER O QUADRO;

JORNAIS AMERICANOS DIZEM QUE KAMALA HARIS ESTEVE MELHOR QUE TRUMP NO PRIMEIRO DEBATE ANTES DAS PRESIDENCIAIS AMERICANAS;

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia com coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões…

JINGLE MVIEIRA

O secretário geral do sindicato nacional dos professores,  SIMPROF mostrou-se preocupado com os riscos do êxito do inicio do próximo ano lectivo devido ao envolvimento de professores no processo do censo populacional.

O secretario geral do SIMPOF Ademar Junguma, diz que o envolvimento da comunidade docente  devia ser revista;

ADEMAR 1 ( 01.34)

Por outro lado, apesar de reconhecer que a reivindicação é tardia, o SIMPROF traça um cenário menos bom  no arranque do próximo ano lectivo;

ADEMAR 2  ( 01.  20 )

O Porta-voz da Comissão Multissectorial para o Censo Geral da População e Habitação, Hernâni Luís, garantiu, terça-feira, em Luanda, que o Censo Geral não vai interromper o processo normal de aulas.

“O Ministério da Educação tem uma engenharia muito própria para permitir que alguns professores participem na operação e também consigam salvaguardar aquilo que são exactamente as suas obrigações com os estudantes, e os estudantes também manterem a sua obrigatoriedade de atender às aulas”, apontou.

No entanto, a  Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo da População e Habitação 2024 reuniu-se, esta terça-feira, em Luanda, para abordar os últimos detalhes quando faltam nove dias para o arranque do processo.

A reunião foi orientada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

Hernani Luís , porta voz do censo fez o ponto de situação dos preparativos;

HERNANI LUIS 07H

O Censo da População e Habitação 2024 arranca, no próximo dia 19 deste mês, em todo o país.

O Censo é o estudo estatístico de todos os residentes e os que vivem em Angola para adquirir conhecimentos observando todos os elementos e fazer juízos quantitativos sobre as características importantes da  vida.

PONTO

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que a taxa de desemprego juvenil global mantém-se,  mas desce entre os jovens.

O relatório da OIT World Employment and Social Outlook mostra que, como resultado, o número global de jovens desempregados deverá aumentar em meio milhão neste ano, para chegar a um total de 71 milhões – o primeiro aumento em três anos.

A maior preocupação é a parcela e o número de jovens que vivem em situação de pobreza extrema ou moderada apesar de estarem empregados, frequentemente em países emergentes e em desenvolvimento. 

Na questão angolana, Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM falou sobre os desafios nacionais para que os jovens acedam ao emprego, segundo os dados do INE;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 1 ( 01.57”)

Sobre os números do desemprego em Angola, o analista olha o seu impacto na juventude.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO ( 0.57”)

PONTO CORRIDO

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reuniu-se terça-feira, em Luanda, com alguns líderes religiosos para auscultar a participação social das igrejas no seguimento da educação, saúde e combate à pobreza.

Em audiência, a Vice-Presidente da República recebeu o Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e o Conselho de Igrejas de Reavivamento de Angola (CIRA).

Em declarações à imprensa, no fim da audiência, o secretário-geral do CICA, Vladimir Agostinho, disse que deu a conhecer à Vice-Presidente da República, sobre o trabalho que o Conselho tem realizado para a identificação dos maiores problemas enfrentados pelas populações.

………..

Mais de um milhão de ligações domiciliares, para abastecimento de água potável, serão realizadas até ao ano 2027, em todo o país, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Nacional 2022/2027.

A informação foi avançada pelo o secretário de Estado para Águas, António Belsa da Costa, durante a vigésima nossa sessão temática comunicar para angola, programa integrado pelo ministério das telecomunicações tecnologias de informação e comunicação social.

ANTONIO BELSA DA COSTA 1

O dirigente realçou que o sector das Águas é de capital importância, assegurando a subsistência e sobrevivência de toda a população, por esta razão, a concretização deste projecto está baseada em soluções pragmáticas que serão desenvolvidas em três programas.

ANTONIO BELSA DA COSTA 2

António Belsa da Costa, Secretário de Estado para Águas.

Mais de um milhão de ligações domiciliares, para abastecimento de água potável, serão realizadas até ao ano 2027, em todo o país, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Nacional 2022/2027.

A primeira fase da refinaria de Cabinda entra em funcionamento até ao final de 2024 e terá capacidade de refinar 30 mil barris de petróleo por dia, informou, recentemente, a Energy Capital Power.

O pico da produção da respectiva infra-estrutura (60 mil barris por dia), como se pôde depreender da comunicação da Energy Capital Power, será atingida em 2025, face ao pleno funcionamento da mesma. 

Ainda em 2025, continuou, entrarão em funcionamento mais duas refinarias em Angola (do Lobito e Soyo). A primeira terá capacidade de ‘destilar’ 200 mil barris por dia, enquanto a segunda 100 mil.

À medida que Angola aumenta a capacidade de refinação de petróleo, mediante a conclusão das três refinarias supracitadas, segundo a Energy Capital Power, procura fortalecer o comércio intra-africano de petróleo. 

A Associação Africana de Refinadores e Distribuidores (ARDA), primeira organização pan-africana para o sector petrolífero, aclarou, oferece uma plataforma para melhor a interacção entre refinarias e distribuidores africanos, facilitando o envolvimento entre investidores globais.

..

Militantes e membros da comissão instaladora do projecto político PRA-JA Servir Angola submeteram esta Terça-feira ao Tribunal Constitucional (TC) o processo de legalização, com 8000 declarações de aceitação, 500 a mais das exigidas por lei.

O membro da comissão instaladora Xavier Jaime manifestou-se convicto da legalização, desta vez, do projecto político de Abel Chivukuvuku, chumbado em 2020 pelo Tribunal Constitucional.

Segundo Xavier Jaime, o principal constrangimento apresentado na tentativa passada de legalização estava ligado aos atestados de residência, documento exigido por lei, agora substituído por cartões de munícipes.

Angola defendeu na ONU que o Conselho de Segurança precisa de garantir um apoio político completo e consistente às operações de paz, a fim de lhes permitir cumprir os seus mandatos de forma mais eficaz e criar condições favoráveis para encontrar soluções duráveis em conflitos.

O posicionamento foi apresentado, na segunda-feira, pelo representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, embaixador Francisco José da Cruz, o durante debate aberto no Conselho de Segurança da ONU (CSNU) sobre o tema “Reforçar a Manutenção da Paz: Reflexões para o Futuro”.

Para o diplomata angolano,a manutenção da paz foi impactada pela falta de consenso no Conselho de Segurança, em resultado do surgimento de tensões geopolíticas e da rivalidade contemporânea de grande poder.

No contexto do projecto de Pacto para o Futuro em discussão, documento a ser aprovado na Cimeira do Futuro a realizar-se de 22 a 23 deste mês, realçou ser fundamental ter em conta o papel dos parceiros regionais nas operações de paz e as suas respectivas vantagens comparativas, ter uma resposta abrangente e eficaz à paz actual e emergente e ameaças de segurança.

PONTO

O Governo Provincial de Cabinda e a Embaixada da República Democrática do Congo em Angola abordaram, a possibilidade da abertura de um consulado da RDC naquela região.

O encontro decorreu entre a governadora local, Suzana Abreu, e o embaixador da RDC em Angola, Kalala Constantin, que afirmou que  “é importante reconhecer que as fronteiras que dividem dois países, são políticas, mas quando se refere à dimensão sociocultural.

Para o diplomata, é fundamental que dentro das políticas entre os dois países sejam encontradas medidas para controlar essa realidade, acrescentando e considerou, positiva a interacção com a responsável máxima pela região de Cabinda.

KALALA CONSRANTIN

Kalala Constantin, Embaixador da RDC em Angola, demonstrando a pretenção do seu país abrir consulado em Cabinda.

………….

A transportadora inter provincial, Gira Transportes, está a ser acusada de agir de má fé e de não respeitar os procedimentos administrativos para garantir a viagem dos seus clientes. Num enviado a MFM,  o cidadão Pedro Simão, denuncia que estão há quase 3 dias a espera de um autocarro para embarcar mas até ao momento continuam a vender bilhetes sem despachar os que já efectuaram os pagamentos de forma antecipada.

PEDRO SIMÃO 12H

Entretanto, o responsável para área comercial da transportadora, Fernando Pedro,  confirma os transtornos, mas garante que estão ser criadas a condições para por cobro a situação.

FERNANDO PEDRO 12H

Fernando Pedro, responsável para área comercial da transportadora, inter provincial, Gira Transportes, que esta a ser acusada de agir de má fé e de não respeitar os procedimentos administrativos para garantir a viagem dos seus clientes

PONTO DESPORTO

O coordenador do torneio de futebol Amizade, Vitorino Vissele disse que foram cumpridos todos os objetivos da prova, realizada em Benguela, e espera que para quarta edição, seja possível internacionalizar o torneio, com a participação de duas equipas da RDC, uma de Moçambique e ainda uma equipa portuguesa.  

RD-VITORINO VISSELE.

1.º de Agosto conquistou, ontem, a terceira edição do Torneio da Amizade, após vencer o Wiliete de Benguela, no Estádio Nacional de Ombaka com golo solitário de César Cangué, aos 60 minutos.

No final do jogo, do lado Williet o treinador Zeca Amaral não gostou da actuação da arbitragem, que no seu entender influenciou no resultado.

RD-ZECA AMARAL

INTERNACIONAL

Kamala Harris e Donald Trump se enfrentaram na noite nesta terça-feira (10), no debate da “ABC News”.

Uma pesquisa feita pela rede de TV norte-americana CNN aponta que 63% dos eleitores acreditam que a democrata teve um desempenho melhor. Trump foi mais bem visto por 37%.

O “The Washington Post” fez uma pesquisa qualitativa para ouvir a opinião de eleitores indecisos de estados decisivos. De modo geral, segundo o jornal, a maioria disse que Kamala foi melhor do que Trump no debate.

Os entrevistados concordaram mais com Kamala quando a democrata falou sobre saúde, aborto e Ucrânia. Por outro lado, segundo o jornal, Trump foi mais bem avaliado ao falar sobre economia.

Além disso, a maior parte dos eleitores disse que não fazia sentido as afirmações de Trump sobre imigração. Em determinado momento, ele chegou a dizer que imigrantes estavam roubando e comendo pets de moradores de uma cidade de Ohio, o que é falso.

O canal de notícias MSNBC também indicou vitória de Kamala Harris, afirmando que ela foi mais qualificada e presidencial. A reportagem também destacou a mentira de Trump sobre animais de estimação.

Já o site “Politico” disse que Kamala desequilibrou Trump e conseguiu aparecer mais do que o republicano.

Por cá o analista Osvaldo Mbonko apresentou as suas ideias em relação ao debate desta madrugada;

 

Jornal ao meio dia, com coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Edson Machado.

Data de Emissão: 11-09-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados