Entre nós, episódio # 09
Ponto prévio:
Líder da UNITA, Adalberto Costa Junior, disse que a lista de candidaturas do partido entregue ao Tribunal Constitucional, que inclui personalidades que concorrem como independentes, prova que o “Galo Negro” vai formar um governo inclusivo e participativo.
Temas:
1. “Noto que se gasta muito tempo a pensar mais nos partidos do que no País” são palavras de Dom Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e presidente da Conferência Episcopal de Angola e são Tomé (CEAST);
a. Dom Manuel Imbamba, disse, nesta entrevista por email ao Novo Jornal que o tratamento que a imprensa dá ao MPLA evidencia certas orientação e estratégia nada abonatória ao convívio plural que se almeja.
2. Do total de 86 activos alienados no âmbito do Programa de Privatizações PROPIV, pelo menos 24 estão em mãos privadas que ainda não entregaram qualquer kwanza ao Estado
Além de dívidas acumuladas, o relatório do IGAPE, entidade responsável pela alienação dos activos públicos traz números desencontrados. Activos apresentados com um certo preço na fase de assinaturas dos contratos aparecem no relatório com valores significativamente baixos.
3. Governo Angolano defende Necessidade da Transição Digital na Administração Pública para acabar com a Burocracia
Falando na sessão de abertura da “Conferencia Sobre a Transição Digital da Administração Pública” denominada “GOVERNO AO”, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, descreveu a necessidade da agenda de transição digital para administração pública como sendo crucial para a sobrevivência do sector. Segundo Adão de Almeida, a aplicação dessa agenda é “necessária e inadiável, se quisermos estar à altura da demanda actual e das exigências do futuro”.
4. O Relatório do Instituto Nacional da Criança diz que, os Militares e Polícias continuam a liderar os índices da Fuga à Paternidade.