Debate informativo: Abordagem sobre a Situação das Forças Armadas Angolanas _ O seu Papel em Tempo de Paz
Debate Informativo edição de 03 de Agosto de 2024, o espaço de análise aos principais temas que marcaram o território nacional de Angola. A edição de hoje é uma entrevista com o General das FAA, José Maria Marques.
Tema: Situação das Forças Armadas Angolanas _ O seu Papel em Tempo de Paz
As Forças Armadas Angolanas são o símbolo da unidade militar da República de Angola e foram criados a 09 de Outubro de 1991.
As Forças Armas Angolanas são “Firmes Perante os Desafios do Futuro”, que é o slogan da instituição sobre direcção do Presidente da República, Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Manuel Gonçalves Lourenço, cuja expressão mais alta é o de reconciliação, havendo mesmo quem considere como o melhor exemplo de Unidade Nacional.
A institucionalização das FAA consubstancia a materialização do preceituado nos Acordos de Bicesse-Portugal, rubricados em 1991 entre o governo angolano e a Unita ao abrigo do qual seriam fundadas ex Forças Armadas Populares da Libertação de Angola (FAPLA), Exército Governamental e as extintas Forças Armadas da Libertação de Angola (FALA), o componente militar da Unita.
Fala sobre o assunto:
General José Maria Marques, estado-maior general adjunto das Forças Armadas Angolanas para a Educação Patriótica.
Debate de Sábado da Rádio Ecclésia, 03 de Agosto de 2024. Coordenação técnica de Frei António Estêvão e Nsiona Júnior, com apresentação de José de Belém.
Tópicos(s): Guerra no leste da RDC, João Lourenço, MPLA, Nações Unidas, Polícia Militar, UNITA