Café da Manhã com Albino Pakisi
Café da Manhã da LAC, edição 09 de Julho de 2024, com José Rodrigues.
Albino Pascoal Pakisi nasceu em 18 de Maio de 1978, no município de Katchiungo, Província do Huambo. Possui um mestrado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e um bacharelado em Filosofia pelo Seminário Maior de Cristo-Rei, no Huambo.
Em 2009, foi ordenado sacerdote da Igreja Católica, servindo inicialmente na Missão Católica do Bimbe, no município do Bailundo. Posteriormente, tornou-se assessor do Arcebispo do Huambo, Dom José de Queiróz Alves. Sua trajectória sacerdotal e académica reflete um compromisso inabalável com a fé e a educação.
Desde 2012, Albino lecciona na Universidade Metodista de Angola, onde ministra disciplinas como Metodologia de Investigação e Filosofia do Direito.
Sua experiência docente inclui também passagens pelos Institutos Superiores Kangonjo e ISIA.
Além de seu trabalho académico, Albino é um comentarista activo no Programa televisivo Sexto Sentido, responsável pela rubrica de ética e cidadania, e na Rádio Ecclesia, onde participa dos programas Revista de Imprensa e Comentários dos Factos Semanais.
Ele também é co-autor da obra “Diálogos e Valores” na TV Zimbo, demonstrando seu compromisso contínuo com a educação e o desenvolvimento social de Angola.
Com 46 anos de idade, Albino é um influente comentarista angolano, conhecido por suas ideias altruístas e pontos de vista que promovem o desenvolvimento da nação angolana.
Sua capacidade de análise e crítica construtiva tem sido uma valiosa contribuição para o debate público e a conscientização social em Angola.