Jornal das 7 horas, edição de 11 de Agosto de 2022

PRESIDENTE DO MPLA, ACUSA UNITA DE RECEBER FINANCIAMENTO DE ANTIGOS DIRIGENTES CORRUPTOS 

CASA CE DENUNCIA AMEANÇAS NO KUANZA NORTE. MPLA REAGE DIZENDO QUE MEMBROS DA COLIGACAO PROVOCARAM DESACATOS NO KUANZA-NORTE 

INTERNACIONAL 

PROCURADOR PEDE MULTA A BOLSONARO POR ATAQUE A SISTEMA DE VOTAÇÃO

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 11 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

Presidente João Lourenço acusou a UNITA de receber financiamentos de antigos dirigentes corruptos que estão a contas com a justiça. Durante um comício realizado na última quarta-feira, em Malange, no âmbito da campanha eleitoral, o candidato do MPLA disse claramente que o seu principal adversário é financiado por indivíduos corruptos que fugiram de Angola depois de terem saqueado os cofres do Estado.

JOÃO LOURENÇO – J07H11082022 

A acusação do Presidente João Lourenço está a ser entendida como uma resposta às mensagens partilhadas nas redes sociais por Tchizé dos Santos, uma das filhas do antigo Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, apelando ao voto em Adalberto Costa Júnior, com o argumento de que era vontade do pai, falecido há cerca de um mês, ver o líder da UNITA na Presidência da República.

Entretanto, Adalberto Costa Júnior deverá responder a João Lourenço ainda esta manhã, uma vez que já convocou uma conferência de imprensa para as 10H00, no seu gabinete, aqui em Luanda.

PONTO

CASA-CE, no Kuanza Norte denuncia intolerância politica e que terão passado por agressões físicas. 

Os factos, reportados apontam para actos da semana passada. O MPLA veio reagir e dizer que as acções de intimidação partiram sim do acusador, CASA CE e oponente nas urnas. 

As duas versões aqui no trabalho de Manuel Vieira

INTERNACIONAL 

O Ministério Público pediu na quarta-feira uma multa ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por propaganda eleitoral antecipada numa reunião controversa com embaixadores, na qual desacreditou e atacou o sistema de votação do país.

O Ministério Público Eleitoral também pediu aos tribunais que retirassem das redes sociais o vídeo dessa reunião em que o líder brasileiro semeou suspeitas, sem provas, sobre as urnas eletrónicas perante cerca de 40 diplomatas de vários países, no dia 18 de julho.

 

Data de Emissão: 11-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 08 de Agosto de 2022

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA HOSPITAL DE DOENÇAS CARDIO-PULMONARES

 

SINDICATO DOS MÉDICOS DENUNCIA INEFICIENCIA DOS PROFISSIONAIS SELECIONADOS PARA OS NOVOS HOSPITAIS DE ESPECIALIDADES DO PAÍS POR FALTA DE FORMAÇÃO QUALIFICADA.

 

 

 

INTERNACIONAL

 

ANTONY BLINKEN INICIA EM JOANESBURGO EM VISITA OFICIAL A AFRICA

 

 

Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 08 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou-se, este domingo, reconfortado com o investimento feito no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.

Oito meses após a sua reinauguração, João Lourenço voltou ao complexo hospitalar, para uma visita de constatação e considerou o investimento feito oportuno, não apenas na infra-estrutura, mas também nos recursos humanos.

 

JOÃO LOURENÇO – J07H08082022

 

A reabilitação da infra-estrutura, localizada no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, ficou orçada em  mais de 214 milhões de dólares.

 

POR OUTRO LADO

 

Os médicos afectos as novas unidades hospitalares de Luanda, nomeadamente o Hospital Cardio-pulmonar Cardeal dom Alexandre do Nascimento, e o Hospital Materno Infantil recentemente inaugurado estão a ser classificados por utentes como ineficientes por constantes dificuldades no manejo  dos recursos disponibilizados nestas unidades.

O Presidente do Sindicato da Ordem dos Médicos Adriano Manuel, diz que as dificuldades se dão por falta de coordenação no processo de indicação dos profissionais selecionados.

 

ADRIANO MANUEL 1

 

E a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros Elisa Gaspar, diz não ser da responsabilidade da Ordem a má prestação dos profissionais e indica responsabilidades ao ministério da saúde.

 

ELISA GASPAR  

 

Médicos das novas unidades hospitalares apontados como ineficientes por dificuldades no manuseio dos recursos disponibilizados.

 

INTERNACIONAL

 

E secretario de Estado norte-americano, iniciou domingo uma digressão por três países africanos, com uma visita a um museu em Joanesburgo, onde comemorou com jovens a libertação do país do domínio racista.

Esta segunda-feira, o chefe de diplomacia norte-americana dará a conhecer a estratégia dos Estados Unidos para a África subsaariana, num discurso político na Universidade de Pretória.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 08-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 05 de Agosto de 2022

CENTRO DE CIÊNCIAS INICIA FUNÇÕES EM 2023

 

CREDENCIAMENTO DOS JORNALISTAS PARA COBERTURA DAS ELEIÇÕES GERAIS ARRANCA NO SÁBADO

 

23,35 MIL MILHÕES DE DÓLARES É O VALOR DAS TROCAS COMERCIAIS ENTRE ANGOLA E A CHINA ATINGEM

 

INTERNACIONAL

 

GUTERRES PREOCUPADO COM MANOBRAS MILITARES CHINESAS

 

 

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 05 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

O Centro de Ciências de Luanda, em construção na baixa da capital angolana, pode abrir as portas ao público em Julho do próximo ano.

A informação foi prestada durante uma visita que o Presidente da República, João Lourenço, realizou à empreitada, que está a ser instalada na antiga fábrica de sabão, no Largo do Baleizão.

A ministra do Ensino Superior Tecnologia e Inovação Maria do Rosário, avançou a imprensa as valências do   Centro de Ciências de Luanda.

 

MARIA DO ROSARIO – J07H05082022

 

O Centro de Ciências de Luanda tem como objectivo a divulgação do conhecimento científico, e contará com espaços para a divulgação da cultura, história, fauna angolana, bem como áreas de experimentação química, física, matemática e electricidade.

 

PONTO CORRIDO

 

O credenciamento dos profissionais da Comunicação Social para a cobertura das Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022 arranca, este sábado, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda.

-.-

As trocas comerciais entre a China e Angola tiveram um crescimento de 42% em 2021, em termos homólogos, atingindo 23,35 mil milhões de dólares, segundo o embaixador chinês em Angola.

De acordo com Gong Tao, as trocas comerciais chegaram já aos 14,42 mil milhões de dólares no primeiro semestre deste ano, afirmando que o comércio se mantém a bom ritmo nos primeiros seis meses de 2022, com aumento homólogo de 33%, continuando a China a ser o principal parceiro económico de Angola.

-.-

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda, Dom Fernando Francisco, apelou, esta quinta-feira, à solidariedade e ao espírito de irmandade emtre os angolanos.

O bispo, que falava na homilia de abertura da peregrinação ao Santuário da Muxima, destacou a necessidade de os angolanos preservarem a paz e a harmonia, contribuindo para o bem-estar social das comunidades.

 

INTERNACIONAL

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, indicou hoje estar a “acompanhar de perto e com preocupação” as manobras militares chinesas em redor de Taiwan e a alegada queda de cinco mísseis balísticos na zona económica exclusiva do Japão.

Na sua conferência de imprensa diária, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou as preocupações de Guterres perante os recentes acontecimentos, depois de as Nações Unidas terem evitado pronunciar-se sobre as tensões entre Pequim e Washington na sequência da visita à ilha de Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

Data de Emissão: 05-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 04 de Agosto de 2022

COMEÇA HOJE A PEREGRINAÇÃO A MAMA MUXIMA, ORGANIZAÇÃO ESPERA MAIS DE 1000 FIÉIS 

 

CAÇA AO VOTO CONTINUA PELO PAIS – HOJE É O DECIMO SEGUNDO DIA DA CAMPANHA ELEITORAL

 

 

INTERNACIONAL

 

5 MORTOS E 50 AGRESSÕES NA CAMPANHA ELEITORAL NO QUÉNIA

 

 

Jornal Síntese da MFM, quinta-feira 04 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

Mais de 100 mil peregrinos são esperados a partir desta quinta-feira, na vila da Muxima, município Quissama, com o fito de participar na peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima.

O evento, de carácter anual, acontece de 4 a 7 deste mês sob o lema: “Mama Muxima, em tuas mãos, colocamos o povo de Angola”.

A vila da Muxima dista a 130 quilómetros do centro da cidade de Luanda, onde está localizado a capela da Nossa Senhora Imaculada da Conceição, padroeira de Angola.

De acordo com o programa, está reservado, para hoje a inauguração da Casa do Santuário e missa solene de abertura a ser presidida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda, Dom Fernando Francisco.

O porta-voz dos serviços de proteção civil e bombeiro, Faustino Mingues, garantiu que a corporação está preparada para o asseguramento do evento com 300 efectivos .

 

FAUSTINO MINGUES – J07H04082022

 

 

Para domingo, último dia do evento, o programa reserva a celebração Eucarística Pontifical a ser presidida por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

 

PONTO MPLA

 

No Dundo, província da Lunda Norte, o candidato do partido MPLA a Presidente da República, João Lourenço, prometeu mais investimento no sector energético, visando o aumento da produção de energia elétrica, num investimento de 212 milhões de dólares.

Num acto de massas, reiterou que o MPLA vai continuar a priorizar a construção e reabilitação de vias estruturantes, com vista a acelerar o combate às assimetrias regionais, reafirmando que o seu partido é o mais interessado na institucionalização das autarquias locais, porque o seu foco está no desenvolvimento harmonioso do país.

 

 

PONTO UNITA

 

O candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, destacou esta quarta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, a importância das eleições, que considerou uma “festa da democracia”, para o desenvolvimento do país.

O político, que se encontra naquela província desde terça-feira, falava num acto de massas, diante de militantes, simpatizantes e amigos desta formação política, no âmbito das eleições gerais de 24 do mês em curso.

Na sua intervenção de mais de uma hora, defendeu a necessidade de “tratamento igual”, por parte da comunicação social, a todas as formações políticas que concorrem ao próximo pleito.

 

PONTO FNLA

 

 Depois de Mbanza Kongo, Nimi a Simbi, cabeça-de-lista pela Frente Nacionalista para a Libertação de Angola seguiu, esta quarta-feira, ao município do Cuimba, onde orientou um acto político de massas e manteve encontros com os antigos guerrilheiros desse partido e com as autoridades tradicionais locais.

 

Na vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade histórica de Mbanza Kongo, o candidato da FNLA disse que a sua formação quer resgatar o lugar que sempre ocupou no xadrez político angolano, como partido de peso, nos momentos áureos que granjeou na década de 1970.

 

INTERNACIONAL

 

A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Quénia revelou esta quarta-feira haver registo de cinco mortos e mais de 50 agressões, principalmente contra civis, desde o início da campanha para as eleições gerais do Quénia em 09 de agosto.

Face ao previsível aumento da tenção, os Estados Unidos da América emitiram um alerta de segurança para os seus cidadãos.

Nesse alerta, a embaixada norte-americana recorda que “o Quénia regista periodicamente violência pré-eleitoral durante os ciclos eleitorais”.

 

Data de Emissão: 04-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 03 de Agosto de 2022

 

 

ESPECIALISTA EM ELEIÇÕES CONSIDERA POSITIVA PRIMEIRA SEMANA DA CAMPANHA ELEITORAL 

 

COMISSÃO DA CARTEIRA E ÉTICA ACONSELHA JORNALISTAS A EVITAREM PROPAGANDA PARTIDÁRIA

 

CANDIDATO DO MPLA CAÇA VOTOS NA LUNDA NORTE

 

UNITA GARANTE PRONTIDÃO DE DELEGADOS EM LUANDA

 

INTERNACIONAL

 

MALI DÁ 72 HORAS A MILITARES ESTRANGEIROS PARA DEIXAREM BAMACO

 

 

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 03 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

O país vive hoje o Decimo Primeiro dia da campanha eleitoral com os candidatos a desdobrarem-se em diversas províncias do território nacional.

O Especialista em Eleições Luís Jimbo, falou em exclusivo a MFM, sobre a primeira semana da campanha eleitoral.

 

LUIS JIMBO – J07H03082022

 

Especialista em Eleições Luís Jimbo.

 

PONTO

 

A presidente da Comissão da Carteira e Ética, Luísa Rogério, apelou esta terça-feira, no Lubango, aos jornalistas a absterem-se de propagandas partidárias, respeitando o código deontológico da profissão.

A responsável, que falava durante um encontro de esclarecimentos sobre a carteira profissional, incompatibilidades, sanções e penalizações dirigida a jornalistas da Huíla, afirmou que o profissional não deve confundir-se com os protagonistas (políticos).

Luísa Rogério afirmou ter observado, nos últimos dias, a nível do País, jornalistas a usar a sua imagem nas redes sociais com material propagandístico de partidos políticos e a apelarem ao voto, considerando ser um comportamento errado.

 

 

PONTO MPLA

 

O líder do MPLA, João Lourenço, chegou na tarde desta terça-feira à cidade do Dundo, província da Lunda Norte, onde hoje vai orientar um comício, no quadro da campanha eleitoral.

Esta é a segunda vez que João Lourenço visita a província da Lunda Norte nas vestes de Presidente do MPLA.

 

PONTO UNITA

 

A UNITA está em condições de assegurar o trabalho nas assembleias de voto, na capital do país, visto ter credenciado já 14 mil delegados de lista, considerou, esta terça-feira, em Luanda, o secretário provincial da UNITA, Nelito Ekuikui.

O político falava, à margem de um encontro da direcção do seu partido, destinado à análise das actividades realizadas na primeira semana da campanha, iniciada a 24 de Julho último.

 

PONTO CASA-CE

 

O líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), Manuel Fernandes, reiterou hoje, terça-feira, o desejo de continuar a luta contra a corrupção, se for eleito Presidente da República nas eleições gerais do próximo dia 24.

A intenção foi manifestada pelo cabeça-de-lista da coligação durante os cinco minutos do tempo de antena na Televisão Pública de Angola (TPA), no âmbito da campanha. 

 

INTERNACIONAL

 

O Mali deu esta terça-feira 72 horas às “forças estrangeiras” que se encontram no aeroporto de Bamaco para deixarem o local, saindo da base que serve de apoio logístico a militares estrangeiros, incluindo as Nações Unidas.

A detenção em 10 de julho de 49 desses militares no aeroporto de Bamaco, que, segundo Abidjan, integravam um procedimento da ONU de apoio aos seus contingentes, mas para o Mali tratavam-se de “mercenários”, o que desencadeou uma crise diplomática entre Bamaco, Abidjan e a ONU.

 

 

Data de Emissão: 03-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 01 de Agosto de 2022

 

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO LANÇA PROJECTOS DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS E MICRO-CRÉDITO

 

CONTINUA A CAÇA AO VOTO – HOJE É O NONO DIA DA CAMPANHA ELEITORAL

 

INTERNACIONAL

 

INUNDAÇÕES NO ESTADO NORTE-AMERICANO DO KENTUCKY JÁ MATARAM 25 PESSOAS

 

 

Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 01 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

O Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional do Ministério da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social lançou, neste final de semana, em Luanda, um projecto para estágios profissionais e microcrédito destinado a apoiar jovens de seis províncias do país.

 

De acordo com o Instituto, o programa de estágios prevê, numa primeira fase, beneficiar 600 elementos nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, enquanto o de apoio ao empreendedor com micro-crédito vai beneficiar 300 investidores, escolhidos nas mesmas localidades.

Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola, referiu que o projecto de Estágios Profissionais vai envolver cerca de 600 jovens com um financiamento avaliado em quinhentos mil euros.

 

FRANCISCO ALEGRE DUARTE – J013H30072022

 

Secretario de Estado Para o Trabalho e Segurança Social Pedro Filipe, agradeceu aos parceiros e instou os jovens a aproveitarem a oportunidade que lhes foi dada. 

 

 

PEDRO FILIPE – J013H30072022

 

Secretario de Estado Para o Trabalho e Segurança Social Pedro Filipe

 

PONTO CORRIDO

 

O Presidente do MPLA, João Lourenço, destacou, sábado, a reabilitação das vias e a iluminação pública na província do Bié.

 

O candidato do MPLA para as eleições gerais de 2022, que falava num acto de massa na cidade do Cuito, destacou, entre outras, a reabilitação da via Cunje-Andulo, que permite a fácil circulação entre as duas localidades, bem como as vias terciárias e secundárias dos demais municípios.

-.-

O candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, reafirmou este sábado, em Luanda, a necessidade de as eleições gerais de 24 de Agosto serem justas e transparentes.

Ao intervir durante um acto de massas no município do Cazenga, disse que o partido está pronto para o sufrágio e para criar um governo democrático e sem discriminação.

-.-

Um eventual Governo da CASA-CE procurará institucionalizar em Angola um alto-comissário contra a corrupção, que se responsabilizará pela condução de toda a política administrativa de combate à corrupção, segundo prometeu, este sábado, Manuel Fernandes, o presidente desta formação política, num comício que presidiu na cidade do Uíge.

 

INTERNACIONAL

 

As inundações que estão a assolar o estado norte-americano de Kentucky já mataram, pelo menos, 25 pessoas, segundo o governador da região Andy Beshear, alertando que as buscas para encontrar todas as vítimas poderão levar várias semanas.

Até ao momento, as autoridades fizeram mais de 1.200 resgates, através de helicópteros e barcos, registando-se 25 óbitos.

 

 

Data de Emissão: 02-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 02 de Agosto de 2022

J07H02.08.2022

 

REDACÇÃO MFM

 

TONY FANCY

 

CNE PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÃO DE DELEGADOS DE LISTA

 

MPLA DESMENTE LÍDER DA UNITA SOBRE NEGOCIAÇÃO PARA A TRANSIÇÃO

 

UNITA ACUSA GOVERNO DE CANCELAR MARCHA NACIONAL CONTRA IRREGULARIDADES NO PROCESSO ELEITORAL.

 

 

INTERNACIONAL

 

CHUVAS TORRENCIAIS MATAM 10 PESSOAS NO UGANDA

 

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 02 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

A Comissão Nacional Eleitoral prorrogou esta segunda-feira para mais três dias o prazo de recepção da lista de credenciamento dos delegados de lista das formações políticas concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto.

A decisão saiu da reunião plenária extraordinária, presidida pelo Presidente da CNE,  Manuel Pereira da Silva, realizada em Luanda.

De acordo com o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, a solicitação para o alargamento do prazo, que terminou sábado (dia 30), foi feita pelo Partido Humanista de Angola, que alegou razões técnicas, nomeadamente dificuldades operacionais com o equipamento disponível para o efeito.

 

LUCAS QUILUNDO – J07H02082022

 

De acordo com a Lei, as formações políticas devem comunicar as comissões eleitorais municipais para efeito de identificação e credenciamento até 30 dias antes da data das eleições, os nomes dos respectivos delegados de listas e dos suplentes para cada assembleia de voto.

 

 

PONTO MPLA

 

O secretário do Bureau Político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João Martins, desmentiu, esta segunda-feira, em Luanda, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, sobre os pronunciamentos proferidos, recentemente, num dos actos de massas, em relação a uma possível negociação para a transição com membros do partido dos camaradas.

O MPLA, perante ao que designou de atitude grosseira, convocou a imprensa para esclarecer a opinião pública nacional e os eleitores, em particular, que Adalberto Costa Júnior estava a fazer aproveitamento de um encontro para mentir aos angolanos.

 

JOÃO MARTINS – J07H02082022

 

MPLA desmente líder da UNITA sobre negociação para a transição.

 

PONTO UNITA

 

O maior partido na oposição em Angola, a UNITA, disse em comunicado de imprensa esta segunda-feira que foi “intimado e intimidado” pelas autoridades para cancelar uma marcha nacional contra as irregularidades no processo eleitoral.

A marcha estava prevista para sábado passado e pretendia juntar outras forças partidárias e da sociedade civil com a inteção de exigir à Comissão Nacional Eleitoral a publicação dos cadernos eleitorais antes da votação, conforme estabelecido por lei.

A informação foi avançada a MFM, pelo director da Campanha e Marketing da UNITA Alcino Kuvalela.

 

ALCINO KUVALELA – J07H02082022

 

UNITA acusa governo de cancelar marcha nacional contra irregularidades no processo eleitoral.

 

INTERNACIONAL

 

Pelo menos 10 pessoas morreram devido a chuvas torrenciais e deslizamentos de terra no leste do Uganda no domingo, confirmaram hoje as autoridades.

As chuvas afetaram particularmente a cidade de Mbale, onde arrastaram várias casas e veículos e destruíram plantações.

 

 

 

 

Data de Emissão: 02-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 29 de Julho de 2022

 

 

J07H29.07.2022

 

REDACÇÃO MFM

 

TONY FANCY

 

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E UNICEF APRESENTAM IMPACTO DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO

 

PAIS VIVE HOJE O SEXTO DIA DA CAMPANHA ELEITORAL, CANDIDATOS CAÇAM VOTOS NO EXTERIOR

 

 

INTERNACIONAL

 

 

ATAQUE REBELDE PROVOCA 10 MORTOS NA RDC

 

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 29 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

O Ministério da Educação e o UNICEF apresentaram nesta quinta-feira,28, em Luanda, um estudo sobre o impacto da covid-19 no sector da Educação, em Angola.

O estudo revelou que houve 15% de desistência escolar.

Na ocasião a Ministra da Educação Luísa Grilo, disse que a COVID-19 impos vários desafios que foram vencidos com estratégias que diminuíram o impacto negativo do SAR’S COV – 2.

 

LUISA GRILO – J07H29072022

 

Ministério da Educação e o UNICEF apresentaram nesta quinta-feira,28, em Luanda, um estudo sobre o impacto da covid-19 no sector da Educação, em Angola.

 

PONTO MPLA

 

O presidente do MPLA, João Lourenço, chegou, hoje, à cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, onde vai presidir sexta-feira, um acto político de massas.

A deslocação do candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, ao Cundado Cubango, está inserida nas ações da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto.

 

PONTO UNITA

 

O cabeça-de-lista da UNITA, Adalberto Costa Júnior, esteve esta quinta-feira na província do Huambo, onde, durante o acto de massas pediu aos eleitores o voto na alternância em Angola.

Adalberto Costa Júnior deixou vários recados ao Governo.

 

 

ADALBERTO COSTA JUNIOR – J07H29072022

 

Adalberto Costa Júnior Presidente da UNITA ontem na província da Huambo.

 

PONTO CASA-CE

 

A CASA-CE desdobrou-se em campanhas nos municípios do Andulo, Cunhinga e Chitembo, província do Bié, onde apresentou aos cidadãos os seus projectos eleitorais.

Em Caxito, o candidato da CASA-CE a presidente da República, Manuel Fernandes, disse que a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral vai apostar, caso vença as eleições de 24 de Agosto, na formação do capital humano e no ensino de qualidade.

 

INTERNACIONAL

 

Pelo menos dez pessoas morreram num novo ataque atribuído ao grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas perto da cidade de Oicha, no nordeste da República Democrática do Congo RDC, disse hoje uma fonte local.

Desde 1998, a RDC é cenário de um conflito alimentado por milícias rebeldes e ataques do Exército, apesar da presença da missão de paz da ONU no país , que conta com cerca de 14 mil “capacetes azuis”.

Data de Emissão: 29-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 28 de Julho de 2022

FORÇAS POLÍTICAS CONTINUAM A CAÇA PELO VOTO PELO PAÍS – HOJE É O QUINTO DIA DA CAMPANHA ELEITORAL.

 

ACIDENTE DE VIAÇÃO MATA DE CINCO PESSO E DEIXA 19 FERIDOS EM BENGUELA

INTERNACIONAL 

MAIS DE 91 MILHÕES DE PESSOAS EM ÁFRICA PADECEM DE HEPATITE B OU C DIZ OMS 

Jornal Síntese da MFM, quinta-feira 28 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

Cinco mortos é o resultado de um acidente de viação ocorrida na manhã desta quarta-feira, na Estrada Nacional 105, no percurso Benguela/Huíla. 

O acidente, envolvendo um mini autocarro e um camião, fez também 19 feridos que estão a receber tratamento no Hospital Municipal do Chongoroi.

Domingos Graciano o motorista envolvido no acidente, contou a imprensa como tudo aconteceu.

DOMINHOS GRACIANO – J07H28072022

O Director Geral do Hospital do Chongoroi Joaquim Cipriano, falou do estado clínico dos sinistrados.

JOAQUIM CIPRIANO – J07H28072022

Cinco mortos é o resultado de um acidente de viação ocorrida na manhã desta quarta-feira, na Estrada Nacional 105, no percurso Benguela/Huíla.

PONTO 

O quarto dia da campanha eleitoral, ontem, foi marcado pelo intensificar das actividades dos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto, com apelos a sensibilização dos indecisos.

Pelo país, as forças políticas desdobraram-se nas comunidades para para reforçar o apelo ao voto e a conquista da simpatia dos eleitores indicisos, com a divulgação dos programas e manifestos eleitorais.

PONTO MPLA 

O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, anunciou esta quarta-feira, na província do Cuanza-Sul, a conclusão das infra-estruturas integradas da cidade do Sumbe e a construção da circular da urbe.

Ao intervir no acto político de massas no quadro das acções da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto, João Lourenço deu garantias de que o dinheiro para avançar com estes projectos “já está garantido”.

PONTO UNITA 

A UNITA desenvolveu uma campanha de mobilização porta-a-porta, no quadro das eleições gerais. A acção teve lugar em Ndalatando (Cuanza Norte), bem como nos distritos do Tala Hady e Hoji-ya-Henda, em Luanda.

O cabeça-de-lista da UNITA, Adalberto Costa Júnior, liderou uma marcha pelas artérias da cidade do Huambo onde hoje fara um acto político de massas.

INTERNACIONAL 

Mais de 91 milhões de africanos sofrem de hepatite B ou C, as estirpes mais mortais do vírus que causa esta infeção, segundo um estudo publicado hoje pela Organização Mundial de Saúde.

O estudo, divulgado hoje no Dia Mundial da Hepatite tem como foco as hepatites B e C, que causam cirrose hepática e cancro.

Segundo pesquisas, em 19 países mais de 8% da população está infetada com hepatite B, enquanto em 18 países mais de 1% da população vive com hepatite C.

Em 2020, a região africana foi responsável por 26% dos casos globais de hepatite B e C e causa das 125 mil mortes associadas.

FIM 

Data de Emissão: 28-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7 horas, edição de 27 de Julho de 2022

ANGOLA CONVIDADA A PARTICIPAR NA SEGUNDA CIMEIRA EUA/ÁFRICA EM DEZEMBRO

 

CONTINUA A CAÇA AO VOTO – PRESIDENTE DO MPLA NO CUANZA – SUL …  UNITA TRABALHOU NO CUNENE E CASA-CE EM MALANGE.

 

 

INTERNACIONAL

 

ONU CONFIRMA MORTE DE TRÊS ‘CAPACETES AZUIS’ EM PROTESTOS NA RDC

 

Jornal Síntese da MFM, quarta-feira 27 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

A cooperação, nos diversos domínios, entre Angola e os Estados Unidos da América (EUA) dominou, esta terça-feira, O a audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu ao embaixador americano no país, Tulinabo Mushingi.

A saída da audiência, decorrida no Palácio Presidencial, em Luanda o diplomata disse à imprensa que abordou com o Chefe de Estado angolano assuntos ligados à Cimeira EUA/África, a decorrer em Washington, de 13 a 15 de Dezembro do corrente ano.

 

TULINABO MUSHINGI – 1 – J07H27072022

 

Tulinabo Mushingi, disse ainda que cerca de 16 empresas americanas pretendem investir no país e chamou atenção para a necessidade de melhorar o ambiente de negócios em Angola.

 

TULINABO MUSHINGI – 1 – J07H27072022

 

Embaixador americano em Angola, Tulinabo Mushingi.

 

PONTO MPLA

 

O presidente do MPLA, João Lourenço, esta na província do Cuanza-Sul, onde vai orientar, hoje um acto político de massas na Centralidade de Quibaula, cidade do Sumbe.

A deslocação de João Loureço ao Cuanza-Sul enquadra-se nas ações  da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto.

 

PONTO UNITA

 

O candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, reiterou esta terça-feira, no Cunene, o apelo ao voto no seu partido, nas eleições gerais de 24 de Agosto.

O político falava na cidade de Ondjiva, durante a apresentação do manifesto eleitoral da UNITA, baseado em quatro eixos estratégicos de governação, nomeadamente emergência nacional, responsabilidade e solidariedade social, reforma do Estado e desenvolvimento económico e sustentável.

 

CASA – CE

 

O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, mobilizou os vendedores e clientes do mercado da Xawande, na província de Malange, no quadro da campanha eleitoral.

Durante um acto político de massas, o candidato da CASA-CE a Presidente da República falou do programa de governo da coligação que lidera, em que pontifica a aposta no sector agrário, afirmando que vai aproveitar as potencialidades hídricas e fertilidade dos solos de Malanje.

 

PONTO

 

Dois mil observadores nacionais e estrangeiros, no caso, menos mil observadores em relação ao número do pleito de 2017, estão, desde domingo, habilitados a seguir os passos das eleições gerais de 24 de Agosto.

Os observadores acreditados pela Comissão Nacional Eleitoral têm por lei até 30 dias antes das eleições para seguirem os passos necessários neste processo.

Luís Gimbo, coordenador geral do Observatório Eleitoral Angolano, aponta para impasses no exercício da observação eleitoral por várias dificuldades notadas no processo organizacional levado a cabo pela CNE por falta de credenciamento.

 

RD – LUÍ JIMBO 1

 

Luís Jimbo, garante que a sua organização recebeu a carta convite pela CNE para a observação das eleições, mas insiste que a falta de credenciamento vai criar enormes dificuldades.

 

INTERNACIONAL

 

Três elementos da missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco) morreram esta terça-feira na sequência de ataques ocorridos contra instalações da organização no leste do país.

As vítimas são um militar e dois polícias militares, dois destes de nacionalidade indiana, tendo-se registado ainda um ferido, referiu o porta-voz das Nações Unidas durante uma conferência de imprensa na sede do organismo, em Nova Iorque.

O governo congolês tinha informado horas antes que ocorreram distúrbios na cidade de Goma, capital da região oriental do Kivu, que resultaram em mortos, sem acrescentar, no entanto, detalhes sobre as vítimas.

FIM

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 27-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 26 de Julho de 2022

CNE APROVA REGULAMENTO SOBRE ORGANIZAÇÃO DO CENTRO DE ESCRUTÍNIO

PROJECTO EDUCACIONAL, TODOS UNIDOS PELA PRIMEIRA INFÂNCIA, BENEFICIA EM SEIS PROVÍNCIAS MAIS DE 26 MIL CRIANÇAS 

SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS APELA INSEÇÃO DA IMPRENSA PÚBLICA NAS ACÇÕES PARTIDÁRIAS DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL

INTERNACIONAL 

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 26 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

O regulamento sobre a organização e funcionamento do Centro de Escrutínio para as eleições gerais de 24 de Agosto próximo foi aprovado, esta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Nacional Eleitoral.

O porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, que deu a conhecer o facto no final de uma reunião plenária extraordinária, disse que o regulamento foi adequado às alterações ocorridas na Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, constantes da Lei 30/21, de 30 de Novembro de 2021.   

Referiu que o Centro de Escrutínio é uma estrutura da CNE, que funciona especialmente nos períodos eleitorais, com a particularidade de que para o mesmo convergirem as actas e demais informações provenientes das Assembleias de Voto, que permitem o processamento das informações, que dão ao Plenário da CNE o exercício da função de apuramento das eleições.

PONTO 

Mais de 11 mil famílias e cerca de 26 mil crianças estão a ser beneficiadas com o projecto Todos Unidos pela Primeira Infância que decorreu em seis províncias com o apoio do UNICEF, a informação foi apresentada esta segunda-feira em Workshop em Luanda.

A ministra da educação Luísa Grilo, falou na ocasião da importância deste projecto adequado as comunidades rurais. 

LUISA GRILO – J07H26072022 

Projecto educacional, todos unidos pela primeira infância, beneficia em seis províncias mais de 26 mil crianças.

PONTO 

Após o arranque da Campanha eleitoral, tendo em vista as eleições gerais de 24 de Agosto, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos, diz, que a crítica, sobre a cobertura jornalística dos órgãos públicos, está a enganar a público com a falta de imparcialidade.

O secretário-Geral do Sindicato dos Jornalistas, Teixeira Cândido, diz que alguns militantes do partido do poder são convidados nos órgãos estatais para tecerem comentários respeitantes ao processo eleitoral, ocultando assim a militância e fazerem-se passar por analistas.

TEIXEIRA CÂNDIDO – J07H26072022 

Sindicato dos jornalistas angolanos apela inserção da imprensa pública nas acções partidárias durante a campanha eleitoral.

PONTO CORRIDO 

As receitas do petróleo em Angola subiram 71,1% no primeiro semestre, em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, apesar de a produção ter aumentado apenas 3,3%, de acordo com a consultora Oxford Economics Africa.

Num comentário aos números da produção de petróleo em Angola, os analistas da Oxford Economics, estimam um aumento da produção este ano, de 1,13 milhões de barris diários em 2021, para 1,18 milhões este ano.

-.-

O Banco Nacional de Angola aplicou, no segundo trimestre deste ano, sanções no valor de 829 milhões de kwanzas a instituições financeiras bancárias  e não bancárias.

Num relatório publicado na página oficial do banco central é informado que, no âmbito dos procedimentos de averiguação e acção sancionatória, foram encerrados 47 processos, por incumprimento das normas prudenciais e de conduta financeira.

INTERNACIONAL 

Data de Emissão: 26-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7 horas, edição de 25 de Julho de 2022

CNE EXORTA PARTIDOS POLÍTICOS À OBSERVÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO E DA LEI DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL 

PRODESI GERA 70 MIL EMPREGOS EM QUATRO ANOS

INTERNACIONAL 

TIROTEIO EM LOS ANGELES FAZ PELO MENOS DOIS MORTOS E CINCO FERIDOS

Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 25 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

A Comissão Nacional Eleitoral exortou, este sábado, os partidos políticos e cidadãos à observância da Constituição e da Lei, durante a campanha as eleições de 24 de Agosto próximo.

A campanha teve início a 24 de Julho, domingo, e termina às 23h59 do dia 23 de Agosto.

Segundo o Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, que fez o anúncio do início da campanha, o dia 23 de Agosto é reservado à reflexão dos cidadãos eleitores.

MANUEL PEREIRA DA SILVA – J07H25072022 

CNE exorta partidos políticos à observância da constituição e da lei durante a campanha eleitoral.

 

PONTO CORRIDO 

A campanha para as eleições gerais de 24 de Agosto abriu, oficialmente, este domingo, com a participação de oito forças concorrentes, das quais apenas quatro estiveram em todos os sufrágios anteriores. 

Com duração de 30 dias, a campanha contará com sete partidos políticos e uma coligação de partidos, que vão disputar o voto de 14 milhões e 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residem no exterior.

-.-

A materialização do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) gerou de 2018 a 2022, mais de 70 mil empregos no sector empresarial privado, revelou, sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, o secretário de Estado do Planeamento.

Milton Reis disse na cerimónia de balanço dos quatro anos do PRODESI, que o número de postos de trabalho gerados resulta de um financiamento global de cerca de 927 mil milhões de kwanzas desembolsados para cerca de 1.800 projectos do sector produtivos dinamizados por empresas privadas de todo o país.

INTERNACIONAL 

Pelo menos duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas na sequência de um tiroteio no domingo, numa exposição automóvel em Peck Park, no bairro de San Pedro, em Los Angeles.

De acordo com a cadeia de televisão norte-americana FOX, o alegado agressor encontra-se sob custódia policial.

FIM 

 

Data de Emissão: 25-07-2022 às 00:07
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7 horas, edição de 10 de Agosto de 2022

CNE APELA ELEITORES AO CUMPRIMENTO DA LEI

140 CASOS DE TRÁFICO DE SERES HUMANOS FORAM REGISTADOS NO PAIS DESDE 2014

 

INTERNACIONAL 

GOVERNO DOS EUA APOIA NEGOCIAÇÕES PARA TERMINAR COM VIOLÊNCIA NA RDC

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 10 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, exortou, esta terça-feira, aos eleitores a cumprirem o estipulado na Lei, evitando a permanência nas assembleias de voto após o exercício do direito de cidadania, no dia 24 deste mês.

Manuel Pereira da Silva, que falava na abertura da formação cívica eleitoral para magistrados do Ministério Público, exortou os procuradores para a aplicarem os mecanismos legais a todos os cidadãos eleitores que, após cumprirem o direito de voto, não regressarem a casa e permanecerem nas assembleias de voto.

MANUEL PEREIRA DA SILVA – J07H10082022 

Por seu turno, o Vice-procurador-geral da República, Mota Liz disse que a PGR estará atenta a todas as práticas ilícitas.

MOTA LIZ – J07H10082022

A formação está enquadrada na agenda da CNE cujo objectivo é transmitir conhecimentos sobre o conteúdo da campanha de educação cívica eleitoral.

PONTO CORRIDO

Cento e 40 casos de tráfico de seres humanos foram registados em Angola desde 2014, pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, informou, esta terça-feira, no Uíge, a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário.

Do total de casos, apenas 22 resultaram em julgamento e condenação dos autores desses crimes, disse a responsável, quando discursava na abertura do seminário sobre tráfico de seres humanos, protecção e assistência às vítimas de tráfico de pessoas. 

Informou ainda, que os crimes ocorrem, maioritariamente, na província de Luanda e nas que fazem fronteira com a República Democrática do Congo, República do Congo, Namíbia e Zâmbia.

-.-

O presidente do MPLA, João Lourenço, chegou, encontra-se na província de Malanje, onde vai presidir hoje, um acto político de massas.

A deslocação do candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, a província de Malanje, está enquadrada nas acções  da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto.

-.-

O cabeça-de-lista da UNITA , Adalberto Costa Júnior, reiterou, no município do Cuango, província da Lunda Norte, a alteração da Constituição da República de Angola e implementação  das autarquias locais, se vencer as eleições gerais de 24 deste mês.

-.-

A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) promete trabalhar para o desenvolvimento económico da região sul do país, nos próximos cinco anos.

A intenção foi manifestada, no Lubango (Huíla), pelo líder da coligação e candidato a Presidente da República, Manuel Fernandes, que apontou os sectores agrícola e turístico como áreas que podem reforçar o Orçamento Geral do Estado.

INTERNACIONAL 

Os Estados Unidos vão apoiar os esforços do Quénia e Angola para terminar com a violência no leste da República Democrática do Congo e ajudar a resolver a crise da nação centro-africana com o Ruanda, assegurou esta terça-feira o governo norte-americano.

secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, esteve esta terça-feira na capital da RDCongo, Kinshasa, na sequência de uma viagem à região com paragem em três países africanos, onde se encontrou com o Presidente, Félix Tshisekedi, entre outras autoridades do governo.

FIM 

Data de Emissão: 25-07-2022 às 00:07
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 22 de Julho de 2022

ASSEMBLEIA NACIONAL APROVA LEI DE BASES DA FUNÇÃO PÚBLICA

 

CAMINHO DE FERRO DE LUANDA IMPLEMENTA NOVO HORÁRIO A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA E AUMENTA NÚMERO DE FREQUÊNCIAS DIÁRIAS PARA 22 COMBOIOS,

 

INTERNACIONAL

 

OPERAÇÃO POLICIAL MATA 18 PESSOAS EM FAVELA DO RIO DE JANEIRO

 

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 20 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

A Assembleia Nacional aprovou, em definitivo, nesta quinta-feira, a Proposta de Lei de Bases da Função Pública, que aumenta para 45 a idade máxima para o ingresso na Função Pública, contra os anteriores 35.

 

O diploma, aprovado por unanimidade, reduz também o tempo de trabalho para 35 horas semanais bem como introduz o Teletrabalho na Função Pública.

O documento elimina, ainda, o mecanismo de transição automática do pessoal contratado em concurso público para o quadro definitivo, bem como introduz o Prémio de Desempenho na Função Pública.

 

PONTO

 

No âmbito do projecto de melhoria dos serviços prestados a população, o Caminho de Ferro de Luanda vai implementar novo horário a partir de segunda-feira e aumenta O número de frequências diárias para 22 comboios.

A informação foi avançada hoje a Radio MFM, pelo porta-voz do CFL, Augusto Osório.

 

AUGUSTO OSÓRIO – J07H22072022

 

C aminho de ferro de Luanda implementa novo horário a partir de segunda-feira e aumenta número de frequências diárias para 22 comboios.

 

PONTO CORRIDO

 

O Hospital do Prenda, em Luanda, ganhou, nesta quinta-feira, um Centro de Hemodiálise, com capacidade para tratar cerca de 250 pacientes, em três turnos.

De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o centro faz parte de um programa nacional de aumento de capacidade para hemodiálise dos doentes com insuficiência renal crónica e aguda.

O hospital do Prenda, afirmou, Sílvia Lutucuta, é um dos hospitais que em breve “será referência nacional no que toca a Nefrologia de alta complexidade”.

-.-

O Presidente da República, João Lourenço, falou esta quinta-feira, ao telefone, com o Presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, a quem prestou informação detalhada sobre a crise entre a República Democrática do Congo e o Rwanda.

O Chefe de Estado angolano lidera o processo de mediação que visa a normalização das relações entre a RDC e o Rwanda.

-.-

O Executivo apresentou, nesta quinta-feira, em Luanda, o projecto de construção do Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002.

O memorial, que inicialmente seria construído na zona da encosta da Boavista, vai agora ser edificado na zona da Cidade Alta, numa área de nove hectares adjacente ao Memorial Dr. António Agostinho Neto e está orçado em cerca de 30 milhões de dólares.

 

INTERNACIONAL

 

Pelo menos 18 pessoas, incluindo uma moradora, morreram na quinta-feira durante uma operação policial contra o crime organizado no Complexo do Alemão, uma favela do Rio de Janeiro, no Brasil.

Das 18 pessoas mortas, 16 são suspeitas de pertencer a fações criminosas, uma era moradora da favela e a última um agente da força de segurança de 38 anos, disse um porta-voz da polícia, numa conferência de imprensa.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil disse à agência de notícias France-Presse ter recebido informações sobre um total de 20 mortos, incluindo o agente da polícia e a moradora.

 

 

Data de Emissão: 22-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 7h, edição de 21 de Julho de 2022

21 ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ENTREGAM INDIVIDUALMENTE   PROCESSOS PARA FISCALIZAR ELEIÇÕES. 

ANGOLA VAI CONTAR COM MAIS SETE MIL PROFESORES NO PROXIMO ANO LECTIVO. TERMINOU SEGUNDO CONCUSRO PUBLICO NACIONAL; 

ANALISTA ALERTA PARA MAIS APROVEITAMENTO POLITICO DE ACTIVIDADES DO PRESIDENTE DA REPUBLICA; 

FILDA TERMINA COM AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA. LEAO DE OURO VAI PARA A UNITEL; 

DEZ DIAS DEPOIS, RUSSIA PODE VOLTAR A ABASTAER DE GAS A EUROPA. PUTIN ACUSADO DE USAR ENERGIA COMO ARMA   POLITICO/MILITAR DE PRESSAO; 

JINGLE TODO O MUNDO OUVE

Jornal da manha com a técnica de Edmundo Simões e Edson Machado, coordenação de Alves Fernandes.

NOTCIAS COM MV  

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola já recebeu o pedido de 21 organizações não-governamentais (ONG), integrantes da plataforma Observatório Eleitoral Angolano (ObEA).

Carlos Cambuta, diretor-geral da Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), ONG que integra o ObEA, frisa que todas as organizações que fazem parte da plataforma estão legalizadas “e é por esta razão que a CNE acusou a receção desses 21 processos”.

Na segunda-feira a CNE rejeitou um pedido de credenciamento para a observação eleitoral feito pelo ObEA, por “inexistência jurídico-legal” da organização.

PONTO CORRIDO 

Sete mil e quinhentos candidatos com positivas no concurso público da Educação de 2019 vão ingressar, no próximo ano lectivo (2022/2023), com início previsto para Setembro deste ano.

O ingresso insere-se no seguimento da II fase do concurso público de admissão de 15 mil novos professores, arrancado em Novembro do ano passado.

A confirmação é da directora nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Educação, Laudimira de Sousa, adiantando que ainda que as províncias da Huíla, Cuando Cubango, Benguela e Luanda são aquelas com mais professores, visto ser as províncias com maior taxa de notas positivas.

O grande prémio “Leão de Ouro” da 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), realizada de 16 a 20 deste mês, na Zona Económica Especial (ZEE), foi conquistado pela empresa de telefonia móvel Unitel.

A empresa recebeu igualmente o Prémio Melhor Participação Telecomunicações e Tecnologia de Comunicação, enquanto o galardão Personalidade da FILDA foi entregue ao ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.  

O tema apresentado pela empresa na FILDA esteve assente no desenvolvimento de soluções inovadoras, face ao compromisso da qualidade, junto dos seus clientes e ao contributo que a empresa proporciona em várias esferas como na educação, saúde e empreendedorismo económico.

Na ocasião, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, considerou ser a melhor edição da FILDA, desde o início da sua jornada, tendo sido feito um trabalho intenso, identificando muitos desafios pela frente. 

Já o presidente do Conselho de Administração do Grupo Eventos Arena, Bruno Albernaz, considerou o balanço “extremamente positivo”, por ter registado mais de 33 mil visitantes 

Disse que a FILDA registou aumento da participação em cerca de 40% e mais de 8 missões internacionais, comparando com a edição anterior.

O Presidente da República, João Lourenço, regressou à capital do país, Luanda, depois de algumas horas de trabalho na província de Benguela.

Na Base Aérea de Luanda, o Chefe de Estado angolano, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de membros do Executivo.

Na província de Benguela, o Titular do Poder Executivo inaugurou duas centrais fotovoltaicas (energia solar) nas localidades do Biópio e da Baía Farta.

JOÃO LOURENÇO 07H

Com uma potência total instalada de 188,8 megawatts de energia eléctrica, o suficiente para abastecer mais de um milhão de pessoas, a central do Biópio, município da Catumbela, é o maior projecto de energia solar em Angola e totaliza 509 mil e 40 painéis solares.

A outra central de energia solar, construída nos arredores da vila municipal da Baía Farta, vai beneficiar cerca de meio milhão de consumidores. Está edificada numa área de 186 hectares e possui 261 mil e 360 módulos solares.

O analista David Kissadila fala em aproveitamento politico em pré campanha eleitoral;

DAVID KISSADILA 07H

A Comissão da Reforma da Justiça e do Direito (CRJD) remeteu para aprovação da Assembleia Nacional, nos últimos 27 meses, 10 leis, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiróz.

Do total, duas se encontram em fase final de aprovação, enquanto oito já foram aprovadas pelo parlamento angolano.

PONTO

O programa de repatriamento voluntário dos refugiados do Kasai, República Democrática do Congo (RDCongo) foi hoje retomado, com a saída de 88 pessoas concentrados no assentamento do Lôvua, província angolana da Lunda Norte.

De acordo com uma nota do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a que agência Lusa teve acesso, o processo está a ser conduzido em parceria com os governos de Angola e da RDCongo, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e dos parceiros Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e World Vision.

O primeiro grupo de 88 refugiados e dependentes saiu do assentamento do Lôvua hoje e deve atravessar a fronteira para a RDCongo na quarta-feira. O coordenador dos refugiados em angola, Mussenguele Kopele falou sobre os contornos do regresso.

KOPELE 1 

O ACNUR informa que a primeira viagem será realizada pela fronteira de Chicolondo, prevendo-se que outros grupos deixarão Angola pela fronteira de Chissanda.

PONTO

Juventude de Luanda realiza um debate neste fim de semana para tratar dos contornos das próximas eleições em angola. A plataforma a caminho das eleições que tratar de levar para as comunidades de Luanda mais conhecimentos sobre o momento político de angola. 

Um dos mentores da iniciativa Machado Mendes falou sobre a actividade.

MACHADO MENDES 1 

INTERNACIONAL 

A União Europeia estabelecerá planos de emergência para conter o uso de gás depois que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou que os suprimentos russos enviados pelo maior gasoduto para a Europa, o Nord Stream 1, correm o risco de serem reduzidos ainda mais.

As entregas pelo gasoduto, que responde por mais de um terço das exportações de gás russo para a UE, devem ser retomadas na quinta-feira, após uma pausa de 10 dias para manutenção anual.

Mas os suprimentos por essa rota foram reduzidos antes mesmo da interrupção de manutenção por causa de uma disputa sobre elementos alvos de sanções e agora podem enfrentar mais cortes, enquanto as entregas por outras rotas, como a Ucrânia, também caíram desde que a Rússia invadiu sua vizinha em fevereiro.

As interrupções prejudicaram os esforços da Europa para reabastecer os estoques de gás antes do inverno, aumentando o risco de racionamento e outro impacto no frágil crescimento econômico se Moscou restringir ainda mais os fluxos em retaliação às sanções ocidentais pela guerra na Ucrânia.

Um porta-voz da presidência temporária do Mercosul anunciou nesta quarta-feira (20) que os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai negaram ao presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a oportunidade de fazer um discurso na cúpula na próxima quinta-feira (21).

“Não houve consenso. Foi comunicado ao embaixador ucraniano na Argentina, presente no Paraguai”, informou nesta quarta-feira em coletiva de imprensa Raúl Cano, vice-ministro de Relações Exteriores do Paraguai.

O Mercosul, criado em 1991, é o principal bloco de integração da América do Sul, com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como sócios.

FIM.FIM  

Data de Emissão: 21-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 19 de Julho de 2022

TEMPO DE ANTENA DOS PARTIDOS POLÍTICOS SERÁ DE 10 MINUTOS NA RADIO E CINCO MINUTOS NA TELEVISÃO 

GOVERNO ANGOLANO VAI INVESTIR 2.2 BILIÕES DE KUANZAS PARA A PRODUÇÃO DE GRÃOS NO PAÍS

INTERNACIONAL 

ONDA DE CALOR MATA MAIS DE 500 PESSOAS EM SETE DIAS EM ESPANHA

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 19 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

O Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, reunido, nesta segunda-, analisou e aprovou o Uso e Tempo de Antena, Lista de Observadores Nacionais para as Eleições Gerais de 24 de Agosto, bem como procedeu a entrega do Mapeamento Definitivo aos Partidos Políticos e Coligações de Partidos Políticos concorrentes à Eleições Gerais.

A informação foi avançada a imprensa pelo porta-voz da CNE.

 Lucas Quilundo, disse que cada partido político terá 10 minutos na radio e 5 minutos na televisão de tempo de antena.

LUCAS QUILUNDO – J07H19072022

Tempo de antena dos partidos políticos será de 10 minutos na radio e cinco minutos na televisão. 

PONTO 

Nos próximos cinco anos, o governo angolano espera investir 2.2 biliões de Kwanzas para a produção de grãos no país. Essa produção será feita em dois milhões de hectares, onde será esperada uma produção de 6 milhões de toneladas.

Essas projecções constam do Programa Nacional de Grãos aprovado hoje em reunião do Conselho de Ministros orientada pelo Presidente João Lourenço.

O programa que entra para a estratégia da autossuficiência alimentar e segurança alimentar vai privilegiar a região leste do país, segundo o Ministro da Economia Mário Caetano João. 

MARIO CAETANO JOÃO – J07H19072022 

Nos próximos cinco anos, o governo angolano espera investir 2.2 biliões de Kwanzas para a produção de grãos no país.

PONTO CORRIDO 

 Angola participa em Pretória, na África do Sul, na vigésima quarta reunião ordinária do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a referida reunião visa, entre outros, alcançar o desenvolvimento económico, elevar o nível e a qualidade de vida das populações da África Austral e apoiar as camadas sociais mais vulneráveis, mediante a integração regional.

-.-

A Comissão Interministerial para a Reforma do Estado aprovou, nesta segunda-feira, a inserção num único documento, dos dados que actualmente constam do Livrete e do Título de Registo de Propriedade Automóvel, no âmbito da implementação do SIMPLIFICA 1.0.

De acordo com o Comunicado de Imprensa da reunião do órgão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, o Título de Veículo Incorporado vai possibilitar a redução considerável do tempo e dos custos despendidos pelos utentes na obtenção dos dois documentos.

INTERNACIONAL 

Mais de 500 pessoas morreram entre os dias 10 e 16 de julho devido às altas temperaturas que se fizeram sentir em Espanha, revela a agência de notícias espanhola EFE, que cita dados do Instituto de Saúde Carlos III.

A onda de calor durou nove dias – onde se registaram temperaturas máximas entre os 39 e os 45ºC.

-.-

Um tribunal canadiano autorizou a venda de dezenas de propriedades da Igreja Católica no Canadá, incluindo mais de uma dúzia de templos, para indemnizar vítimas de abusos sexuais e físicos cometidos durante décadas por religiosos católicos.

A aprovação da venda das propriedades da Igreja Católica na Terra Nova ocorre pouco antes do papa Francisco chegar ao Canadá em 24 de julho, para pedir desculpas aos indígenas canadianos pelos abusos que sofreram em internatos administrados por ordens religiosas católicas durante mais de um século.

FIM 

Data de Emissão: 19-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7 horas, edição de 18 de Julho de 2022

CHEGA HOJE A LUANDA EQUIPA MEDICA FORENSE PORTUGUESA PARA TRABALHAR COM TÉCNICOS ANGOLANOS, NOS EXAMES DOS PERFIS GENÉTICOS DAS FAMÍLIAS DE VÍTIMAS DO 27 DE MAIO QUE RESIDEM NA DIÁSPORA

LUNADA GANHA NOVA INFRAESTRUTURA – ESTÁ ABERTO AO TRÁFEGO …  NÓ RODOVIÁRIO DA UGP 

INTERNACIONAL 

ATAQUE TURCO MATA CINCO PESSOAS NO NORTE DO IRAQUE

Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 18 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

Uma equipa médica forense de Portugal, chega nesta segunda-feira, a Luanda para trabalhar com os técnicos do Laboratório Central de Criminalística de Angola, nos exames dos perfis genéticos das famílias das vítimas do 27 de Maio que residem na diáspora.

A equipa médica forense portuguesa foi indicada pelos familiares das vítimas, e é portadora das amostras de referência colhidas em Portugal, para a realização dos exames em Luanda.

Durante a sua estada em Luanda, a equipa médica encabeçada pelo Professor Duarte Nuno Vieira, vai trabalhar em estreita colaboração com os médicos forenses angolanos do Laboratório Central de Criminalística, e manterá um encontro com a Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP).

PONTO 

O Nó rodoviário de Talatona, na avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, vulgarmente chamado também por “Nó da UGP”, que liga a parte norte e sul da província de Luanda, foi inaugurado e aberto ao tráfego neste domingo.

Avaliado em 55 milhões de dólares, a infra-estrutura rodoviária foi inaugurada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço. 

A obra liga dois viadutos com cerca de 70 metros de cumprimento e 30 de profundidade em duas faixas de rodagem cada, ligando a zona do distrito do Benfica/Futungo e Morro Bento/Golfo-2, com acesso a Avenida 21 de Janeiro e outras zonas.

Na ocasião o ministro das Obras Públicas e Ordenamento de Território, Manuel Tavares de Almeida, revelou que Luanda vai ganhar outras obras que visam melhorar o tráfego. 

MANUEL TAVARES DE ALMEIDA – J07H18072022 

A governadora de Luanda Ana Paula de Carvalho, visivelmente satisfeita, disse que obra vai melhorar a mobilidade no troço.

ANA PAULA DE CARVALHO – J07H18072022

 Nó rodoviário de Talatona, na avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, vulgarmente chamado também por “Nó da UGP”, que liga a parte norte e sul da província de Luanda, foi inaugurado e aberto ao tráfego neste domingo.

PONTO CORRIDO

O Presidente da República, João Lourenço, orienta segunda-feira, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, a I Reunião Ordinária da Comissão Interministerial para a Reforma do Estado referente ao ano corrente.

A agenda de trabalhos prevê a abordagem de várias questões do âmbito da Reforma do Estado, entre as quais a implementação do Projecto de Simplificação de Procedimentos na Administração Pública.

A reunião vai apreciar, também, vários diplomas legais relativos à institucionalização do Título de Veículo, documento que  unifica o Livrete e o Título de Propriedade Automóvel.

-.-

A SONANGOL encomendou a construção, na Coreia de Sul, dois navios petroleiros com capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, no quadro do reforço da sua frota.

Dos dois petroleiros, um dos navios começou a ser construído no dia 15 de julho, para ser entregue em março de 2023, e o segundo no trimestre a seguir.

De acordo com a petrolífera nacional, em nota de imprensa chegada à nossa Redação domingo, o arranque da construção foi formalizado com o corte de aço, marcando a fase de pré-fabricação das embarcações.

INTERNACIONAL 

Cinco pessoas morreram domingo na sequência de um ataque de drone a um automóvel que circulava nos arredores de Mossul, no norte do Iraque, numa ação atribuída à Turquia.

A fonte acrescentou que até agora não se sabe se os mortos eram civis ou membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização que Ancara considera terrorista.

-.-

Oito tripulantes ucranianos de um avião de carga Antonov morreram quando o avião, que transportava material militar com destino ao Bangladesh, se despenhou na Grécia no sábado à noite, declarou o ministro da Defesa sérvio.

O avião, um Antonov 12, propriedade de uma companhia ucraniana, Meridian LTD, transportava cerca de 11 toneladas de armamento, indicou hoje o ministro, Nebojsa Stefanovic.

FIM 

Data de Emissão: 18-07-2022 às 00:07
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 15 de Julho de 2022

 

FAO VAI GASTAR  42 MILHÕES DE DOALRES NA GESTÃO DE QUEIMADAS EM ANGOLA 

PETRÓLEO ANGOLANO FOI O TERCEIRO MAIS CARO DO MUNDO EM JUNHO

INTERNACIONAL 

SADC PRORROGA “PROVISORIAMENTE” MISSÃO MILITAR EM MOÇAMBIQUE

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 15 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

A província de Malange figura entre as regiões do país com um nível elevado de Queimadas e incêndios florestais. Por este motivo especialistas do Ministerio do Ambiente e da FAO trabalham em Malange,para a recolha de dados das queimadas ao longo do Parque Nacional de Kangandala e Reserva Integral do Luando,com vista a elaboração de um relactorio suatentavel de fogo.

Segundo Luis Constantino, reprentantes do Ministerio do Ambiente as florestas em Angola tem estado a sofrer com as queimadas e a implementação do projecto vai reduzir o impacto ambiental negativo de gases de efeito estufa.

LUIS CONSTANTINO – J07H15072022 

E a representante da FAO, Ludmila Sayovo, revelou que o projeto de gestão sustentável de fogos no país, está orçado em quase 42 milhões de dólares norte americanos.

LUDMILA SAYOVO – J07H15072022 

FAO vai gastar  42 milhões de doalres na gestão de queimadas em Angola.

PONTO CORRIDO

O petróleo brent, que serve de referências às exportações angolanas foi o terceiro mais caro do mundo entre 13 crudes dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), apenas ultrapassado pela Argélia e Guiné Equatorial.

De acordo com relatório mensal da OPEP publicado esta semana, entre os 13 tipos de petróleo que integram o cabaz de referência da OPEP, a rama Girassol angolana atingiu os 127,03 dólares em Junho, tendo também a maior subida em termos mensais (11,5% face a Maio).

-.-

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, exortou, esta quinta-feira, ao trabalho intenso na mobilização da população para vencer as eleições de 24 de Agosto próximo.

O dirigente partidário comentava à imprensa sobre a oitava posição do partido no boletim de voto, resultante do sorteio realizado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE)  na última quarta-feira. 

-.-

A República de Angola assinou esta quinta-feira, na sede do Banco Mundial, em Washington DC, Estados Unidos da América (EUA), a Convenção de Adesão ao Centro Internacional de Resolução de Disputas sobre Investimentos.

Na ocasião, o embaixador de Angola nos EUA, Joaquim do Espírito Santo, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço, frisou que a assinatura desse instrumento de adesão é um forte sinal do compromisso do Executivo, que “tem realizado um trabalho árduo de alinhamento com os mais altos padrões internacionais de condução dos negócios”. 

INTERNACIONAL 

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) prorrogou, esta quinta-feira, provisoriamente a sua missão militar que combate grupos armados no norte de Moçambique, anunciou a organização.

A decisão foi tomada durante uma cimeira extraordinária da “troika” dos chefes de Estado e de Governo da SADC, reunida, esta quinta-feira, em formato virtual e em que Moçambique foi representado pelo seu chefe de Estado, Filipe Nyusi.

FIM 

Data de Emissão: 15-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 14 de Julho de 2022

PARTIDOS POLÍTICOS JÁ CONHECEM A SUA POSIÇÃO NO BOLETIM DE VOTO E TEMPO DE ANTENA NA RADIO E TV

 

OPEP ALERTA. ANGOLA E NIGERIA PODEM NÃO ATINGIR AS TAXAS DE PRODUCAO EXIGIDAS ATE AO FIM DO ANO.

 

 

INTERNACIONAL

 

UCRÂNIA E RÚSSIA CHEGAM A ACORDO PARA A EXPORTAÇÃO DE CEREAIS

 

Jornal Síntese da MFM, quinta-feira 14 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

A Comissão Nacional Eleitoral, realizou, nesta quarta-feira, em Luanda, o sorteiro para o posicionamento dos partidos políticos no Boletim de Voto, Tempo de Antena na Rádio e na TV, em cerimónia presidida pelo seu presidente, Manuel da Silva.

O sorteio ditou o seguinte.

  1. PHA (Partido Humanista Angolano)

 

  1. P-JANGO

 

  1. UNITA

 

  1. FNLA

 

  1. CASA-CE

 

  1. APN

 

  1. PRS

 

  1. MPLA

 

PONTO

 

PONTO ECONOMIA

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) considera que Nigéria e Angola, os dois maiores produtores de petróleo na África subsaariana, não vão conseguir produzir o máximo permitido pelas quotas, pelo menos por mais um ano.

De acordo com o último relatório da OPEP sobre a produção petrolífera mundial, os dois maiores produtores da região não vão sequer conseguir atingir o limite de produção acordado há vários anos devido ao “persistente SUB investimento e a problemas de manutenção”.

Angola viu a sua produção cair de quase 2 milhões de barris por dia há cinco anos para pouco mais de um milhão atualmente, tendo produzido apenas 1,16 milhões de barris por dia em maio.

Patrício Kingongo Especialista em Petróleo e Gás e CEO da PETROANGOALA, comentou o assunto para a MFM.

 

PATRÍCIO KINGONGO – J07H14072022

 

OPEP alerta. Angola e Nigéria podem não atingir as taxas de produção exigidas ate ao fim do ano.

 

PONTO CORRIDO

 

O Presidente chinês, Xi Jinping, enviou terça-feira uma mensagem de condolências para o Chefe de Estado, João Lourenço, pelo falecimento do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

Xi Jinping manifestou “profundos pêsames” em nome do Governo e do povo chinês, afirmando que José Eduardo dos Santos foi um excelente líder de Angola e um velho amigo da China, pois, fez importantes contribuições para o desenvolvimento das relações sino-angolanas.

-.-

O Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 0,84% de Maio a Junho de 2022.

Comparando as variações mensais de Maio a Junho deste ano regista-se uma desaceleração de 0,09 pontos percentuais, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

 As províncias que registaram menor variação nos preços destacam-se o Moxico com 0,62%, Uíge com 0,67% e Bié com 0,74 %.

 

INTERNACIONAL

 

O ministro da Defesa da Turquia confirmou, esta quarta-feira, que as negociações entre a Rússia, Ucrânia, Turquia e Nações Unidas resultaram num acordo para formar um centro de coordenação de forma a garantir a segurança das rotas de transporte de cereais.

Num comunicado, o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, afirma que um acordo será assinado na próxima semana, quando todas as partes se reunirem novamente, acrescentando que todos os lados concordaram em controlos conjuntos para verificar os cereais nos respetivos portos.

 

Data de Emissão: 14-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 13 de Julho de 2022

CNE REALIZA HOJE SORTEIO PARA A POSIÇÃO DOS PARTIDOS NO BOLETIM DE VOTO E ESPECIALISTA EM ELEIÇÕES, CONSIDERA FUNDAMENTAL A DIVULGAÇÃO DA POSIÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL

 

PGR CONFIRMA ACUSAÇÃO DOS GENERAIS DINO E KOPELIPA NO CASO CIF

 

POPULAÇÃO ANGOLANA ESTIMADA EM MAIS DE 33 MILHÕES DE HABITANTES

 

INTERNACIONAL

 

PANDEMIA DE COVID-19 ESTÁ “LONGE DE ACABAR”, ALERTA A OMS

 

Jornal Síntese da MFM, quarta-feira 13 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) realiza hoje , o sorteio para o posicionamento no boletim de voto dos concorrentes às eleições de 24 de Agosto e definir o tempo de antena.

A informação foi prestada pelo porta-voz CNE, Lucas Quilundo, no final da 11.ª reunião extraordinária do plenário da CNE, depois da entrega pelo Tribunal Constitucional das listas definitivas das candidaturas concorrentes às eleições.

Lucas Quilundo salientou que não houve impugnações na apreciação que o Tribunal Constitucional fez das candidaturas apresentadas, consequentemente as listas foram entregues à CNE.

 

LUCAS QUILUNDO – J07H13072022

 

O Especialista em Eleições Luís Jimbo, considerou ser fundamental a divulgação da posição dos Candidatos nos boletins de votos.

 

LUIS JIMBO – J07H13072022

 

Comissão Nacional Eleitoral realiza, nesta quarta-feira, o sorteio para o posicionamento no boletim de voto dos concorrentes às eleições de 24 de Agosto e definir o tempo de antena.

 

PONTO CORRIDA

 

A Procuradoria-Geral da República, confirmou, nesta terça-feira, a acusação dos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, no caso CIF.

De acordo com informações avançadas pela Rádio Nacional de Angola, a PGR sublinha, também, que o processo que envolve as duas figuras encerrou na última semana.

Recorde-se que os generais “Kopelipa” e “Dino” tinham sido constituídos em Outubro de 2020.

Os dois generais são acusados de terem beneficiado de contratos celebrados entre o Estado angolano e o CIF, no âmbito do extinto Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN).

Dentre outros empreendimentos, o CIF possuía em Luanda, duas torres gigantes localizadas na rua do 1º Congresso do MPLA, nas Ingombotas, e mais de mil imóveis inacabados construídos com fundos públicos, no Distrito Urbano do Zango, também na capital do país.

-.-

A população angolana está estimada em 33 milhões 97 mil e 671 habitantes, segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O INE indica que o crescimento da população angolana, nos últimos anos, se deve à melhoria das condições de vida, sendo que a maior percentagem dos habitantes do país é representada por mulheres (16 milhões 938 mil e 633).

Avança ainda que a maior parte da população angolana é extremamente jovem (64,9 por cento), estimando-se em mais de 21 milhões pessoas com idade inferior a 25 anos.

 

INTERNACIONAL

 

Organização Mundial da Saúde decidiu manter a pandemia como emergência de saúde pública de preocupação internacional e alertou para as novas vagas que têm surgido em vários países.

O Comité de Emergência concordou unanimemente que a pandemia ainda cumpre os critérios de um acontecimento extraordinário que continua a afetar negativamente a saúde da população mundial e que a disseminação internacional das novas variantes do SARS-CoV-2 pode apresentar um impacto ainda maior na saúde.

 

Data de Emissão: 13-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 12 de Julho de 2022

CNE RECEBE LISTAS DEFINITIVAS DE CANDIDATOS AS ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO

PRESIDENTE DA REPUBLICA  AJUSTA FINANCIAMENTO DA CAMPANHA DOS PARTIDOS POLÍTICOS

SALÁRIO DE AGOSTO SERÁ PAGO ATÉ DIA 17 – ORIENTA MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

INTERNACIONAL 

POPULAÇÃO MUNDIAL DEVE CHEGAR AOS 8 MIL MILHÕES EM DE NOVEMBRO

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 12 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

O Tribunal Constitucional entrega, esta terça-feira, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) as listas definitivas das oito candidaturas validadas para as eleições gerais de 24 de Agosto próximo, em Angola.

Numa nota à imprensa, o TC precisa que, contrariamente à previsão anterior, as listas serão enviadas à CNE pelos “canais oficiais” sem a cerimónia inicialmente agendada para as 14:00, no Palácio da Justiça, em Luanda.

Este acto representa a conclusão “com êxito” do processo de verificação e validação das candidaturas, após a convocação das eleições pelo Presidente da República, João Lourenço, a 03 de Junho passado, refere a nota do TC.

O processo de verificação e validação terminou sábado, 09, com a publicação pelo TC das listas definitivas das candidaturas admitidas, que foram afixadas à porta da instituição e disponibilizadas no seu site oficial.

Após a recepção das listas definitivas, a CNE deve organizar o sorteio para definir o posicionamento das candidaturas nos boletins de voto.

Foram apuradas todas as oito candidaturas que deram entrada no TC, entre 06 e 25 de Junho deste ano, sendo sete partidos políticos e uma coligação.

Trata-se, designadamente dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e da coligação CASA-CE, que viram aprovadas as suas propostas de candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República e a deputados à Assembleia Nacional.

PONTO 

O Chefe de Estado, João Lourenço, rendeu, esta segunda-feira homenagem à figura do ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, com assinatura do livro de condolências, na Praça da República, adjacente ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Na sequência, assinaram, também, o livro de condolências o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, Juízes dos Tribunais Superiores, ministros de Estado, Titulares do Poder Executivo, entre outras personalidades.

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recorda José Eduardo dos Santos, quando o indicou ao cargo de primeiro-ministro da República de Angola em 2002.

FERNANDO DA PIEDADE 12H00

E o nacionalista, Lopo do nascimento, considera a morte de Eduardo dos Santos como um momento de profunda tristeza para a família e os angolanos.

LOPO DO NASCIMENTO 12H00

José Eduardo dos Santos chegou ao poder em Setembro de 1979, na sequência da morte do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Ocupou as funções de Presidente da República durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço.

PONTO CORRIDO 

O financiamento público da campanha eleitoral dos partidos políticos e coligações de partidos políticos concorrentes às Eleições Gerais de 2022 foi reajustado, esta segunda-feira, para Mil e cento e doze milhões e cinquenta mil Kwanzas.

O referido valor, segundo Decreto Presidencial, será atribuído a cada um dos partidos e coligações concorrentes admitidos pelo Tribunal Constitucional.

Esta verba tem como objetivo financiar a campanha eleitoral dos concorrentes às eleições gerais de Angola, que terão lugar no dia 24 de agosto de 2022.

-.-

Os resultados provisórios da autópsia ao corpo do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, realizado sábado pela equipa médica do Instituto de Medicina Legal da Catalunha (Espanha) afasta qualquer possibilidade de envenenamento como a causa da morte.

A informação foi avançada esta segunda-feira a imprensa, em Barcelona, pelo Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, que integra a delegação angolana que se encontra neste país para tratar do processo de transladação do corpo do ex-Presidente da República.

O pedido de autópsia foi feito por uma das filhas, Tchize dos Santos, após a confirmação da morte pelo corpo clínico.

O antigo Presidente da República morreu, aos 79 anos, na passada sexta-feira, vítima de doença, em Espanha

-.-

A Direcção Nacional do Orçamento do Estado, do Ministério das Finanças, divulgou, esta segunda-feira, uma nota em que orienta os gestores das unidades orçamentais do Estado a procederem ao pagamento do salário de Agosto até ao dia 17 daquele mês.

Esta orientação deve-se ao facto da Direcção ter de proceder a uma acção de manutenção no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), a fim de melhorar o desempenho do mesmo, no período de 26 a 30 de Agosto.

De acordo ainda com o documento do Ministério das Finanças, este posicionamento vem também na sequência dos constrangimentos verificados na operacionalização do sistema no período de processamento salarial.

Assim, será antecipado o processamento salarial do mês de Agosto, conforme calendário adoptado e de cumprimento escrupuloso.

INTERNACIONAL 

A população mundial deve chegar aos 8 mil milhões de pessoas até 15 de novembro deste ano, de acordo com uma estimativa do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, hoje divulgada.

Segundo a projecção, a Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo já em 2023.

As Nações Unidas assinalam esta segunda.feira o Dia Mundial da População, que foi proclamado e adoptado pela Assembleia-Geral da organização em 21 de Dezembro de 1990.

FIM 

Data de Emissão: 12-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 11 de Julho de 2022

MEMORIAL DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO ACOLHE A PARTIR DE HOJE HOMENAGENS A JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

 

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL APROVA DEFINITIVAMENTE 8 FORMAÇÕES POLÍTICAS PARA AS ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO

 

INTERNACIONAL

 

CYRIL RAMAPHOSA PEDE AÇÃO DA POLÍCIA APÓS TRAGÉDIAS NA ÁFRICA DO SUL

 

Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 11 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

O Memorial Dr. António Agostinho Neto, na Marginal de Luanda, estará aberto ao público a partir desta segunda-feira, para que os cidadãos possam homenagear o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido na última sexta-feira, em Barcelona, Espanha.

 

POR OUTRO LADO

 

O Chefe de Estado, João Lourenço, rende, hoje, a partir das 10 horas, homenagem à figura do ex-Presidente José Eduardo Santos, na Praça da República, adjacente ao Memorial António Agostinho, na nova Marginal de Luanda, com a abertura do livro de condolências.

A informação foi avançada a imprensa pelo Ministro da Administração do Território e porta-voz da Comissão Multissectorial para a Organização da Cerimónia Fúnebre de José Eduardo dos Santos                     Marcy Lopes.

 

MARCY LOPES – J07H11072022

 

Na sequência da morte do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Executivo decretou, também, sete dias de Luto Nacional.

Durante este período, a Bandeira Nacional é colocada a meia-haste e ficam cancelados espetáculos e manifestações públicas. O período de Luto Nacional começou a vigorar desde às 00h00 de sábado.

 

PONTO

 

A Comissão Nacional Eleitoral determinou, na última semana, em Luanda, que para as eleições gerais do dia 24 de Agosto estarão disponíveis 13 mil e 238 Assembleias de voto, constituídas por 26 mil e 488 mesas.

De acordo com o porta-voz da instituição, Lucas Quilundo, deste número, funcionarão no país 13 mil e 212 Assembleias de Voto, 26 mil e 443 mesas e no exterior 26 Assembleias e 45 mesas de voto.

 

LUCAS QUILUNDO – J01309072022

 

As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.

 

 

PONTO CORRIDO

 

O Tribunal Constitucional já publicou as listas definitivas das formações politicas admitidas ao pleito eleitoral de 24 de Agosto, deste ano.

São, no total, oito as formações politicas autorizadas a concorrer às eleições gerais, nomeadamente, MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, PHA, APN e P-njango.

As listas estão afixadas nas vitrinas daquela instituição judicial, e disponíveis na internet, podendo ser consultadas por todos os cidadãos.

Com este acto, o Tribunal Constitucional pode proceder o envio das listas definitivas à Comissão Nacional Eleitoral, para a produção dos Boletins de Voto.

-.-

Dez pessoas morreram e sete ficaram feridas em consequência da colisão entre dois veículos automóveis, no último sábado, na estrada nacional 250, no município do Bocoio, província de Benguela.

Segundo o director provincial do Trânsito e Segurança Rodoviária em Benguela, superintendente-chefe António Ngussi, o acidente ocorreu por volta das 16 horas, na localidade de Calossanga, envolvendo uma viatura que fazia serviço de táxi e uma pick-up conduzida por um cidadão de nacionalidade chinesa.

Segundo o oficial da PN, o impacto da colisão provocou um incêndio, tendo deixado as viaturas e vítimas carbonizadas, situação que pode retardar a identificação dos corpos, entretanto removidos para a morgue do hospital local.

Os feridos, alguns em estado grave, foram também transportados para o Hospital Municipal do Bocoio, onde recebem tratamento.

 

INTERNACIONAL

 

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, instou as autoridades de segurança e as comunidades a cooperarem na detenção dos responsáveis pelos ataques armados em várias tabernas, no país, que provocaram pelo menos 21 mortos nas últimas 24 horas.

No comunicado, o chefe de Estado sul-africano lamentou a ocorrência dos incidentes, enviando condolências às famílias das vítimas e votos de rápida recuperação aos sobreviventes.

 

No Soweto, o maior município de Joanesburgo com cerca de dois milhões de habitantes, homens encapuçados armados atacaram na madrugada de domingo uma taberna disparando aleatoriamente com armas automáticas de alto calibre e pistolas de 9mm, provocando pelo menos 15 mortos e 9 feridos, entre 19 e 35 anos, segundo um novo balanço da polícia sul-africana.

 

Data de Emissão: 11-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 08 de Julho de 2022

GREVE NA ANGOLA-TELECOM NO DECIMO SEGUNDO DIA E SEM SOLUÇÃO A VISTA

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA NOVO COMPLEXO DA REFINARIA DE LUANDA … – COM A MESMA O PAIS PODE POUPAR ATÉ 300 MILHÕES DE DÓLARES ANO

 

AN APROVA REGIME TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA CABINDA

 

INTERNACIONAL

 

FIM DA ERA BORIS: PRIMEIRO-MINISTRO ANUNCIA DEMISSÃO

 

 

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 08 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

Centenas de trabalhadores da Angola Telecom, empresa pública de telecomunicações e multimédia, estão em greve para reivindicar a melhoria de condições sociais, reclamadas desde 2012.

José Teixeira, delegado de Greve e membro do sindicato, disse em exclusivo a MFM, que a paralisação dos serviços já dura á 12 dia e sem solução a vista.

José Teixeira realçou que as reivindicações remontam ao ano de 2012, altura em que se registou uma greve e na sequência foi assinado “um pacto de estabilidade laboral”.

O Sindicalista apealou a sensibilidade do Conselho de Administração da Telecom para a solução do problema.

 

JOSE TEIXEIRA – J07H08072022

 

Centenas de trabalhadores da Angola Telecom, empresa pública de telecomunicações e multimédia, estão em greve para reivindicar melhoria de condições sociais, reclamadas desde 2012.

 

PONTO

 

A refinaria de Luanda passa agora a produzir quatro vezes mais do que a sua capacidade inicial. Avaliado em 235 milhões de dólares, o novo complexo da refinaria de Luanda, que foi inaugurado esta esta quinta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço.

O Chefe de Estado, João Lourenço, acredita que o país poderá, nos próximos tempos, exportar derivados do petróleo, assim que as necessidades internas forem superadas, com a entrada em funcionamento de mais projectos de refinação.

 

JOÃO LOURENÇO – J07H0807202

 

O novo Complexo de Produção de Gasolina da Refinaria de Luanda, vai permitir a Angola poupar 300 milhões de dólares ano, por reduzir a importação de gasolina em 15%.

 

PONTO CORRIDO

 

O Parlamento aprovou, nesta quinta-feira, por unanimidade o Regime Tributário para a província de Cabinda, dando “luz verde” ao Presidente da República, João Lourenço, para a criação de medidas adicionais e tornar aquela região num Pólo atractivo de investimento estrangeiro.

Enviado com carácter de urgência, o diploma prevê, igualmente, a redução de impostos fiscais e a melhoria do ambiente de negócios.

-.-

A polícia nacional apelou, esta quinta-feira, à serenidade e urbanidade dos militantes e simpatizantes dos quatro partidos políticos que vão realizar os seus comícios no sábado, garantindo estar em prontidão para acautelar a segurança pública.

Além dos dois maiores partidos políticos, nomeadamente o MPLA e a UNITA, em Luanda, também a terceira força política, CASA-CE, e a FNLA convocaram comícios para mobilizar apoio para as eleições gerais marcadas para 24 de Agosto, ainda antes do arranque da campanha eleitoral.

Segundo o porta-voz do comando provincial de Luanda, Nestor Goubel, nada será descurado para garantir a segurança de todos durante a realização dos quatro actos políticos, marcados para diferentes municípios de Luanda.

 

INTERNACIONAL

 

Frustrado com a revolta de ministros e deputados, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, aceitou esta quinta-feira a demitir-se da liderança do partido Conservador, mantendo-se em funções até ser encontrado um sucessor.

“É doloroso não poder levar a cabo tantas ideias e projetos. Mas, como vimos em Westminster, o rebanho é poderoso e quando o rebanho se mexe, ele mexe-se, e na política ninguém é absolutamente indispensável”, afirmou num discurso à porta da residência oficial em Downing Street.

 

Data de Emissão: 08-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias às 7h, edição de 07 de Julho de 2022

 

 

REGIME TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA CABINDA VAI HOJE À VOTAÇÃO NA CASAS DAS LEIS

 

MINI CIMEIRA DE LUANDA ALCANÇA CESSAR FOGO ENTRE RUANDA E RDC

 

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL PUBLICA NAS PRÓXIMAS HORAS LISTA PROVISORIA DE CANDIDATURAS ADMITIDAS

 

INTERNACIONAL

 

 

RÚSSIA ENDURECE PENAS DE PRISÃO PARA QUEM SE OPONHA AO REGIME

 

 

Jornal Síntese da MFM, quinta-feira de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

Os deputados à Assembleia Nacional votam, nesta quinta, o pedido do Presidente da República para legislar sobre o Regime Tributário Especial para Cabinda, o documento enviado com carácter de urgência, prevê medidas para tornar a província num pólo atractivo de investimento estrangeiro, através da redução de impostos fiscais e melhoria do ambiente de negócios.

 

PONTO

 

O Ruanda e República Democrática do Congo (RDC) decidiram, nesta quarta-feira, em Luanda, um cessar-fogo imediato colocando fim ao conflito armado no leste da RDC, anunciou, o Presidente da República, João Lourenço, no final da Cimeira Tripartida entre os três Chefes de Estado.

 

JOÃO LOURENÇO – J07H07072022

 

Ruanda e a República Democrática do Congo acordam cessar-fogo.

 

PONTO CORRIDO

 

O Tribunal Constitucional deve publicar, a partir desta quinta-feira, a relação provisória das candidaturas admitidas às próximas eleições gerais, em Angola, após o encerramento da fase de correção de irregularidades nas listas iniciais de candidatos.  

As próximas eleições gerais em Angola, as quintas na história do país, desde a Independência nacional de 11 de Novembro de 1975, estão convocadas para 24 de Agosto deste ano.

-.-

Uma delegação do Observatório Eleitoral Angolano (OBEA) foi recebida, em audiência, nesta quarta-feira, pela presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso.

Na audiência, a missão do OBEA, chefiada pelo Arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi foi informada sobre as tarefas realizadas pelo Tribunal Constitucional, no quadro das suas atribuições respeitantes ao Processo Eleitoral angolano.

O Observatório Eleitoral é uma plataforma cívica eleitoral que visa, essencialmente, educar o cidadão para o exercício da cidadania.

-.-

O MPLA, partido que sustenta o actual executivo vai apresentar, na próxima sexta-feira, em Luanda, o Programa de Governo 2022-2027 e Manifesto Eleitoral.

Os documentos aprovados em Junho do corrente ano, na reunião do Comité Central MPLA apresentam as propostas de medidas de políticas que deverão continuar a assegurar o desenvolvimento socioeconómico sustentado do país e a melhoria da qualidade de vida de todos os angolanos.

 

INTERNACIONAL

 

A Rússia aprovou esta quarta-feira, uma lei que prevê penas pesadas para quem apele à realização de ações que ponham em causa a segurança, numa altura em que Moscovo suprime todas as vozes de oposição à ofensiva militar na Ucrânia.

O texto, que prevê até sete anos de prisão para este crime, aprovado pelos deputados da Duma – a câmara baixa do parlamento russo -, que também endureceram as penas para espionagem e casos de “colaboração confidencial com estrangeiros”.

Data de Emissão: 07-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Edição de 24 de Maio de 2022
 

Plenaria da comissão nacional, analisa e aprova cenário legal para o presidente da república convocar dia das eleições gerais no país

Angolanos vivem modelo de políticas velhas que não se ajustar aos desafios do país, diz Nfuca Muzemba

Embaixada do Brasil promete criar um novo ambiente de negócios que visa ajudar Angola na diversificação de economia

CIMPROF no Cunene aconselha governo a implementar políticas acertavas para evitar fuga de crianças para a vizinha república da Namibia

Kiev alerta que quêm comprar cereais roubados será cúmplice

Data de Emissão: 24-05-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Edição 26 Abril 2022
 

MANCHETE

MORTE DE PACIENTES NOS HOSPITAIS OBRIGA MÉDICOS A INTERPOLAREM GREVE ATE 27 DE MAIO

ANIESA DETECTA 607 INFRACÇÕES EM DUAS SEMANAS  E ENCERRA 15 ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

ELEIÇÕES GERIAS E PROBLEMAS SOCIO ECONÓMICOS ANALISADOS PELO PARTIDO QUE GOVERNA ANGOLA 

INTERNACIONAL

PROCURA PELA,  PAZ LEVA SECRETÁRIO-GERAL DA ONU A MOSCOVO

Data de Emissão: 26-04-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 20 Abril 2022
 

MANCHETES  

JÁ SE CONHECE O RESULTADO DA AUTÓPSIA DO VICE-SECRETÁRIO-GERAL DO SINDICATO NACIONAL DOS MÉDICOS DE ANGOLA ENCONTRADO MORTO NA MADRUGADA DO ÚLTIMO DOMINGO NA VIA PÚBLICA EM LUANDA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO RECEBE PRESIDENTE DA CEAST DOM MANUEL IMBAMBA

FORA DE PORTAS: NÚMERO DE MORTES EM INUNDAÇÕES NA ÁFRICA DO SUL SOBE PARA 448

Data de Emissão: 20-04-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 19 Abril 2022
 

SINDICALISTAS AGUARDAM RESULTADO DA AUTÓPSIA DE MÉDICO ENCONTRADO MORTO NA VIA PÚBLICA EM LUANDA;

PRESIDENTE DA CASA-CE DESAFIA MPLA A RESOLVER PROBLEMA DA FOME NO PAÍS;

FALTA DE REAJUSTE SALARIAL EQUIPARADO LEVA FUNCIONÁRIOS DO TRIBUNAL SUPREMO VOLTAREM À GREVE;

RÚSSIA PROMENTE IMPLEMENTA NOVA ESTRATÉGIA DENOMINADA “OPERAÇÃO MILITAR ESPECIAL” PARA DOMINAR INVAÇÃO À UCRÂNIA

Data de Emissão: 19-04-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 18 Abril 2022
 

MANCHETES

ENFERMEIROS DE LUANDA PODEM COMEÇAR HOJE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

POLITICO ALERTA AUTORIDADES PARA O PERIGO DO ECLODIR DE GREVES EM VARIOS SECTORES DA VIDA NACIONAL.

DEPUTADOS RECOMENADAM MELHOR GESTÃO DO PARLAMENTO ANGOLANO.

A POUCOS DIAS DAS SEGUNDO VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENTECIAS FRANCESAS, CANDIDATA MARI ELE PEN ACUSADA DE DESVIO DE FUNDOS PÚBLICOS.

PRESIDENTE DA UCRANIA DIZ QUE GUERRA COM A RUSSIA VAI CONTINUAR.

Data de Emissão: 18-04-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 7 Abril 2022
 

MANCHETE

11 PARTIDOS ESTÃO HABILITADOS A CONCORRER NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES GERAIS DE AGOSTO – JURISTA DIZ QUE CONSTITUCIONAL AINDA DEVE VALIDAR CANDIDATURAS

PR INFORMADO SOBRE PREPARATIVOS DA CIMEIRA DE MALABO

INTERNACIONAL

EUA ADMITEM SANCIONAR CHINA CASO APOIE INVESTIDA MILITAR RUSSA NA UCRÂNIA

Data de Emissão: 07-04-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 30 De Março de 2022
 

MANCHETE

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ANOTA CONGRESSOS DE PARTIDOS POLÍTICOS – JURISTA DIZ QUE ESTÁ É APENAS A PRIMEIRA FASE E INSTANCIA JUDICIAL PODE ANULAR QUALQUER UM DOS CONCLAVES

NA ABERTURA DO ANO JUDICIAL, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GARANTE CONTINUIDADE DE REFORMAS NA JUSTIÇA

USO EXCESSIVO DA FORÇA EM ANGOLA PREOCUPA AMNISTIA INTERNACIONAL

INTERNACIONAL

QUEDA DE HELICÓPTERO NA REPUBLICA DEMOCRATICA DO CONGO MATA OITO ‘CAPACETES AZUIS’ DA ONU

Data de Emissão: 30-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 24 De Março 2022
 

MANCHETES

CHIVUKUVUKU DIZ QUE VAI CONTINUAR A SUA LUTA PELO RECONHCIMENTO DO PROJECTO PRÁ SERVIR ANGOLA; 

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE OBSERVAÇÃO POLÍTICA ACUSA GOVERNO DE USAR RECURSOS ESTATAIS PARA FAVORECER MPLA;

GREVE DOS MEDICOS EM MAIS UM DIA. SINDICATO DENUNCIA PRESSÃO DE VARIOS SECTORES; 

FORUM ANGOLA / UNIÃO EUROPEIA REUNE HOMENS DE NEGOCIOS EM BRUXELAS. LUANDA PROCURA NOVOS MERCADOS E INVESTIDORES, SEGUNDO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES; 

MORREU MARGARETH ALLBRITH A PRIMEIRA SRECRETARIA DE ESTADO AMERCANA A VISITAR ANGOLA; 

Data de Emissão: 24-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 23 Março 2022
 

“PÃO NOSSO DE CADA DIA” MAIS CARO EM LUANDA. PRODUTORES E CONSUMIDORES DIVERGEM NAS CAUSAS E COSNEQUENCIAS; 

HÁ 31 NOVOS CASOS DE COVID 19 EM ANGOLA, REVELAM AUTORIDADES QUE APONTAM LUANDA NO TOPO; 

GRUPOS TECNICOS MULTIPLICAM-SE POR LUANDA PARA EXECUÇÃO DE PROJECTOS DO AMBITO DO PIM;

A FOGO E FERRO: PROSSEGUE A GUERRA NA UCRANIA. RUSSIA PRESIONA, KIEV DEVE TERREITÓRIO COMO PODE; 

Data de Emissão: 23-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 22 De Março 2022
 

MANCHETES

TRIBUNAL SUPREMO CUMPRE SEGUNDO DIA DE GREVE. O DIA DE ONTEM FICOU MARCADO POR PRESSÕES DA POLÍCIA NACIONAL; 

MEDICOS DE BRAÇOS CRUZADOS. PANICO E IMPANCIENCIA EM VARIOS HOSPIATAIS DE LUANDA;

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRADURA JUDICIAL COM TRÊS NOVOS MEMBROS; 

GUERRA NA UKRANIA OBRIGA ANGOLA A TRAVAR EMISSÃO DA DIVIDA PUBLICA; 

CHINA CHORA A MORTE DE MAIS DE CEM PESSOAS NA QUEDA DE UM AVIÃO COMERCIAL; 

Data de Emissão: 22-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 21 de Março 2022
 

MÉDICOS ANGOLANOS REGRESSAM À GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

MAIS DE 400 CIDADÃOS ACTUALIZAM DIARIAMENTE OS SEUS DADOS NOS BUAP DO MUNICÍPIO DE TALATONA – FALTAM 10 DIAS PARA O FIM DO REGISTO ELEITORAL OFICIOSO

INTERNACIONAL

ZELENSKY DESCARTA RECONHECER INDEPENDÊNCIA DE DONBASS PEDIDA PELO KREMLIN

 

Data de Emissão: 21-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 15 Março 2022
 

MANCHETE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA APELA A PAZ NA EUROPA

INVESTIGADORES REVELAM LIGAÇÃO DE ÁLVARO SOBRINHO A DESVIO DE MILHÕES EM ANGOLA

LANÇADO EM LUANDA, PROGRAMA DE COMBATE A SECA NO SUDOESTE AFRICANO

INTERNACIONAL

RÚSSIA DIZ TER RECEBIDO DOS EUA GARANTIAS SOBRE ACORDO NUCLEAR IRANIANO

Data de Emissão: 16-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 15 Março 2022
 

MANCHETE

PRESIDENTE DA REPUBLICA GARANTE ELEIÇÕES PARA AGOSTO. JOÃO LOURENÇO EM CABO VERDE NO SEGUNDO DIA DE VISTA AO ARQUIPÉLAGO

ATÉ 10 DE ABRIL LUANDA TERÁ RESTRIÇÕES DE ÁGUA … EPAL RECOMENDA RACIONALIZAÇÃO NO CONSUMO

INTERNACIONAL

PUTIN ASSINA NOVA LEI SOBRE AVIÕES PARA COMBATER SANÇÕES

 

Data de Emissão: 15-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 11 Março 2022
 

MANCHETE

 

PRELADO CATÓLICO NO CUNENE VOLTA A PEDIR A DECLARAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA NO SUL DO PAIS

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA OBEDECE HOJE SEGUNDO DIA DE TRABALHO NO CUANDO CUBANGO

DAS MAIS DE 5 MIL ACÇÕES APROVADAS PELO GOVERNO PARA O EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2021 DE COMBATE A POBREZA MAIS DE 3 MIL FORAM CONCLUÍDAS…A AVALIAÇÃO É DO CONSELHO DE GOVERNAÇÃO LOCAL  

INTERNACIONAL

ZELENSKY ACUSA MOSCOVO DE BOMBARDEAR CAMIÕES HUMANITÁRIOS EM MARIUPOL

Data de Emissão: 11-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 10 Março 2022
 

MANCHETE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA TRABALHA A PARTIR DE HOJE NO CUANDO CUBANGO

MAIS DE 4.000 CLIENTES DO VTB ÁFRICA EM ANGOLA AFETADOS PELAS SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA

MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO PODEM ENTRAR EM GREVE PARTIR DE 21 DE MARÇO

INTERNACIONAL

SECRETARIO GERAL DA ONU CONDENA ATAQUE A HOSPITAL EM MARIUPOL E PEDE FIM DO CONFLITO NA UCRÂNIA

Data de Emissão: 10-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 07 Março 2022
 

 

MANCHETE

MAIS UM TAXISTA É ASSASSINADO NA CAPITAL – CLASSE PEDE ESCLARECIMENTOS DESTE E OUTROS CRIMES

CASA-CE SUBMETE À CONSULTA PÚBLICA PROGRAMA DE GOVERNO PARA AS ELEIÇÕES GERAIS

ANGOLANOS REPATRIADOS DA UCRÂNIA JÁ ESTÃO EM LUANDA

INTERNACIONAL

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU ANALISA HOJE SITUAÇÃO HUMANITÁRIA NA UCRÂNIA

Data de Emissão: 07-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 04 Março 2022
 

MANCHETE

ANDAMENTO DO PROCESSO DO REGISTO ELEITORAL OFICIOSO LEVA GOVERNO E PARTIDOS POLÍTICOS A SENTAREM-SE MESMA MESA

AUMENTO DO PREÇO DO PETRÓLEO NÃO VAI PERMITIR QUE O PAÍS CRIE RESERVAS DE TESOURARIA DIZ MINISTRA DA FINANÇAS

INTERNACIONAL

FORÇAS MILITARES BIELORRUSSAS RECEBERAM ORDENS PARA ATACAR A VIZINHA UCRÂNIA

 

Data de Emissão: 04-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 03 Março de 2022
 

RUAS DA URBANIZAÇÃO NOVA VIDA PODEM SER INTERVENCIONADAS DENTRO DE SEIS MESES

SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL REALIZA HOJE EM LUANDA ENCONTRO NACIONAL DE REFLEXÃO SOBRE OS CRIMES DE VIOLÊNCIA SEXUAL

INTERNACIONAL

NA ONU, INVASÃO RUSSA É CONDENADA POR 141 PAÍSES, ANGOLA E MOÇAMBIQUE ABSTÊM-SE

 

Data de Emissão: 03-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 2 Março 2022
 

MANCHETES

MINISTRO DO INTERIOR GARANTE SEGURANÇA E NOVOS MEIOS PARA ELEIÇOES SEGURAS E ORDEIRAS.

CONTINUA A VANDALIZAÇAO DE MEIOS DO CAMINHO DE FERRO DE LUANDA> 

EUA DOAM MAIS DINHEIRO PARA AJUDAR A REALIZAÇAO DE ELEIÇOES EM ANGOLA.

GRANDES EMPRESAS DO RAMOS DOS PETROLEOS ANUNCIAM SAIDA DA RUSSIA DEVIDO A ATAQUE A UCRANIA

DIPLOMATAS RUSSIA DEIXAM EM UM MÊS REPRESENTAÇAO DO PAIS NA ONU

Data de Emissão: 02-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 1 Março 2022
 

MANCHETES

MINISTRO DO INTERIOR GARANTE SEGURANÇA E NOVOS MEIOS PARA ELEIÇOES SEGURAS E ORDEIRAS.

CONTINUA A VANDALIZAÇAO DE MEIOS DO CAMINHO DE FERRO DE LUANDA> 

EUA DOAM MAIS DINHEIRO PARA AJUDAR A REALIZAÇAO DE ELEIÇOES EM ANGOLA.

GRANDES EMPRESAS DO RAMOS DOS PETROLEOS ANUNCIAM SAIDA DA RUSSIA DEVIDO A ATAQUE A UCRANIA

DIPLOMATAS RUSSIA DEIXAM EM UM MÊS REPRESENTAÇAO DO PAIS NA ONU

Data de Emissão: 01-03-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 28 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

CONTINUA A GREVE NO ENSINO SUPERIOR – SINDICATO E GOVERNO NÃO CHEGAM A ACORDO

SONANGOL VAI AUMENTAR PRODUÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO NO PAIS PARTIR DE ABRIL

INTERNACIONAL

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU REALIZA HOJE ASSEMBLEIA-GERAL, SITUAÇÃO NA  URANIA DOMINA A AGENDA

Data de Emissão: 28-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 25 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

JOÃO LOURENÇO PEDE REFORÇO E COOPERAÇÃO REGIONAL CONTRA O TERRORISMO, CIMEIRA DE MALABO ACONTECE EM MA IO PRÓXIMO

PARTIDOS POLÍTICOS PROMETEM IR A TRIBUNAL PARA IMPEDIR INDRA DE ADMINISTRAR ELEIÇÕES

INTERNACIONAL

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU VOTA CONDENAÇÃO DA RÚSSIA ESTA SEXTA-FEIRA – NESTE JORNAL SÍNTESE ANALISTA FAZ UMA RADIOGRAFIA DA SITUAÇÃO NA UCRÂNIA

Data de Emissão: 25-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 24 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

MAIS DE 97 POR CENTO DOS INFECTADOS POR COVID-19 SÃO ASSINTOMÁTICOS … PAIS PODERÁ TER NOVO PICO  DIZ ESPECIALISTA EM SAÚDE PUBLICA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARTICIPA HOJE NA CIMEIRA DE KINSHASA SOBRE PAZ E SEGURANÇA NA REGIÃO

INTERNACIONAL

UCRÂNIA EM ESTADO DE EMERGÊNCIA; 200 MIL RUSSOS ESTÃO NA FRONTEIRA

 

Data de Emissão: 24-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 23 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

LUANDA PODERÁ REGISTAR NOVAS PARALISAÇÕES DOS SERVIÇOS DE TÁXIS… – ASSOCIADOS DENUNCIAM PERSEGUIÇÃO E FALTA DE COMPROMISSO DO GOVERNO NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

PROGRAMA DE RECONVERSÃO DA ECONOMIA INFORMA CADASTRA CERCA DE MIL VENDEDORES DO MERCADO MUNICIPAL DO ZANGO

MPLA DEFINE ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO DA CAMPANHA ELEITORAL

INTERNACIONAL

BLINKEN CANCELA REUNIÃO COM LAVROV APÓS AVANÇO DA RÚSSIA NA UCRÂNIA

Data de Emissão: 23-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 22 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

SOCIEDADE CIVIL ADVOGA LUTA CONTRA A POBREZA E LIBERDADES EM ENCONTRO COM JOÃO LOURENÇO

ANGOLANOS RETORNADOS DA NAMÍBIA ENFRENTAM DIFICULDADES NO CENTRO DE ACOLHIMENTO NO CUNENE

INTERNACIONAL

ESCALADA DAS TENSÕES NA REGIÃO UCARNIANA OBRIGA GUTERRES A CANCELA VIAGEM À REPÚBLICA DO CONGO

 

Data de Emissão: 22-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 21 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

INVESTIGAÇÃO JORNALISTICA APONTA ZENU DOS SANTOS COMO BENEFICIARIO DE MAIS DE 18 MILHÕES DE FRANÇOS SUIÇOS.

CRISE DE GÁS BUTANO EM LUANDA CONTINUA, CIDADÃOS PEDEM SOLUÇÕES

GOVERNO ANGOLANO TRAÇA MECANISMOS DE COMBATE A PESCA ILEGAL NAS ZONAS COSTEIRAS DO PAÍS

INTERNACIONAL

NATO DIZ QUE PERMANÊNCIA RUSSA NA BIELORRÚSSIA É PRENÚNCIO DE INVASÃO

Data de Emissão: 21-02-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 18 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

JÁ COMEÇARAM A CHEGAR AS UNIDADES SANITÁRIAS MEDICAMENTOS DE COMBATE A TUBERCULOSE

NÃO EXISTEM CASOS DE CANIBALISMO MOTIVADOS PELA FOME NA REGIÃO DA MATALA PROVÍNCIA DA HUILA, DIZ ADMINISTRADOR DE CAPELONGO

INTERNACIONAL

CHINA ACUSA ESTADOS UNIDOS DE ALIMENTAREM TENSÕES COM EXPANSÃO DA NATO

 

Data de Emissão: 18-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 16 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

FEDERAÇÃO DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO CULTURA, DESPORTO E COMUNICAÇÃO SOCIAL, PODE DESPOLETAR UMA GREVE O PRÓXIMO MÊS

DETIDAS CIDADÃS QUE SE DEDICAVAM NA VENDA ILEGAL DE RESIDÊNCIAS NAS CENTRALIDADES DO ZANGO 5 – 8000 E VILA PACÍFICA.

VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA 6ª CIMEIRA UNIÃO EUROPEIA-ÁFRICA EM BRUXELAS

INTERNACIONAL

ATAQUE RUSSO TERÁ RESPOSTA “ALINHADA E RÁPIDA” DOS ALIADOS GARANTE PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA

 

Data de Emissão: 16-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 15 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

INDRA EM COMUNICADO REFUTA SUSPEITAS DE FRAUDE EM ANGOLA

CRIME EM LUANDA – SIC DESVENDA MISTÉRIO DO DESAPARECIMENTO DE JOVEM DE 19… HOMICIDA ESTÁ DETIDO.

SONANGOL DIZ HAVER GÁS DE COZINHA SUFICIENTE PARA ATENDER PROCURA

INTERNACIONAL

RÚSSIA AINDA NÃO TOMOU DECISÃO FINAL SOBRE INVASÃO A UCRÂNIA DIZ PENTÁGONO

Data de Emissão: 15-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 14 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

ANGOLA SEM CASOS NEM ÓBITOS, PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, AGRICULTURA SUTENTAVEL E VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, FARAM PARTE DA CIMEIRA EUROPA AFRICA DIZ COMISSÁRIA JOSEFA SACKO

ESTOU VIVO E DE BOA SAÚDE, GARANTE DEPUTADO MAKUTA NKONDO

INTERNACIONAL

KIEV DÁ 48 HORAS A MOSCOVO PARA EXPLICAR ATIVIDADE MILITAR NA FRONTEIRA

 

Data de Emissão: 14-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 11 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

ÍNDICE DE LIBERDA 2021: ANGOLA, MOÇAMBIQUE E GUINÉ-BISSAU DESCEM NO ÍNDICE DE DEMOCRACIA DO THE ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT

TABELA SALARIAL DA FUNÇÃO PÚBLICA VAI À VOTAÇÃO NO PARLAMENTO

INTERNACIONAL

 

HÁ PROBLEMAS “INSUSTENTÁVEIS” NO PAÍS, ADMITE PRESIDENTE SUL AFRICANO

Data de Emissão: 11-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 09 Fevereiro 2022
 

MANCHETE

SINPROF INSATISFEITO COM O VALOR PERCENTUAL DO AUMENTO SALARIAL NA FUNÇÃO PUBLICA

SIC DESMANTELA REDE CRIMINOSA QUE SE DEDICAVA A CRIAÇÃO DE PERFIS FALSOS DE GOVERNANTES E EMPRESÁRIOS NO FACEBOOK E WEBSITE COM APLICATIVO MULTICAIXA EXPRESS FALSOS

PR INFORMADO SOBRE ESTUDOS PARA CRIAÇÃO DE ZONAS FRANCAS NO PAIS

INTERNACIONAL

ATENTADO NA GUINE BISSAU ESTÁ CONTROLADO BISSAU DIZ EMABALÓ

Data de Emissão: 10-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 09 Fevereiro de 2022
 

 

MOBILIDADE EM LUANDA AFETADA POR VANDALIZAÇÃO DE AUTOCARROS, POLICIA NACIONAL GARANTE COMBATE AO FENÓMENO

PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO CÍVICA PARA AS ELEIÇÕES DE 2022 SERÁ LANÇADA EM LUANDA

VIAGENS MARÍTIMAS ENTRE LUANDA, SOYO E CABINDA INICIAM EM MARÇO

INTERNACIONAL

ONG DIZ QUE GUINÉ-BISSAU PERMITE ATAQUES REITERADOS AO NÃO PUNIR CULPADOS

Data de Emissão: 09-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 08 de Fevereiro de 2022
 

MANCHETE

NECESSIDADE DE ELEIÇÕES TRANSPARENTES, MELHORIA DA SITUAÇÃO SOCIAL FAZEM PARTE DAS PREOCUPAÇÕES DO PRELADO CATALÍTICO PARA O PAÍS.

TRANSPORTADORA ÉREA DE BANDEIRA MELHORA LIQUIDEZ DA TESOURARIA EM 60 POR CENTO

ANGOLA ENTRE OS 20 PAÍSES «FOCOS DA FOME» ATÉ MAIO, ALERTAM NAÇÕES UNIDAS

INTERNACIONAL

ACORDO COM O IRÃO “À VISTA”, MAS REGRESSO DOS EUA AINDA NÃO É GARANTIDO

 

 

Data de Emissão: 08-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 07 Fevereiro de 2022
 

FINAL DE SEMANA PROLONGADO SANGRENTO. QUATRO PESSOAS MORTAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE VIAÇÃO EM LUANDA, REVELA POLÍCIA NACIONAL;

 CRIANÇA DE NOVES MESES ABUSADA SEXUALMENTE PELO PRIMO DE QUINZE ANOS NO CAZENGA;

 VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PORTA À PORTA PODE SER FUNDAMENTAL PARA IMUNIZAR MAIOR NÚMERO DE CIDADÃOS NO PAÍS, DEFENDE ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA;

 GRUPOS ARMADOS MATAM TRÊS PESSOAS E QUEIMAM CASAS DURANTE A MADRUGADA EM MOÇAMBIQUE;

 MACRON VISITA RÚSSIA E ESPERA “SOLUÇÃO HISTÓRICA” NO CONFLITO COM UCRÂNIA;

Data de Emissão: 07-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 4 Janeiro 2022
 

MANCHETE

NO DIA DA CELEBRAÇÃO DOS 61 ANOS DO INICIO DA LUTA ARMADA, NACIONALISTA APELA A UNIDADE

AULAS NO ENSINO SUPERIOR VÃO CONTINUAR SUSPENSAS – SINDICATO MANTÉM GREVE

COMISSÕES DA ASSEMBLEIA NACIONAL APROVAM DIPLOMAS SOBRE ACÇÃO POPULAR E PETIÇÃO

INTERNACIONAL

SECRETARIO GERAL DA ONU PREOCUPADO COM MORTE DE CIVIS EM ATAQUE DOS EUA NA SIRIA

Data de Emissão: 04-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 03 de Fevereiro de 2022
 

POSTO DE ALTO RENDIMENTO PAZ-FLOR, VACINA CERCA DE 3 MIL E 500 ADOLESCENTES POR DIA

ANGOLA AINDA NÃO MANIFESTOU INTERESSE DA UNIÃO EUROPEIA EM ACOMPANHAR AS ELEIÇÕES GERAIS DE AGOSTO PRÓXIMO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA NOMEIA CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EPAL

INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL CONDENA ASSASSINATO DE 24 JORNALISTAS E ATIVISTAS NA AMÉRICA

Data de Emissão: 03-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 02 Janeiro de 2022
 

MANCHETE

SINPROF INSATISFEITO COM O VALOR PERCENTUAL DO AUMENTO SALARIAL NA FUNÇÃO PUBLICA

SIC DESMANTELA REDE CRIMINOSA QUE SE DEDICAVA A CRIAÇÃO DE PERFIS FALSOS DE GOVERNANTES E EMPRESÁRIOS NO FACEBOOK E WEBSITE COM APLICATIVO MULTICAIXA EXPRESS FALSOS

PR INFORMADO SOBRE ESTUDOS PARA CRIAÇÃO DE ZONAS FRANCAS NO PAIS

INTERNACIONAL

ATENTADO NA GUINE BISSAU ESTÁ CONTROLADO BISSAU DIZ EMABALÓ

Data de Emissão: 02-02-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 01 de Fevereiro de 2022

 

JÁ A DINHEIRO PARA A FUNÇÃO PUBLICA COM DINHEIRO REFORÇADO. GARANTE MINISTRA DAS FINANÇAS; 

CONTINUA O JULGAMENTO DOS ALEGADOS MENTORES DE CRIMES CONTRA A POLICIA NACIONAL NA LUNDA NORTE; 

CASA CE DIZ QUE O SEU PROGRAMA DE GOVERNO VAI SUPREENDER OS ELEITORES EM SETEMBRO PROXIMO; 

CRISE ENTRE EUA E RUSSIA PODE TERMINAR. PALAVRAS DE JOE BIEN presidente  DOS EUA; 

PUBLICO REGRESSA AOS estádios  DE FUTEBOL, MAS COM LIMITAÇÕES DEVIDO A COVID;

Edição 28 Janeiro 2022
 

MANCHETE    

PGR CONTINUA COM PROCESSOS CRIMINAIS CONTRA ISABEL DOS SANTOS

VALIDADE DA CARTA DE CONDUÇÃO SAI DE 5 PARA 15 ANOS

INTERNACIONAL

CONSELHO DA EUROPA PEDE À RÚSSIA QUE INVESTIGUE ENVENENAMENTO DE NAVALNY

Data de Emissão: 28-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 27 Janeiro 2022
 

MANCHETE

PGR CONTINUA COM PROCESSOS CRIMINAIS CONTRA ISABEL DOS SANTOS

VALIDADE DA CARTA DE CONDUÇÃO SAI DE 5 PARA 15 ANOS

INTERNACIONAL

CONSELHO DA EUROPA PEDE À RÚSSIA QUE INVESTIGUE ENVENENAMENTO DE NAVALNY.

Data de Emissão: 27-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 26 Janeiro 2022
 

MANCHETE

GOVERNO APROVA PLANO DE ENDIVIDAMENTO PARA 2022

ANGOLA PODE TER ACESSO AOS FUNDO DA PARCEIRA GLOBAL PARA A EDUCAÇÃO.

INTERNACIONAL

REBELDES DO IÉMEN AMEAÇAM ATACAR EXPO DUBAI

Data de Emissão: 26-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 25 Janeiro 2022
 

MANCHETE     

SINDICATO DOS MÉDICOS APOIA MOVIMENTO -PRO VOTO

DESENTENDIMENTOS ENTRE MOTO-TAXISTAS NA VIA EXPRESSA PROVOCA UM MORTO

INTERNACIONAL

PAPA PREOCUPADO COM TENSÃO ENTRE UCRÂNIA E RÚSSIA

Data de Emissão: 25-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 24 Janeiro 2022
 

MANCHETE     

SINDICATO DOS MÉDICOS APOIA MOVIMENTO -PRO VOTO

DESENTENDIMENTOS ENTRE MOTO-TAXISTAS NA VIA EXPRESSA PROVOCA UM MORTO

INTERNACIONAL

PAPA PREOCUPADO COM TENSÃO ENTRE UCRÂNIA E RÚSSIA

Data de Emissão: 24-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 21 Janeiro 2022
 

MANCHETE

EM DOIS ANOS KWENDA BENEFICIA SERCA DE 314 MIL AGREGADOS FAMILIARES.

TRABALHADORES DESPEDIDOS DA ZAP SERÃO REINTEGRADOS PELO MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL

JOVEM DE 28 ANOS MORTO A TIRO POR SEGIURANÇA QUANDO TENTAVA ROUBAR UM CAMIÃO EM ANDAMENTO

 

 

Data de Emissão: 21-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
Tópicos(s): KWENDA
Edição de 21 de Janeiro de 2022

Kwenda beneficia mais de trezentas mil famílias

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – Kwenda ultrapassou as metas estabelecidas para 2021, alcançando mais de 300 mil agregados familiares beneficiados com as transferências sociais monetárias.

A Procuradoria Geral da República (PGR) designou nesta quinta-feira, 20 de Janeiro, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e comunicação Social como novo fiel depositário do Canal de televisão ZAP VIVA.

Em nota de imprensa, a PGR informa que a medida resulta do requerimento feito, por parte do Serviço Nacional de Recuperação de Activos, daquele órgão, ao Tribunal, que deferiu a pretensão.

Assim, segundo o comunicado da Procuradoria Geral da República, fica o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social encarregue a reintegrar os funcionários despedidos, bem como praticar os actos de gestão prudente para manutenção das empresas.

Jovem é morto por tentativa de assalto de caminhão em andamento no largo do Ambiente

 

 

 

PARTICIPANTES
Edição de 20 Janeiro 2022
 

 

PR JÁ EM LUANDA APÓS CÚPULA DA CEEAC

PROGRAMA DE PRIVATIZAÇÕES NÃO SE REFLETE NA VIDA DOS CIDADÃOS, DIZ ANALISTA

ABUSOS SEXUAIS, INSTRUMENTALIZAÇÃO E FUGA A PATERNIDADE LIDERAM LISTA DOS CASOS DE VIOLENCIA INFANTIL ALERTA INAC

INTERNACIONAL

OMS PEDE VIGILÂNCIA DE POTENCIAIS ANIMAIS RESERVATÓRIOS DE COVID-19

Data de Emissão: 20-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 19 Janeiro 2022
 

MANCHETE     

COMENTARISTAS MFM DISCORDAM SOBRE EXONERAÇÃO DE PAULO DE ALMEIDA SUBSTITUIDO EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES POR ARNALDO MANUEL NO COMANDO GERAL DA POLICIA NACIONAL.

SIC DESMANTELA EM MALANJE GRUPO DE MALFEITORES DONIMIDADO “OS CADÁVERES” E DETÉM A LÍDER QUE ORQUESTRAVA ROUBOS DE MOTORIZADAS A MOTOTAXISTAS.

DEPUTADO DENUNCIA A CONTINUAÇÃO DA GUERRA EM CABINDA E DEFENDE DIÁLOGO URGENTE NAQUELE PONTO DO PAÍS.

FORA DE PORTAS: REBELDES REIVINDICAM ATAQUE EM ABU DHABI

Data de Emissão: 19-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 18 de Janeiro de 2022

Cerca de cinco milhões de franceses ainda não tomaram qualquer dose da vacina contra a Covid-19.

A Guarda Costeira nipónica emitiu um aviso para os navios que percorrem as águas japonesas para se precaverem.

O ex-primeiro-ministro guineense Artur Silva encabeça uma lista de dirigentes que questionam numa carta aberta a liderança de Domingos Simões Pereira à frente do PAIGC.

Grupos armados mataram cinco pessoas e incendiaram casas em ataques a aldeias de Cabo Delgado, norte de Moçambique, de acordo com testemunhos de população em fuga. Uma das aldeias atacadas faz fronteira com a Tanzânia.

Data de Emissão: 18-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 14 de Janeiro
 

MANCHETE     

AULAS NO ENSINO GERAL RETOMAM A PRÓXIMA SEMANA

SIC DETÉM SUB-GERENTE DO BCI EM MALANGE POR DESVIO DE MAIS DE VINTE MILHÕES DE KWANZAS

CARLOS SÃO VICENTE VAI A JULGAMENTO AINDA ESTE MÊS

CAMINHO DE FERRO DE LUANDA ALARGA HORÁRIO DE CIRCULAÇÃO DOS COMBOIOS SUBURBANOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E INTRODUZ MAIS CINCO FREQUÊNCIAS DIÁRIAS

INTERNACIONAL

PAÍSES POBRES RECUSAM 100 MILHÕES DE DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 – OS MOTIVIVOS… FICARÁ A SABER NO FIM DESTE JORNAL.

 

Data de Emissão: 14-01-2022 às 07:00
Edição de 13 Janeiro 2022
 

MANCHETES

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ADMITE RECURSO INTERPOSTO PELO MILITANTE ANTÓNIO VENÂNCIO PARA IMPUGNAÇÃO DO OITAVO CONGRESSO DO MPLA

HOSPITAL MUNICIPAL DO ICOLO E BENGO SEM MEDICAMENTOS PARA ACUDIR AS NECESSIDADES DOS PACIENCTES QUE ACORREM AQUELA UNIDADE HOSPITALAR.

BANCO MUNDIAL PREVÊ QUE A ECONOMIA DE ANGOLA CRESÇA ATÉ 3,1% ATÉ AO FINAL DE 2022

CIDADÃ ACUSA MÉDICO LEGISTA DO HOSPITAL MILITAR DE ESTAR A USURPAR O SEU TERRENO DE MAIS 18 HECTARES

FORA DE PORTAS

COMITÉS DE RESISTÊNCIA NEGAM PROPOSTA DE DIÁLOGO NACIONAL, APRESENTADA PELAS NAÇÕES UNIDAS COMO SOLUÇÃO PARA O CONFLITO NO SUDÃO

Data de Emissão: 13-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 11 Janeiro 2022
 

MANCHETE       

TAXISTAS SUSPENDEM GREVE E QUEIXAM-SE PERSEGUIÇÃO E MAUS-TRATOS DE DETIDOS NA PGR

SITUAÇÃO DA FOME NOS GAMBOS AGUDIZA-SE, NÃO CHOVE NA LOCALIDADE E POPULAÇÕES ESTÃO NO LIMITE DAS SUAS FORÇAS

NAMIBE EM RISCO – TÉCNICOS DA COMISSÃO MULTISECTORAL DE COMBATE A PANDEMIA – INFECTOS COM COVID-19

INTERNACIONAL

“TROIKA” DA SADC DEFENDE PRORROGAÇÃO DA MISSÃO MILITAR EM CABO DELGADO

Data de Emissão: 12-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 11 Janeiro 2022
 

MANCHETES

DEPOIS DO CAUS EM LUANDA, PARTIDOS POLÍTICOS E SOCIEDADE CIVIL REAGEM – HOJE É O SEGUNDO DIA DA GREVE DOS AZUIS E BRANCO.

UNITA CONSIDERA IRRESPONSÁVEL O PRONUNCIAMENTO DO PRIMEIRO SECRETARIO DO MPLA EM LUANDA.

ANGOLA E CABO-VERDADE ESTREITAM LAÇOS DE COOPERAÇÃO

 CASA MILITAR ENCERRA UNIDADE NA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO

INTERNACIONAL

EUA CONDENAM SANÇÕES DA CHINA CONTRA AGÊNCIA DE DIREITOS RELIGIOSOS

Data de Emissão: 11-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 07 De Janeiro 2022
 

MANCHETES

MPLA ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR QUALQUER ADVERSÁRIO NAS ELEIÇÕES, DIZ JOÃO LOURENÇO E GARANTE CONTINUIDADE DA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO

ADALBERTO COSTA JÚNIOR DIRIGE HOJE MENSAGEM A NAÇÃO

BLOCO DEMOCRÁTICO DENUNCIA A EXECUÇÃO DE DOIS CIDADÃOS EM BENGUELA – PELA POLÍCIA NA PASSAGEM DE ANO

INAUGURADO CENTRO DE AÇÃO SOCIAL INTEGRADO NO ICOLO E BENGO

ANGOLA ABRE CANDIDATURAS PARA PRÉMIO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS

Taxistas paralisam serviços a partir da próxima segunda-feira

INTERNACIONAL

MOTINS NO CAZAQUISTÃO PROVOCAM 12 MORTOS 353 FERIDOS

 

Data de Emissão: 07-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição De 30 de Dezembro de 2021

MANCHETES

SIC INVESTIGA A MORTE DO JORNALISTA SALGUEIRO VICENTE

GENERAL DINO VENDE POSIÇÃO NA PUMA ENERGY

AUMENTO DE CASOS DE COVI-19 NO NAMIBE OBRIGA GOVERNO A REUNIR DE EMERGÊNCIA

INFRAÇÕES ECONÓMICAS LEVAM PRG A INSTAURAR MAIS 700 PROCESSOS-CRIME

INTERNACIONAL

SECRETARIO GERAL DA ONU APELA A “COMPROMISSO” PARA RECUPERAÇÃO GLOBAL EM 2022

 

 

Data de Emissão: 05-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 5 Janeiro 2022
 

MANCHETES

PR FALA À IMPRENSA ESTA QUINTA-FEIRA – Apenas CINCO ÓRGÃOS FORAM CONVOCADOS

PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

MOTO TAXISTAS DO KILAMABAS KIAXI ACUSAM POLICIA LOCAL DE EXTORSÃO E PEDEM INTERVENÇÃO  DO MINISTRO DO INTERIOR

PARTIDOS POLÍTICOS NO NAMIBE AFINAM MÁQUINAS PARA CAMPANHA ELEITORAL

INTERNACIONAL

Bento XVI (16) encobriu abusos sexuais contra menores quando era cardeal

Data de Emissão: 05-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição De 4 de Janeiro de 2022
 

MANCHETES

NÚMEROS DE INFEÇÕES POR COVID-10 CONTINUAM A AUMENTAR EM 24 HORAS 844 NOVOS CASOS FORAM REPORTADOS

NO DIA DOS MÁRTIRES DA REPRESSÃO COLONIAL – MPLA RECORDA HERÓIS DE CASSANJE

ATM DISPONIBILIZAM KZ 100 MIL A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA

INTERNACIONAL

TRUMP, IVANKA E DONALD JR INTIMADOS POR PROCURADORA-GERAL DE NOVA IORQUE

 

Data de Emissão: 04-01-2022 às 07:00
 
 
Edição De 3 de Janeiro de 2022
 

MANCHETES

HOSPITAIS NO PAÍS ENTRAM EM COLAPSO COM 40% DOS MÉDICOS INFECTADOS POR CORONA VÍRUS

EXPANSÃO DA RADIO PUBLICA VAI TORRAR 39,9 MILHÕES DE DÓLARES – PR DA LUZ VERDE AO FINANCIAMENTO

UNITA DENUNCIA TENTATIVA DE MANIETAR O SEU GRUPO PARLAMENTAR

INTERNACIONAL

PM SUDANÊS DEMITE-SE SETE SEMANAS APÓS ACORDO COM MILITARES GOLPISTAS

 

 

Data de Emissão: 03-01-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 29 de Dezembro de 2021
 

MANCHETES

MAIS DE MIL E 74  HABITAÇÕES FORAM PELAS AGUAS DAS  CHUVAS QUE SE ABATERAM ONTEM EM LUANDA

ESTABELECIMENTOS COMERCIAS, TRANSPORTES PÚBLICOS E COLECTIVOS PEDEM CERTIFICADO DE VACINAÇÃO OU TESTE NEGATIVO ATÉ 48 HORAS PARA ACESSO AOS SERVIÇOS

PRODUTOS DA RESERVA ALIMENTAR CHEGAM AO PAÍS – ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PUBLICAS DIZ QUE RESERVA ESTRATÉGICA ALIMENTAR, VAI CRIAR UM NOVO MONOPÓLIO NA IMPORTAÇÃO DE ALIMENTOS.

INTERNACIONAL

O POSIÇÃO SOMALI ACUSA PRESIDENTE DE “TENTATIVA DE GOLPE” CONTRA O GOVERNO

Data de Emissão: 29-12-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
Tópicos(s): SOMALI A
Edição 28 de Dezembro de 2021
 

 

MAIS DE 13 MIL PESSOAS FORAM VACINADAS ONTEM CONTRA A COVID – 19

SIC CAPTURA DOIS FALSOS JORNALISTAS E DETÉM LIDER DE GRUPO QUE SE DEDICAVA A FALSIFICAÇÃO DE GUIAS DE MISSÃO PARA PORTUGAL

PAÍS TERÁ FUNDO DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE

INTERNACIONAL

ÓMICRON LEVA AO CANCELAMENTO DE MAIS DE 2.100 VOOS

Data de Emissão: 28-12-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
Tópicos(s): Ómicron
Edição de 27 de Dezembro de 2021

MANCHETES

MORREU A CONSCIÊNCIA MORAL DA ÁFRICA DO SUL – DESMOND TUTU

EPAL GARANTE TER SITUAÇÃO DE ÁGUA CONTROLADA EM LUANDA E NAS PRÓXIMAS HORAS  MAIS ZONAS TERÃO O SERVIÇO A FUNCIONAR.

MINISTÉRIO DA SAÚDE AVANÇA HOJE  COM TESTES EM MASSA EM LUANDA

INTERNACIONAL

REINO UNIDO JÁ PONDERA VACINAÇÃO PORTA A PORTA PARA TRAVAR ÓMICRON

 

Data de Emissão: 27-12-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 24 de Dezembro de 2021
 

FRENTE PATRIÓTICA UNIDA CONSIDERA 2021 “ANO DO REFORÇO DO AUTORITARISMO” EM ANGOLA

 

A PARTIR DE HOJE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS, REDUZEM FORÇA DE TRABALHO DE 75 POR CENTO PARA 30 – NO DIA EM QUE O PAIS BATEU O RECORD E CASOS DE COVID-19

 

FMI APROVA ÚLTIMA REVISÃO DO PROGRAMA DE AJUDA A ANGOLA

 

TRABALHADORES DA ANGOLA TELECOM, RECUAM E SUSPENDEM GREVE

 

ÁFRICA DO SUL INICIA HOJE APLICAÇÃO GENERALIZADA DA DOSE DE REFORÇO DA VACINA CONTRA A COVID-19

Edição de 22 de Dezembro de 2021
Edição de 20 De Dezembro de 2021

“ASSOCIAÇÃO MÃOS LIVRES” CRITICA COMBATE À CORRUPÇÃO EM ANGOLA E DIZ QUE O PROCESSO AINDA É SELECTIVO;

 

PROJECTO NASCER LIVRE PARA BRILHAR VAI LEVAR INFORMAÇÃO VIA SMS A MAIS DE 10 MIL PESSOAS EM TRÊS PROVÍNCIAS

 

DETIDO EM FLAGRANTE CIDADÃO PORTUGUÊS EM LUANDA NA POSSE DE 10 ARMAS DE DIVERSOS CALIBRES

 

HUILA ACOLHE CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO A MINORIAS ÉTNICAS COM A PARTICIPAÇÃO DE PAÍSES DA SADC

 

 

 

INTERNACIONAL

 

AMAZÓNIA REGISTA A MAIOR ABATE DE ARVORES  DOS ÚLTIMOS 15 ANOS

 

 

Primeiro Serviço Completo de Notícias da MFM, sexta-feira 19 de Novembro de 2021.

Suporte técnico de Edson Machado e Francisco Giconda  edita e apresenta as notícias o Tony Fancy

Data de Emissão: 20-12-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 15 de Dezembro de 2021

Oposição critica vícios do passado

MPLA Volta a fazer mexidas no secretariado do  Bureau politico  

Angola abri fronteiras com os países da África Austral

Situação em Cabo Delgado em Moçambique  é preocupante segundo a Caritas Portuguesa

 

 

PARTICIPANTES
Edição 14 de Dezembro de 2021
 
Data de Emissão: 14-12-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 13 de Dezembro de 2021

Dinheiros de Dino e Kopelipa congelado nos Estados Unidos Podem ser repatriados para Angola.

Grupo parlamentar da UNITA condena assassinato de manifestante em Benguela

Presidente do MPLA confiante na Victória das eleições de 2021

Greve dos médicos pode paralisar bancos de urgências, se o Ministério da Saúde não tirar médicos das forças armadas dos hospitais

Começa amanha jornada dos direitos Humanos em Luanda

Presidente Sul Africano testa positivo com Covida-19

 

 

 

 

Data de Emissão: 13-12-2021 às 07:00
PARTICIPANTES
Edição de 10 Dezembro 2021
 

 

MEDICOS EM ASSEMBLEIA DECIDEM MANUTENÇÃO DA GREVE QUE VAIS HOJE NO QUINTO DIA

ANGOLA QUER UMA DEMOCRACIA VIBRANTE E SOLIDA – DIZ PRESIDENTE DA REPUBLICA NA CIMEIRA AMERICANA SOBRE DEMOCRACIA

MPLA COMPLETA HOJE 65 ANOS – DECORRE OITAVO CONGRESSO DO PARTIDO

GENERAIS DINO E KOPELIPA COM BENS COLEGADOS PELO DEPARTAMENTO DO TESOURO DOS EUA

INTERNACIONAL

GUTERRES PEDE REFORÇO DO INVESTIMENTO PARA COMBATE AO TERRORISMO

Data de Emissão: 10-12-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 09 de Dezembro de 2021

PGR RECUPERA CERCA DE 13 MIL MILHÕES DE DÓLARES

A PARTIR DO PRÓXIMO ANO  – LEVANTAMENTO NO MULTICAIXA PASSA PARA 100 MIL KWANZAS DIA – ESPECIALISTA EM AUDITORIA  EXTERNA  DIZ QUE MEDIDA PODE SER DESVANTAJOSA

Edição de 08 de Dezembro de 2021

Falta de água no Morro Bento, pode ter os dias contados, Segundo a EPAL

Comité Central do MPLA alargado para 693 membros

Médicos Angolanos obedecem terceiro dia de Greve

Vacinas contra COVID-19 são eficazes contra o ómicro diz OMS

Data de Emissão: 08-12-2021 às 07:00
Edição de 03 de Dezembro de 2021

GOVERNO DIZ QUE NOVO AEROPORTO DE MBANZA CONGO VAI DURAR 18 MESES

COMBATE AO VIH-SIDA, NAS CRIANÇAS AINDA ESTÁ AQUÉM DAS EXPECTATIVAS, DIZ ESPECIALISTA NA MATÉRIA

DEMOCRACIA NORTE-AMERICANA ESTÁ “POR UM FIO”, AFIRMA ESPECIALISTA EM EXTREMISMO

 

Data de Emissão: 07-12-2021 às 07:01
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Edição de 07 de Dezembro de 2021

Aprovadas etapas do escrutínio e apuramento das eleições gerais de 2022

Continua o braço de ferro entre a classe medica e o ministério da saúde – hoje é o segundo dia de greve.

Deputados querem ingresso de mais profissionais da saúde e educação

Começa hoje em luanda a conferencia internacional sobre direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e meninas.

Rússia inicia entrega de mísseis de longo alcance à índia

Data de Emissão: 07-12-2021 às 07:00
Edição de 06 de Dezembro de 2021
Edição de 01 de Dezembro de 2021

PRESIDENTE DA REPÚBLICA GARANTE QUE NÃO FALTARÁ MATERIAL GASTÁVEL NOS HOSPITAIS RECENTEMENTE CONSTRUIDOS NO PAÍS;

JÁ RESPONDE EM TRIBUNAL O CHEFE DE DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO NEVES BENDINHA ACUSADO DE FALSIFICAÇÃO DE CORTÕES DE VACINA DA COVID-19;

PARTIDO NO PODER PERDE ESPAÇO NAS ELEIÇÕES LOCAIS NA ARGÉLIA; 

Data de Emissão: 01-12-2021 às 07:00
Edição de 01 de Dezembro de 2021

Angola com rotura de preservativos masculinos, para combater HIV revela presidente da ANASO

Presidente da Republica afirmou que não haverá falta de material hospitalar gastavel no novos hospitais do pais 

Já responde em tribunal  o Chefe de Repartição de Saúde do Hospital Neves Bendinha, no Município de Luanda, por práticas de crimes de falsificação de documentos e corrupção

 

07h – Edição de 30 de Novembro de 2021

NAÇÕES UNIDAS DISPONIBILIZA A ANGOLA MAIS DE 100 MILHÕES DE DÓLARES PARA PROJECTOS SOCIOECONÓMICOS

GOVERNO DIZ QUE PRIMEIRO PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONTARÁ COM 18 ESCOLAS DO ENSINO DE BASE

Data de Emissão: 30-11-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
Tópicos(s): DIZ GOVERNO ANGOLANO
PARTICIPANTES
Edição de 29 de Novembro de 2021

NO SUDÃO OPOSIÇÃO DENUNCIA DETENÇÃO DE PRISIONEIROS HORAS APÓS LIBERTAÇÃO

Data de Emissão: 29-11-2021 às 07:00
Edição de 25 de Novembro de 2021

CASAL QUE TENTOU MATAR PRÓPRIO FILHO ELEGADAMENTE PARA CUMPRIR  RITUAL RELIGIOSO NO TALATONA SERÁ ENCAMINHADO AO TRIBUNAL DE NOS PRÓXIMOS DIAS;

MÉDICOS ANGOLANOS ESTÃO A ABANDONAR O PAÍS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA; MINISTÉRIO DA SAÚDE ADIA NEGOCIAÇÕES COM O SINDICATO;

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO PODE PROMOVER MELHOR QUALIDADE DE ENSINO EM ANGOLA, REVELA MINISTRA DA EDUCAÇÃO;

Data de Emissão: 25-11-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 24 de Novembro 2021
 
Edição de 23 de Novembro de 2021
Edição de 22 de Novembro de 2021

Autóctones do Jiraul de cima do Namibe pedem meios para pratica da agricultura ao presidente da Republica

No dia educação SINPROF chama atenção para grandes questão de enfermam a classe

Vice Presidente do MPLA apela a cultura do dialogo

Lei das eleições gerias debatidas na MFM

Data de Emissão: 22-11-2021 às 07:00
Edição de 19 de Novembro de 2021

 

Edição das 7h de 19 de Novembro de 2021

Associação mãos livres” critica combate à corrupção em angola e diz que o processo ainda é selectivo;

 

Projecto nascer livre para brilhar vai levar informação via sms a mais de 10 mil pessoas em três províncias

 

Detido em flagrante cidadão português em luanda na posse de 10 armas de diversos calibres

 

Huila acolhe conferencia internacional de proteção a minorias étnicas com a participação de países da sadc

Data de Emissão: 19-11-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 18 de Novembro de 2021

Noticias as 7horas, Edição de 18 de Novembro de 2021

 

Parlamento aprova em definitivo lei orgânica das eleições gerais com chumbo da oposição

 

Profissionais de enfermagem anunciam greve para vinte e dois de novembro

 

Memorando de entendimento poem fim á greve no ensino superior

 

Angola e reino unido reforçam cooperação

Data de Emissão: 18-11-2021 às 07:01
Género(s): Noticiário
 
Noticias as 7horas Edição de 17 de Novembro de 2021

CERCA DE TREZE MIL PESSOAS MORREM DE VIH-SIDA POR ANO EM ANGOLA – E PACIENTES COM TUBERCULOSE CONTINUAM SEM MEDICAÇÃO

 

700 MIL DOSES DE VACINAS DA PFIZER CHEGARAM AO PAIS – GOVERNO APELA A VACINAÇÃO

 

POLICIA DETÉM DUAS CIDADÃS,  PELO CRIME DE BURLA QUALIFICADA AS MESMAS VENDIAM APARTAMENTOS EM VARIAS  CENTRALIDADES EM LUANDA

 

CHUVA EM LUANDA CRIA CONSTRANGIMENTOS A POPULAÇÃO – SERVIÇO DE PROTEÇÃO CIVIL E BOMBEIROS FAZ O BALANÇO DA SITUAÇÃO

 

INTERNACIONAL

 

 

BRASIL CONFIRMA MAIS DE 4.918 INFEÇÕES E 132 ÓBITOS POR COVID-19

Noticías às 7h – Edição das 7H de 15 de Novembro de 2021
Data de Emissão: 15-11-2021 às 00:07
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Notícias 07h – Edição de 11 de Novembro de 2021
Data de Emissão: 11-11-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Notícias 07h – Edição de 05 de Agosto de 2021

CENTRO DE CIÊNCIAS INICIA FUNÇÕES EM 2023

 

CREDENCIAMENTO DOS JORNALISTAS PARA COBERTURA DAS ELEIÇÕES GERAIS ARRANCA NO SÁBADO

 

23,35 MIL MILHÕES DE DÓLARES É O VALOR DAS TROCAS COMERCIAIS ENTRE ANGOLA E A CHINA ATINGEM

 

INTERNACIONAL

 

GUTERRES PREOCUPADO COM MANOBRAS MILITARES CHINESAS

 

 

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 05 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

O Centro de Ciências de Luanda, em construção na baixa da capital angolana, pode abrir as portas ao público em Julho do próximo ano.

A informação foi prestada durante uma visita que o Presidente da República, João Lourenço, realizou à empreitada, que está a ser instalada na antiga fábrica de sabão, no Largo do Baleizão.

A ministra do Ensino Superior Tecnologia e Inovação Maria do Rosário, avançou a imprensa as valências do   Centro de Ciências de Luanda.

 

MARIA DO ROSARIO – J07H05082022

 

O Centro de Ciências de Luanda tem como objectivo a divulgação do conhecimento científico, e contará com espaços para a divulgação da cultura, história, fauna angolana, bem como áreas de experimentação química, física, matemática e electricidade.

 

PONTO CORRIDO

 

O credenciamento dos profissionais da Comunicação Social para a cobertura das Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022 arranca, este sábado, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda.

-.-

As trocas comerciais entre a China e Angola tiveram um crescimento de 42% em 2021, em termos homólogos, atingindo 23,35 mil milhões de dólares, segundo o embaixador chinês em Angola.

De acordo com Gong Tao, as trocas comerciais chegaram já aos 14,42 mil milhões de dólares no primeiro semestre deste ano, afirmando que o comércio se mantém a bom ritmo nos primeiros seis meses de 2022, com aumento homólogo de 33%, continuando a China a ser o principal parceiro económico de Angola.

-.-

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda, Dom Fernando Francisco, apelou, esta quinta-feira, à solidariedade e ao espírito de irmandade emtre os angolanos.

O bispo, que falava na homilia de abertura da peregrinação ao Santuário da Muxima, destacou a necessidade de os angolanos preservarem a paz e a harmonia, contribuindo para o bem-estar social das comunidades.

 

INTERNACIONAL

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, indicou hoje estar a “acompanhar de perto e com preocupação” as manobras militares chinesas em redor de Taiwan e a alegada queda de cinco mísseis balísticos na zona económica exclusiva do Japão.

Na sua conferência de imprensa diária, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou as preocupações de Guterres perante os recentes acontecimentos, depois de as Nações Unidas terem evitado pronunciar-se sobre as tensões entre Pequim e Washington na sequência da visita à ilha de Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

FIM

Data de Emissão: 11-11-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Noticias às 7h Edição de 10 de Novembro de 2021
PARTICIPANTES
Desporto Show - Edição das 7h de 09 de Novembro de 2021
Data de Emissão: 09-11-2021 às 07:42
Notícias 07h – Edição de 09 de Novembro de 2021
Data de Emissão: 09-11-2021 às 07:00
Noticias às 7h Edição de 03 de Novembro de 2021
Data de Emissão: 03-11-2021 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
Notícias 07h – Edição de 16 de Novembro de 2021
Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 

Relacionados