Conferência dos Bispos da CEAST em Malanje
Título: Conferência dos Bispos da CEAST em Malanje
Comunicado de Imprensa da primeira sembleia plenária da CEAST 2024. Discurso de abertura da plenária dos bispos da CEAST, a primeira anual, que acontece pela primeira vez na arquidiocese de Malanje.
O discurso de abertura foi presidida por Dom José Imbamba Presidente da CEAST.
Os trabalhos começam hoje e têm a duração de uma semana, e serão marcados pela análise da vida da Igreja e a situação social do país em geral.
Discurso de abertura da Plenária dos Bispos da CEAST
Título: Discurso de abertura da plenária dos bispos, Dom José Imbamba Presidente da CEAST
Discurso de abertura da plenária dos bispos da CEAST, a primeira anual, que acontece pela primeira vez na arquidiocese de Malanje.
O discurso de abertura e foi presidida por Dom José Imbamba Presidente da CEAST.
Os trabalhos começam hoje e têm a duração de uma semana, e serão marcados pela análise da vida da Igreja e a situação social do país em geral…
Negócios no sector da comunicação social em Angola (oportunidades, vantagens e desvantagens)
Negócios no sector da comunicação social em Angola (oportunidades, vantagens e desvantagens), é o assunto desta quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024.
Em estúdio:
Gelson Franco Nhanga Canda – especialista em comunicação institucional, formador do Cefojor
Sara Kambinga – profissional versátil, com mais de 7 anos de experiência em jornalismo
Visão dos comentaristas em relação a Investidura do PR e Vice PR
O Presidente da República eleito, João Lourenço, e a Vice-Presidente da República eleita, Esperança da Costa, tomam posse esta quinta-feira (15), em Luanda, na sequência da vitória do MPLA nas eleições gerais de 24 de Agosto último.
O acto de investidura, em que são esperados convidados nacionais e internacionais, decorrerá na Praça da República, por sinal o mesmo espaço em que João Lourenço foi investido pela primeira vez, como Chefe de Estado angolano, após as eleições gerais de 2017.
João Lourenço recebeu, a 26 de Setembro de 2017, o testemunho do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que governou o país de 1979 a 2017.
A cerimónia de quinta-feira, a ser assistida por dezenas de Chefes de Estado e de Governo, começa com a transcrição da acta da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que proclama João Lourenço como Presidente da República eleito e dos seus dados biográficos.
Conforme o programa oficial, segue-se a leitura da declaração do início da cerimónia de posse, pela juíza conselheira presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, que irá proclamar a eleição de João Lourenço e de Esperança da Costa para os respectivos cargos.
Depois desse momento, João Lourenço, com a mão direita sobre a Constituição da República, vai prestar juramento à Nação, enquanto a presidente do Tribunal Constitucional procederá à leitura do termo de posse.
No momento seguinte, João Lourenço, que renovou o mandato como Presidente da República, vai assinar o termo de posse e os respectivos termos individuais, que serão ratificados pela presidente do Tribunal Constitucional.
Os mesmos procedimentos serão observados para a investidura da Vice-Presidente eleita.
De realçar que os Estados Unidos da América vão marcar presença na cerimónia de posse de João Lourenço com uma delegação chefiada pelo responsável da Corporação Internacional de Financiamento para o Desenvolvimento dos EUA, Scott Nathan.
Tolerância de ponto
No quadro da cerimónia, o Executivo decretou tolerância de ponto em todo território nacional, esta quinta-feira (15), que não se aplica aos trabalhadores em regime de turnos.
De igual modo, a Polícia Nacional mobilizou mais de 80 mil efectivos, para assegurarem o normal desenrolar da cerimónia de investidura, pelo que apelou aos cidadãos para se absterem de actos que possam perturbar a ordem e segurança pública.
O Tribunal Constitucional (TC) validou os resultados definitivos das Eleições Gerais de 24 de Agosto, com a vitória do MPLA e do seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, tendo o partido no poder obtido 51,17 por cento dos votos.
Declaração preliminar sobre as eleições da Missão de Observadores da CEAST
A missão de observadores da Conferencia Episcopal de Angola e São-tomé- CEAST, apresentou esta Quinta-feira, declaração preliminar conjunta sobre eleições de 24 de Agosto, lida pelo Secretário Nacional de Justiça e Paz da CEAST Padre Celestino Epalanga.
Trata-se da declaração preliminar conjunta das eleições gerais de 24 de Agosto último do observatório eleitoral angolano que integrado por 61 Organizações não governamentais e Igrejas.
A missão constatou alguns desvios que geraram constrangimentos ao processo, ausência de listas de eleitores nas mesas visitadas bem como a violação da norma de votação.
Luis Jimbo especialista em matérias eleitorais
Propalado movimento votou sentou, Luís Jimbo, especialista em questões eleitorais, disse que o eleitor tem o direito de, no fim dos trabalhos, dirigir-se a Assembleia de voto para constatar os resultados
2.º Plenária Anual dos Bispos da CEAST 2022 em Luanda
Arrancou hoje em Luanda a segunda plenária anual dos bispos da CEAST dom José Manuel Imbamba presidente da CEAST, no discurso de abertura voltou apelar para a necessidade de se elevar os níveis de tolerância face ao actual ambiente politico eleitoral.
Entrevista Dom Maurício Camuto
Dom Maurício Camuto Bispo de Caxito, fala dos feitos do antigo presidente de Angola José Eduardo dos Santos e diz que ele deve ser lembrado como um grande estadista.
Conferência de Imprensa Observatório Eleitoral Angolano
O presidente do Observatório Eleitoral Angolano, Dom Gabriel Mbilingi apelou esta Sexta-feira aos cidadãos de Luanda a pautarem pelo civismo, neste Sábado, dia em que as três forças políticas MPLA, UNITA e CASA-CE agendaram actos políticos de massa no mesmo dia na capital.
O Arcebispo do Lubango reprova a realização de três actividades de partidos políticos diferentes num mesmo espaço geográfico, entretanto agendadas que estão as actividades o prelado diz ser um teste para os dirigentes políticos e militantes a que desafia a mostrarem tolerância e civismo.
Durante a conferência de Imprensa, Dom Mbilingui apontou alguns constrangimentos registados ao longo do registo eleitoral oficiosos e chamou atenção dos dois maiores partidos políticos em Angola para a ilegalidade da pré-campanha eleitoral.
Dom Gabriel Mbilingi, começou a enumerar alguns constrangimentos do registo eleitoral oficioso como pouca informação ausência da educação cívica eleitoral e ausência de Buaps em algumas zonas rurais
O presidente do do Observatório Eleitoral Angolano chamou atenção aos partidos MPLA e UNITA que organizam actos políticos antes da campanha eleitoral, num período denominado pré- campanha eleitoral, o prelado lembra que a pré-campanha é ilegal.
Entrevista Dom Gabriel Mbilingi
A Missão de Observação eleitoral é uma iniciativa da sociedade civil em seguir de perto o processo eleitoral numa actividade conjunta da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e várias organizações da sociedade civil que nesta semana começaram uma acção intensa junto dos órgãos do Estado angolano com vista a apresentarem os objectivos da sua missão.
Esta Missão pretende focar-se na educação cívica eleitoral e na observação eleitoral em todas as suas fases.
Na manha desta Terça-feira, a Missão de Observação eleitoral, liderada por Dom Gabriel Mbilingi, esteve reunida com a Procuradoria -Geral da República a quem foi apresentar oficialmente sua intenção de Monitorar o processo eleitoral através da observação ao processo e trabalhar para a educação cívica eleitoral dos cidadãos.
A missão Especial de Observação Eleitoral presidida pelo Arcebispo do Lubango e Presidente da Comissão Episcopal de Justiça e paz e Migrações, integra várias organizações da sociedade civil sob a liderança da Comissão de Justiça e paz da CEAST.
A saída do encontro Dom Gabriel Mbilingi fez questão de revelar as intenções desta missão junto da procuradoria- geral da República e destacou a educação cívica eleitoral, como prioridade fundamental.
Dom Mbilingi, aproveitou a ocasião para denunciar atropelos durante esta fase que antecede a campanha eleitoral.
Entrevista Padre Bernardo Bongo
A província Espiritana de Angola foi criada a 29 de Junho de 1977 e foi seu primeiro superior provincial o Reverendo Padre Bernardo Bongo, a caminho dos 80 anos, é o mais antigo sacerdote Espiritano na Arquidiocese do Huambo, tomou com firmeza e responsabilidade o barco da condução da província Espiritana de Angola no meio das ameaças comunistas, no meio da escassez de missionários.
Entrevista Abel Epalanga Chivukuvuku
O politico angolano e coordenador do projecto politico Pra já Servir Angola e líder do Movimento, Frente Patriótica Unida, Abel Chivuluvuku, defendeu a aprovação em angola de um código de conduta pre-eleitoral, que venha, vincular a administração publica, a ciomuniicaçao social e os órgãos de defesa nacional para a garantia de um processo eleitoral justo.
Abel Chivuluvuku falava em entrevista a radio vaticano, no âmbito da sua visita aquele estado e a Ecclesia retransmitiu nesta Quarta-feira.
A par do código de conduta pre-eleiçoes o politico defende também que se faça um pacto de estabilidade pois eleições para se evitar conflitos, consequentes dos resultados eleitorais.
Chivuluvuku, diz que em plena época eleitoral, uma das suas maiores preocupaçoes tem a ver com a intenção do partido governante, que tenta espalhar o sentimento de medo as populações, sobre a actuaçao da oposição.
Entrevista com Miguel Manuel, Jornalista e Cinegrafista
Fala do projecto Imigiangola ” Raízes de Angola” na Língua Tchokue
Um projecto de documentários sobre a cultura, usos e costumes do nosso país.
Entrevista ao Arcebispo Dom José Manuel Imbamba
A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé celebra hoje 55 anos de existência.
A Conferência Episcopal, que reúne os Bispos de Angola e São Tomé, foi criada em 1967, anteriormente incluía também Moçambique. A independência de Portugal, em 1975, marcou um novo capítulo também na história da Igreja em Angola e São Tomé, com a erecção de novas dioceses e a consolidação de comunidades católicas.
Nesses 55 anos de existência, dom José Manuel Imbamba diz que, A CEAST sempre foi fiel a sua missão, como interprete em descobrir os desígnios do senhor
Entrevista Raúl Araúlo
Raul Carlos Vasques Araújo, juiz conselheiro jubilado do Tribunal Constitucional, é doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, desde Maio de 2009, mestre em Direito na vertente de Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra.