Luis Jimbo especialista em matérias eleitorais

Propalado movimento votou sentou, Luís Jimbo, especialista em questões eleitorais, disse que o eleitor tem o direito de, no fim dos trabalhos, dirigir-se a Assembleia de voto para constatar os resultados

Data de Emissão: 10-08-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
2.º Plenária Anual dos Bispos da CEAST 2022 em Luanda

Arrancou hoje em Luanda a segunda plenária anual dos bispos da CEAST dom José Manuel Imbamba presidente da CEAST, no discurso de abertura   voltou  apelar para a necessidade de se  elevar os níveis de tolerância face ao actual ambiente politico eleitoral.

Data de Emissão: 14-07-2022 às 00:00
Género(s): Religioso
 
Entrevista Dom Maurício Camuto
 

Dom Maurício Camuto Bispo de Caxito, fala dos feitos do antigo presidente de Angola José Eduardo dos Santos  e diz que ele deve ser lembrado como um grande estadista.

Data de Emissão: 12-07-2022 às 00:10
Género(s): Entrevista
 
Conferência de Imprensa Observatório Eleitoral Angolano

O presidente do Observatório Eleitoral Angolano, Dom Gabriel Mbilingi apelou esta Sexta-feira aos cidadãos de Luanda a pautarem pelo civismo, neste Sábado, dia em que as três forças políticas MPLA, UNITA e CASA-CE agendaram actos políticos de massa no mesmo dia na capital.

O Arcebispo do Lubango reprova a realização de três actividades de partidos políticos diferentes num mesmo espaço geográfico, entretanto agendadas que estão as actividades o prelado diz ser um teste para os dirigentes políticos e militantes a que desafia a mostrarem tolerância e civismo.

Durante a conferência de Imprensa, Dom Mbilingui apontou alguns constrangimentos registados ao longo do registo eleitoral oficiosos e chamou atenção dos dois maiores partidos políticos em Angola para a ilegalidade da pré-campanha eleitoral.

Dom Gabriel Mbilingi, começou a enumerar alguns constrangimentos do registo eleitoral oficioso como pouca informação ausência da educação cívica eleitoral e ausência de Buaps em algumas zonas rurais  

O presidente do do Observatório Eleitoral Angolano chamou atenção aos partidos MPLA e UNITA que organizam actos políticos antes da campanha eleitoral, num período denominado pré- campanha eleitoral, o prelado lembra que a pré-campanha é ilegal.

Data de Emissão: 08-07-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Entrevista Dom Gabriel Mbilingi
 

A Missão de Observação eleitoral é uma iniciativa da sociedade civil em seguir de perto o processo eleitoral numa actividade conjunta da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e várias organizações da sociedade civil que nesta semana começaram uma acção intensa junto dos órgãos do Estado angolano com vista a apresentarem os objectivos da sua missão.

Esta Missão pretende focar-se na educação cívica eleitoral e na observação eleitoral em todas as suas fases.

Na manha desta Terça-feira, a Missão de Observação eleitoral, liderada por Dom Gabriel Mbilingi, esteve reunida com a Procuradoria -Geral da República a quem foi apresentar oficialmente sua intenção de Monitorar o processo eleitoral através da observação ao processo e trabalhar para a educação cívica eleitoral dos cidadãos.

A missão Especial de Observação Eleitoral presidida pelo Arcebispo do Lubango e Presidente da Comissão Episcopal de Justiça e paz e Migrações, integra várias organizações da sociedade civil sob a liderança da Comissão de Justiça e paz da CEAST.

A saída do encontro Dom Gabriel Mbilingi fez questão de revelar as intenções desta missão junto da procuradoria- geral da República e destacou a educação cívica eleitoral, como prioridade fundamental.

Dom Mbilingi, aproveitou a ocasião para denunciar atropelos durante esta fase que antecede a campanha eleitoral.

Data de Emissão: 06-07-2022 às 00:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Entrevista Padre Bernardo Bongo
 

A província Espiritana de Angola foi criada a 29 de Junho de 1977 e foi seu primeiro superior provincial o Reverendo Padre Bernardo Bongo, a caminho dos 80 anos, é o mais antigo sacerdote Espiritano na Arquidiocese do Huambo, tomou com firmeza e responsabilidade o barco da condução da província Espiritana de Angola no meio das ameaças comunistas, no meio da escassez de missionários.  

Data de Emissão: 30-06-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Entrevista Abel Epalanga Chivukuvuku

O politico angolano e coordenador do projecto politico Pra já Servir Angola e líder do Movimento, Frente Patriótica Unida, Abel Chivuluvuku, defendeu a aprovação em angola de um código de conduta pre-eleitoral, que venha, vincular a administração publica, a ciomuniicaçao social e os órgãos de defesa nacional para a garantia de um processo eleitoral justo.

Abel Chivuluvuku falava em entrevista a radio vaticano, no âmbito da sua visita aquele estado e a Ecclesia retransmitiu nesta Quarta-feira.

A par do código de conduta pre-eleiçoes o politico defende também que se faça um pacto de estabilidade pois eleições para se evitar conflitos, consequentes dos resultados eleitorais.

Chivuluvuku, diz que em plena época eleitoral, uma das suas maiores preocupaçoes tem a ver com a intenção do partido governante, que tenta espalhar o sentimento de medo as populações, sobre a actuaçao da oposição.

Data de Emissão: 26-05-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Entrevista com Miguel Manuel, Jornalista e Cinegrafista 

Fala do projecto Imigiangola ” Raízes de Angola” na Língua Tchokue

Um projecto de documentários sobre a cultura, usos e costumes do nosso país.

 

 

Data de Emissão: 17-05-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Entrevista ao Arcebispo Dom José Manuel Imbamba

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé celebra hoje 55 anos de existência.

A Conferência Episcopal, que reúne os Bispos de Angola e São Tomé, foi criada em 1967, anteriormente incluía também Moçambique. A independência de Portugal, em 1975, marcou um novo capítulo também na história da Igreja em Angola e São Tomé, com a erecção de novas dioceses e a consolidação de comunidades católicas.

Nesses 55 anos de existência, dom José Manuel Imbamba diz que, A CEAST  sempre foi fiel a sua missão, como interprete em descobrir os desígnios do senhor

Data de Emissão: 15-04-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Entrevista Raúl Araúlo
 

Raul Carlos Vasques Araújo, juiz conselheiro jubilado do Tribunal Constitucional, é doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, desde Maio de 2009, mestre em Direito na vertente de Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra.

Data de Emissão: 25-03-2022 às 00:00
Género(s): Informativo
 
PARTICIPANTES

Relacionados