Edição de 17 de Junho de 2022
 

VERA DAVES EXIGE MAIOR TRANSPARÊNCIA NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA PARA CRIAR CONFIANÇA; 

PESSOAS POLITICAMENTE EXPOSTAS NA MIRA DO EXECUTIVO; JOÃO LOURENÇO CRIA GRUPO DE TRABALHO; 

MULHER MATA NAMORADA DO MARIDO COM FACA DE COZINHA NA CENTRALIDADE DO ZANGO OITO MIL EM LUANDA;

SITUAÇÃO HUMANITÁRIA É EXTREMAMENTE ALARMANTE EM DONBASS, UCRÂNIA, ALERTA NAÇÕES UNIDAS;  

JINGLE ELEIÇÕES

Jornal da tarde da MFM, sexta-feira 17 de junho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Manchado, técnica final de Pedro de Oliveira, numa edição de Abílio Cândido.

JINGLE M. VIEIRA

O Presidente da República, João Lourenço, criou um grupo de trabalho multissectorial, que vai ser responsável pela criação das condições técnicas e administrativas, para a apresentação de soluções de identificação das Pessoas Politicamente Expostas.

Jornalista, Tony Fancy; 

TONY FANCY 12H00

PONTO

A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, quer mais transparência e probidade dentro da contratação pública.

 Vera Daves de Sousa, que falava esta quinta-feira, no seminário de contratação pública, reafirmou o desejo do executivo em tornar a despesa pública mais qualitativa, com destaque para os mecanismos que visam combater a corrupção.

A ministra da Finanças falou ainda da importância da assinatura de um protocolo com a ordem dos Arquitetos de Angola.

VERA DAVES 12H00

Ministra das Finanças, Vera Daves, exige transparência na contratação pública.

PONTINHO 

A implementação do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), desde 16 de novembro de 2021 até à presente data, permitiu a criação de mais de três mil postos de trabalho, fruto da disponibilização de 2 775 microcréditos, orçados em 2,6 mil milhões de kwanzas.

Adicionalmente, o PREI permitiu retirar do circuito informal para o formal perto de 200 mil operadores comerciais, dos quais mais de 50% são jovens com idades compreendidas entre 15 a 40 anos, segundo o ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

MANUEL NUNES JUNIOR 12H00

Programa de Reconversão da Economia Informal gera mais de três mil postos de trabalho em sete meses.

PONTO

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda baptizado com o nome “Dr. António Agostinho Neto” realiza hoje, o primeiro voo experimental, através de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

O voo experimental que partirá do Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, marca assim o início de um período de certificação que vai durar cerca de 18 meses, a fim de apurar se o projecto cumpriu com as regras internacionais para a construção de aeroportos do género e se existe pessoal técnico para operar num aeródromo daquela dimensão.

De acordo com o coordenador do Gabinete Operacional do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, José Paulo Nóbrega, assegurou estar tudo preparado para a realização da cerimónia da realização do primeiro voo experimental.

JOSÉ NÓBREGA 1 12H00

José Paulino Nóbrega reiterou que a infraestrutura aeroportuária fica concluída em julho, do próximo ano, e as operações de voo começam em dezembro do mesmo ano.

JOSÉ NÓBREGA 2 12H00

Pista do novo aeroporto internacional Dr. António Agostinho Neto recebe hoje primeiro voo experimental.

PONTO

Uma cidadã está a ser acusada por ter morta com uma faca de cozinha a suposta amante do seu esposo, na Centralidade do Zango 8 Mil, Província de Luanda.

De acordo com o Director de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Investigação Criminal, SIC-Luanda, Fernando Carvalho, a vítima de 37 anos de idade, atendia pelo nome de Conceição Figueiredo. 

Nas investigações, o SIC apurou, que a acusada descobriu que o seu marido tinha uma relação extra-conjugal com a vítima.

FERNANDO CARVALHO 1 12H00

Após ter morta a presumível namorada do marido, a cidadã acusada de homicídio qualificado, ateou fogo a residência onde se encontrava o corpo da vítima para ludibriar as acções investigativas.  

FERNANDO CARVALHO 2 12H00  

Porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho. Cidadã mata a facada suposta namorada do seu esposo na centralidade do Zango 8 Mil em Luanda.

PONTO

Mais de 50 famílias que viram suas casas destruídas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias no município de Cacolo, província da Lunda Sul, beneficiaram de chapas de zinco, a informação é da diretora da Acção Social naquele território Elisabete Monaima Tchalo Saraíva.

De acordo com a responsável, as famílias que viram seus bens destruídos pelas chuvas beneficiaram de chapas de zinco de formas a minimizar a situação.

RD-ELISABETE SARAICA 1

Elisabete Saraiva, afirmou ainda que a Instituição que dirige, controla 10 idosos, rejeitados pelos seus familiares e assiste outros, mais pretende acabar com o lar de idoso no município.

RD-ELISABETE SARAIVA 2

Directora do Instituto de Acção Social do município de Cacolo, província da Lunda Sul Elisabete Saraiva.

PONTO CORRIDO

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apelou, nesta quinta-feira, em Luanda, as comunidades, sociedade civil em geral, incluindo o sector privado, entre outros parceiros de desenvolvimento para, em conjunto e de forma alinhada, trabalhar em prol da saúde e do bem-estar dos angolanos.

::::::

Uma mensagem do Presidente em Exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, João Lourenço, para o Presidente senegalês, Macky Sall, foi entregue nesta quinta-feira, em Dakar, pelo Ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.

Na missiva, o Presidente João Lourenço apresenta os passos dados, por Angola, em cumprimento do mandato da Cimeira de Malabo, e manifesta a sua preocupação em relação aos últimos desenvolvimentos da Região dos Grandes Lagos, com particular incidência à tensão verificada entre o Ruanda e a RDC.

Ao seu homólogo Macky Sall, actual Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço reitera a necessidade de se envidar esforços para a resolução do conflito, que tem posto em causa toda iniciativa política e diplomática levada à cabo, até a presente data.

JINGLE MPLA

Os militantes do MPLA do distrito urbano de Viana/Sede, em Luanda, realizaram esta quinta-feira uma campanha denominada “bate porta”, visando a sensibilização dos moradores para adesão na sua formação política.

A actividade, que decorreu na rua Brasileira, contou com a presença do secretário para Organização e Mobilização do Comité Provincial de Luanda do MPLA, Nhanga da Assunção.

No diálogo que manteve com a população, o político apelou a adesão ao partido dos ‘’camaradas’’, considerando ser o único que pensa nos anseios do povo e que garante a estabilidade do país.

JINGLE UNITA

A UNITA, maior força política na oposição, diz que já definiu os nomes dos seus candidatos, tendo em vista as eleições gerais de 24 de Agosto.

O porta-voz do galo Negro, Marcial Dachala, garantiu em exclusivo a MFM, que o seu partido, fará a entrega da lista ao Tribunal Constitucional na próxima segunda-feira.

PONTO

INTERNACIONAL

A investigadora Aimee-Noel Mbiyozo defende que o acordo entre Londres e Kigali para transferir requerentes de asilo se insere no objetivo ruandês de reformar a sua imagem e afastar críticas ao seu histórico de direitos humanos.

Há décadas que o Ruanda tenta reformar a sua imagem. Tem tentado livrar-se das críticas ao seu histórico de direitos humanos e em vez disso focar-se no progresso económico e inovação”, disse à Lusa a consultora do Instituto de Estudos de Segurança, sediado em Pretória.

especialista em migrações argumentou que, nesse sentido, o acordo com o Reino Unido, ao abrigo do qual Londres se prepara para enviar para Kigali requerentes de asilo de qualquer nacionalidade que atravessem ilegalmente o Canal da Mancha, se equipara à intervenção militar do Ruanda em cenários como o conflito no norte de Moçambique ou na República Centro-Africana.

::::::

A ONU alertou hoje que a situação humanitária na Ucrânia, após quase quatro meses da invasão russa, é “extremamente alarmante, quando os combates entre os Exércitos ucraniano e russo continuam a intensificar-se no leste do país.

A situação humanitária na Ucrânia, particularmente no leste do Donbass, é extremamente alarmante e continua a deteriorar-se rapidamente”, alertou, num comunicado, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários

De acordo com a Coordenação dos Assuntos Humanitários, a situação é “particularmente preocupante” em Severodonetsk e arredores, o último local de resistência ucraniana na região de Lugansk, quase inteiramente sob controlo russo.

A agência humanitária da ONU referiu que o acesso a água potável, alimentos e eletricidade é “reduzido” nesta região, sublinhando que a situação é resultante, nomeadamente, “dos combates que continuam a se intensificar, cobrando um pesado preço à população civil”.

Data de Emissão: 17-06-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 30 de Janeiro de 2022

Luanda acolhe amanhâ o acto  central do Dia Nacional do Ambiente

Viaduto da Corimba será aberto ao trânsito nesta terça feira

Actividades turisticas, culturais, restauração e do Desporto vão ter restrições levantadas a partir do dia 1 d Fevereiro

Data de Emissão: 30-01-2022 às 13:30
Edição de 23 de Janeiro de 2022

Empresário Tomasz Dowbor acusado de manter Ex-Esposa em cárcere privado.

OMS assegura benefícios da vacinação de crianças      e adolescentes.

Já são conhecidos os 18 candidatos ao “ Prémio teatro de Duplas”.

Data de Emissão: 23-01-2022 às 13:30
Edição de 16 de Janeiro de 2022

Debate sobre a actualidade politica nacional

Data de Emissão: 16-01-2022 às 13:30
Género(s): ComentárioEntrevista
 
Edição de 02 de Janeiro de 2022

Ministra da Saúde admite aumento de casos de malária em Angola

Desentendimento entre agentes da polícia Nacional causam dois mortos.

Restos mortais de Salgueiro Vicente repousam no Benfica

Data de Emissão: 02-01-2022 às 13:30
Edição de 26 de Dezembro de 2021

Abordagem sore os temas; Greve dos Efermeiros e a dos Epal.

Data de Emissão: 27-12-2021 às 13:30
Género(s): Comentário
Tópicos(s): EfermeirosEPALGreve
Edição de 05 de Dezembro de 2021

Adalberto Costa Júnior eleito presidente da UNITA

Sociedade civil repudia actos de violência contra a mulher e a menina

Filda movimenta negócios na ordem dos 60 milhões de dólares

Data de Emissão: 05-12-2021 às 13:00
Edição de 28 de Novembro de 2021

Mais de 350 mil Pessoas vivem com VIH SIDA em Angola.

Luanda acolhe Conferência Internacional sobre Orçamento Participativo.

Bienal de Luanda, pode ajudar a construir os caminhos da Paz, diz João Lourenço.

 

Data de Emissão: 28-11-2021 às 13:30
Edição de 21 de Novembro de 2021

Provincia do Namibe contará nos próximos meses com um Centro Publico de Emodialise.

Entregas de Candidaturas a Presidencia do PDPANA ternina hoje.

Presidente da Republica termina visita a Provincia do Namibe.

Data de Emissão: 21-11-2021 às 13:30

Relacionados