Jornal das 19h, edição de 17 de Abril de 2024

Títulos:

Restos mortais do ex-basquetebolista, Ângelo Victoriano, já repousam no cemitério da Santana em Luanda. Presidente da República rendeu homenagem à antiga estrela.
.—–.-.-.-.-.-.-.-.-
Procurador Geral da República admite falhas no processo do “caso 500 milhões” que foi anulado pelo Tribunal Constitucional.
-.-.-.-.-.-.
Governo e taxistas reúnem-se para discutir o futuro preço da corrida de táxi no país.
———-
Do desporto, Manchester City recebe em casa o Real Madrid para os quartos de final da Liga dos Campões Europeus em Futebol.

Data de Emissão: 17-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 16 de Abril de 2024

Títulos:

Custo de vida força angolanos à adquerirem novos hábitos de convívios familiares com contibuiçóes financieras e/ou alimentares.
-.-.-.-.-.-.-.
Cidadáos em luanda agastados com à especulaçáo da tarifa de táxi por parte dos latadores que ditam o preço da corrida.
.———————————
Estudantes da Universidade Metodista manisfestam-se contra a subida dos preços das propinas naquela instituiçáo de ensino superior no país.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Do desporto, Barcelona recebe hoje em casa o Paris San Germain para 2ª mão dos quartos-de-final das liga dos campões europeus em futebol.

Data de Emissão: 16-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 15 de Abril de 2024

Títulos:

Cerca de 13 mil pessoas morreram no ano passado de VIH e Sida em todo o país… , 35 mil crianças vivem com esta patologia.
::::::::::::::::::::::
Mais de 16 mil crimes diversos foram registados no 1º trimestre deste ano pelo ministério do interior em todo o país.
::::::::::::::::::::::::::
Abel Chivukuvuku anuncia criação de uma nova força política denominada PRA-JÁ FORÇA ANGOLA.
::::::::::::::::::::::::::
Dois cidadãos detidos por tentativa de homicídio em troca de um milhão de kwanzas, em Luanda.
::::::::::::::::::::::::::::
IGAE em reflexão sobre: Ética e Deontologia Profissional na Administração Pública.

Data de Emissão: 15-04-2024 às 09:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 12 de Abril de 2024

Títulos:

Um morto e seis feridos é o resultado de um ataque armado a uma caravana de deputados da UNITA, na província do Cuando Cubango… Presidente do partido pede pronunciamento das autoridades.
:::::::::::::::::::::::::::::::::
Foi inaugurado hoje o Hospital Geral de Viana, Bispo Emílio de Carvalho… A unidade hospitalar, que teve um prazo de execução de três anos, está avaliado em 125 milhões e 500 mil euros.
:::::::::::::::::::::::::::::::::
Detido na Huíla, pelo SIC, o chefe do bloco operatório do Hospital do Lubango, por ter furtado equipamentos hospitalar.
::::::::::::::::::::::::::::::::::
Em véspera das comemorações do 14 abril, dia da Juventude Angolana, especialista, falam da juventude de hoje…. As 19 horas o caro ouvinte, vai poder acompanhar também opinião de especialistas.
::::::::::::::::::::::::::::::::::
A Comissão Eleitoral (IEC ) Independente da África do Sul, interpôs recurso urgente na mais alta instância judicial do país para esclarecer a candidatura do ex-Presidente Jacob Zuma, às eleições de Maio.

Data de Emissão: 12-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 11 de Abril de 2024

Títulos:

Mais de catorze mil processos transmitiram nos tribunais de comarca de todo o país de Janeiro à Março.

-.-.-.-.-..–.-..-

Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto com obras paralisadas há mais de 10 anos.

-.-.-.-.-..–.-..-

Estudantes falam dos velhos problemas que a instituição vive.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Executivo angolano anuncia medida de incentivo à compra de bens e serviços nacionais.

-.-.-.-.-..–.-..-

Forças militares da SADC iniciam retirada de Cabo Delgado.

-.-.-.-.-..–.-..-

Do desporto, Real Madrid mede forças com Manchester City de Guardiola ao passo que o Arsenal defronta o Bayer de Munich.

 

Data de Emissão: 11-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 07 de Abril de 2024

Títulos:

Encarregados de educação, preocupados com os riscos da perda de valores de crianças e adolescentes pelo uso abusivo das redes sociais.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Pacientes do Hospital Américo Boavida transferidos para o Hospital Geral de Viana no Zango-5 a partir de 13 deste mês devido à reabilitação daquela unidade hospitalar.

.-.-.-.-.-

Polícia nacional no Huambo detém cidadão nacional por tentativa de inserção de mais de 20 mil dólares falsos no mercado.

.-.-.-.-.-.-

Do desporto, Federação Angolana de Judo faz balanço positivo após arrecadar 19 medalhas, no OPEN Internacional da modalidade, realizada em Luanda.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Mais de 90 pessoas perderam a vida após naufrágio de uma embarcação artesanal em Moçambique.

 

 

Data de Emissão: 08-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 04 de Abril de 2024

Títulos:

Há 22 anos foi conquistada a paz em Angola, pondo fim a 27 anos de guerra. 04 de Abril é uma data de grande significado para os angolanos, marca o início da tranquilidade, estabilidade e fim da guerra civil.

O pedido de destituição do Presidente da República levado a cabo pela UNITA foi chumbado pelo Tribunal Constitucional.

Governo vai voltar a contar a população em 2024. Saber quantos somos é uma forma de melhor estabelecer políticas públicas.

A UNTA-Confederação Sindical, CGSILA, a Força Sindical e o Governo continuam sem acordo sobre o aumento do salário mínimo nacional.

 

 

 

 

As últimas manchetes da actualidade no das Jornal 19 horas na Rádio Nova, com a técnica garantida por Stélio de Sousa, coordenação de João Pinto e  apresentação a cargo de Edgar Manuel.

Data de Emissão: 04-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 03 de Abril de 2024

Tópicos:

Uma jovem de 18 anos, perdeu a vida na tarde de hoje após ser colhida por um comboio no bairro grafanil bar, em Viana.

Testemunhas no local, descreveram para Rádio Nova o ocorrido e por outro lado clamam pela reposição da pedonal do Grafanil.

RD – VOX POPULARES ACIDENTE – 19H

O irmão da vítima visivelmente abatido pelo trágico incidente, conta como tomou conhecimento.

RD – IRMAO DA VÍTIMA – 19H

A coordenadora da comissão de moradores, do sector 1, Bibiana dos Santos, fala da desativação das pedonais como estando base dos insidentes na zona.

RD – BIBIANA DOS SANTOS – 19H 03-04-2024

Jovem de 18 anos, perde a vida após ser colhida por um comboio no bairro grafanil bar, municipio de Viana.

E o estado actual de algumas vias secundárias e terciárias em Luanda continua a preocupar os automoblistas.

Em viana, os condutores mostram-se agastados com mau estado da via que liga Gameck/aterro sanitário e vice-versa.

RD: ESTADO DAS VIAS

-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Camionistas que transportam mercadorias para dentro e fora do mercado do Km30, em Viana pretendem paralizar as actividades a partir do dia 8 deste mês.

Em causa está o mal estado da via de acesso ao mercado.

Mais dados com a Dena Francisco.

R:D- DENA PEÇA

Ouviamos a matéria de Dena Francisco, sobre o anuncio da paralisação dos camionistas no mercado do Km30 em Viana devido o mal estado das vias.

Face a essa situação, o Administrador do Mercado do KM30, António Domingos ” Toni Mulato” garantiu o início dos trabalhos naquela zona.

RD: ANTÓNIO DOMINGOS 19H

Palavras do Administrador do Mercado do KM30, António Domingos, amis conhecido por Toni Mulato.

JINGLE

 

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e as centrais sindicais reiteraram, esta quarta-feira, em Luanda, a disponibilidade em continuar a negociar, na busca de consenso sobre as exigências do caderno reivindicativo.

A disponibilidade foi manifestada pelas partes, no final de uma ronda negocial que contou com a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, e terminou sem consenso.

Em declarações à imprensa, o director nacional do Trabalho, António Estote, referiu que em fórum das negociações, o ministério manifesta as portas abertas para continuar a negociar em sede dos vários grupos de trabalho.

“A questão não é de cedência, estamos numa negociação e temos fé que, conversando e havendo o princípio de empatia, vamos chegar a um acordo”, disse o director.

Salientou que o ministério trabalha todos os dias para evitar a greve, o último rácio das negociações laborais, apesar da mesma estar consagrada constitucionalmente.

Nesta senda, reiterou que vão prosseguir as negociações com as três centrais sindicais do país, designadamente a Força Sindical, UNTA-Confederação Sindical e a Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSSILA).

Na ocasião, Teixeira Cândido disse que as centrais sindicais estarão disponíveis para voltar a sentar com o governo quantas vezes forem necessárias, de modo a encontrar soluções sobre as questões que consideram de estruturantes.

Segundo o porta-voz das centrais sindicais, as exigências feitas pelos sindicatos não são absurdas, uma vez que resultam do poder de compra actual.

Relativamente a ronda negocial, o também secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) precisou que a expectativa era saber se o governo tinha alguma informação ou posição nova em relação as últimas exigências das centrais sindicais.

“O governo apresentou um quadro semelhante ao do dia 13 de Março, razão pela qual não encontramos nenhum consenso”, precisou o sindicalista, para quem o calendário da greve mantém-se intacto até um acordo entre as partes.

Sobre a possibilidade de auscultação dos membros dos sindicatos, Teixeira Cândido descartou a possibilidade de realização de assembleias dos trabalhadores antes de um consenso com o governo.

“Não faz sentido termos de convocar uma assembleia de trabalhadores para abordar essa questão. A necessidade de uma assembleia vai depender do acordo com o governo”, explicou.

As reivindicações, apresentadas pelas centrais sindicais ao Executivo, em 2023, incidem no aumento salarial na Função Pública e na melhoria de outras condições laborais.

Fruto das negociações, os sindicatos baixaram para 100 mil kwanzas a sua exigência de Salário Mínimo Nacional (SMN) contra os 245 mil anteriores, e para 100 por cento o valor do aumento salarial na Função Pública em vez dos 250 por centos iniciais.

Em resposta, o Governo propôs uma revisão do SMN baseada na dimensão das empresas, com 48 mil kwanzas para as pequenas empresas, 70 mil para as médias e 96 mil para as grandes.

Sobre a proposta de aumento salarial na Função Pública, a parte do Governo não apresentou uma contraproposta concreta.

Outro ponto das negociações prende-se com a redução do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT), cuja proposta inicial dos sindicatos era de até 10 por cento, antes de evoluir para uma taxa de 15 por cento.

Quanto à participação na gestão do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o Governo propôs que os trabalhadores tenham um representante no Conselho de Administração, mas os sindicatos pretendem uma gestão partilhada. 

PONTO

Benguela, Kwanza-sul, Malanje e Huíla são às provínica mais visitadas por turistas nacionais em épocas de feriados.

Sentada famíliar e turismo é o que muitos angolanos preferem fazer nestes períodos.

A rádio nova ouviu esta quarta-feira alguns cidadãos que entravam e saíam de Luanda a partir do terminal de passageiros de uma operadora na GAMEK.

RD: TURISTAS 19H

Um dos responáveis da operadora Marcolino Oliveira diz que mais de 150 bilhetes já foram vendido só no dia de hoje.

RD: MARCOLINO OLIVEIRA

Os angolanos celebram esta quinta-feira, o 4 de abril, feriado nacional que resultou em em prolongado.

E o Presidente república, João Lourenço disse esta semana a quando da tomada de posse do novo titular da pasta do turismo, que este sector pode ajudar alavancar a economia nacional e tbm gerar empregos no país.

RD: PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO TURISMO

Palavras do presidente da república, João Lourenço.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

22 anos de calar das armas em Angola.

O Pais celebra amanhã 4 de abril dia da paz, num clima de inúmeros desafios sociais e económicos.

Cidadãos em Luanda, falam dos desafios que o pais vive a pos a paz.

R:D- VOZ POP PAZ ACTUALIZADO

O primeiro secretário nacional do JMPLA, Crispiniano dos Santos, considera a paz um ganho maior apos a independência nacional.

R:D- CRISPINIANO DOS SANTOS-1

Crispiniano, apela a compromentimento por parte dos angolanos, na preservação da Paz.

R:D- CRISPINIANO DOS SANTOS-2

E a investigadora socio-cultural, carla Prudente, diz que são poucos anos mas seriam anos de pensar em outros indicadores para o desenvolvimento.

R:D- CARLA PRUDENTE-1

Carla apresenta os indicadores que desafiam angola a viver uma paz plena.

R:D- CARLA PRUDENTE-2

Palavras da investigadora socio-cultural, Carla Prudente.

A cidade do Huambo vai acolher, esta quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, que se assinala sob o lema “4 de Abril, juntos pelo crescimento inclusivo do País”.

JINGLE

Realizou-se hoje o encontro sobre, oportunidades para boa governação, uma iniciativa da UFOLO, centro de estudo para boa governação, no memorial António Agostinho Neto.

O activista social Rafael Marques, no seu discurso de abertura, disse que a boa governação só poderá acontecer com a vontade politica, sem arrogancia nem ganância.

R:D- RAFAEL MARQUES-1

O docente universitário, Evandro Francisco, diz que é necessário discutir mais sobre o patriotismo.

R:D- EVANDRO FRANCISCO-1

Director executivo do centro para desenvolvimento democratico do Gana, Kwasi Prempeh, diz que mais afecta os governos é a questão salarial.

R:D- KWASI PREMPEH-1

O docente Universitáruio de economista Yuri Quixina entende que a crise em Angola é o resultado do alto consumo em relação daquilo que arrecada.

RD: YURI  2 19H

O especialista fala da criação de um ambiente de negocio forte e robusta para que possa atrair investidores estrangeiro.

RD: YURI 3

Yuri Quixina deixa um apelo às autoridade para uma melhor governação.

RD: YURI 4 19H

Ouvíamos o docente Universitário e economista Yuri Quixina.

PONTO CORRIDO

Angola assumiu formalmente esta quarta-feira, 3 de Abril, o seu assento no Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) para o biénio 2024-2026.

O acto foi marcado pela colocação de um mastro com a bandeira de Angola à entrada do edifício Julius Nyerere, onde funciona o Conselho de Paz e Segurança, na sede da UA, em Adis Abeba.

No encontro, o embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana, Miguel Bembe, afirmou que o país reconhece os grandes desafios confrontados pela Somália e apoia fortemente o Plano Estratégico de Transição da União Africana na Somália 2024-2029.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Com objectivo de capacitar os agentes e funcionários públicos, administração municipal do Bocoio, realizou está terça-feira o seminário sobre ética na Administração Pública.

No acto da abertura o administrador do Bocoio, Herculano Neto, reiteirou a importancia da separação do profissional e pessoal, Herculano, chama atenção a questão de priorizar os amigos e conhecidos nos serviços públicos.

R:D- Herculano Neto-1

Herculano, apresenta o perfil diferentes de cidadãos que enfrenquam as administrações e e reiteira a necessidade de todos terem o mesmo tratamento.

R:D- Herculano Neto-2

Palavras do administrador municipal do Bocoio, Herculano Neto, no de capacitação sobre etica dirigida aos funcionários públicos, na província de Benguela.

.-.-.-.-.-.-.-.-.

Instituto Nacional de Estatísticas de Benguela,   Preocupado com a falta de colaboração de alguns munícipes no processo de cadastramento das famílias levado acabo pelos agentes do INE.

O responsável, Almeida Cardoso, pede colaboração por parte dos municipes para facilitar o processo.

R:D-  Almeida Cardoso

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Ainda em Benguela, ADRA Lançou nesta terça-feira projectos ligados ao saneamento basico, a serem executados no presente ano, como explica a responsavel da Adra naquela cidade, Estrela Domingos.

R:D- ESTRELA DOMINGOS-1

Estrela diz que para os primeiros tres meses a Adra tem o orçamento concluído.

R:D- ESTRELA DOMINGOS-2

Palavras da responsável da Adra em Benguela, Estrela Domingos.

 

INTERNACIONAL

 

Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, nomeou como primeiro-ministro Ousmane Sonko, excluído das presidenciais, no que foi visto como uma tentativa do então governo de Macky Sall de silenciar as vozes da oposição.

Sonko, de 49 anos, que propôs a candidatura de Bassirou Diomaye Faye à Presidência depois de a sua ter sido invalidada, anunciou que um novo governo será formado “nas próximas horas”.

O analista Manuel Cornélio que acompanha a situação no senegal, voltou a comentar este novo cenário naquele país africano.

RD: MANUEL CORNÉLIO 1 19H

Manuel Cornélio destaca a juventude que agora tomou o poder no Senegal.

RD: MANUEL CORNÉLIO 2 19H

Ouvíamos o analista Manuel Cornélio.

-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Donald Trump vai realizar está sexta-feira um encontro de angariação de fundo para a sua campanha que em termos de financiamento esta fragil.

João Santa Rita, da voz da america traz mais dados sobre a campanha eleitoral de Donald Traump e Joe Biden.

R:D- JOÃO SANTA RITA

Ouviamos João Santa Rita.

DSPORTO

O 1.º de Agosto empatou, esta quarta-feira, diante do Desportivo da Lunda-Sul, por 1-1, em jogo da 17.ª Girabola 2023-24, disputado no Estádio França Ndalu, em Luanda.

Data de Emissão: 03-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 02 de Abril de 2024

Tópicos:

Os menores, de 4, 5, e 6 anos, na ânsia de saciar a fome, alimentara-se do prato de comida destinado ao pai.

Fátima Domingos, de 32 anos, mãe das 3 crianças, enfurecida com o sucedido, colocou as mãos dos seus filhos, em água fervente, como forma de repreensão.

Os menores tiveram queimaduras de 3° grau na região dos membros superiores e foram internados no Hospital Neves Bandinha.

O caso já é do domínio das autoridades, conforme relata o superintendente Nestor Goubel, porta-voz da Policia Nacional em Luanda.

RD –

 

 

 

 

O sociólogo Agostinho Paulo, lamenta o sucedido, e fala da perda dos valores cívicos, e o sentimento de matriarca, nas mães de hoje.

RD –

O especialista social aponta, por outro lado, as repercussões dos maus-tratos enquanto, praticados em uma criança.

RD –

A violência contra a criança em Angola é uma questão extremamente urgente para a protecção dos mais jovens.

Alguns tipos de castigos corporais ainda são aceites por algumas famílias, escolas e centros de assistência.

A desestruturação familiar é uma preocupação séria no país.

O aumento dos casos de violência contra crianças está contribuindo negativamente para a instabilidade física e emocional muitas crianças em Angola.

 

:::::::::::::::::::::::::::

Mãe de 32 anos, detida pela polícia nacional por queimar os braços dos seus três filhos, após estes terem comido o jantar do pai.

::::::::::::::::::::::::::::

Camionistas em Viana tencionam paralisar os serviço para pressionar às autoridades locais, na reabilitação da via que dá acesso ao mercado do Km 30, degradada há vários anos.

::::::::::::::::::::::::::::

Problemática do atendimento humanizado no sector da saúde, domina a 13ª edição do Café cipra, em Luanda.

::::::::::::::::::::::::::::

Além fronteiras… Bassirou Fayé, tomou posse hoje como 5º presidente do Senegal.

::::::::::::::::::::::::::::

Estas e outras, o caro ouvinte vai poder acompanhar pontual às 19 horas

 

 

Data de Emissão: 02-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 01 de Abril de 2024

Tópicos:

PRS garante que vai conformar as normas do partido com a Constituição da República de Angola em relação o tempo de suspensao de um militante. no caso em questão; SAPALO ANTÓNIO.

.——-..-.-.-.-

Funcionários de estabeleicmentos comerciais afirmam impedimento de gozo de férias por parte dos patronatos contrariando a lei geral do trabalho.

.—.–.–..-.-.-

Sector do turismo pode contribuir de forma considerável para baixar o ínidice de desemprego no país, disse hoje o chefe de estado João Lourenço.

——–

Mais de 80 partidos e organizações apelam à realização de eleições no Mali

Data de Emissão: 01-04-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 29 de Março de 2024

Tópicos:

PRS  reage a decisão do Tribunal Constitucional, que suspendeu a realização do v congresso ordinário do PRS, inicialmente previsto para os dias 02, 03 e 04 de Abril próximo.

::::::::::::::::::::::::

Significado espiritual da sexta feira santa, destacado por religiosos…. A data, recorda a crucificação e morte de Jesus Cristo.

:::::::::::::::::::::::

Continua a chover um pouco, por toda Luanda. A cidade capital regista chuvas desde as primeiras horas desta Sexta-feira. Situação que está causar vários constrangimentos para os automobilistas.

:::::::::::::::::::::

O Presidente russo, qualifica como absurdo” as declarações do Ocidente de que a Rússia, depois da Ucrânia, se prepara para atacar a Europa.

:::::::::::::::::::::::::

Agostinho Tramagal, pode voltar aos relvados…Tribunal anulou a decisão da FAF, que impedia por um período 4 anos o técnico nacional, de participar de qualquer atividade desportiva, evacuando violação dos direitos fundamentais.

Data de Emissão: 29-03-2024 às 00:19
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 27 de Março de 2024

Tópicos:

E começamos com a pagina domestica… Ex-governador da província da Lunda-Sul condenado à 5 anos e um mês de prisão por suposto desvio de 250 milhões de kwanzas.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Conselho de Ministros autoriza envio ao Parlamento, a Proposta de Lei sobre a institucionalização das Autarquias Locais.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Tribunal argentino condena 10 pessoas a perpétua, por crimes na ditadura.

-.-.-.-.-.-.-.-.-

DO DESPORTO…. Pedro Gonçalves da nota postiva do desempenho da seleção nacional em jogos da data FIFA.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Estas e outras, o caro ouvinte vai acompanha pontualmente às 19 horas.

E começamos com a pagina domestica… Ex-governador da província da Lunda-Sul condenado à 5 anos e um mês de prisão por suposto desvio de 250 milhões de kwanzas.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Conselho de Ministros autoriza envio ao Parlamento, a Proposta de Lei sobre a institucionalização das Autarquias Locais.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Tribunal argentino condena 10 pessoas a perpétua, por crimes na ditadura.

-.-.-.-.-.-.-.-.-

DO DESPORTO…. Pedro Gonçalves da nota postiva do desempenho da seleção nacional em jogos da data FIFA.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Estas e outras, o caro ouvinte vai acompanha pontualmente às 19 horas.

E começamos com a pagina domestica… Ex-governador da província da Lunda-Sul condenado à 5 anos e um mês de prisão por suposto desvio de 250 milhões de kwanzas.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Conselho de Ministros autoriza envio ao Parlamento, a Proposta de Lei sobre a institucionalização das Autarquias Locais.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Tribunal argentino condena 10 pessoas a perpétua, por crimes na ditadura.

-.-.-.-.-.-.-.-.-

DO DESPORTO…. Pedro Gonçalves da nota postiva do desempenho da seleção nacional em jogos da data FIFA.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Estas e outras, o caro ouvinte vai acompanha pontualmente às 19 horas.

Data de Emissão: 27-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 26 de Março de 2024

Tópicos:

Pela primeira vez na história da democracia no Senegal, candidato da oposição vence às eleições.

Trata-se de Bassirou Diomaye Faye de 44 anos.

-.-.-.-.-.-.-.-.-

Cidadão de 38 anos foi detido pela polícia nacional por ter comercializado uma viatura, que lhe tinha sido emprestada pelo pai da sua namorada.

.-.-.-.-.-.-.-

Nova lei geral do trabalho já em vigor no país.

————

Executivo angolano prevé investir 14 mil milhoes de kwanzas, em projecto de auto-construção dirigida.

Data de Emissão: 26-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 21 de Março de 2024

Tópicos:

Movimento dos estudantes angolanos lamenta à suspensão do Programa de envio anual de 300 licenciados nacionais para as melhores universidades do mundo por razões financeiras.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Cidadão de 38 anos detidos por burlar várias pessoas sob-promessa de emprego no aparelho do estado.

-.-.-.-.-.-.-.-.-

Funcionários da função pública continuam de braços cruzados para exigir melhores condições salariais.

………..

Do desporto, Raúl Duarte assume o comando técnico do Petro de Luanda em Basquetebol.

-.-.-.-.-.-.-.-

Presidente Guiné-Bissau alerta que vai passar a perseguir “até na China, se for o caso”, qualquer activista político que o insulte a si ou à sua família.

Data de Emissão: 21-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 20 de Março de 2024

Tópicos:

Sinprof  considera positiva a adesão massiva dos professores no primeiro dia da greve geral na função pública em todo o país.

.-.-.-.-.-.-.-.-

Associação Nacional dos Taxista, ANATA pronta para analisar a problemática das rotas e à especulação de preços em Luanda.

—-.—

Presidente da república recebe em audência a directora geral adjunta do Fundo Monetário Internacional, FMI.

—.–.

Do desporto, José Neto já não é o treinador do Petro de Luanda em Basquetbol.

Qundo lá fora, Craque brasileiro Dani Alves é colocado em liberdade condicional e obrigado a pagar uma fiança de um milhão de euros.

-.-.-.-.-.-.-.

Banco sul-africano suspende contas de ex-presidente Jacob Zuma.

Data de Emissão: 20-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 19 de Março de 2024

Tópicos:

Centrais sindicais reafirmam paralização  dos serviços públicos para esta quarta-feira em todo o país.

Cidadão nacional detido pelo SIC por tentar burlar 5 toneladas de fertilizantes após fazer-se passar por director de gabinete do presidente da república na província da Huíla.

-.–..–.

Bons pais são aqueles que cuidam e prestam a devida assistência afirmam os progenitores em Luanda. Numa altura em que o  País regista mais de três mil casos de fuga à paternidade.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Para melhorar o desempenho da seleção nacional do futsal, banca mostra-se pronta para apoiar o combinado no campeonato africano da nações da modalidade. 

.-.-.-.-.-.-.

Mais de 20 ONG exigem ajuda para Gaza por via terrestre e cessar-fogo na localidade.

.————-

Data de Emissão: 19-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 18 de Março de 2024

Tópicos:

Sociedade angolana lamenta à morte do músico Justino Handanga, autor do sucesso “paulina”.
-.-.-..-
MPLA sugere aumento gradual nos salários da função pública em 25 por cento por ano.
O manisfesto foi apresentado hoje na sede do partido dos camaradas, em Luanda.
–..-.-.-.-
Sindicato dos oficiais de Justiça SOJA, confirma adesão da classe para greve nacional prevista para 20 de março.
.–.-.
Administração municipal de Viana alerta sobre perigos das vendas em locais impróprios.
.-.-.-.-.-.-.-.-
Xi Jiping felicita Putin pela vitória das eleições na Russia e atribui “grande importância” às relações com Moscovo.

Data de Emissão: 18-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 15 de Março de 2024

Tópicos:

Governo, autoriza uma despesa de 20,8 mil milhões de kwanzas, para a compra de medicamentos, testes rápidos, reagentes para exame de carga viral e outros meios para o tratamento de HIV-SIDA.

Mais 3 mil pessoas vivem com a doença em Angola, e todos os anos são registadas 15.000 novas infecções e cerca de 13.000 mortes relacionadas com a patologia.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Angola e a República Popular da China assinaram, em Pequim, vários acordos, no quadro da visita de três dias que o Chefe de Estado, João Lourenço, efectua ao gigante asiático.

Intercâmbio e Cooperação no Desenvolvimento Económico, Verde Ecológico e de Baixo Carbono, foram dentre outras, as area apontadas pelos dois estados.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

O Estado e a sociedade ainda têm uma dívida patriótica e de honra com os antigos combatentes e veteranos da pátria, Afirmação é do ministro da Defesa Nacional, em alusão as comemorações do 63º aniversário do Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional, que hoje se assinala.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.

ALEM FRONTEIRAS… ONU pede às autoridades Malianas a restituição das actividades de ordem sociopolítica, após manifestarem “profunda preocupação” pelo encerramento de organizações da sociedade civil no Maly.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Enquanto, Ucrânia, ataca região na Rússia em dias de eleições presidenciais.

Data de Emissão: 15-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 14 de Março de 2024

Tópicos:

Cerca de 11 mil reclusos em Angola, aguardam por julgamento nos diversos tribumais de comarca… Numa altura que o governo garante para este ano, a inaugoração de mais 4 unidades prisionais.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Tres cidadãos nacionais, detidos pela Policia Nacional na província na Huíla, por posse de mais 1 milhão de Dólares Norte Americanos falsos.

-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Jornalistas Portugueses paralisaram actividades após o anuncio do Sindicato para uma greve geral de 24 horas… baixos salários, precariedade e a degradação acentuada das condições de exercício de jornalismo, entre as motivaçoes.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Fora de portas… Rússia, Volta posicionar as baterias de ataque, afirmando que as unidades especializadas estão em prontidão para usar, a qualquer momento, armas nucleares, face a uma ameaça real ao Estado, à soberania ou à independência do país. 

Data de Emissão: 14-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 13 de Março de 2024

Tópicos:

Cidadão de 32 anos mata seu próprio sobrinho por este ter furtudo supostamente uma galinha, na província do Uige.
.-.-.-.-.-.-.-
Centrais sindicais volta à reunir com o governo para discutir os pontos contidos no caderno reivindicativo.
.–..–..-.–.-.-.-.-.
Com foco na institucionalização das autarquias locais, Unita completa hoje 58 anos de existência.
-.-.-.-.-.-.-.
Quase 230 mil crianças podem morrer de fome nos próximos meses no Sudão.

Data de Emissão: 13-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 12 de Março de 2024

Tópicos:

Presidente da república João Lourenço na china para o reforço das cooperações económica e diplomática entre os dois estados.

-.——

4 ex-funcionários da antiga empresa petrolífera italiana ENI em Angola que agora faz parte da Azule Energy, exigem cumprimento de indeminização desde 2021 por parte da empresa após serem despedidos ilegalmente.

.-.-.-.-.-.-.-.-

Sorteio da liga dos clubes campeões em futebol, dita: Petro de Luanda vs TP Mazembé do Congo em partida referente aos quartos de final.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Novo primeiro-ministro da Guiné conacry quer militares mais tempo no poder.

Data de Emissão: 12-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 11 de Março de 2024

Tópicos:

Paul Kagame aceita encontrar-se com o seu homólogo Félix Tchissekedi para discutir a paz na região que envolve Ruanda e RDC.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Representante do FMI em Angola defende que há condições para prosseguir este ano com a retirada dos subsídios aos combustiveis no país desde que às medidas de mitigação sejam “focalizadas” e eficazes.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Vários automobilistas EM Luanda ainda não aplicaram as novas chapas de matrícula nas suas viaturas.

.——————

Polícia aduaneira apreende 9 embarcações por pesca em local proibido.

Data de Emissão: 11-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 08 de Março de 2024

Tópicos:

O governo e as centrais sindicais voltam a discutir as propostas de aumento do salário mínimo nacional dentro de 45 dias.

Angola e a Estónia manifestaram esta Sexta-feira, em Luanda, a intenção de identificar novas áreas de cooperação que sejam de interesse comum.

O Tribunal Judicial de Maputo aceitou a providência cautelar do deputado Venâncio Mondlane.

Data de Emissão: 08-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 07 de Março de 2024

Tópicos:

Dispiste de mini-auitocarro em Viana causa 3 mortos e 6 feridos… Mau estado tecnico do veiculo, é apontado como principal causa do incidente.

::::::::::::::::::::::::

Mototaxistas em Viana, denunciam extorção por parte dos agentes da ordem… Os lesados, são obrigados a desembolsarem 200 a 300 kwanzas por viagem.

::::::::::::::::::::::::

Ainda netse jornal vai poder acompanhar tambem… Novas denúncias sobre pesca por arrastões nas praias de Benguela.

:::::::::::::::::::

Governo senegales marca o dia 24 de Março, como data para as Eleições naquele pais… em quanto, Zimbabué exige fim das sanções impostas pelos Estados Unidos.

Data de Emissão: 07-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 06 de Março de 2024

Tópicos:

Empresário chinès detido pela polícia nacional por manter em cativeiro mais de cem funcionários, trabalhando sete dias por semana e mais de 12 horas por dia em condições desumanas.
-.-.–.-.–.
Naufrágio provoca seis mortos e três pescadores desaparecidos na província do Namibe.
.———–
Rússia pondera ajudar África a ser autossuficiente e acabar com a fome.
-.-.-.-.-.
Técnico do Petro de Luanda, Alexandre Santos mostra-se optimista na vitória da sua equipa diante o desportivo da Lunda-Sul. Em Jogo agendado para esta quinta feira referente 7ª jornada do girabola.

Data de Emissão: 06-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 05 de Março de 2024

Tópicos:

Mais de 15 mil pensionistas são aguardados em diferentes direcções provinciais para realizar a prova de vida da Caixa de protecção social do ministério do interior;

Unita apresenta à sociedade proposta de lei orgânica para institucionalização das autarquias locais;

11 pessoas morreram e 3 outras ficaram feridas em consequência de descargas atmosféricas em Benguela;

Mais de metade das crianças da Guiné-Bissau não têm registo de nascimento.

Data de Emissão: 05-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 01 de Março de 2024

Tópicos:

A cidade de Luanda enfrenta nos últimos dias, um surto de conjuntivite hemorrágica contagiosa, que esta afectar tanto crianças quanto adultos.

A conjuntivite hemorrágica é caracterizada por hemorragia subconjuntival, inchaço repentino das pálpebras, congestão, vermelhido e dor nos olhos.

A médica Luísa Paiva, do Instituto Nacional Oftalmológico de Angola, diz que o risco de contágio e propagação em crianças é maior.

RD – LUÍSA PAIVA 1 – 19H 01-03-2024

A medica avança que importante a população reforcar as medidas de prevenção, como lavar as mãos frequentemente.

RD – LUÍSA PAIVA 2 – 19H 01-03-2024

Luanda está ser assolada por um surto de conjuntivite hemorrágica contagiosa, que sesta afectar tanto crianças como adultos.

Médica Luísa Paiva, do Instituto Nacional Oftalmológico de Angola.

::::::::::::: PONTO :::::::::::

Proteção civil,  uma actividade que visa prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando tais situações ocorram.

Celebra-se hoje 1 de março, o dia internacional da proteção civil …Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil e que começou a ser celebrada após a entrada em vigor da constituição deste organismo. 

O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

E a noite foi de chuva em Luanda, situação que requer muitas vezes a intervenção dos agentes da protecção civil.

Na zona do Camama, cidadãos viveram vários constrangimentos.

RD – VOX POP CHUVAS – 12H – 01-03-2024

A porta-voz dos Serviços de protecção civil e Bombeiros na capital deixa conselhos úteis à população neste período de chuva.

RD – MAÍNA PANZO 12H – CONSELHOS

Maína Panzo fala ainda das intervenções da corporação nas ultimas 24 horas:

RM-MAÍNA PANZO 12H 01.03.2024 OCORRÊNCIAS.

A actuação do Serviço de Bombeiros em Luanda, no dia da proteção civil.

A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra de “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente. 

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

E uma marcha para sensibilizar as mulheres a salvaguardar os direitos de todas as pessoas com base no género e igualdade marcou hoje, em Caxito, província do Bengo, as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Discriminação Zero.

Promovida pelo Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de género, a marcha contou com a participação de pessoas de vários extractos sociais e enquadra-se também na jornada Março-Mulher.

O vice-governador do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, destacou a importância da data e encorajou as pessoas que se sentem inúteis a aderirem os diversos programas que o governo oferece, de forma a lutar por oportunidades iguais.

Ninguém deve discriminar outrem, sobretudo as crianças, mulheres e pessoas portadoras com deficiência, sublinhou.

Já a directora do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Marcelina Gomes Matari, disse que o governo da província vai continuar a trabalhar na inclusão social e reintegração da pessoa com deficiência a todos níveis.

O Dia Mundial da Discriminação Zero é comemorado, anualmente, a 1 de Março,  pela Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais com vista a promover a igualdade perante a lei e na prática.

JINGLE

 

Foi aberto mais um ano judicial e voltam as promessas de uma justiça célere, transparente e ao alcance de todo o cidadão.

A realidade está ainda entretanto, muito aquém desses objectivos.

O jurista Carlos Cabaça consider eu não tem havido avanços significativos no sistema de justiça.

RD – CARLOS CABAÇA 12H 1 – 01-03-2024

Ao discursar na abertura do ano judicial 2024, o presidente do Tribunla Supremo anunciou que mais de 15 mil processos foram tramitados pelos juízes de garantia desde que entraram em funções o ano passado.

RD – JOEL LEONARDO 12H – 01-03-2024

Para Carlos Cabaça ainda não existe no país juízes de garantia como tal:

RD – CARLOS CABAÇA 12H 2 – 01-03-2024

O jurista considera,  por outro lado, que o numero de tribunais de comarca existentes ainda não satisfaz:

RD – CARLOS CABAÇA 12H 3 – 01-03-2024

Com a abertura do ano judicial, novos desafios são tb lançados para a PGR, como frisou o Procurador Geral, Helder Pitra Grós.

RD – HELDER PITA GRÓS 12H – 01-03-2024

E o Presidendente da Republica disse.na sua intervenção, que aproximar a justiça aos cidadãos continua a ser um compromisso do governo:

RD JOÃO LOURENÇO 12H

O Presidente João Lourenço acredita que o país está a formados quadros necessários para garantir uma justiça mais actuante:

RD JOÃO LOURENÇO 2 – 12H 2

Extractos do discurso do PR na abertura do ano judicial 2024.

-.-.-.-.-.-.-.-.-

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta sexta-feira, em Luanda, uma mensagem enviada pelo homólogo da Namíbia, Nangolo Mbumba.

 Segundo a Presidência da República, o portador da missiva foi o  ministro da Defesa e Assuntos dos Veteranos da Pátria do país vizinho, Frans Kapofi.

Em declarações aos jornalistas destacados no Palácio Presidencial, o emissário namibiano afirmou que agradeceu ao Presidente João Lourenço pelo apoio que Angola prestou ao Estado namibiano por altura das exéquias do Presidente Hage Gottfried Geingob, na passada semana.

 

:::::::::: PONTO :::::::::::

 

Os deputados angolanos aprovaram esta sexta-feira, por unanimidade, o Projecto de Resolução para a ratificação da Declaração sobre o Desenvolvimento e Potenciamento da Juventude na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A aprovação do documento ocorreu na 4.ª Reunião Plenária Extraordinária da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura, orientada pela presidente deste órgão de soberania, Carolina Cerqueira.

De acordo a Angop, a Declaração sobre o Desenvolvimento e Potenciamento da Juventude na SADC salvaguarda a implementação das relações de amizade e de cooperação entre os estados membros no domínio da juventude, incluindo a prestação de uma atenção especial às mulheres jovens, aos jovens portadores de deficiência e à juventude rural.

O documento está em conformidade com a visão de Angola no que concerne ao disposto no Programa de Desenvolvimento Integral da Juventude e a Política Nacional da Juventude aprovada pelo Decreto Presidencial n.º 273/19 de 02 de Setembro.

 

PONTO

 

O SIC prendeu no Kikolo um grupo de pessoas que se dedicavam à venda de medidamentos em lugar impróprio e por exercício ilegal da actividade.

A proveniência dos medicamentos ainda está por apurar.

RD MANUEL MALAIWA 12H 1

Superintendente Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC Nacional.

Halaiwa, aconselha prudência à população:

RD MANUEL HALAIWA APELO 12H 2

 

PONTO

 

Angola pretende recuperar e restaurar os ecossistemas degradados na ordem dos 13 a 16 por cento, aumentar a superfície das áreas de conservação e criar a primeira área de manutenção marinha, informou, quinta-feira, em Nairobi, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira.

Ao intervir na 6ª Assembleia das Nações Unidas (ONU) sobre o Ambiente, que decorre na capital do Quénia, Ana Paula de Carvalho Pereira disse que Angola está a trabalhar a todos os níveis para implementar soluções capazes de preservar a natureza para a gerações actuais e futuras.

Os grandes desafios ambientais que afectam a humanidade, disse, levam-nos a reflectir sobre os esforços empreendidos, tanto a nível nacional, como multilateralismo. No caso de Angola, frisou Ana Paula de Carvalho Pereira, foi aprovada a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas, capazes de adoptar um modelo de desenvolvimento de baixo carbono, mobilizar recursos e promover o fortalecimento da capacidade institucional na adopção de tecnologias ambientais.

O Plano Nacional de Desenvolvimento de Angola, referiu a ministra do Ambiente, é um instrumento quinquenal de planificação para o desenvolvimento, que incorpora acções tendentes a ultrapassar desafios e implementar soluções que preservem a natureza para as gerações actuais e futuras.

 

INTERNACIONAL

 

O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, declarou emergência nacional, nesta quinta-feira, devido à seca que afectou a produção de alimentos e a geração de energia, enquanto o país luta para recuperar de uma epidemia de cólera.

Tal como alguns dos vizinhos, a Zâmbia está a sofrer uma seca severa devido a um fenómeno, que está a agravar as duras condições climáticas atribuídas em parte pelas alterações atmosféricas.

Num discurso à nação, Hakainde Hichilema pediu às forças de segurança que se concentrassem mais na produção de alimentos.

Além disso, a Zâmbia planeia aumentar as importações de alimentos e mobilizar as agências das Nações Unidas, bem como as empresas locais para ajudar a mitigar o impacto do fenómeno.

 

GRANDE ENTREVISTA

 

O estado degradante de algumas estradas do pais, foi analizado, nesta quinta feira, no programa nova manha… jornalista João Pinto convrersou com António Gavião, presidente da comissão executiva da Associação de Transportadores de Logística do país.

Data de Emissão: 01-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 04 de Março de 2024

Tópicos:

Assistente administrativa e financeira de uma instituição superior privada na Huíla, detida por desfalcar o órgão em mais de 80 milhões de kwanzas.

-.-.-.-.-.-.-.-.-

CEAST recomenda implementação urgente das autarquias no país… Terminou hoje a 1ª assembleia anual daquele órgão colegial católico na província de Malanje.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Demógrafo afirma que a educação em matéria de saúde reprodutiva, é um dos passos para o controlo do crescimento da população mundial.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Além fronteiras… Gana pode perder financiamento de 3,5 mil milhões por lei “anti-gay.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Data de Emissão: 01-03-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 29 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

Angola passa contar com 20 províncias e 325 municípios… foi aprovado hoje com 101 votos a favor, a proposta de lei sobre a nova divisão político-administrativa.

::::::::::::::::::::::::::::::

A importância dos sectores das Águas e da Energia, foram destacados nesta quinta-feira pelo presidente da república… o chefe de estado, falava no acto de tomada de posse dos novos responsáveis das áreas.

:::::::::::::::::::::::::::::

A segurança da cadeia alimentar no país requer uma logística forte e bem concebida, defende presidente da Associação de Transportadores Rodoviários de Mercadorias de Angola.

::::::::::::::::::::::::::::::

As 19 horas vamos holhar tambem para o ritual da oração.

Portanto, proteção divina e bem-estar, face aos desafios actuais, é o que muitos cidadãos buscam nesta intercessão entre Deus e o Homem… Celebra-se nesta sexta-feira o dia mundial da oração.

:::::::::::::::::::::::::::::

Alem fronteiras…. Governo de Cuba pede pela primeira vez, ajuda ao Programa Alimentar Mundial (PAM) devido às dificuldades em continuar a distribuir alimentos aos cidadãos.

:::::::::::::::::::::::::::::

Do desporto…. Piloto angolano, Rui Andrade, junta-se a TF Sport, onde estreia-se, este sábado, na prova dos mais de mil Km, do Campeonato do Mundo da Federação Internacional de Automobilismo deste ano no Qatar.  

Data de Emissão: 29-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 28 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

Serviço de investigação criminal em Luanda esclarece caso Man Genas, que vai responder pelos crimes de Ultraje ao estado e seus símbolos, injúria e difamação;

CEAST, alerta que angolanos correm o risco de se habituarem à pobreza e a miséria;

Sob-orientação do presidente da república, Conselho de Ministros aprova normas de auditoria externa às empresas e institutos públicos;

Assembleia nacional discute proposta de lei da divisão político-administrativa do país;

Pela ordem e pela paz ao serviço da nação. Polícia nacional completa 48 anos de existência;

Além fronteiras, Israel e Hamas perto de um cessar-fogo.

 

 Jornal das 19 horas, edição de Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2024.

Data de Emissão: 28-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 27 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

Responsável de ONG apanhado a desviar produtos da cesta básica destinados às populações mais vulneráveis.

.-.-.-.-.-.-.—.

Cidadãos em Luanda apelam maior investimento na formação de quadros da polícia nacional. Numa altura que os efectivos encontram-se em preparativos para os festejos  dos 48 anos de existência.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Sindicato dos Magistrados do Ministério Público anuncia paralisazação dos trabalhos por oito dias.

.-.-.-.-

Presidente da república João Lourenço recebe em audiência o seu homólogo Félix Tchissekedi.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Nigerianos iniciam nova greve nacional contra aumento do custo de vida.

 

 

 Jornal das 19 horas, edição de Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024.

Data de Emissão: 27-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 26 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

SIC detém três cidadãos supostamente envolvidos pela morte do comerciante chinês ocorrido na última semana no interior da cidade da china, em Viana.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Actualmente o salário mínimo nacional é equiparado a um saco de arroz, diz o sociólogo Agostinho Paulo. Numa altura que sindicalistas ponderam paralisar as actividades na função pública a partir do próximo mês.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Antigo presidente da Nigéria recebido em audiência pelo chefe de estado João Lourenço, em Luanda.
.-.-.-.-.-.-
Ordenamento do comércio; arrancou o processo de retirada de vendedores da Rotunda do Camama. O local já apresenta nova visibilidade.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
União Europeia nomeia novo Representante Especial para os Direitos Humanos.

 

 Jornal das 19 horas, edição de Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024.

Data de Emissão: 26-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 21 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

Águas agitadas no Partido de Renovação Social… O militante, Sapalo António, acusa candidato Benedito Daniel de estar por detrás do seu afastamento ao quinto congresso a ter lugar de 2 a 4 de abril deste ano.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Angola e a República Checa assinam Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, documento que vai permitir identificar novos sectores de cooperação entre os dois países.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Do desporto, Aníbal Moreira assume Comando técnico da Seleção nacional senior masculino de Basquetebol.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Mais de 600.000 crianças enfrentam necessidades extremas na Ucrânia devido o conflito militar existente.

 

 Jornal das 19 horas, edição de Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024.

Data de Emissão: 21-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 19 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

As 19 horas vamos noticiar… caso insólito, jovem mata irmã de 3 anos e esquarteja o corpo;

Fuga a paternidade lidera a lista de denúncias, do instituto nacional da criança. 227 casos foram registados;

A prática regular de actividades físicas, é uma forma de manter a boa saúde, defende especialista. Numa altura em que se assinala hoje, o dia mundial do desportista.

Países da UE exigem “mais sanções” contra Rússia, após morte de Navalny.

 

 Jornal das 19 horas, edição de Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024.

Data de Emissão: 19-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 20 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

Antigo 2º comandante da PN no Bengo julgado pelo tribunal supremo sob-acusação de injectar vários milhões de kwanzas falsos no mercado nacional.
.———.—
Benedito Daniel sem concorrência para reeleição como presidente do PRS.
O v congresso ordinário acontece nos dias 2, 3 e 4 de Abril em Luanda.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Inspector-geral da Administração do Estado adverte os funcionários a não trazer à praça pública informações que “são segredos administrativos sob-pena de mancharem o bom nome das pessoas e instituições”.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
LIGA MILIONÁRIA; Inter-de Milão vs Atlêtico de Madrid é o grande destaque desta noite para primeira mão da liga dos campões Europeus de futebol.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
E.U.A vetam resolução da Argélia que exigia cessar-fogo imediato na faixa de Gaza.

 

 Jornal das 19 horas, edição de Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024.

Data de Emissão: 19-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 16 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

Jovem, mata o seu filho… depois de ter dado à luz, estrangulou o pescoço;

Governo comprometido na materialização dos 11 compromissos da criança;

Decorre em Luanda, o seminário, denominado “município amigo da criança” promovido pelo Ministerio da Ação Social, Família e Promoção da Mulher;

Na província de Benguela, está a ser analisado com os gestores públicos em Benguela, analisam Orçamento Geral do Estado para o exercício económico 2024;

Os participantes debatem sobre regras de execução de projectos de investimento público, formas de arrecadação e inventário do património;

Presidente da República, João Lourenço, já se encontra em Adis Abeba, na Etiópia, desde o princípio da tarde, para participar na 37.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre no Sábado e no Domingo.

 

 Jornal das 19 horas, edição de Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2024.

Data de Emissão: 16-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 15 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

Assalto em Banco no Patriota em Luanda, resulta na morte de uma cidadã nacional;

O local parece frenético para os marginais na consumação dos planeados actos de assaltos à clientes;

País, conta a partir desta Quinta-feira com um novo portal denominado “Angola Hoje”;

A plataforma, vai mostrar um país moderno de oportunidades, à busca de desenvolvimento económico, social e cultural;

Leucemia é o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes. OMS, alerta sobre a necessidade de detecção precoce e cuidado adequado da doença. Numa altura em que se assinala hoje o dia internacional do Câncer Infantil;

Angola está entre às 100 melhores selecções do mundo. O país subiu 24 lugares no Ranking da FIFA;

Donald Trump é julgado, antes das eleições presidenciais. As audições estão marcadas para 25 de Março e será o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente norte-americano.

 

 Jornal das 19 horas, edição de Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, com Ivan Silva, Edgar Manuel e Ricardo Ngolo. 

Data de Emissão: 15-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 14 de Fevereiro de 2024

União recreativo do kilamba vence a grande edição do carnaval 2024, Anunciou a comissão de juris, em Luanda.
.-.-.-.-.-.-
Funcionária bancária detida pelo SIC por subtrair 100 milhões de kwanzas à empresa após emitir de forma fraudulenta um cartão multicaixa.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Rui Falcão é o novo ministro da juventude e desporto após ser nomeado hoje pelo presidente da república.
.-.-.-.-.-.-.-.-
Presidente da Comissão da União Africana lamenta a violência vista como única via para resolução de conflitos.
.-.-.-.-.-.-.-.-

Liga dos campeões Europeus em futebol: Lázio vs Bayer de Munique e PSG vs Real Sociedade são os grandes destaques para liga milionária desta noite.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

 

 Jornal das 19 horas, edição de Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2024, com Domingos Ambrósio, Edgar Manuel e Ricardo Ngolo. 

Data de Emissão: 14-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 13 de Fevereiro de 2024

 Jornal das 19 horas, edição de Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2024, com Domingos Ambrosio, Edgar Manuel e Ricardo Ngolo. 

Data de Emissão: 13-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 12 de Fevereiro de 2024

Títulos:

Grupo de trabalho da Nações Unidas sobre detenções arbitrárias, concluiu que detenção do empresário luso-angolano Carlos São Vicente foi arbitrária e apelou a sua libertação imediata.

O Presidente da República e a Primeira Dama da República deslocaram nesta Segunda-feira à Nova Marginal de Luanda para prestigiar o desfile central do carnaval da edição 2024.

As autoridades angolanas ainda não se pronunciaram sobre a morte de um jovem em Portugal, executados no último Sábado por dois homens, segundo a imprensa portuguesa trata – se de um cidadão angolano.

A comunidade do Cuango Calumbo no município do Quimbele, província do Uíge, pedem que a comuna seja elevada a categoria de município. A pretensão foi manifestada hoje pelos membros da Associação dos Naturais e Amigos do Cuango Calumbo.

 

 

Jornal 19 horas, com a técnica garantida Ívan Silva por e apresentação Ricardo Ngolo.

Data de Emissão: 12-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 09 de Fevereiro de 2024

Títulos:

Mexidas no xadrez do MPLA. Bureau politico do partido tem novo secretario para informação e novo líder da bancada parlamentar.
::::::::::::::::::::::
Estudante universitário, é detido por realizar uma prova de recurso do colega, em troca de 22.500.00kz.
:::::::::::::::::::::::::
Carnaval de Luanda. O governo provincial garantiu que estão criadas as condições técnicas e de segurança, para a maior festa da cultura.
::::::::::::::::::::::
Fora de Portas. Morreu, aos 95 anos, o antigo ministro da Justiça francês, que levou à abolição da pena de morte no pais.
:::::::::::::::::::::
Do desporto. Kabuscorp do Palanca cai em casa, ao perder por 3-0, e Petro de Luanda, soma mais 3 pontos, na abertura do 12* jornada do Girabola.

 

 

Jornal 19 horas, com a técnica garantida Ívan Silva por e apresentação Ricardo Ngolo.

Data de Emissão: 09-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 08 de Fevereiro de 2024

Títulos:

Sociedade civil senegalesa apela mobilização em massa” contra o adiamento das eleições presidenciais. Manifestação, e a uma paralisação geral a vista a partir desta sexta-feira no setor da educação.

Ministério das finanças apela capacitação dos gestores públicos para uma execução orçamental mais eficiente e responsável.

Ex-Ministro dos transportes Augusto Tomás, com mandado de soltura definitivo, emitido pelo Tribunal Supremo..

A festa do futebol nacional, Girabola 2023/2024. Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca, travam o trumuno do arranque da 12* jornada, no estádio dos Coqueiros, em Luanda.

 

 

Jornal 19 horas, com a técnica garantida Ívan Silva por e apresentação Ricardo Ngolo.

Data de Emissão: 08-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 07 de Fevereiro de 2024

Títulos:

CAN 2023 volta ao rubro: NIGÉRIA defronta daqui a instantes a África do Sul para os quartos de final, ao passo que a Cotê d’Ivoire vai medir forças com a República Democrática do Congo a partir das 21h.
-.-.-.-.-.-
Assembleia nacional aprova lei de Antidopagem no Desporto com 176 votos a favor e nenhum contra.
-.-.-.–..–.–.-.-.-.
Executivo angolano preocupado com à escassez de pescado na província do Cuanza-Sul devido à pesca ilegal naquela região.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Luanda em preparativos para o Carnaval 2024.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Papa Francisco denuncia, “hipocrisia” de quem ficou escandalizado com a sua decisão de permitir a bênção de casais do mesmo sexo.

 

 

Jornal 19 horas, com a técnica garantida Ívan Silva por e apresentação Ricardo Ngolo.

Data de Emissão: 07-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 06 de Fevereiro de 2024

Títulos:

Empresário é morto a tiro por miliantes, quando transportava 37 milhões de kwanzas à uma agencia bancaria.
.-.-.-.-.
Hospital geral dos cajueiros no município do Cazenga vai ser reabilitado, anunciou hoje o presidente da república após visitar a unidade sanitária.
———–
Novos corpos de vítimas de conflitos políticos no país foram identificados pela CIVICOP.
A Comissão esteve reunida hoje em Luanda.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, convida empresas do sector mineiro a investirem em Angola.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Organização Mundial de Saúde alerta para agravamento de casos na África Oriental e Austral.

 

 

 

Jornal 19 horas, com a técnica garantida Ívan Silva por e apresentação Ricardo Ngolo.

Data de Emissão: 06-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 05 de Fevereiro de 2024

Títulos:

União africana apela diálogo após adiamento das eleições presidenciais no Senegal.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Constituição angolana completa hoje 14 anos desde a sua promulgação.
Juíza presidente do Tribunal constitucional Laurinda Cardoso quer ver os jovens interessados em conhecer a lei magna.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Especialidade em saúde pública preocupado com o aumento de casos de Acidentes Vasculares Cerebrais por parte dos jovens no país.
.-.-.-.-.-
Federação Angolana de Futebol anuncia retoma do Girabola para esta sexta-feira.

Data de Emissão: 05-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 01 de Fevereiro de 2024

Títulos:

Começamos com o mundo apaixonado do desporto. Angolanos mostram-se unidos, em apoio as palancas Negras no CAN da costa do Marfim. A selecção de todos nós, defronta amanhã as 18 horas, a Nigéria.
:::::::::::::::::::::::::::::::
Forças Sindicais firmes no propósito de convocarem uma greve geral para março, se o governo não atender as principais reivindicações dos trabalhadores.
::::::::::::::::::::::::::::::::
Jovens investigadores da CPLP juntam-se no próximo mês em Luanda, no terceiro encontro da Comunidade de Língua Portuguesa.
:::::::::::::::::::::::::::::::::
Duas menores de 5 e 12 anos de idade, foram agredidas sexualmente, por dois cidadãos nacional, um por sinal, tio de uma das vítimas.
:::::::::::::::::::::::::::::::
La fora. Tráfico de droga em Moçambique tem “teias” da polícia à política, admitiu a procuradora-geral republica, Beatriz Buchili, na abertura do ano judicial de 2024.

Data de Emissão: 01-02-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 31 de Janeiro de 2024

Títulos:

26 mil kwanzas é o preço actual de um saco de arroz de 25kg em alguns armazéns de Luanda. Cidadáos clamam por intervençáo das autoridades.
.————
Serviço de Investigação Criminal detém 7 cidadãos nacionais por contrabandear mais de 19 mil litros de combustíveis.
..—..–.–.–.
Partido de Renovação Social realiza o seu quinto congresso para eleger o novo presidente.
.–.-.-.-.-.-.-.
União Africana apela diálogo entre a CEDEAO e os países liderados pela junta do Níger, Mali e Burkina Faso, que se retiraram do bloco regional.
.-.-.-.-
CAN 2023 em contagem regressiva; faltam 48h para acompanharmos o Angola vs Nigéria.

Data de Emissão: 31-01-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 30 de Janeiro de 2024

Títulos:

África subsaariana continua a marcar passo na luta contra a corrupção: Angola sobe 14 lugares no relatório do índice da corrupção.
-..–.-..-.-.-.-.-.-
Psicólogo Alberto Kilanda alerta que constantes anúncios de ofertas aos jogadores da seleção nacional pode ter um efeito negativo como ansiedade.
—.–..-.–.
Diamantino Azevedo reitera aposta na criação da Bolsa de Diamantes para dinamizar o subsector diamantífero e apoiar a diversificação da economia nacional.
.-.-.-.-.-.-.-.–.-.
Ex-presidente da África do Sul Jacob Zub suspenso do partido ANC após anunciar que não irá votar no seu partido nas eleições deste ano.

Data de Emissão: 30-01-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 29 de Janeiro de 2024

Títulos:

Adeptos apelam criação de logística por parte das autoridades nacionais para ver de perto; o Angola vs Nigéria. Numa altura em que a FAF desaconselha ofertas directas aos atletas no CAN 2023.
-.-.-.-.-.-.-.-.-
SADEC defende resposta coordenada para travar cólera na região austral do continente.
-.–.–.-..-
Serviço de Investigação Criminal detém Seis cidadãos nacionais por associação criminosa e furto de viatura, em Luanda.
.-.-.-.-.-.-
Papa Francisco admite resistência em África sobre bênção de casais homossexuais.

Data de Emissão: 29-01-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 25 de Janeiro de 2024

Títulos:

Coperação bilateral Angola/EUA e o Conflito na região dos grande lagos, dominaram o encontro entre o João Lourenço e Antony Blinken.
::::::::::::::::::::::::
Citadinos defendem políticas sérias para uma boa gestão de Luanda, nos 448 anos da cidade
:::::::::::::::::::::::
Especialista esperançoso no sucesso da vacina contra a malaria em africa … Camarões deu o ponta pé de saida na erradicação da doença que mata dezenas de milhares de pessoas.
:::::::::::::::::::::::.
António Guterres, considera África um lar da esperança, sublinhando que o potencial do continente só pode ser concretizado com a eliminação da sombra do terrorismo.

Data de Emissão: 25-01-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Jornal das 19h, edição de 24 de Janeiro de 2024

Títulos:

Novo inspetor-geral da Administração do Estado João Pinto; ressalta compromisso com a boa governação.

Cidadã de 25 anos é morta por meliantes após ser abusada sexualmente na via pública, no Cazenga.
O implicado já está à conta com a justiça.

Manuel Homem volta à visitar o bairro Paraíso para constatar às obras sociais da localidade. Numa altura que à província de Luanda completa esta quinta-feira 448 anos de existência.

Do desporto, angolanos dentro e fora do país mostram-se orgulhosos pelo desempenho dos Palancas Negras gigantes.

Lá fora, apenas oito em cada 100 moçambicanos frequenta ensino superior, afirmou Filipe Nyusi.

Data de Emissão: 24-01-2024 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 10 de Junho de 2022
 

JORNAL 19H00

10.06.202

 

– ADRA sugere plano concertado da Sociedade Civil para influenciar boa governação e políticas públicas

 

– Presidente da República no Moxico para jornada de trabalho de dois dias

 

– SIC chamado a reforçar acções no combate a crimes violentos, a dois meses da realização de eleições.

…Em Viana, efectivo mostra-se pronto a assegurar o pleito

 

– 6.500 agentes cívicos empenhados na campanha de sensibilização eleitoral em todo o país.

 

-Presidente de Moçambique promete ser porta-voz de África no Conselho de Segurança

——————-

Jornal das 19H00, na “Rádio Nova”, tem uma garantia técnica de Stélio de Sousa, edição de Laurinda Tavares, apresentação de Dena Francisco e Ricardo Ngolo.

 

 

Ministro do Interior pede reforço de acções no combate aos crimes violentos.

Eugénio Laborinho, pediu aos responsáveis do Serviço de Investigação Criminal um maior combate contra esses crimes, devido ao aumento contínuo de casos do género.

O Ministro façava durante a abertura do 7º Conselho Consultivo Alargado do Serviço de Investigação Criminal, que decorre até sábado, na sede da corporação, situada no município de Cacuaco.

 

 

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho. Sugere um aprimorar das estratégias entre os vários órgãos do sector, numa altura em que se aproximam as elições gerais:

 

RD EUGÉNIO LABORINHO 2

 

O governante considera entretanto, estável a situação de segurança pública:

 

RD EUGÉNIO LABORINHO 3

 

O ministro, que reconhece as dificuldades financeiras do SIC, causadoras do desgaste dos meios e equipamentos durante as acções, pediu à estes efectivos da corporação para estarem melhor preparados, tecnologicamente, para elevar o grau de eficiência e eficácia.

O director do SIC, Paulo Bendje, disse, durante o Conselho Consultivo, que o órgão vai dar especial atenção aos quadros jovens e as mulheres, por serem o garante da continuidade, mas pediu destes maior humildade e respeito aos veteranos, para a transição geracional ocorrer na normalidade.

….

A Delegação Municipal do Interior em Viana procedeu hoje apresentação do efectivo que vai garantir asseguramento do processo eleitoral de 24 de agosto próximo em Viana.

 

Mais dados sobre este assunto com o repórter Edgar Manuel

RD: EDGAR MANUEL

 

 

PONTO

 

O Director geral da ADRA considera que não existe uma agenda articulada da Sociedade Civil.

Carlos Cambuta considera que o país precisa de uma sociedade civil autónoma:

RD CARLOS CAMBUTA 1

Carlos Cambuta, Director Geral da ADRA, esta quinta-feira na conferência sobre processos de democratização e desenvolvimento, organizada pela Universidade Católica de Angola.

Carlos Cambuta afirmou na mesma ocasião que a escassez de serviços publicos limita a democracia e citou alguns exemplos:

RD CARLOS CAMBUTA 2

Carlos Cambuta, Director Geral da ADRA.

 

 

Em Luanda, há cidadãos quase nada sabem sobre o processo eleitoral em curso no país.

A Rádio Nova constatou que há inclusive pessoas que não conhecem a data das próximas eleições.

RD…VOX ELEIÇÕES – 12H00 – 10.06.2022

Cidadãos pouco sabem sobre processo eleitoral em curso em Angola.

–..–..–..–..

Entretanto, já foi lançada a campanha de educação cívica…

Seis mil agentes de educação cívica e 465 formadores estão envolvidos na Campanha de Educação Cívica Eleitoral, que teve início nesta quinta-feira em todo o país.

O objectivo é consciencializar os cidadãos sobre a condunduta que devem adotar no dia 24 de agosto próximo.

Esta informação foi avançada hoje pelo porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundu.

RD: LUCAS QUILUNDO

Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundu. A Campanha de Educação Cívica Eleitoral vai ser implementada em três fases.

A primeira vai debruçar-se sobre a importância da cidadania, da democracia, dos direitos e deveres do cidadão num Estado Democrático de Direito e das Eleições Gerais, em conformidade com a Constituição da República de Angola e a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.

 

PONTO

 

 

Presidente da República no Moxico.

João Lourenço chegou hoje de manhã ao Luena, capital da província do Moxico, para uma jornada de trabalho de dois dias.

A agenda do Chefe de Estado reserva várias actividades. Hoje mesmo recebeu em audiência as autoridades tradicionais, no quadro da auscultação dos problemas das comunidades.

Amanha, já nas vestes de Presidente do MPLA, João Lourenço vai falar para a população local, num acto de massas, enquadrado na pré-campanha eleitoral do seu partido.

 

Na antiga vila do Luso, está também o repórter Rádio Nova, Ernesto Samaria que conversa já a seguir com a Secretária Geral da OMA, Joana Tomás… Ernesto Samaria boa noite ….

 

RD ERNESTO SAMARIA DIRECTO

Moxico, terras do Mel e onde foram assinados há 20 anos, os acordos de paz que os angolanos desfrutam hoje.

 

PONTO

 

Sindicato dos enfermeiros descarta possibilidade de greve no país.

O Secretário-geral do Sindicato Nacional dos Enfermeiros de Angola, Cruz Vieira Matete afastou hoje em Malanje, a possibilidade de uma greve da classe, por conta de quaisquer reivindicações. 

Cruz Matete precisou que nesta altura não se justifica uma greve dos enfermeiros, já que o Executivo aprovou um aumento do salário base da classe em 6 por cento e em 30% de subsídios, para além das horas acrescidas, cuja tabela será aplicada a partir deste mês de Junho.

Actualmente o Sindicato controla 32 mil 720 filiados, dos 38 mil profissionais de enfermagem que o país tem em exercício de funções. Destes apenas 400 estão inscritos a nível de Malanje.

..–..–..–..–..

As Associações culturais são uma importante elo de ligação entre o Estado e as comunidades, para a implementação de acções a nível local.

Segundo Tony Nguxi, Presidente da Associação Akwáfrica, as associações culturais têm uma actuação abrangente:

 

RD TONY NGUXI

Palavras do presidente da associação Akwáfrica, Tony Nguxi. Para acompanhar em pormenor amanhã a partir das 13h00, no programa Cultura e Diversidades.

 

JINGLE

 

 

Não se pode falar de desenvolvimento de Angola sem que se debata o seu crescimento económico.

Esta posição foi defendida, esta quinta-feira pelo  professor da Universidade Católica de Angola (UCAN), Caetano João.

O acadêmico falava na conferêrencia sobre processos de democratização e desenvoleimtno de Angola.

RD…CAETANO JOÃO – 12H00 – 10.06.2022

 E o economista Carlos Rosado de Carvalho diz que existe em Angola um excessivo protecionismo que contribui, em grande medida, para o atraso do país observa.

RD…CARLOS ROSADO – 12H00 – 10.06.2022

Já Ferando Pacheco antigo responsável da ADRA entende que o processo do desenvolvimento de um país passa igualmente pela participação dos cidadãos na vida política do Estado.

 

RD…FERANDO PACHECO – 12H00 – 10.06.2022

 

FerNando Pacheco antigo responsável da ADRA quando falava, esta quinta-feira, na conferêrencia Sobre Processos de Democratização e Desenvoleimtno de Angola.

 

INTERNACIONAL

 

Novos governantes tomaram posse hoje, na Guiné-Bissau, de acordo com o decreto presidencial, o novo governo é composto por 24 ministros e 12 secretários de Estado.

De salientar que durante a cerimónia de tomada de posse do novo executivo, que teve lugar esta sexta-feira, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, lamentou que o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) não tenha integrado o novo governo, mas enalteceu o facto do partido se mostrar disponível a coabitar com a presidência da República.

Recorde-se que a Guiné-Bissau anunciou esta quinta-feira, a composição do novo executivo chefiado pelo primeiro-ministro guineense

Nuno Nabiam, lembrou, em conferência de imprensa, que o PAIGC descartou a possibilidade de participar no governo.

RD NUNO NABIAM

Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau Nuno Nabiam.

 

–..–..–..–

 

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyuse, assegurou hoje que, durante os dois anos de mandato, Maputo não vai poupar esforços na defesa do diálogo e multilateralismo para a paz no mundo.

Moçambique foi eleito esta quinta-feira, membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Filipe Nyusi prometeu ser a voz de África no Conselho de Segurança, onde não vai poupar esforços na defesa do diálogo e do multilateralismo.

RD FILIPE NYUSI

Palavras do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

É a primeira vez que Moçambique ocupa o lugar de membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O país recebeu a totalidade dos 192 votos possíveis.

-.-.-.-.-.-

E o conflito militar na província de Cabo Delgado, em Moçambique, um dos paises lusófonos de África voltaram a registar-se em Ankwabi.

A informação foi avançada à Rádio Nova pelo correspondente da DW África naquela região, Delfim Anacleto.

Para o jornalista, os terroristas têm estado a revelar um desespero total por causa da actuação das forças moçambicanas e aliadas.

A última incursão militar registou a morte de, pelo menos, quatro pessoas.

Delfim explica ainda que é a primeira vez que os actos terrorristas se alastram a esta região e está a provocar uma nova onda de deslocados.

RD…DELFIM ANACLETO – 12H00 – 10.06.2022 –

2

Palavras de Delfim Anacleto e  o conflito em Cabo Delgado, Moçambique.

Desde finais de 2017 que se regista no norte do país  a insurreição islâmica que pretende estabelecer um Estado islâmico naquele país lusófono. Muitos Estado africanos icnluindo Angola têm ajudado Miçambique na neutralização destas forças.

..–..–..–..–..–

O presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, está a ser exigido que preste informações no parlamento.

Em causa está a alegada omissão de informação sobre o furto de valores monetárias na sua fazenda protagonizada por melientes locais e depositados num banco sul africano.

Em entrevista à Rádio Nova, José Gama, jornalsta angolana que vive naquele país anglófono diz que, neste momento, diferentes grupos parlamentares querem ouvir o presidente.

Em nota, a presidência confirmou a existência de notas furtadas no local, diz José Gama.

RD…JOSÉ GAMA – 12H00 – 10.06.2022 – 1

A exigência do interrogatorio surge pelo facto de o presidente Ciryl Ramaphosa não ter denunciado o furto dos valores às autoridades policiais.

RD…JOSÉ GAMA – 12H00 – 10.06.2022 – 2

Jornalista José Gama e o presidente Sul Africano que está aparentemente em apuros por omitir informação sobre o furto de dinheiro na sua fazenda.

 

 DESPORTO

 

Data de Emissão: 10-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 08 de Junho de 2022
 

JORNAL 19H00

08.06.2022

 

Falta de casas de banho publicas em Luanda preocupa populares, ambientalista e especialista em saúde pública

 

Emoçoes fortes marcaram entrega dos restos mortais  de 4 vitimas dos acontecimentos de 27 de Maio

 

Primeiro lote de material eleitoral já no país, no dia em que MPLA formalizou candidatura no tribunal Constitucional

 

Nao havera injeccao de capitais publicos no Banco Economico, garante governador do BNA

 

Secretario Geral da ONU pede accao colectiva urgente para revitalizar o mar

 

 

….

Jornal às 19h00, com técnica de Klesio Bento, edicao de Laurinda Tavares, na apresentaçao estão a Géssica Leonardo e o Ricardo Ngolo.

JINGLE NOTICIAS

 

Sentimentos de dor e tristeza, mas também de gratidao, marcaram hoje o  momento da entrega dos restos mortais de quatro dos principais figuras dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977.

No Quartel general das Forças Armadas juntaram-se familiares, amigos e membros do executivo para a cerimónia fúnebre, marcada pela entrega das ossadas de restos mortais de Nito Alves, Monstro Imortal  Sianouk e Ramalhete.

Membros da família comovidos, dizem que o acto poe fim a décadas de humilhação.

RD YURA MESQUITA

Yura Mesquita, filha de Arsénio Mesquita Sianouk.

E Caetano Joao, familiar de Caetano Joao “Monstro Imortal”, elogia o acto de coragem do executivo de Joao Lourenço.

RD CAETANO JOAO

 

Recordar um passado triste para que nada igual se repita. Nestes termos se pronunciou o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queirós.

RD FRANCISCO QUEIRÓS1

O Ministro da Justiça explicou na ocasiao que o processo para localizacao dos restos mortais cumpriu com as regras universais exigidas

RD FRANCISCO QUEIRÓS2

Francisco Queirós, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Mais uma vez foi ressaltada a necessidade do perdao, para ultrapassar este momento triste da história de Angola.

Para o Pastor Aurélio Pombo, é sempre necessário praticar a arte do perdao,que considera uma virtude.

 

RD PASTOR AURELIO POMBO

A importancia do perdao para a sa convivencia… Ouviamos o Pastor Aurelio Pombo.

 

Recorde-se que o 27 de maio se refere aos acontecimentos sangrentos que tiveram lugar, em 1977, após um alegado golpe falhado contra o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que resultaram em milhares de mortos durante o combate ao chamado “fracionismo” dentro do MPLA

 

Em abril de 2019, o Presidente angolano, João Lourenço, ordenou a criação de uma comissão para elaborar um plano geral de homenagem às vítimas dos conflitos políticos que ocorreram em Angola, entre 11 de novembro de 1975, ano da independência de Angola, e 04 de abril de 2002, data que simboliza o fim de décadas de guerra no país.

Em entrevista a Rádio Nova, um dos membros da Comissão em representação da Sociedade Civil, Luis Jimbo, avança que esse passo, serviu para que hoje o olhar sobre os acontecimentos fosse diferente.

 

LUÍS JIMBO 1

 

O Plano de Reconciliação em Memória às Vítima de Conflitos Políticos prevê, entre outras questões, a emissão de certidão de óbito, a entrega dos restos mortais às famílias e a construção de um memorial único para todas as vítimas dos conflitos políticos registados no país.

 

Em 2021, na véspera do assinalar de mais um aniversario do alegado golpe de Estado, o Presidente João Lourenço pediu desculpas públicas em nome do Estado angolano pelas execuções sumárias levadas a cabo após o 27 de maio de 1977, salientando que era “um sincero arrependimento”.

a primeira vez em que foi feita uma homenagem às vítimas destes acontecimentos e de outros conflitos políticos

 

Para o jornalista, Mário Paiva, a data deve merecer um grande debate, por conta das famílias ainda feridas e os protagonistas de então.

 

RD MÁRIO PAIVA

 

JINGLE

 

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) recebeu, esta quarta-feira, as primeiras 50 toneladas de material eleitoral, proveniente da Espanha.

Trata-se de material não sensível, como kits de formação e banners.

Coube ao director geral do sector Público da INDRA, Pedro Viega, entregar o material ao presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva.

É a caminhada para as quintas eleicoes gerais em Angola.

 

Numa altura em que comecou a movimentacao de Partidos políticos junto ao tribunal constitucional para apresentação de candidaturas visando a participacao nas Eleições de Agosto proximo.

 

O MPLA, partido no poder foi o primeiro na agenda, a entregar esta quarta-feira, a sua candidatura,  tornando-se na primeira formação política a formalizar a sua proposta.

A candidatura foi apresentada pelo seu mandatário, general Pedro Neto.

 

 

RD…PEDRO NETO

 

O MPLA vai concorrer numa lista liderada pelo seu actual presidente, Joao Manuel Goncalves Lourenco, como candidato a sua propria sucessao na chefia do Estado.

 

A segunda posicao e ocupada por Esperanca Maria Eduardo Francisco da Costa, actual secretaria de Estado das Pescas, que vai concorrer A vice presidencia da Republica.

 A vice presidente Luísa Damião, diz que o seu partido está organizado para vencer

LUISA DAMIÃO

A vice.Presidente do MPLA, Luisa Damiao.

Sobre este assunto o jurista Alberto Quexinacho considera as declaraçoes de Luisa Damião, proprias de um partido concorrente às eleiçoes. Para ele,  o  importante é que as candidaturas sejam apresentadas dentro do prazo estabelecido:

 

RD… ALBERTO QUEXINACHO 1

 

O jurista apela ainda a todos os fazedores de opiniões, a olharem para os partidos políticos sem distinção.

 

RD… ALBERTO QUEXINACHO 2

 

A avaliação do Jurista Alberto Quexinacho sobre o processo de apresentação de candidaturas às Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, ao Tribunal Constitucional.

 

 

O período de apresentação de candidaturas, que teve inicio segunda-feira última (06), vai decorrer até ao dia 25 do corrente mês.

O MPLA faz parte das 13 formações políticas já habilitadas a concorrer.

 

 

PONTO

 

O governador do Banco Nacional de Angola, disse hoje que não haverá nenhuma injeção de capitais públicos no Banco Económico de Angola, que resulta do saneamento do BES Angola, e que a reestruturação estará pronta ainda este ano.

“Queremos, até final deste ano, que as medidas mais impactantes sejam concluídas, disse José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angola , à margem de um seminário em Carcavelos, nos arredores de Lisboa.

“Não haverá esforço adicional de fundos públicos para que o banco possa continuar a sua operação, foi a opção que seguimos e por isso, com o que está desenhado, não esperamos que outras perdas relevantes venham a acontecer, o sentido desta operação é proteger os depositantes e, dentro do possível, os investidores”, disse.

O responsável, que falava à margem do seminário “Novo Ciclo da Economia Angola”, na Universidade Nova, em Carcavelos, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola, frisou qu e a banca “querimplementar as medidas mais impactantes até final do ano, e depois terã um período em que o banco vai continuar a fazer as suas correções, já numa lógica mais estratégica, mas do ponto de vista de equilíbrio das suas contas e adequação dos capitais, o processo de reestruturação tem de ficar pronto até final do ano”.

Uma das medidas acordadas foi a “conversão de depósitos em capital, assim como a conversão de parte da dívida subordinada também em capital”, explicou o governador, admitindo que tem havido alguns atrasos decorrentes da complexidade do processo e da intervenção de múltiplos agentes.

O ritmo da reestruturação do banco, admitiu, “é o possível, mas há uma coordenação de várias entidades, a Comissão do Mercado de Capitais, o Tesouro, o BNA, e nem sempre essa articulação permite a celeridade” que se gostaria, “mas o processo está em curso e a próxima assembleia de sócios será determinante para o programa de reestruturação do banco”.

O Banco Económico foi criado na sequência da falência do Banco Espírito Santo Angola (BESA), em 2014.

 

PONTO

 

Uma em cada 3 pessoas em todo o mundo não tem acesso a instalações sanitárias adequadas.

Não se trata, contudo, apenas da falta de uma casa de banho. A reduzida disponibilidade de instalações sanitárias públicas e comunitárias também é um problema.

E por cá,  cidadãos da cidade capital reclamam da escassez deste bem público.

 

RD: FALTA DE CASAS DE BANHOS

Populares da cidade de Luanda sobre  a falta de casas de banho públicas,

O médico Jeremias Agostinho fala das doenças que podem advir da falta de casas de banho publicas

RD JEREMIAS AGOSTINHO 1

 

O ambientalista Vladimir Russo refere-se ao saneamento basico como um problema das grandes cidades em Angola.

 

RD VLADIMIR RUSSO

 

 

JINGLE NOTICIAS

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje uma “ação coletiva” urgente para “revitalizar os oceanos”, ameaçados pelas atividades humanas que “minam a biodiversidade”.

Esta quarta-feira, 8 de junho, é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos… Oceanos que cobrem 70% do planeta e produzem 50% do oxigênio da Terra.

 

 

Em mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas destacou que mais de um terço dos estoques de peixes são capturados a níveis insustentáveis do ponto de vista biológico. 

António Guterres lembrou ainda que uma “proporção significativa dos recifes de corais já foi destruída”, além da poluição causada por plástico ter chegado até as ilhas mais remotas e às áreas mais profundas dos oceanos”.  

Segundo o chefe da ONU, é preciso, com “urgência, de ação coletiva para revitalizar os oceanos” e para isso ele sugere que seja encontrado “um novo equilíbrio na nossa relação com o meio ambiente marinho, trabalhando em conjunto com a natureza e não contra ela”.  

 

A bióloga Marinha, Jéssica Ferreira, falando a Rádio Nova, afirma qie a costa angolana tem sofrido o bastante com a pouluição, resultado das actividades humanas.

JESSICA BIOLOGA 1

 

A biologa Marinha Jéssica Ferreira sobre o dia Mundial dos Oceanos.

O reporter João Caculo, traz outras ideias dos cidadãos sobre este dia.

 

RD JOÃO CACULO

Reportagem do João Caculo sobre o dia Mundial dos Oceanos.

 

 

Pelo menos cinco polícias dos Camarões morreram num ataque esta madrugada na cidade de Njitapon, na região noroeste, uma das duas de maioria anglófona naquele país africano, segundo as autoridades.

Os líderes separatistas disseram nas redes sociais que o ataque é uma resposta a um massacre de civis levado a cabo pelo Exército.

O incidente ocorreu dias depois de militares camaroneses terem matado cerca de 10 civis, incluindo uma menina de pouco mais de um ano, na mesma região, confirmou o Ministério da Defesa camaronês.

 

 


O atacante brasileiro, de 34 anos, manifestou enorme desejo de prolongar a relação com o clube petrolífero e não escondeu a ansiedade em ver renovado o contrato, tendo justificado a pretensão em continuar a vestir a camisola tricolor com os êxitos já conquistados na presente época.

O goleador do Petro de Luanda, Tiago Azulão, confessou, recentemente, em declarações à imprensa, por ocasião das celebrações do 16º título no Girabola, estar em processo de negociação do vínculo contratual com a direcção encabeçada por Tomás Faria.

Tiago Azulão voltou a confirmar ao serviço do Petro de Luanda os créditos que o notabilizam como avançado com relação muito íntima com os golos, ao conquistar o estatuto de melhor marcador do Girabola, com 21 golos, e, também, da Liga dos Campeões Africanos, com sete tentos rubricados. É a terceira vez, na maior competição de futebol em Angola, que o brasileiro alcança tamanha façanha, depois de liderar a lista de goleadores nos campeonatos de 2017, com 16 golos, e na época 2018, com 20.

Em 2019, o atacante deixou o Petro após quatro épocas brilhantes e coroada com 60 golos, para representar o Olympiakos de Nicósia, da segunda liga de futebol do Chipre, numa experiência pouco conseguida, tendo regressado em 2020 ao clube angolano tendo em vista a época futebolística 2020/2021. Na altura, o brasileiro chegou a ser apontado ao 1º de Agosto, mas tudo não passou de cogitações.

 

…..

O Bayern Munique está interessado na contratação do avançado Sadio Mané, porém a última oferta que chegou a Liverpool foi apelidada de “anedótica” pelos reds.

Uma opinião tecida pela direção dos reds e partilhada pelo diário britânico The Times, esta quarta-feira.

A Anfield Road chegou uma oferta do conjunto bávaro a rondar os 35 milhões de euros, incluindo variáveis, o que foi considerado pelo Liverpool de manifestamente pouco.

Recorde-se que o senegalês tem apenas mais um ano de contrato com os reds. A transferir-se para o Bayern, e de acordo com o diário Bild, o avançado iria auferir por época um salário bruto de 20 milhões de euros (cerca de 10 milhões de euros líquidos).

 

Data de Emissão: 08-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 07 de Junho de 2022
 

2 mil Observadores estacionais definidos para as eleições gerais em Angola

 

Tribunal constitucional recebe primeira candidatura às eleições esta quarta-feira

 

populares Bié é reclamam falta de alimentos quando o programa  Kwenda com ainda beneficia mais de 5000 famílias na mesma província

 

 Coordenação é de laurinda Tavares

Data de Emissão: 07-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 02 de Junho de 2022
 

Ordem dos médicos defende entrada directa dos recém formados na função pública para colmatar o défice no país.

»»»»»»»» Mãe põe fim a vida do seu próprio filho devido complicações  com ex-parceiro, em Viana.

»»»»»»»» Conselho da república reune-se já amanhã, em mesa está a convocação das eleições.

»»»»»» Estados Unidos da América aprovam novo pacote de sanções contra a Rússia.

»»»»»» Do desporto, Angola pode ter Liga de Futebol ainda este ano, diz o órgão instalador.

-.–.-..–.-..-.-.-.-

Jornal às 19H00, na “Rádio Nova, tem a garantia técnica de Clésio Bento, edição e apresentação de Dena Francsico e o Ricardo Ngolo.

JINGLE 

O conselho da república, órgão consultor do titular do poder executivo, reune-se já amnhã em Luanda.

Depois deste encontro, o Chefe de Estado angolano poderá avanaçar a data da realização das próximas eleiçoes previstas para Agosto deste ano.

Para Sérgio Kalundungo do observatório político e social de Angola caracteriza o escrutinio deste ano como o principal evento do país.

RD…SERGIO KALUNDUNGO – 12H00 – 02.06.2022

Palavras de Sérgio Kalundungo do observatório político e social de Angola e a reunião do Conselho da República que acontece amanhã, em Luanda.

Em declarações recentes aquando da inauguração da sede da comissão nacional eleiroral, o presidente da república disse que a convocação das eleições serão feitas após a reunião do conselho da república.

RD: JOÃO LOURENO 1 19H 26.05.22

Palavras do presidente da república, João Lourenço.

-..-.-.-.-

Os partidos políticos da oposição, com assento na Assembleia Nacional mostraram-se, nesta quinta-feira, optimistas em relação à possível convocação, para breve, pelo Presidente da República, João Lourenço, das quintas eleições gerais.

A este propósito, o porta-voz da UNITA, Marcial Dachala, referiu que isso irá permitir que cada partido político possa preparar-se convenientemente, de forma atempada.

Marcial Dachala referiu ainda que, para a sua formação política, não existem datas ideais, desde que se cumpram com os imperativos constitucionais.

De igual modo, salientou a necessidade de o pleito eleitoral decorrer num clima de paz e concórdia.

Por seu turno, o vice-presidente da CASA-CE, Siconda Alexandre, considerou legítima a convocação das eleições, nos próximos dias, desde que tenha lugar após consulta ao Conselho da República.

Neste sentido, e após a sua convocação, a recolha das assinaturas necessárias para apresentação ao Tribunal Constitucional e a consequente campanha eleitoral, constituirão os principais desafios da coligação eleitoral.  

E alguns cidadãos já perspectivam uma disputa renhedida, sobretudo em Luanda, maior praça política do país e esperam que elas decorram de forma pacífica em todo país. 

Joaquim Kakulu conversou com alguns citadinos.

RD…JOÃO KAKULO  (peça)

JINGLE

Mil e quinhentos médicos vão ingressar no sector da saúde fruto do concurso público aberto dia 30 de Maio deste ano, para preenchimento de vagas nas unidades sanitárias construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.

Durante o concurso para preenchimento de oito mil vagas, está previsto igualmente o ingresso de 3500 técnicos para enfermagem, 1700 técnicos de diagnóstico e terapêutica, mil para apoio hospitalar, 200 para o regime geral e 200 trabalhadores sociais (assistente social de 2ª classe).

E a Ordem dos médicos angolanos defende a entrada directa do recém formados na função pública para colmatar o défice que se tem registado no país.

Esta posição foi manifestada hoje pelo  Secretário Provincial da ordem dos médicos de Luanda Miguel Sebastião.

RD: MIGUEL SEBASTIÃO 1

Palavras do secretário Provincial da ordem dos médicos de Luanda Miguel Sebastião.

De lembrar que este é o terceiro concurso promovido no sector da Saúde. O primeiro realizou-se em Dezembro de 2018, com cinco mil candidatos admitidos.

Actualmente o país conta com 6.400 médicos para uma população de cerca de 28 milhões de habitantes.

.–..-.-.-.-,..,.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-

Ponto

Uma cidadã foi detida nesta terça-feira pelo SIC por supostamente burlar mais de 14 milhões de kwanzas a 9 cidadadãos que pretendendiam adquirir residencias do kilamba e vida Pacífica.

A informação foi avançada hoje pelo director de comunicação institucional e imprensa do sic geral Manuel Halaiwa.

RD: MANUEL HALAIWA.

Director de comunicação institucional e imprensa do sic geral Manuel Halaiwa.

…………………

JINGLE

……………….. 

Já é altura de se legalizar a prosituição em Angola.

A defesa é da jurísta Clementina Mercedes que falava, esta quinta-feira, a próposito do Dia Mundial da Prostituta que hoje se assinala. 

 A efeméride lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração.

Clementina Mercedes que elaborou um relatório enquanto mestranda da faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto com o tema “Legalização da Prostituição em Angola”, diz que este fenomeno é uma realidade no país, principalmente em Luanda. 

RD…CLEMENTINA MERCEDES – 12H00 – 02.06.2022 – 1

Clementina Mercedes lembra que o actual Código penal angolano não penaliza a prostituíção.

A jurista  e defende a sua legalização quando practicado por adultos e a sua criminaliação para menores.

 RD…CLEMENTINA MERCEDES – 12H00 – 02.06.2022 – 2

Ouviamos a jurista Clementina Mercedes e o Dia Internacional da Prostituta que hoje se assinala em todo mundo.

E alguns cidadãos mostraram-se devididos sobre a possibilidade da legalização deste polémico e sennsível assunto.

RD…VOXPOP PROSTITUIÇÂO – 12H00 – 02.06.2022

Cidadãos devididos sobre legalização ou não da prostituição um assunto ainda sensível e polémico em Angola.

…………………

JINGLE

…………………. 

Sob-lema 2017-2022 acções e resultados, decorre o sétimo conselho consultivo  do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, na cidade de Benguela.

Transição energética e agrominerais dominaram as apresentações técnicas de empresas do Sector, conduzida pelo secretário de Estado para o Petróleo e Gás,  José Alexandre Barroso, em representação do ministro Diamantino Azevedo. 

RD JOSÉ ALEXANDRE BARROSO 1

José Barroso, disse que a abertura formal do sétimo conselho  consultivo vai ser feita amanhã.

RD JOSÉ ALEXANDRE BARROSO 2

Ouvíamos Secretário de Estado para o Petróleo e Gás,  José Alexandre Barroso.

Durante  abertura  do setimo Conselho Consultivo do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, esta quinta-feira, na cidade de Benguela, as Sessões Técnicas de trabalho, que decorre até amanhã.

.–..–..-.-

A província da Huíla, uma região com mais de três milhões de habitantes, possui um bom ambiente de negócios.

Quem o defende é o consultor e professor universitário Leonardo Lumenho em declações,eta quarta-feira, à Rádio Nova.

O académico discata a facilidade na criação das empresas para o inicío da actividade empresarial.

Por exemplo, diz, o alvará comercial já se consegue ao nível local sem dificuldades.  

RD…LEONARDO LUMENHO – 12H00 – 02.06.2022 – 1

O consultor diz que o bom ambinete de negócios que se regista nota-se na satisfação que os próprios empresários apresentam.

RD…LEONARDO LUMENHO – 12H00 – 02.06.2022 – 2

De um modo geral, acrescenta o professor, a província da Huila está fortemente virada para a produção agrícola. Nos útlimos tempos, muitas coperativas são criadas na reião.

RD…LEONARDO LUMENHO – 12H00 – 02.06.2022 – 3

Palavras de Leonardo Lumenho falando sobre o ambiente de negócios na Huíla.

………………..

PONTO
…………………

Os moradores do chamado bairro Makita Nkossi, no município do Kilamaba Kiaxe, em Luanda, queixam-se do elevado índice de criminalidade na zona. 

Aflitos com a situação, os habitantes apelam ao policiamento de proximidade para se einverte ro actual quadro.

Detalhes com Joaquim Mussungo.

RD…JAOQUIM MUSSUNGO (peça).

Criminalidade tira sono aos moradores do chamado bairro Makita Nkossi, no Kilamba Kiaxe. 

 

E uma mulher de 32 anos foi detida pela polícia nacional em Luanda, por supostamente ter tirado a vida do filho recém nascido, fruto de uma relação conturbada que manteve com o ex parceiro, tendo depositado o cádaver na residencia do mesmo.

Os dados constam do balanço das últimas 24horas avançados pelo Nestor Goubel, porta-voz so Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

RD…NESTOR GOUBEL – 12H00 – 2.05.2022 

Nestor Goubel, porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional e a operação das últimas 24Horas.

INTERNACIONAL

Casa Branca anunciou, esta quinta-feira, o mais recente pacote de sanções sobre a Rússia, visando autoridades e elites do governo de Vladimir Putin, com uma série de novas sanções financeiras e diplomáticas. 

As últimas medidas, emitidas pelos departamentos do Tesouro e de Estado, visam os ativos de luxo de várias elites russas – incluindo vários iates e aeronaves que pertencem a relações próximas do presidente russo. São ainda sancionadas empresas que gerem serviços e ativos de luxo que trabalham e que estão a tentar escapar às sanções já impostas pelos EUA, segundo um comunicado da Casa Branca.

O Departamento de Comércio também emitiu novas sanções que restringem a capacidade da Rússia proteger tecnologias militares. 

As sanções americanas visam várias elites russas e funcionários do governo, incluindo o empresário russo God Nisanov, a quem o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chama “um dos homens mais ricos da Europa e um associado próximo de vários funcionários russos” e a porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros russa, Maria Zakharova. 

Segundo a Casa Branca, estas últimas sanções foram projetadas “para reprimir a invasão e endurecer” as medidas e “aumentar a fiscalização e a pressão sobre Putin e seus facilitadores”. 

Putin, de acordo com o Tesouro, “fez inúmeras viagens” nos iates no ano passado. Também designou várias empresas de gestão e outros proprietários associados aos barcos, bem como outras empresas de iates associadas a Putin. 

As sanções também visam dois outros iates, o ‘Shellest’ e o ‘Nega’, ambos propriedade de empresas russas. 

“O ‘Shellest’ viaja periodicamente para a costa onde fica o Palácio do Mar Negro do presidente Putin, e o presidente Putin usa o ‘Nega’ para viajar no norte da Rússia”, segundo o Departamento do Tesouro, citado pela CNN Internacional.

As sanções anunciadas esta quinta-feira visam ainda um “amigo próximo” de Putin, Sergei Pavlovich Roldugin, que, segundo o Departamento do Tesouro, é “o padrinho de uma das filhas de Putin”, bem como a esposa de Roldugin, Elena Yuryevna Mirtova. Roldugin é o diretor artístico da St. Petersburg Music House e Mirtova é uma cantora de ópera soprano. 

O governo americano também sancionou uma série de outros iates e aeronaves pertencentes a associados de Putin. 

Além disso, cinco funcionários do governo russo foram colocados na lista de sanções do Departamento do Tesouro, incluindo Yury Slyusar, presidente de uma empresa estatal russa de aeronaves, Vitaly Savelyev, ministro dos Transportes, Maxim Reshentnikov, ministro do desenvolvimento económico, Irek Envarovich Faizullin, ministro da construção, habitação e serviços públicos e Dmitriy Yuryevich Grigorenko, vice-primeiro-ministro. 

Ainda vítima de sanções foi o Severgroup, uma empresa de investimentos multibilionária da Rússia com participações e subsidiárias em metalurgia, engenharia, mineração, turismo, bancos, tecnologia, media e finanças, entre outros setores juntamente com seu líder Alexey Mordashov e três membros da sua família.

DESPORTO 

O Campeonato Nacional da I Divisão (Girabola) pode arrancar, este ano, já em modelo de Liga, numa organização da Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF).

O facto foi anunciado esta quinta-feira, em Luanda, pela direcção do órgão instalador, tendo Alves Simões, antigo presidente de direcção do Interclube, como um dos líderes.

A condicionante, segundo foi dito, prende-se com o facto de se ter ainda de organizar a eleição dos corpos gerentes entre os meses de Junho e Julho, bem como a celebração de um contrato de cedência do Girabola da Federação Angola de Futebol (FAF) para a ANCAF.

Alves Simões admitiu que a nova versão da maior competição futebolista do país, prevista para Setembro, pode arrancar com uma organização conjunta entre a FAF e ANCAF, nesta fase experimental.

 

 

 

Data de Emissão: 02-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 01 de Junho de 2022
 

JORNAL 19 HORAS

01.06.2022

 

 

»»» Mais de 4.700 crianças foram vítimas de abuso sexual em todo país em um ano.

 

»»» Presidente da República inaugura maior hospital materno infantil do País.

 

»»»» Unita anuncia lista dos candidatos as eleições na próxima semana

 

»»» Polícia Nacional na Huíla em prontidão para assegurar as eleições gerais deste ano.

 

 

»»» Do Desporto – Seleção Nacional vence república centro africana na primeira jornada de qualificação do campeonato africano.

 

…………………………………………..

 

Quarta-feira, 1 de Junho de 2022,Assinala-se hoje o dia mundial da criança.

—-…..—….—

 

Jornal às 19H00, na “Rádio Nova” com técnica de Clesio Bento, edita e apresenta Ricardo Ngolo e a Dena Francisco.

 

 

 

 

Mais de 4 mil e 700 casos de abuso sexual contra crianças foram registados em Angola entre Março de 2021 e Março de 2022, com Luanda a registar o maior número.

 

O Director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi, disse que a sua instituição tem promovido campanhas de sensibilização, de forma a mitigar esta situação que nos últimos dias tem preocupado a sociedade em geral.

 

RD PAULO KALESI 1

 

O responsável, referiu ainda que o INAC, realizou um estudo sobre as crenças e práticas culturais, que contribuem para o aumento destes casos.

 

RD PAULO KALESI 2

 

Questionado sobre o casamento infantil, Paulo Kalesi respondeu.

 

RD PAULO KALESI 3

 

Palavras do director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi, sobre o aumento de casos de abuso sexual contra crianças.

 

-.-.-.-.-.-

O Instituto Nacional da Criança (INAC) prevê a redução considerável de menores nas ruas de Luanda, até o final do ano em curso, com a implementação dos programas sociais de inclusão familiar.

 

Um dos projectos garantido é o Kuenda, desenhado pelo Executivo para a transferência de uma renda mensal fixa, no valor de oito mil e 500 kwanzas às famílias vulneráveis.

 

O jornalista Joaquim Mussungo falou com algumas crianças que ganham a vida engraxando sapatos.

 

RD… JOAQUIM MUSSUNGO

 

Celebra-se hoje o dia mundial da criança, a data lembra a Declaração dos Direitos da Crianças em todo o mundo.

 

Oferecer melhores condições de saúde e reduzir a motalidade infantil é um dos objectivos com a entrada em funcionamento do novo hospital materno infantil, em Luanda.

 

A propósito desta data,o presidente da república João Lourenço inaugurou hoje a nova unidade sanitária denominada Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes.

 

RD: JOÃO LOURENÇO 1

 

João Lourenço, saudou os jovens profissionais de saúde que muito têm feito neste sector.

 

 

RD: JOÃO LOURENÇO 2

 

Palavras do Presidente da república Joao Lourenço.

 

Segundo a ministra da Saúde Sílvia Lutukuta o hospital vai aumentar a cobertura dos serviços de pediatria e maternidade, contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil no País.

 

RD… SILVIA LUTUKUTA 1

 

 

Ministra da Saúde Sílvia Lutukuta.

 

Presidente da República inaugurou hoje o maior hospital materno infantil do País, cujo nome foi atribuido ao Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, situado no bairro Camama, município de Belas.

 

 

PONTO

 

Angola e o Brasil assinaram esta quarta-feira, em Luanda, um acordo denominado Programa de Cooperação sobre Desenvolvimento da Agricultura em Áreas Irrigadas e Agricultura Familiar.

 

O acordo, no âmbito da cooperação e a parceria estratégica entre os dois Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi assinado pelo director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Sardinha, e o director da Agência Brasileira de Cooperação, Rui Carlos Pereira, conforme uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve hoje acesso. 

 

Angola e Brasil mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios, com particular enfoque para a política, diplomacia, economia, defesa, transportes, cultura e o sector empresarial.

 

O economista Wilson Chimoco disse que este acordo pode ajudar na dinamização da diversidade económica.

 

 RD WILSON CHIMOCO

Economista Wilson Chimoco.

 

-.-.-.-.-.-

 

E nesta sexta-feira o Presidente João Lourenço deverá reunir-se com o Conselho da República, reunião que poderá resultar na convocação das eleições gerais agendadas para Agosto deste ano.

 

A propósito deste assunto, o Manuel Luamba conversou com o sociólogo Sérgio Calundungo.

 

RD… MANUEL LUAMBA

 

O Manuel Luamba e a visão do sociólogo Sérgio Calundungo, sobre a reunião do conselho da República esta sexta-feira que poderá resultar na convocação das eleições gerais deste ano.

 

PONTO  

 

 

Lista da Unita dos candidados às eleições de agosto podem ser conhecidas na próxima semana, diz o líder daquele partido Adalberto Costa Júnior.

O político disse hoje que quer apresentar na próxima semana a lista de candidatos às eleições de agosto, uma escolha que devera refletir “a pluralidade que o seu partido tem estado a partilhar com a sociedade civil.

Falando numa videoconferência com jornalistas, Adalberto da Costa Júnior disse que a UNITA vai avançar com um amplo acordo com outros partidos políticos e a sociedade civil. Faltam ainda alguns passos. Talvez na próxima semana teremos toda esta formatação concluída.

O jurista Alberto Quexinacho fez a seguinte análise sobre este anúnico.

RD: ALBERTO QUEXINACHO

Palavras do jurista Alberto Quexinacho.

 

-.-.-.-.-.-

 

Uma conduta exemplar antes, durante e após as eleições gerais, previstas para Agosto próximo é o apelo dado hoje aos partidos políticos pelo comandante provincial da Polícia Nacional no Cunene.

O comissário Leitão Ribeiro fez este apelo num encontro de concertação sobre segurança pública em época eleitoral, em que participaram líderes e representantes dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA e da coligação CASA-CE.

Na ocasião, Leitão Ribeiro disse que os partidos, enquanto protagonistas do processo, devem primar pela harmonia, concórdia e paz, bem como facilitar o trabalho da polícia.

Quanto ao encontro, afirmou que permitiu colher os pontos de vista de cada partido, sobre a melhor forma para garantir o respeito pela diferença e das acções que concorram para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

Mais participação das mulheres nas eleições de agosto próximo, é um marco registado no pleito eleitoral de 2022,com as estatísticas a indicarem para um aumento de mais de 50%, conforme avança o politólogo Lutina Santos.

 

RD… LUTINA SANTOS

 

Para a socióloga Verónica Esperança, mais do que estarem representadas, é importante que as mulheres tenham voz efectiva.

 

RD… VERÓNICA

 

Socióloga Verónica Esperança.

 

PONTO

 

Um cidadão nacional de 49 anos foi detido nesta terça-feira pelo Serviço de Investigação Criminal por falsificação de vistos de viagem para Portugal e Brasil.

 

A informação foi avançada pelo director do gabinete de comunicação institucional e de imprensa do SIC, geral Manuel Halaiwa explica como a suspeito actuava.

 

RD: MANUEL HALAIWA 1 19. 06.22

 

O director do gabinete de comunicação institucional e de imprensa do SIC, geral Manuel Halaiwa

 

INTERNACIONAL

 

 

 

Conselho Noroegues para Refugiados disse hoje que as dez crises de deslocados mais negligenciadas do mundo estão todas em África, sublinhando que, pela primeira vez, todos os países que se incluem essa lista são africanos.

 

A África lidera a classificação anual das crises de deslocados mais negligenciadas em 2021, elaborada pelo Conselho Noroegues para Refigiados, que em edições anteriores incluía países de outros continentes, como Venezuela e Honduras.

 

“O facto de as crises mais negligenciadas do mundo estarem todas na África indica o fracasso crónico dos agentes de decisão, doadores e dos média em lidar com conflitos e sofrimento humano neste continente”, disse o secretário-geral do Conselho, Jan Egeland, citado num comunicado, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

 

O CNR colocou a República Democrática do Congo (RDCongo) em primeiro lugar na lista dos países em que as crises de deslocados foram mais negligenciadas, pelo segundo ano consecutivo.

 

O nordeste da RDCongo tem sido afetado pela violência de grupos armados e conflitos intercomunitários, com um aumento acentuado dos ataques a campos de deslocados desde novembro de 2021.

.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.–.

 

Três militares e quatro civis foram mortos no início da semana por extremistas islâmicos do BokoHaram na região norte dos Camarões segundo fontes das autoridades locais.

O posto militar de Hitawa, perto da fronteira com a Nigéria, “foi atacado na noite de segunda-feira por membros do BokoHaram”, declarou à agência noticiosa France-Press uma autoridade local, a coberto do anonimato.

 Em julho de 2021 haviam sido mortos cinco militares e um civil, em Ziqué, na ponta norte dos Camarões, por uma “horda de terroristas fortemente armados da seita Boko Haram”, segundo o Ministério da Defesa do país.

A rebelião do Boko Haram estalou em 2009 no nordeste nigeriano e espalhou-se aos países vizinhos.

Desde então, as Nações Unidas afirmam que os extremistas islâmicos já assassinaram mais de 36.000 pessoas (especialmente na Nigéria) e provocaram três milhões de deslocados.

 

.-.-.-.–..-..-.-.-.-.-.

 

A guerra na Ucrânia “poderia terminar amanhã”, diz Antony Blinken, em declarações foram feitas numa conferência de imprensa que contou com o secretário de Estado e o líder da NATO Jens Stoltenberg, onde discutiram o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

 

Numa conferência de imprensa conjunta, esta quarta-feira, em Washington, o secretário de Estado americano Antony Blinken e o líder da NATO que tiveram oportunidade de falar sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

 

Assim, o líder da NATO, diz que o novo pacote de armas para a Ucrânia, já anunciado esta terça-feira, é “exatamente o que eles precisam” e fortalecerá o país em quaisquer negociações no futuro.

Acrescentou ainda que a NATO só foi fortalecida pelo conflito, algo que ele acredita que a Rússia não esperava depois de invadir a Ucrânia. Reiterou igualmente que a NATO defenderá “cada centímetro” do território da aliança e que 20 mil tropas extra foram enviadas para o flanco leste.

 

Sobre as preocupações da Rússia interpretar o pacote de armas para a Ucrânia como uma escalada, Blinken sublinhou que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi claro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre as consequências da invasão russa.

 

“Não havia como esconder a bola. Fomos extremamente claros sobre isso desde o primeiro dia, com o presidente Biden a comunicar diretamente ao presidente Putin. Fizemos exatamente o que dissemos que faríamos”, afirmou.

E reforçou que o presidente dos EUA disse a Putin que queria menos NATO, mas em vez disso, “está a receber mais NATO, mais tropas e mais membros”.

 

 

DESPORTO

 

 

cautelas da Selecção Nacional de futebol, durante a recepção hoje  da congénere República Centro Africana no estádio 11 de Novembro, em Luanda é a sugestão do antigo internacional Fabrice Maieco “Akwá.

 

Em antevisão do jogo da 1ª jornada do grupo E, de acesso ao Campeonato Africano de 2023, na costa do marfim, defendeu rigor defensivo e eficiência na finalização, para anular qualquer iniciativa do adversário para vencer a partida.

 

Em seu entender, independentemente do fraco historial, a RCA já venceu Angola em 2016, no seu reduto (3-1), enquanto um ano antes, em 2015, o resultado foi desfavorável (0-4), em jogo realizado na província da Huíla.

 

Angola procura a nona participação no evento continental, após a última em 2019, no Egipto. A  República Centro Africana busca a primeira presença.

 

 

 

 

Data de Emissão: 01-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
Edição de 27 de Maio de 2022
 

»»»»» Angola precisa de um modelo de Estado “que reconheça a diversidade dos povos, Diz Marcolino Moco. Começou hoje o congresso da nação.

»»»»» SENADIAC recolhe mais de 30 milhões de kwanas e paga artistas mais de dois milhoes. Celebra-se amanhã dia dos direitos do autor e conexos.

»««« Mais de 4 MIL CIVIS MORRERAM na guerra na Russia/Ucrania.

Joga-se amanhã a final da BOL League: Petro Luanda defronta o surpreendente Monastir da Tunisia.
………………………….
Jornal às 19H00, na “Rádio Nova” tem a garantia técnica de Clésio Bento, edição e apresentação estão a Dena Francisco e o Ricardo Ngolo.
JINGLE NOTÍCIAS

 

a importância de se autenticar um produto no mercado foi tema de conversa nesta sexta-feira no balanço dos últimos 3 anos DO Sistema nacional de autores e conexos.
Sobre este assunto quem nos traz mais dados é o repórter joao kackulo

RD: JOÃO KAKULO.

.–..-.-.-.-
Angola precisa de um modelo de Estado “que reconheça a diversidade dos povos.

Essa ideia foi defendida hoje pelo antigo primeiro-ministro angolano Marcolino Moco no congresso da nação que decorre em Luanda.
Segundo o ex-governante, Angola é constituída por vários povos, com diversidades específicas, mas o Estado angolano, frisou, tem funcionado como se essa realidade não existisse.

RD: MARCOLINO MOCO 1
O Bispo católico Zacarias Camuenho destacou os 46 anos de independencia, a reconciliação nacional e o pedido de perdão do presidente da república feito as famílias das vítimas de conflitos.
RD: ZACARIAS CAMUENHO

Recorde-se que no ano passado, o chefe de estado, João Lourenço, pediu desculpas públicas em nome do Estado e do seu governo ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.

RD…JOAO LOURNCO – 12H00 – 26.005.2022 PERDÃO
Palavras de João Lourenço quando pedia perdão ano passado ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.
-.-.–.—
O PRESIDENTE da Unita Adalberto Costa Júnior diz que necessário apresnder com o passado para que os erros do passado não se repitam.
RD: ADALBERTO COSTA JÚNIOR

O membro da organização do congresso da nação Francisco Viana fala dos motivos que levou a convidar as distintas organizações tendo em conta o pleito eleitoral que se avisinha.
RD: FRANCISCO VIANA

o congeresso nação começou hoje e vai até sábado É um projecto que junto líderes políticos, religiosos, academicos e sociedade civil que discutem o país.
O Mpla não se fez presente neste congresso.
E analalista em
CARLOS CABACA DIRECTO

-..–..–..-.-.–.

Os moradores do muncipio de Viana, em Luanda, mostraram-se preocupados com a falta e desactivação de pedonais naquela circunstância da capital.
Os habitantes dizem que muitas pessoas chegam até a serem atropeladas num país onde os acidentes rodoviários continuam a ser a segunda maior causa de morte depois da malária.
A reportagem é de Edgar Manuel (peça)

RD…EDGAR MANUEL – 12H00 – 27.05.2022

JINGLE
A problemática das crises humanitárias estará em análise, esta sexta-feira, na Cimeira Extraordinária da União Africana (UA), a decorrer em Malabo, Guiné Equatorial, com a presença do Presidente de Angola, João Lourenço.
O evento decorrerá numa altura em que se estima a existência de cerca de 113 milhões de pessoas com necessidades de ajuda humanitária no continente, 48 milhões das quais na condição de refugiados, requerentes de asilo e deslocados internos.
Pela sua importância, prevê-se que a Cimeira Extraordinária abra espaço para os líderes africanos e os doadores internacionais analisarem a questão da mobilização de fundos.
Dados da UA indicam que as necessidades humanitárias estão a aumentar rapidamente em África, fundamentalmente por causa de conflitos e choques climáticos, prevendo-se que mais de 30 milhões de pessoas estejam deslocadas internamente, em consequência de conflitos intercomunitários e da insegurança alimentar.
Além da Cimeira sobre as Crises Humanitárias, a capital da Guiné Equatorial acolhe sábado outra importante Cimeira sobre Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governos no continente africano.
………………..
Em exclusivo à Rádio Nova, o reverendo Ntony a Nzinga apelou, esta sexta-feira, aos líderes políticos a levarem a sério as eleições de Agosto deste ano.
O pleito de Agosto pode ser convocado pelo presidente da república, João Lourenço, a qualquer altura depois de ouvir o Conselho da República.
O reverendo elogiou a maturidade dos cidadãos demostrada nas anteriores eleições realizadas em Angola.
RD….Ntony Nzinga – 12H00- 27.05.2022 – 1
Em relação ao exércicio de direitos, liberdades e garantias, Nzinga não tem dúvidas de que o angolano já coloca bem em práctica a sua cidadania.
RD….Ntony Nzinga – 12H00- 27.05.2022 – 2
O também docente universitário entende que os cidadãos deviam participar mais na vida política do páis.
RD….Ntony Nzinga – 12H00- 27.05.2022 – 3
Declarações do revenrendo Ntony Nzinga hoje em grande entrevista conduzida pela jornalista Laurinda Tavares e emitida esta sexta-feira, na Rádio Nova.
……………….
PONTO
……………….
Alguns líderes relegiosos apelaram aos cidadãos a cultivarem o hábito de perdão para que se possa contrubuir para o processo de reconciliação nacional emcurso em Angola.
Os líderes falavam a proposito do 27 de maio que hoje se assinala.
Os promenores com Joaquim Mussngo.
RD…JOAQUIM MUSSUNGO – 12H00 – 27.05.2022
……………….
JINGLE
……………….
Não há registo de varíola em Angola.
A garantia é de uma fonte do Ministério da Saúde contactada pela Rádio Nova para confirmar ou desconmfirmar uma informação posta, esta quinta-feira, a circular segundo a qual esta doença já circvulava no país.
Géssica Leonardo com os detalhes.
RD…GÉSSICA LEONARDO – 12H00 – 27.05.2022
…………………………..

Com o intuito de trazer para o panorama nacional um novo modelo de analisar a cultura, começa apartir de amanhã das 15hrs as 18horas aqui na Rádio Nova o programa Kubata dya nguxi.
O músico, convidado residente e co-produtor Carlos Lamartine,fala sobre a criação deste projecto.
RD CARLOS LAMARTINE
O relizador de televisão e produtor do programa,Nguxi dos Santos, disse que a globalização não deve impedir-nos de viver a nossa cultura.
RD NGUXI DOS SANTOS
O relizador de televisão Nguxi dos Santos.
Começa apartir de amanhã das 15hrs as 18horas aqui na Rádio Nova o programa Kubata dya nguxi.

INTERNACIONAL

Pelo menos 4 mil e 31 civis morreram e mais de 4 mil e 700 ficaram feridos em pouco mais de três meses de guerra na Ucrânia, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores, confirmou hoje a Organização das Nações Unidas.
Das vítimas mortais confirmadas pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), 261 são crianças, e há também 406 crianças entre os feridos, de acordo com as estatísticas diariamente atualizadas.
A ONU teme que os números de vítimas da guerra na Ucrânia, que entrou hoje no seu nonagésimo terceiro dia, aumentem consideravelmente quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.
-.-.-..-.-.-.
Pelo menos 17 corpos foram descobertos em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo, uma região que tem sido palco da violência de grupos armados, onde outras nove pessoas foram mortas na quinta-feira, disseram hoje fontes locais.
Os 17 cadáveres, já em decomposição, alguns deles decapitados, foram encontrados na quinta-feira por militares que patrulhavam as margens do rio Ituri,disse à agência de notícias francesa, um, membro da sociedade civil da autarquia local.
O último grande ataque atribuído a este grupo remonta a meados de maio, quando pelo menos 20 civis foram massacrados na aldeia de Monge na República Democrática do Congo .
………………………….
DESPORTO

Petro de Luanda defronta sábado o Monastir da Tunísia, na final da Liga Africana de Basquetebol de clubes que decorre em Kigali, Rwanda.
A formação angolana venceu na noite de quarta-feira o FAP dos Camarões, por 88-74, no confronto da primeira meia-final.
Na segunda meia-final, a equipa tunisina venceu, com alguma surpresa, o campeão em título, o Zamalek do Egipto, por 88-81.
Após a terceira posição alcançada na edição de 2021, o Petro de Luanda tem agora a possibilidade de conquistar o seu primeiro troféu continental nesta nova versão da prova, agora organizada pela FIBA-África e patrocinada pela Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).   
-.—.-..–.-..–.-.-.-.-..–.-.-.-.-..

Pela terceira vez, Liverpool e Real Madrid vão opor-se numa final da Liga dos Campeões europeus de futebol.
O campeão espanhol e o vice-campeão inglês têm duelo marcado para amanhã, no estadio de frança, em Paris, numa reedição da decisão de 2018, quando os ‘merengues’ arrecadaram pela decima terceira vez vez o troféu da principal competição europeia de clubes.
Há 40 anos, em 1981, os dois emblemas já se tinham defrontado pela primeira vez numa final da Taça dos Campeões Europeus, curiosamente em Paris, onde o Liverpool venceu por 1-0.
Comentarista desportivo Manuel Duarte,fez uma análise sobre o jogo.
RD MANUEL DUARTE
Comentarista desportivo Manuel Duarte.

Data de Emissão: 27-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 26 de Maio de 2022
 

»»»»»»»» Polícia nacional acusada pela morte de Dois funcionários da barragem de caculo cabaça, no kwanza norte.

»»»»»» Em 5 anos, duas mil pessoas perderam a vida em acidentes rodoviários em todo o país.

»»»» Convocação das eleições podem ser feitas a qualquer momento, diz o presidente da república João Lourenço. CNE JÁ TEM NOVA SEDE.

»»»» Mais de 200 casos de Monkeypox foram detetados em 19 países desde o início do mês, especialmente na Europa.

…………………………….
Jornal da noite, referente a 26 de Maio de 2022, na “Rádio Nova, é tecnicamente assistido por Clésio Bento, edita e apresenta: a Dena Francisco e o Ricardo Ngolo.
JINGLE NOTÍCIAS

Polícia Nacional no Kwanza Norte está ser acusada de disparar a queima roupa contra tabalhadores de uma empresa de aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabeça, em Cambambe, quando estes se manifestavam exigindo melhores condições laborais.
Os disparos resultaram na morte de dois trabalhadores, e deixou várias pessoas feridas.
O porta voz do Serviço de Investigação Criminal do Kwanza Norte, Adão Morais, confirmou a informação.
RD ADÃO MORAIS
O porta voz do Serviço de Investigação Criminal do Kwanza Norte, Adão Morais.
O responsável do sindicato dos tabalhadores Leonardo Bate-chapa, fala de uma atitude sanguinária uma vez que não havia, resistência por parte dos trabalhadores durante o protesto.
RD LEONARDO BATE-CHAPA 1
Leonardo Bate-chapa, faz um apelo ao presidente da republica, ao Governador da provincia e ao do Ministro da Energia e Águas, no intuito de verem a sua situação resolvida.
RD LEONARDO BATE-CHAPA 2

Palavras do responsável do sindicato dos tabalhadores do aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabeça, em Cambambe, província do Cuanza-Norte Leonardo Bate-chapa.
A rádio nova contactou a director do GAMEK engenheiro Fernando Barro, mas sem suscesso.
.-..–..–.-.-.-
PONTO
Sinistralidade rodoviária continua a ser uma das principais causas de morte no país.
Desde 2017 até o presente ano, mais de duas mil pessoas perderam as suas vidas nas estradas nacionais.
Quem nos traz mais dados sobre este assunto é o repórter João Kakulo.
RD: JOÃO KAKULO
Ouvíamos o repórter João Kakulo.
.–..-.-
Experiência adquirida por Angola na prevenção, controlo e resposta à pandemia da Covid-19 foi apresentada hoje pela ministra da saúde, Sílvia Lutucuta.
A partilha foi feita durante a 75ª septuagésima quinta, Assembleia Mundial da Saúde da Organização da Saúde (OMS), que decorre em Genebra (Suiça) de 22 a 28 deste mês, sob o lema “Paz pela saúde, saúde pela paz”.
A ministra aproveitou a ocasião para felicitar Tedros Ghebreyesus pela sua reeleição ao cargo de girector-geral da OMS, o que demonstra o reconhecimento da liderança efectiva que exerceu durante o primeiro mandato, e de forma mais marcante, durante os dois últimos anos, face à pandemia de Covid-19.
Angola tem defendido, durantes as suas intervenções, pragmatismo, antecipação dos eventos de saúde pública, planeamento estratégico, inovação e equidade no acesso aos serviços de saúde.
Os participantes ao encontro estão a recomendar uma forte vigilância sanitária não só para o controlo da pandemia da COVID-19, como também das doenças emergentes e re-emergentes, tais como a poliomielite e a varíola do macaco.

PONTO
O barril do petroleo voltou a subir no mercado internacional. O brent, referencia de Angola está agora a ser comercializado a 114 dólares. Um economista ouvido pela Rádio Nova diz que isso será benefico para a economia angolana, mas alerta que é necessário continuar a investir no sector não petrólífero.
Promenores com Géssica Leonardo (peça)
RD…GÉSSICA LEONARDO (peça).
………………..
JINGLE
Convocação das eleições deste ano vão ser feitas a qualquer momento após reunião do conselho da república, informou hoje o chefe de estado João Lourenço.
O titular do poder executivo fez esses pronunciamentos nesta quinta-feira após inauguração das novas instalações da Comissão Nacional Eleitoral, em Luanda.
RD: JOÃO LOURENÇO 1 19H 26.05.22
Realização de eleições não é sinónimo de instabilidade. O presidente da república João Lourenço ainda a sociedade e aos atores políticos a pautarem num clima de paz e harmonia.
RD: JOÃO LOURENÇO 2 19h. 26.05.22
Palavras do presidente da república João Lourenço.
Enquanto isso, o presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, anunciou que a solução tecnológica eleitoral para centro de escrutínio para as eleições de agosto próximo, vão ser alvo de “auditoria externa independente.
O responsável adiantou também que nos próximos dias será igualmente lançada uma campanha de educação cívica e eleitoral.
RD: MANUEL PEREIRA DA SILVA 1 19h 26.05.22
Manuel Pereira da Silva disse que CNE está totalmente empenhada para realização do presente pleito de forma harmoniosa.
RD: MANUEL PEREIRA DA SILVA 2
Ouvíamos o presidente da comissão nacional eleitoral, Manuel Pereira da Silva.
O presidente da CASA-CE Manuel Fernandes, disse que não basta apenas inaugurar uma nova etapa da CNE, mas sim respeitar a decisão do cidadão.
RD MANUEL FERNANDES 1
Manuel Fernandes, destacou o papel da comunicação social na transmissão da informação durante o período eleitoral.
RD MANUEL FERNANDES 2
Deputado da CASA-CE Manuel Fernandes.
Foi inaugurado hoje o novo edifício da CNE, denominado Margaret Anstte, antiga enviada especial das Nações Unidas para Angola para verificar as eleições de 1992.
Orçada em mais de 44 milhões de dólares, a nova infra-estrutura da CNE está localizada entre a rua dos Coqueiros e a ex-calçada Baltazar de Aragão.

PONTO

Presidente da República, João Lourenço, chegou ao fim da tarde desta quinta-feira à cidade de Malabo, Guiné Equatorial, para participar nas cimeiras da União Africana sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governos e sobre a situação humanitária no continente africano.
A primeira cimeira acontece na sexta-feira e será dedicada a questões humanitárias e à acção de doadores. Já a segunda, acontece no sábado e vai abordar a situação do terrorismo e as mudanças inconstitucionais de governos em África.
A realização da cimeira extraordinária sobre terrorismo e mudanças inconstitucionais de governos em África foi proposta pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aquando da cimeira ordinária dos líderes do continente, realizada em Fevereiro deste ano, em Adis Abeba, Etiópia.
O encontro vai analisar o impacto deste flagelo no continente, de modo a identificar estratégias conducentes a um plano de acção abrangente para combatê-lo.
O Rádio ouviu o especialista em questões internacionais, Nkinkinamo Tussmba.
RD…NKINKINAMO TUSSAMBA – 12H00 – 26.05.2022

Palavras de Nkinkinamo Tussamba esopecialisrta em questões internacionais e a cimeira da União Europeia sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governos em África.
-.-..–.-.-.-.
Um fundo próprio para atender situações humanitárias nos países africanos estão a ser criado pela organização do continente berço.
A informação foi avançada hoje pela Comissária da União Africana (UA) para a Agricultura e Economia Rural, Josefa Sacko.
O fundo, de acordo com a diplomata angolana ao serviço da UA, tem em vista apoiar camponeses e famílias, vítimas de eventuais calamidades naturais e catástrofes causadas pelas alterações climáticas.
A diplomata considerou fundamental que a UA trabalhe com as agências humanitárias, a fim de se alcançar o que chamou “soberania alimentar no nosso continente”.
.–.-.–..-.
Alguns cidadãos defendem que se deve refletir sobre o 27 de Maio, mas sem mágoa.
Os cidadãos falavam sobre a data que amanhã se assinala que recorda o massacre de 1977.
Helder da Cruz, por exemplo, entende que o dia devia servir de reflexão sobre outros momentos que o país viveu.

RD…HELDER CRUZ – 12H00 – 26.005.2022

António Domingos diz ter vivido a situação do 27 de Maio e eplica porque os angolanos devem continuar a reconciliarem-se depois deste acontecimento.

RD…ANTONIO DOMINGOS – 12H00 – 26.005.2022

E no ano passado, o presidente da República, João Lourenço, pediu desculpas públicas em nome do Estado e do seu governo ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.

RD…JOAO LOURNCO – 12H00 – 26.005.2022 PERDÃO
Palavras de João Lourenço quando pedia perdão ano passado ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.
A reconciliação nacional deve ser um processo contínuo em Angola.
Quem o diz é um historiador ouvido pela Rádio Nova.
Joaquim Mussungo com os detalhes.
RD…JOAQUIM MUSSUNGO – 12H00 – 26.005.2022.
INTERNACIONAL
A fome no mundo pode acabar até 2030 se as pessoas e o planeta forem priorizados face ao lucro, disse hoje o secretário-geral das Nações Unidas.

António Guterrez destacou ainda que um em cada cinco africanos estavam subnutridos em 2020.
Ao falar na abertura do diálogo de alto nível denominado “Fortalecimento da resiliência em nutrição e segurança alimentar no continente africano”.
António Guterres reforçou que “os conflitos criam fome” e que a “crise climática amplifica o conflito”, avaliando que estes são “problemas são sistémicos” e que “estão cada vez piores”.
o secretário-geral reforçou que choques externos estão a agravar a situação em África, referindo concretamente a guerra da Rússia na Ucrânia, que levou a um recorde dos preços dos alimentos, voltando a apelar para que as restrições à exportação de alimentos sejam levantadas, reservas estratégicas devem ser libertadas, e que excedentes sejam alocados aos países necessitados.
.–..-.-.-.–..-
Mais de 200 casos de Monkeypox foram detetados em 19 países desde o início do mês, especialmente na Europa.
O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (Africa CDC), apelou esta quinta-feira para que os países com alguns casos de Monkeypox não açambarquem vacinas contra o vírus, à semelhança do que aconteceu com a Covid-19.
Segundo o diretor da Africa Centro de Doenças, Ahmed Ogwell Ouma citado pela Reuters, pediu que as vacinas fossem “para onde é mais necessário e mais equitativo, baseado no risco, e não para quem tem a capacidade de as comprar”
O vírus da Monkeypox é endémico em alguns países do continente africano, como os Camarões, a República Centro Africana, a República Democrática do Congo e a Nigéria.
.-.–..-.-
O Governo da Albânia aprovou hoje formalmente a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, ao considerar que implica “um importante desenvolvimento” no fortalecimento da segurança e cooperação na zona euro-atlântica, disse a ministra para os Assuntos externos e Europa.
Os protocolos terão de ser ratificados pelo parlamento albanês, esperando-se que todos os partidos apoiem por unanimidade o ingresso.
A Suécia e a Finlândia solicitaram formalmente a sua adesão em 18 de maio, em Bruxelas.

DESPORTO

Final da Liga Africana de Basquetebol vai ser disputada neste sábado entre o Petro de Luanda o Monastir da Tunísia.
A formação angolana venceu na noite de quarta-feira o FAP dos Camarões, por 88-74, no confronto da primeira meia-final.
Já na segunda meia-final, a equipa tunisina venceu, com alguma surpresa, o campeão em título, o Zamalek do Egipto, por 88-81.
Após a terceira posição alcançada na edição de 2021, o Petro de Luanda tem agora a possibilidade de conquistar o seu primeiro troféu continental nesta nova versão da prova, agora organizada pela FIBA-África e patrocinada pela Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).   

Data de Emissão: 26-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 02 de Maio de 2022
 

Combois parados nos Caminhos de Ferro de Luanda, onde foi decretada greve geral esta 2ª feira

 

– Liberdade de imprensa com altos e baixos, consideram jornalistas, em véspera do 3 de Maio

 

– Parte do acervo de Mário Pinto de Andrade já em posse do Arquivo Nacional de Angola

 

António Guterres quer países ricos a investir em África, depois da covid e da guerra na Ucrânia

 

 

-Do futebol, selecção senegalesa punida com um jogo à porta-fechada, após incidentes de Março passado com Egipto

Data de Emissão: 02-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 26 de Abril de 2022
 

– Crises familiares continuam a empurrar crianças para a rua… Neste jornal o drama de meninos que fazem das ruas de Luanda o seu lar

 

– Jurista elogia acções da PGR no combate à corrupção, mas diz que país ainda está aquém do esperado

 

– Angola recuperou 12 mil milhões de dólares em quatro anos, no quadro do combate à corrupção

 

– cidadão

 

-cidadãos zimbabwanos detidos na Huila por burla e associação criminosa

Data de Emissão: 26-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 25 de Abril de 2022
 

Especialista clínico diz ser impossível erradicar a malária no país, sem soluções para o problema do saneamento básico.

 

-..-.-.-.-.-

Presidente da República João Lourenço felicita Emanuel Macron pela reeleição em França.

-..-.–.-..-

Angola tem empresas suficientes para suporte científico e técnico no sector mineiro, diz Ministro dos Recursos Mineirais

-..-..-..-..-

Nações Unidas exigem investigação sobre morte de mais de 150 pessoas em Darfur

…………………

Jornal às 19H00, na “Rádio Notícia”, tem a garantia  técnica de Domingos Ambrósio, edição e apresentação de Laurinda Tavares e Ricardo Ngolo.

Data de Emissão: 25-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 22 de Abril de 2022
 

– Lei de Imprensa alarga capital estrangeiro nos órgãos de comunicação social

– Mpla prepara jornadas parlamentares para a última semana de Abril, enquanto UNITA mais liberdade na imprensa pública

 

– Eleições em França….Macron encerra campanha apelando à reconciliação dos franceses

Data de Emissão: 22-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 21 de Abril de 2022
 

– 50 MILHÕES DE DÓLARES FALSOS APREENDIDOS PELO SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NA PROVÍNCIA DO HUAMBO.

 

–  PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM VISITA DE TRÊS DIAS A CABINDA, INAUGURA NOVO HOSPITAL

 

– JOVENS CABINDENSES PEDEM ATENÇÃO DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO PARA A QUESTÃO DO DESEMPREGO

 

FILHOS DO EX-PRESIDENTE DO GABÃO, OMAR BONGO ONDIMBA, INDICIADOS PELA JUSTIÇA FRANCESA POR CORRUPÇÃO.

-..-.-.-.-.-.–..-.-.-

Jornal da noite, referente a 21 de abril de 2022, tem a garantia técnica de Clésio Bento, Edição e apresentação Dena Francisco e Ricardo Ngolo.

 

Data de Emissão: 21-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 18 de Abril de 2022
 

Presidente da Casa-Ce aconselha à CNE mais abertura ao diálogo com actores políticos

 

-Médico sindicalista encontrado morto na via pública, em Luanda

– dia mundial dos monumentos e sítios, historiador defende mais valorizaçao do patrimonio histórico

 

-Petro de Luanda – Espoir Fukash

Data de Emissão: 19-04-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 07 de Abril de 2022
 

– Registo eleitoral oficioso a 5 horas do fim, sem possibilidade de nova prorrogação…

Buap’s continuam a registar enchentes

 

– Ministério do Ensino Superior anuncia plano de salvação do ano académico, depois de 14 semanas de greve

 

– Laurinda Cardoso aconselha partidos políticos a não usarem Tribunal Constitucional como bode expiatório

 

– Ciryl Ramaphosa acusa ONU de prejudicar países em desenvolvimento

Data de Emissão: 07-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 05 de Abril de 2022
 

Presidente João Lourenço já está em Luanda depois de lançar no Cunene a pré-campanha eleitoral do MPLA

 

-partidos da oposição reagem ao discurso do Presidente do MPLA sobre falta de um programa de governação

 

– Crise da seca minimizada no Cunene com inauguração do sistema de tranferência de águas

 

– Sorteio da liga dos campeoes de África dita Petro de Luanda-Man Melodi Sandowns

Data de Emissão: 05-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 30 de Março de 2022
 
Data de Emissão: 30-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 17 de Março de 2022
 

– Divulgados novos dados sobre dossier Banco do espírito Santo… Álvaro Sobrinho está a ser ouvido em Lisboa  

-Governo define 2025 como meta para eliminar o trabalho infantil

-Agência Nacional de Petróleo e Gás procura conter vazamento do crude nos mares de Cabinda

-Deputados do Mpla em campanha pelo registo eleitoral, a 14 dias do fim do processo

Data de Emissão: 19-03-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 16 de Março de 2022
 

– Depois de Cabo-Verde, Presidente da República vai aos Estados Unidos em visita privada

 

-Angofoot faz mais uma vítima  mortal, com acusações contra agentes da polícia nacional.

 

– CEDEAO denuncia “dimensão internacional” de golpes de Estado em África

 

– Presidente ucraniano envia mensagem a Joe Biden e emociona congresso americano

 

– Sagrada Esperança derrota libolo em plena Vila de Kalulo

Data de Emissão: 16-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 14 de Março de 2022
 

– Eleições autárquicas estão para breve, garante presidente João Lourenço

– Lançados cursos de mestrado em prospecção e exploração de diamantes

– 17 milhóes de doses de vacinas contra a covid administradas no Posto do paz Flor na última semana

– Presidente ucraniano descreve como difíceis negociações com a Rússia. Decorreu hoje mais uma ronda negocial

Data de Emissão: 14-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 09 de Março de 2022
 

– BNA define novos limites para entrada e saída de moeda

 

– Autoridades registam 5 mortes por afogamento, na sequência da reabertura das praias

 

– Governo provincial de Luanda leva serviços de saúde às comunidades de Viana

 

Vladimir Putin acusa nacionalistas ucranianos de travarem assistência humanitária

Data de Emissão: 09-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 04 de Março de 2022
 

Registo eleitoral oficioso a 27 dias do fim, Multiplicam-se apelos para adesão aos postos, noutra frente cidadãos queixam-se da demora no atendimento

 

– Casa-Ce submete programa de governação à avaliação pública

 

– Anemia falciforme em Angola atinge anualmente 12 mil petizes. Luanda ganha unidade de combate a doença

 

– invasão russa à Ucrânia: NATO receia avanço da guerra a países da Aliança

 

Data de Emissão: 04-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 02 de Março de 2022
 

– Aprovado regime jurídico do sistema de protecção social das Forças Armadas

 

-Governo anuncia plano de evacuação dos angolanos na Ucrânia

 

Guerra continua na Ucrânia, quando se fala na possibilidade de novas negociações

 

PSG  abre os cofres para manter Mpabé no clube

Data de Emissão: 02-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 02 de Março de 2022
 

»»»»»»»»»»Vendedoras de rua falam sobre seu quotidiano no dia dedicado a mulher angolana

 

»»»»»»»»»»Porque muitos cidadãos insistem em passar debaixo da pedonal?   

 

»»»»»»»»»»Multiplicam-se os apelos sobre adesão ao registo eleitoral quando falta pouco menos de um mês para fim do processo

 

»»»»»»»»»»Guerra Russia-Ucrânia: Kremlin diz estar pronto para segunda ronda de negociações

Data de Emissão: 02-03-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 25 de Fevereiro de 2022
 

– Figuras de vários sectores juntam-se para debater agenda nacional de consenso

 

– Assembleia Nacional ratifica acordo sobre mobilidade na CPLP

 

– Guerra na Ucrânia…. Angolanos estão à caminho da Polónia

 

– Rússia manifesta interesse em negociar, numa altura em que continua  avanço das tropas para Kiev.

 

– Soldado ucraniano faz-se explodir em ponte para travar avanço russo

…….

Data de Emissão: 25-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 24 de Fevereiro de 2022
 

-Ofensiva russa na Ucrânia recebe condenação em quase todo mundo, quando a China diz entender a actução de vladimir Putin

 

– estudantes angolanos em Kiev procuram soulçoes para a sua retirada

 

-Presidente João Lourenço apela ao reforço da cooperação regional contra o terrorismo

 

– Café Cipra propõe abordagem sobre liberdade de manifestação e segurança pública

Data de Emissão: 24-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 23 de Fevereiro de 2022
 

-Praias de Luanda poderão ser abertas nos próximos dias…Comissão multisectorial avalia abrandamento das medidas de biossegurança

 

– Empresários no Cunene querem comprar milho à Zâmbia para fazer face às consequências da seca

 

– Dom Tirso Blanco vai ser sepultado em Angola…

Data de Emissão: 23-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 22 de Fevereiro de 2022
 

– Ministério do Interior e Segurança de Estado na Huila definem actuação no combate a crimes

 

-Polo de Desenvolvimento diamantífero de Saurimo apresentado no Dubai a investidores

 

– MPLA define estrutura de coordenação da campanha eleitoral

 

– comissão europeia condena decisão do presidente russo

……………

Jornal da noite na Rádio Nova, com técnica de Dinis Campos, edição de apresentação de Laurinda Tavares e Ricardo Ngolo.

Data de Emissão: 22-02-2022 às 00:19
Género(s): Noticiário
 
Edição 21 de Fevereiro de 2022
 

O docente Universitário e escritor José Luis Mendonça

Data de Emissão: 21-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 01 de Fevereiro de 2022
 

-Tentativa de golpe de Estado na Guiné.Bissau. Preisdente da República e 1º Ministro estão retidos no Palácio

 

– Dom Manuel Imbamba apela ao voto em Agosto. Decorre emn Benguela a primeira assembleia anual da CEAST

 

– Terminou o período de graça para os jornalistas sem carteira profissonal. Comissão de carteira e ética proibe exercício da actividade sem tal documento

 

– Estados Unidos e Rússia trocam acusações na ONU

Data de Emissão: 19-02-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 03 de Fevereiro de 2022
 

-ATRASO NO PAGAMENTO DO COMPLEMENTO DE BOLSA VOLTA A GERAR POLÉMICA

 

– AULAS NO ENSINO SUPERIOR PARALISADAS HÁ UM MÊS. GOVERNO GARANTE QUE QUESTÃO SALARIAL ESTÁ A SER TRATADA

 

-CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA COMPLETA 12 ANOS

 

-EGIPTO E CAMARÕES… QUEM SERÁ O SEGUNDO FINALISTA DO CAN? PARA SABER A PARTIR DAS 20H00 AQUI NA RÁDIO NOVA

Data de Emissão: 19-02-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 04 de Fevereiro de 2022
 

– Casos de usurpação de bens às viúvas. Jurista aconselha famílias a recorrem à justiça

 

-Ministro de Estado ressalta importância da preservação da paz para bem de todos angolanos

 

– Mas de 100 casos de cancro da mamã são registados anualmente no país. Comemora-se hoje o dia mundial de combate ao cancro

 

– Cimeira de líderes africanos amanhã em Addis Abeba com o dossier terrorismo e golpes de Estado sobre a mesa

 

– Clássico 1º de Agosto-Petro de Luanda amanhã, para a 18ª jornada do Girabola

……………………

Data de Emissão: 19-02-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 18 de Fevereiro de 2022
 

Projecto virado para a  rapariga vai gastar 250 milhões de dólares americanos em 5 anos.

 

-Líderes africanos e europeus aprovam plano de investimento de 150 milhoes de usd

 

– Província da Huila tem 1 polícia para 1.500 cidadãos, considerado o pior rácio de cobertura do país

 

– Secretário Geral da ONU alerta para o perigo do agudizar da crise entre a Rússia e a Ucrânia

….

Jornal as 19h00 na Rádio Nova. O Dinis Campos está na técnica, na edição e apresentação Laurinda Tavares e Ricardo Ngolo

Data de Emissão: 18-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 16 de Fevereiro de 2022
 

– UNITA quer levar greve dos professores do ensino superior a debate na assembleia nacional

  •  

Parte superior do formulário

-Caso Cafunfo, Ministério Público angolano pede pena suspensa para acusados

 

-Tribunal sul-africano rejeita recurso para adiar julgamento de Zuma

 

-No Burkina Fasso, militar golpista toma posse como Presidente da república

-Liga dos campeões: Salzuburg defronta o Bayer de Munic, enquanto que o Inter de Milão vai medir forças com o Liverpool.

 

Data de Emissão: 16-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 09 de Fevereiro de 2022
 

Juíz Rui Ferreira afirma que Angola é um Estado incompleto sem autarquias

 

– Vice – Presidente defende de preservar a paz e a reconciliação nacional

 

-Angola há 5 dias sem registo de óbitos por covid 19

 

– Candidatos ao concurso público do governo provincial de Luanda divididos entre satisfação e cepticismo pela decisão do Tribunal de contas

 

Data de Emissão: 09-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 08 de Fevereiro de 2022
 

– INQUIETAÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR ESTÃO A MERECER A ATENÇÃO NECESSÁRIA, GARANTE EXECUTIVO

 

-BNA ASSEGURA: RESERVAS INTERNACIONAIS LÍQUIDAS ACTUAIS GARANTEM MAIS DE 10 MESES DE IMPORTAÇÃO

 

ESPECIALISTA EXIGE QUE FAMÍLIAS  QUEBREM SILÊNCIO SOBRE CASOS DE ABUSO SEXUAL DE MENORES

 

– PRESIDENTE DO SINDICATO DE JORNALISTAS DA GUINÉ-BISSAU PEDE APOIO INTERNACIONAL PARA EXERCÍCIO DE JORNALISMO

Data de Emissão: 08-02-2022 às 00:19
Género(s): Noticiário
 
Edição 07 de Fevereiro de 2022
 

BISPOS DA CEAST DESTACAM ELEIÇÕES COMO O DESAFIO DE 2022 EM MENSAGEM PASTORAL

 

-PANDEMIA DA COVID ATRASA PRIVATIZAÇÃO DA COMPANHIA AEREA DE BANDEIRA

 

– ANGOLA ENTRE OS 20 PAÍSES CONSIDERADOS FOCOS DE FOME…NUMA OUTRA LISTA O PAÍS ESTÁ ENTRE OS 10 MELHORES EM ÁFRICA PARA INVESTIR

 

– LÍDERES AFRICANOS REUNEM-SE EM MAIO PARA FALAR DE TERRORISMO

Data de Emissão: 07-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 19 de Janeiro de 2022

– Com milhares de doses de vacinas em risco de se estragarem, vacinadores saem ao encontro da população em Luanda

 

– Candidatos ao concurso publico do Governo Provincial de Luanda indignados com resultados publicados.

 

– África do Sul lança primeira fábrica africana de produção de vacinas

 

-Na Inglaterra, oposição aumenta pressão contra primeiro – ministro.

Boris Jonhson diz que não se vai demitir.

Data de Emissão: 19-01-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 20 de Janeiro de 2022

COMISSÃO DE JÚRI ESCLARECE CRITÉRIOS DE ADMISSÃO AO CONCURSO PÚBLICO DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA.

 

 

MAIS DOIS TAXISTAS CONDENADOS POR ACTO DE VANDALISMO DO PASSADO DIA 10.

 

 

ESPECIALISTA DIZ QUE ANGOLA DEVE APROVEITAR A PODUÇÃO DE VACINA NA ÁFRICA DO SUL PARA FORMAR TÉCNICOS NACIONAIS

……………………………………….

ITALIANOS CONVIDADOS A INVESTIR EM ANGOLA

Data de Emissão: 19-01-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 31 de Janeiro de 2022
 

Governo aprova aumento do salário mínimo na ordem dos 50 por cento. sindicatos dizem que aumento não corresponde à expectativa dos trabalhadores.

 

-Depois do Mpla e Unita, Casa CE abriu hoje ano político a olhar para as eleições gerais de Agosto

 

-Presidente da República felicita António Costa pela vitória nas eleições legislativas em Portugal

 

– Junta militar no Mali expulsa embaixador da França naquele país africano

Data de Emissão: 19-01-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 17 de Janeiro de 2022
Data de Emissão: 17-01-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 14 de Janeiro de 2022
 

PRESIDENTE DA REPUBLICA INCENTIVA EMPRESÁRIOS A USAR LINHA DE CRÉDITO DO DEUTCH BANK

 

REGISTO ELEITORAL OFICIOSO ARRANCA SEGUNDA-FEIRA, NA CIDADE DO CABO-ÁFRICA DO SUL

 

CAIXA-SOCIAL EM LUANDA CONTROLA 47 MIL PENSIONISTAS, PROVA  DE VIDA COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA.

 

………………

CAN 2021, realizou-se hoje mais três jogos, até ao momento, com destaque da vitória do Mali diante do Zimbabué, por 2-0 e o mesmo resultado na vitória do Marrocos sobre o Comores.

Data de Emissão: 14-01-2022 às 00:19
Género(s): Noticiário
 
Edição de 13 de Janeiro de 2022

Mais 300 bolsas disponíveis para doutoramento. Governo diz que tem havido poucos candidatos à altura

 

– Governadora de Luanda pede às operadoras que coloquem na via autocarros atribuidos pelo Governo.

 

-Emirates retoma ligação aérea para Luanda, depois da suspensão em dezembro passado

 

-ONU exige calendário eleitoral aceitável à Junta Militar no Mali

….

Jornal as 19horas, referente a 13 de janeiro de 2022, tem a garantia técnica de Clésio Bento, edição e voz Laurinda Tavares e Ricardo Ngolo

Data de Emissão: 13-01-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 12 de Janeiro de 2021

– Presidente da República denuncia plano para tornar o país ingovernável. João Lourenço reagiu aos distúrbios de segunda-feira

 

-Covid 19 trava festa do carnaval pelo segundo ano consecutivo

 

SADC aprova prorrogação da missão militar em Cabo-Delgado

 

Primeiro-Ministro britânico pede desculpas por participação em festa pública. A oposição exige a sua demissão

 

CAN DE FUTEBOL, Burkina Fasso com equipa reduzida por causa da covid19

Data de Emissão: 12-01-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 10 de Janeiro de 2022

angola quer aproveitar ligação aérea com cabo-verde para atingir outras paragens

 

mpla condena actos de vandalismo contra o seu comité no benfica

 

inagbe anuncia esta semana lista dos selecionados para as bolsas internas

 

cheias na áfrica do sul provocam a morte de 10 pessoas.

Data de Emissão: 10-01-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 28 de Dezembro de 2021
 
Data de Emissão: 28-12-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 10 de Dezembro de 2021
 
Data de Emissão: 10-12-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 02 de Dezembro de 2021
 

ISAIAS SAMAKUVA APELA À UNIAO DO SEU PARTIDO PARA ELEICÃO DO NOVO LÏDER DO GALO NEGRO.

 

CRIMES EM LUANDA…CIDADÃ PORTUGUESA ASSALTADA À SAÍDA DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA

 

LÍDERES AFRICANOS E EMPRESÁRIOS  DEBATEM EM CABO-VERDE ALTERNATIVAS AO DESENVOLVIMENTO

 

CRISTIANO RONALDO PODE SER CHAMADO A DEPOR NA ITÁLIA POR FUGA AO FISCO

Data de Emissão: 02-12-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 01 de Dezembro de 2021
 

190 Mil mulheres gestantes vivem com hiv-sida em todo o païs.

 

»»»»» Decimo terceiro Congresso da UNITA arranca amanha para eleição do novo presidente do galo negro.

 

»»»»» Organizacao das nacoes Unidas preocupada com a inseguranca na republica decmocratica do Congo.

 

»»»»» Petro de Luanda vence e continua imbativel no campeonato nacional de futebol, Girabola 2021-22.

 

Data de Emissão: 01-12-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 23 de Novembro de 2021
 

Jornal das 19:00, Edição 23 de Novembro de 2021

KUANDO-KUBANGO TEM NOVO GOVERNADOR. JULIO BESSA FOI EXONERADO HOJE, DEPOIS DE RUMORES SOBRE ENVOLVIMENTO EM ESCÂNDALOS FINANCEIROS

 

BIENAL DE LUANDA VAI CRIAR ALIANÇA DE PARCEIROS PARA O DESENVOLVIMENTO

 

 

ANGOLA ABORDA COMBATE AO TRÁFICO DE SERES HUMANOS EM REUNIÃO DE ALTO NÍVEL DAS NAÇÕES UNIDAS

 

MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL SOFRE DE MÁ NUTRIÇÃO, REVELA RELATÓRIO DA NUTRIÇÃO GLOBAL

Data de Emissão: 23-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 22 de Novembro de 2021
 

Jornal das 19:00, Edição 22 de Novembro de 2021

Cidadãos e produtores nacionais pedem mais accao do governo na cadeia de produção de pão

Associacao de pesca artesanal e semi industrial diz que nao ha escassez de peixe nos mares de Angola

Pais regista mais de quatrocentos casos de abuso de menores nos ultimos 8 dias

Feira de negocios intra africana regista acordos comerciais avaliados em mais de 30 mil milhoes de dolares

 

Data de Emissão: 22-11-2021 às 19:00
Edição 30 de Novembro de 2021
 

BNA PREVÊ PREÇOS ESTÁVEIS E ASSUME INFLAÇÃO MÉDIA DE 18% PARA O PRÓXIMO ANO

 

FILDA ABRE AS PORTAS NA ZONA ECONÓMICA ESPECIAL COM MAIS DE 500 EXPOSITORES

 

FECHAM-SE AS CORTINAS ESTA NOITE SOBRE A EDIÇÃO NÚMERO DOIS DA BIENAL DA PAZ DE LUANDA

COMUNIDADES NA GUINÉ BISSAU DECLARAM FIM DA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA

Data de Emissão: 19-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 29 de Novembro de 2021
 

UNITA CONFIRMA CONGRESSO PARA DEZEMBRO E ANUNCIA SUSPENSÃO DE UM GRUPO DE MILITANTES

 

MPLA A CAMI9NHO DO OITAVO CONGRESSO REÚNE O SEU COMITÉ CENTRAL

 

GOVERNO QUER INVESTIR MAIS DE 7 MILHÕES DE DÓLARES PARA PROGRAMAS DE INVESTIGAÇÃO CIÊNTÍFICA

 

INAC REGISTA NOVOS CASOS DE ABUSO SEXUAL DE MENORES PELO PROGENITOR

Data de Emissão: 19-11-2021 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Jornal das 19:00, Edição 17 de Novembro de 2021

AULAS NO ENSINO SUPERIOR PODEM SER RETOMADAS NA SEXTA-FEIRA, DEPOIS DO ENTENDIMENTO ENTRE O GOVERNO E GREVISTAS

 

DEPUTADOS APROVAM LEI ORGÂNICA SOBRE ELEIÇÕES GERAIS EM SEGUNDA DELIBERAÇÃO

 

MANUEL RABELAIS É O PRIMEIRO ANGOLANO CITADO NO ESCÂNDALO MUNDIAL CONHECIDO POR PANDORA PAPERS

 

 

SECRETÁRIO DE ESTADO AMERICANO ESTÁ NO QUÉNIA, NUMA CURTA DIGRESSÃO POR ÁFRICA

Data de Emissão: 17-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Jornal das 19:00, Edição 16 de Novembro de 2021

EXECUTIVO REAFIRMA COMPROMISSO COM A CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO

 

—-CACUACO APONTADO COMO O MUNÍCIPIO COM MAIS ELEVADO ÍNDICE DE DESNUTRIÇÃO EM LUANDA

 

—-ANGOLA E UNIÃO EUROPEIA REFORÇAM COOPERAÇÃO EM SEGURANÇA MARÍTIMA E ECONOMIA AZUL

Data de Emissão: 16-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Jornal das 19:00, Edição 15 de Novembro de 2021

CASO LUSSATI VAI A JULGAMENTO NOS PRÓXIMOS DIAS. JURISTA CONSIDERA

 

ISAÍAS SAMAKUVA CONSIDERA ENTREGA DE OSSADAS DE ANTIGOS DIRIGENTES DA UNITA MAIS UM PASSO PARA A RECONCILIAÇÃO

 

DA COREIA DO SUL PARA MOÇAMBOQUE CHEGA MAIOR PLATAFORMA FLUTUANTE DE EXTRACÇÃO DE GÁS

Data de Emissão: 15-11-2021 às 19:00
Jornal das 19:00, Edição 11 de Novembro de 2021

Nos 46 anos da independência, cidadãos pedem mais acções do Estado para a construção da nação sonhada por todos

 

»»»»» Angola ganha primeiro centro de diagnóstico de endemias e pandemias

 

»»»»» Presidente da República anuncia construção de novas unidades hospitalares de referência nos próximos dois anos

 

»»»»» Presidente da UNITA diz que problemas no seio do partido não se resolvem com arruaças nem insultos nas redes sociais

Data de Emissão: 11-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 10 de Novembro de 2021
 

 

Jornal das 19:00 Edição 10 de Novembro de 2021

ADALBERTO COSTA JÚNIOR AGUARDA validacao DA SUA CANDIDATURA APRESENTADA HOJE.

 

PORTAL DO MUNÍCIPE LANÇADO HOJE EM LUANDA

 

SEGURANÇA NACIONAL NA AGENDA DOS ORGÃOS DE DEFESA E SEGURANÇA, INSTITUTO DE DEFESA NACINAL CHAMA JOVENS A PARTICIPAR.

 

COP 26 NA RECTA FINAL, QUANDO ESPECIALISTAS DIZEM QUE NENHUM OBJECTIVO FOI ATINGIDO

Data de Emissão: 10-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
Edição de 09 de Novembro de 2021

 

Jornal das 19:00 edição 09 de Novembro de 2021

  • Encerrou processo de candidaturas para a oresidência do mpla.
  • Na unita adalberto costa júnior formaliza amanhã a sua candidatura
  • Fome ameaça milhares de pessoas em áfrica, alerts programa alimentar mundial
  • 50 empresas chinesas estão presentes na feira industrial de viana
  • Jose maria neves tomou posse como quinto presidente de cabo verde
Data de Emissão: 09-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
Tópicos(s): fome, MPLA, ONU, UNITA
Edição de 05 de Novembro de 2021

Jornal das 19:00, edição 05 de Novembro de 2021

Ministra das finanças quer um sector de seguros forte. Pede por isso o envolvimento de todos

Certificado de vacina ainda não está a ser exigido em táxis e transportes publicos

»»»» António Venâncio com dificuldades na obtenção de assinaturas na corrida para candidatar-se à presidência do MPLA

Milhares de jovens de todo o mundo exigem maior envolvimento nas decisões da cimeira do clima das nações Unidas

»»»»DO DESPORTO – Inter-Clube e Kabuscorp do Palanca protagonizam este sábado o destaque da sexta jornada do Girabola 2021/2022

Data de Emissão: 05-11-2021 às 19:00
Jornal das 19, edição 04 de Novembro de 2021

—FEIRA INTERNACIONAL DE LUANDA ABRE A 30 DE NOVEMBRO. ANALISTA CONSIDERA MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA O INVESTIMENTO

—-ARRANCOU O  PROCESSO DE CANDIDATURAS PARA A PRESIDÊNCIA DA UNITA

—-OPEP PROMETE AUMENTAR PRODUÇÃO PETROLÍFERA EM DEZEMBRO PARA 400 MIL BARRIS DIÁRIOS

—-UNIÃO AFRICANA APELA AO FIM IMEDIATO DAS HOSTILIDADES NA ETIOPIA

Data de Emissão: 04-11-2021 às 19:00
Género(s): Noticiário
Tópicos(s): FILDA, OPEP, UA, UNITA
Edição 06 de Dezembro de 2021
 

GOVERNO E SINDICATO DOS MÉDICOS VOLTAM A NEGOCIAR… NOS HOSPITAIS MANTÉM-SE A GREVE

 

COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL JÁ DEFINIU ETAPAS PARA O ESCRUTÍNIO E APURAMENTO DAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2022

 

96% DAS MORTES POR MALÁRIA OCORRERAM EM 2020 EM ÁFRICA, A SUL DO SAHARA

 

NO GIRABOLA, PETRO DE LUANDA SOMA MAIS UMA VITÓRIA E CIMENTA LIDERANÇA

Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 
Edição de 07 de Dezembro de 2021

MÉDICOS E MINISTÉRIO DA SAÚDE PROCURAM ENTENDIMENTO SOBRE PRIMEIRO PONTO DAS NEGOCIAÇÕES

A DOIS DIAS DO OITAVO CONGRESSO, MPLA APROVA ALARGAMENTO DO COMITÉ CENTRAL PARA MAIS DE SEISCENTOS MEMBROS

COMBATE AO DESEMPREGO…GOVERNO RECONHECE QUE POSTOS DE TRABALHO CRIADOS ESTÃO ABAIXO DAS PROJECÇÕES

 

Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 
Edição de 20 de Dezembro de 2021

MAIS DE MIL CASOS DE CANCRO ATENDIDOS ANUALMENTE NO CENTRO ONCOLÓGICO DE LUANDA

 

TÉCNICOS DE ENFERMAGEM PARALISAM ACTIVIDADES, NO DIA EM QUE A CLASSE MÉDICA REGRESSA AO TRABALHO

 

PRESIDENTE SUL-AFRICANO REGRESSA AO TRABALHO APÓS QUARENTENA

 

PETRO DE LUANDA SOMA MAIS UMA VITÓRIA E NÃO DESARMA LIDERANÇA DO GIRABOLA

Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 
Edição 06 de Janeiro de 2022
 

-Presidente da volta a confirmar eleições gerais para 2022 e apresenta diversificação da economia como grande bandeira da sua governação

 

– Vacinação de crianças prossegue, com postos instalados em vários pontos de Luanda

 

-taxistas voltam a ameaçar paralisar actividades para pressionar o governo

 

– Assalto ao capitólio nos EUA acomnteceu há 1 ano

Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 
Edição 11 de Janeiro de 2022
 

Fim da greve dos taxistas. Associações profissionais decidiram retomar as negociações com o governo.

 

– Presidente de Cabo-Verde ESTEVE NO arquivo histórico, no segundo dia de visita a Angola

 

– Criança de 6 anos supostamente violada por vizinho a troco de 5º kuanzas

 

-Banco Mundial prevê crescimento para as economias da áfrica subsahariana durante o ano

 

– OMS pede alteração da composição da vacina da covid 19

Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 
Edição 27 de Janeiro de 2022
 

Pandora Papers descobre mais 20 empresas offshore ligadas a políticos angolanos

 

Comando provincial da Polícia do Namibe esclarece incidentes com mototaxistas que resultou em 2 mortos.

 

Assembleia Nacional aprova diplomas para regular direito à petição e acção popular

João Lourenço conversa com Paul Kagamé reforço das relações entre Angola e Ruanda

 

Barril de petróleo passou dos 90 dólares, valor forçado pela crise na Ucrânia.

Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 
Edição 28 de Janeiro de 2022
 

-Presidente João Lourenço anuncia aumento do salário mínimo, na abertura do ano político do MPLA

 

– Nova proposta da Lei Geral de Trabalho satisfaz sindicatos. Governo e parceios sociais apreciaram hoje o documento

 

– No dia Mundial da lepra, autoridades sanitárias apelam a sociedade a contribuir para a eliminação da lepra

 

– CEDEAO SUSPENDE BURKINA FASSO, NA SEQUÊNCIA DO GOLPE DE ESTADO

Data de Emissão:
Género(s): Noticiário
 

Relacionados