Canal Energia, edição de 15 de Março de 2024
Muito bom dia, caros ouvintes.
Quinzenalmente aqui presentes, repetindo uma saudação que se renova à cada sexta-feira.
Canal Energia o nosso compromisso com a informação através dos factos que ocorrem no país e no mundo.
Estamos na frequencia dos 95.FM e vamos até bem próximo das oito horas e trinta minutos.
—–
E é sobre o tema do gás que nos debruçamos neste programa.
A importância do gás natural para a economia e o meio ambiente é inegável. Esse combustível que é bastante versátil pode ser usado nos transportes, nas indústrias e nas nossas casas. Actualmente é considerado uma das energias disponíveis mais eficientes e limpas.
Primeiramente vai ser interessante entender do que se trata o gás natural.
Canal Energia, edição de 09 de Fevereiro de 2024
Bom dia, caros ouvintes do programa Canal Energia,transmitido quinzenalmente nesta antena da cidade. É quase um dever sagrado estarmos aqui para falarmos de energias,na nossa vocação principal que é a do petróleo,gás e biocombustíveis. A nossa presença é também uma questão de responsabilidade social. Responsabilidade social que vai dominar a edição de hoje. Daqui a pouco saiba porque…
Uma estreia hoje aqui neste espaço é do programa N’GOL , um programa de rádio da Sonangol que passará a ser retransmitido aqui,graças a uma parceria entre o Canal Energia e o Gabinete de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social da Sonangol. Resulta da necessidade das empresas ” se comunicarem” naquilo que fazem para que a sociedade percebe,acompanhe e colabore nos seus esforços.Depois das 8 e 15….Hoje também vamos destacar o quinto aniversário da ANPG,criada no processo de reestruturação do sector dos petróleos.Três grandes momentos para acompanhar no seu Canal Energia.
—–
A Agência Nacional de Petróleo,Gás e Biocombustíveis, abreviadamente designada por Agência ou simplesmente ANPG foi criada em 2019 através do decreto presidencial número 49/19 de 6 de Fevereiro,em resultado do processo de reorganização do sector petrolífero angolano. É sobre o seu quinto aniversário que convidou a imprensa para dizer que durante esse período conseguiu atenuar o declínio da produção, que está sólida e que contribuiu para a criação de um bom ambiente de negócios.
Engenheiro Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração, reconhece o papel e importância da concessionária e faz uma breve contextualização do ambiente do sector antes da criação da ANPG.
……
Depois da missão a visão:Transformar a agência numa entidade de referência internacional e com capacidade de criar e promover um ambiente de negócios de excelência.
……
Missão, valores e desafios para a nova entidade. Desafios que passavam por atenuar o acentuado declínio da produção e da optimização da função concessionária na ANPG, função transferida da Sonangol,entre colaboradores, arquivos, processos, equipamentos,tendo como um dos objectivos a substituição de reservas.
……
No seu balanço dos cinco, Paulino Jeronimo faz a devida incursão na área de produção dos diferentes blocos concessionados tendo como premissa a estabilização da produção.
…..
Fomento dos campos marginais e novas oportunidades como prioridade da atuação.
—–
A exploração do gás como variável dos objectivos do plano estratégico,mereceu a atenção da ANPG nestes últimos cinco anos-
…..
Parte da intervenção do Presidente do Conselho de Administração da ANPG-Agência Nacional do Petróleo e Gás durante a conferência de imprensa realizada a propósito do quinto aniversário da Agência.
………..
O que é responsabilidade social?
Ouvimos por diversas vezes as empresas,sobretudo as grandes empresas,a debruçarem-se sobre o tema. RESPONSABILIDADE SOCIAL.
À partida fica-se com a ideia de que Responsabilidade Social é assunto filantrópico
ligado às grandes empresas.É o erro em que caímos.
Qualquer pessoa,qualquer um de nós tem e pode realizar acções de responsabilidade social. Em relação às empresas é claro que elas têm maiores possibilidade de interferir positivamente lá onde elas se encontram.
O sector petrolífero é bem o exemplo disso.Por essa razão o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás reuniu em Luanda, num workshop, diferentes operadoras sobre o compromisso com a responsabilidade social.
……
Diamantino de Azevedo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.Presente ao acto estava o Ministro de Estado para a Coordenação Econômica José de Lima Massano que, na intervenção, começou por fazer um enquadramento económico à luz da estratégia do seu governo.
……
Jose de Lima Massano Ministro de Estado para a Coordenação Econômica no workshop sobre responsabilidade social de empresas petrolíferas. Responsabilidade social directamente cobrada às grandes empresas e também a Agência Nacional do Petroleo Gas e Biocombustiveis que, na sua informação destaca o número de projectos programados entre 2017 e 2023, num total de 192, no valor de 152 milhões de dólares,tendo sido concluídos 132,num valor de 56 milhões. Gerson Santos, Administrador Executivo da ANPG…
……
Gerson Santos da ANPG e os desafios de responsabilidade social, partilhadas também Sonangol que aposta em cinco vectores-Dionísio Rocha Junior. Director de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social.
…..
Mais de 40 milhões de dólares e 70 projectos sociais foram implementados pela Azul Energy em 13 das 18 províncias, segundo Ana Patricia , gestora de responsabilidade social que começou por apresentar a visão da empresa.
……
33 milhões de dólares é o que a Cabinda Gulf investiu em projectos sociais. Cabinda, Luanda e Huambo no mapa das maiores incidências desses projectos,ao longo dos últimos anos. Miguel Cassule, conselheiro social da Cabinda Gulf, subsidiária da Chevron.
…..
Djidi-Ann Dos Santos, Directora de Relações Externas, Comunicação e Imagem da Etu Energias acredita que o aumento de investimentos está associado ao aumento das receitas. Obviamente que,quanto mais receita mais se contribui.
……
Djidi-Ann dos Santos da empresa Etu Energias e a responsabilidade social da sua empresa no quadro do workshop organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais, petróleo e gás com participação de empresas do sector,públicas e privadas.
Canal Energia, vamos para um breve intervalo e daqui a pouco estreia aqui o espaço NGOL, um programa da Sonangol gentilmente aqui transmitido, numa parceria que amplia a informação.
……
PROGRAMA NGOL
……
Aqui também termina aquilo que é já o seu magazine de informação energética, petróleo, gás, biocombustíveis e energias renováveis.
Até ao próximo programa onde visitaremos a grande reportagem sobre a refinaria de Luanda e suas gentes, seus profissionais.
até breve.
Canal Energia, edição de 26 de Janeiro de 2024
ACONTECE NA SEMANA QUE TERMINA A APRESENTAÇÃO DO BALANÇO DE REALIZAÇÕES DO QUARTO TRIMESTRE 2023 E PERSPECTIVAS DO MERCADO DO PETRÓLEO BRUTO DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024.
O SECRETARIO DE ESTADO DOS RECURSOS MINERAIS,PETROLEO E GAS,JOSE BARROSO, AO APRESENTAR A SINTESE DO BALANÇO DAS EXPORTAÇÕES DE PETROLEO BRUTO E GAS NATURAL,COMEÇOU POR FALAR DA TENDENCIA DECRESCENTE DOS PREÇOS E FACTORES QUE INFLUENCIARAM NEGATIVAMENTE.
…..
ERA JOSÉ BARROSO SECRETÁRIO DE ESTADO DOS RECURSOS MINERAIS,PETRÓLEO E GÁS E A SÍNTESE DE ANÁLISE DO QUARTO TRIMESTRE DO SECTOR DOS PETRÓLEOS E DO GÁS .
LUIS MANUEL ,PCE DA UNIDADE DE NEGÓCIOS DA SONANGOL APRESENTOU O RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO SOBRE O COMPORTAMENTO DO MERCADO.
…..
CANAL ENERGIA E O BALANÇO DO QUARTO TRIMESTRE APRESENTADO NESTA SEMANA QUE FINDA.ESTIVEMOS A OUVIR LUÍS MANUEL PRESIDENTE DA COMISSÃO EXECUTIVA DA UNIDADE DE NEGÓCIOS DA SONANGOL. VAMOS PARA UM INTERVALO E VOLTAREMOS COM O TEMPO DO CONTEÚDO LOCAL.
……
INTERVALO
……
DEBATE SOBRE O CONTEÚDO LOCAL ORGANIZADO EM OUTUBRO ÚLTIMO PELA EMPRESA PETRANGOL COM A PARTICIPAÇÃO DOS VÁRIOS ACTORES DO MERCADO,ESPECIALISTAS E INTERESSADOS.
EM ENTREVISTA RECENTE AO PROGRAMA CANAL ENERGIA,ENGENHEIRO PAULINO JERONIMO,PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETROLEO,GAS E BIOCOMBUSTIVEIS FAZ O ENQUADRAMENTO DAS REGRAS QUE NORTEIAM A IMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO LOCAL.
……
ENGENHEIRO PAULINO JERÓNIMO E OS SUBSÍDIOS AO GRANDE TEMA DA EDIÇÃO DE HOJE DO CANALENERGIA,O CONTEÚDO LOCAL.
E AQUI TERMINA A EDIÇÃO DE HOJE DO SEU PROGRAMA,BOM DIA ATÉ DAQUI A 15 DIAS.
Canal Energia, edição de 05 de Janeiro de 2024
Indicativo de abertura.
Finalmente chegamos ao ano de 2024.
Não certeza de que está tudo dito ou quase tudo dito acerca do ano findo, dos anseios e expectativas para o presente, resta ao Canal Energia a formulação de votos de bem estar pessoal aos seus ouvintes.
E como é de balanços de que se fala, vamos hoje retomar alguns dos assuntos da nossa Rádio Conferência realizada nos últimos momentos do ano passado e que se resume nos feitos e nas intenções do sector do petróleo, Gás e Biocombustíveis.
Mas fazendo antes um enquadramento substancial de partes importantes transmitidas na última edição.
…..
(Aqui entra a terceira parte já transmitida)
….
CANAL ENERGIA, estamos a acompanhar partes da Rádio Conferência Sobre Previsões e Expectativas-2024 no sector dos Petróleos. Voltamos. Breve intervalo.
…..
Hoje no Canal Energia a retomada da parte final da Rádio Conferência Sobre Previsões e Expectativas-2024 no sector dos Petróleos.
(spot canal Energia)
(peça de apresentação)
CONTINUAÇÃO
Aqui termina a apresentação das linhas de força para 2024 no sector dos Petróleos, Gás e Biocombustíveis. Uma conferência realizada no mês de Dezembro. Participaram….
(lista de participantes)
Bom dia e até ao próximo programa, dentro de 15 dias, impreterivelmente.
Até já.
FECHO
Canal Energia, edição de 22 de Dezembro de 2023
Segunda parte da primeira rádio conferência.
Canal Energia, edição de 08 de Dezembro de 2023
A primeira edição da Rádio Conferência sobre “Previsões e Expectativas-2024 no Sector dos Petróleos”, realizada recentemente em Luanda, numa promoção da plataforma radiofónica, Canal Energia, emitido quinzenalmente na LAC vai ao ar sexta-feira, a partir das sete horas, soube o Jornal de Angola de fonte segura.
A conferência, que juntou quadros seniores do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Sonangol, Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo, bem como da Associação de Empresas Prestadoras de Serviços à indústria petrolífera, esteve focado nas principais realizações do ano prestes a terminar e na apresentação dos desafios futuros.
À Rádio Conferência, a primeira nesse formato, foram convidados o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Alexandre Garrett e Ana Rosa Miala, Alcides Andrade Lúmen Sebastião, respectivamente directora da produção, negociação e exploração da ANPG.
A Sonangol levou à Rádio Conferência, moderada pelo jornalista, especialista em petróleo e docente universitário, José de Oliveira, o director de planeamento e controlo de Gestão, Edson Pongolola, chefe do departamento de reservatórios Graciete Língua e seu homólogo para estudos especiais da Unidade de Negócios, Alípio Lopes.
O Instituto Regulador dos derivados do Petróleo, também participou nessa conferência com o seu director-geral adjunto António Feijó, em que esteve presente, igualmente, o presidente da Associação de Empresas Prestadoras de serviços à indústria petrolífera, Bráulio de Brito.
A fonte do Jornal de Angola revelou que outra parte da conferência será emitida no mesmo horário, a 22 deste mês e a última dia quatro de Janeiro de 2024. “Essa conferência é, seguramente, uma oportunidade para a sociedade perceber o actual estado da indústria petrolífera e as perspectivas futuras”, acentuou.
Canal Energia, edição de 24 de Novembro de 2023
Bom dia caros ouvintes.Este é o seu canal energia que surge aqui quinzenalmente.24 de Novembro de 2023.Novembro o mês que viu nascer país.País que celebrou 48 anos de independência.País com o qual estamos permanentemente conectados.Atraves das palavras e da musica que faz a nossa cidadania….Nada melhor este inicio senão com Minha Terra e Rui Mingas,bom dia.
…..
DISCO MINHA TERRA-RUI MINGAS
……
Minha terra de Rui MIngas inaugurando este momento de rádio que lhe proporciona muita informação através de entrevistas,reportagens,comentários e análises à volta da actualidade de um sector em permanente evolução:o sector energético!
…..
spot Canal Energia
……
Canal Energia faz acontecer com Vita Mateso vamos falar de Biocombustíveis.Vita Mateso é o responsável pelos biocombustíveis pela Agência Nacional do Petroleo,Gas e Biocombustiveis.A importância da energia solar será aqui aflorada por Giza Gaspar Martins da SUN Angola,o aproveitamento da do sol na produção de energia em Angola.De Angola para o Mundo,através da Bienal de Luanda passou a mensagem do Chefe de Estado Angolano sobre a contribuição que Angola dá e dará na mudança da matriz energética nacional com a produção de energias limpas.E neste começo de conversa vamos até Houston,Estados Unidos de America onde conhecemos MUMA MAKONDEKWA
——
spot
——
REGISTO-MUMA MAKONDEKWA (22.18)
——
REGISTO-GIZA GASPAR (22.28)
——
A linguagem universal da música ocupando espaços entre palavras,entrevistas,comentários,entrevistas,reportagens e análises.Para dizer que Canal Energia um momento de conversa sobre os desafios do sector para o ano 2024.No próximo dia 29 acontece a primeira rádio conferência sobre expectativas e previsões para a indústria petrolífera para o ano 2024.Da conferência resultaram programas a serem emitidos durante o mês de Dezembro.A moderação será do jornalista,especialista em petróleo José Oliveira,professor universitário.Dia 29 numa unidade hoteleira da cidade,o encontro em perspectiva.
——-
spot do Canal Energia
……..
INTERVALO
……..
INDICATIVO SPOT -CANAL ENERGIA
——
Para quem só agora sintoniza os 95.5 fm,saiba que somos Canal Energia na antena da LAC.Momentos e temáticas interligadas.É para já a conversa com Vita Mateso,responsável pela área dos biocombustíveis da ANPG.O que são biocombustíveis,a actualidade legislativa e os impactos sociais para uma matriz energética do futuro.
—–
REGISTO VITA MATESO (27.56)
——
REGISTO PEÇA ALEXANDRE E JOÃO LOURENÇO BIENAL
……..
SPOT DO PROGRAMA
……
Em linguagem popular diz-se que….se mais houvera,mais tivera…brincadeiras à parte mas é o final de mais uma edição do nosso e vosso espaço magazine energético.Canal Energia,produção independente, periodicidade quinzenal nas antenas da LAC,sextas feiras ,sete ,oito e trinta mais ou menos.
Bom dia.
Canal Energia, edição de 10 de Novembro de 2023
Estimados ouvintes do Canal Energia, o nosso muito bom dia. Certamente que têm o bom gosto de estarem em nossa companhia.
….
PONTO curto e alegre
….
A nossa companhia que vai consigo até aproximadamente 8.30.Estamos também já na contagem regressiva do tempo. Já é Novembro anunciando Dezembro, final de ano. Altura dos balanços, de fazer contas à vida. Entre o certo e o errado ano. Balanços que marcarão presença neste seu magazine energético que lhe apresenta o rosto do IRDP.
…..
(EXTRATO DE 20 SEGUNDOS DO DIRECTOR)
….
PONTO CURTO
….
O que foi e o que deixou de ir. Um mundo em movimento, numa dinâmica introspectiva do sector dos Petróleos e do gás. Ministério e empresas tuteladas, SONANGOL E ANPG apresentam a síntese do terceiro trimestre de actividade, resultados e perspectivas.
….
PONTO curto e dinâmico
….
Somos Canal Energia. Nós não ouvimos falar, nós falamos com protagonistas…. Fazemos acontecer com factos.
…..
MICRO ANPG
…..
PEÇA ALEXANDRE IRDP
….
PEÇA MINISTÉRIO
….
E vamos para o nosso primeiro e único intervalo da manhã que nos outros de rádio. Estamos na frequência FM 95.5.Canal Energia, o programa que faz acontecer.
…..
INTERVALO
…..
SPOT CANAL ENERGIA
…..
Fazemos acontecer. Este mês vai acontecer o primeiro evento do seu canal Energia. Primeira Rádio Conferência Sobre Previsões e Expectativas do sector das energias para 2024.Uma produção Canal Energia, apoio Sonangol.
…..
Spot canal Energia.
….
PEÇA IRDP
….
É pronto amigos. Com o retrato falado do IRDP, Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo, pela pessoa do engenheiro Luís Fernandes, seu director geral, termina a saga que acontece quinzenalmente às sextas feiras.
…..
CANAL ENERGIA em seco.
….
Bom dia até à próxima.
Canal Energia, edição de 27 de Outubro de 2023
Muito bom dia, caros ouvintes.
Quinzenalmente aqui presentes, repetindo uma saudação que se renova à cada sexta-feira.
Canal Energia o nosso compromisso com a informação através dos factos que ocorrem no país e no mundo.
Estamos na frequencia dos 95.FM e vamos até bem próximo das oito horas e trinta minutos.
—–
spot Canal Energia
—-
Hoje todos os caminhos levam-nos à refinaria de Luanda. Uma reportagem que se impõe numa altura em que o país pensa e aposta na construção de refinarias, contra a incômoda dependência da refinação do nosso petróleo no estrangeiro. Aconteceu no passado dia 20 de Outubro quando a equipa do canal energia foi recebida por profissionais angolanos que trabalham 24 sobre 24 horas.
—–
jingle de apresentações.
—–
É com estes homens e mulheres que conversamos sobre o funcionamento e perspectivas da melhorada refinaria de Luanda, numa altura em que se vão tornando realidades, a construção de outras três refinarias do Lobito, Soyo e Cabinda, num momento em que o discurso é da estabilização e dinamização da actividade produtiva e de luta contra o declínio.
—-
ponto musical forte
—-
Canal Energia no ar consigo, a competência da informação. O país e o mundo numa conjuntura internacional cada vez mais complexa com fenómenos condicionantes no mercado dos hidrocarbonetos.
O preço do petróleo em alta , apoiado pelas especulações sobre eventual escalada da guerra entre Israel e o Hamas.Uma valorização que reflete um movimento especulativo de um possível envolvimento de grandes produtores de petróleo como o Irão e os Estados Unidos, o que poderia resultar em problemas de oferta. Segundo a imprensa internacional, a possibilidade do Irão entrar na guerra é dos riscos mais monitorado pelo mercado.
Entretanto em Angola a estratégia do sector passa pela estabilização da produção para que se atenue a crise do declínio.Isto mesmo foi expresso no já tradicional discurso do presidente da República sobre o estado da Nação.
——
spot canal energia
—–
DISCURSO DO PRESIDENTE (5 MIN.)
—–
Presidente João Lourenço e um breve olhar sobre o sector dos petróleos durante o discurso sobre o Estado da Nação..
—-
spot Canal Energia
—–
Canal Energia na frequência da informação e da actualidade. Uma actualidade dominada por factos marcantes na indústria petrolífera. Depois da Gemcorp para o financiamento da refinaria de Cabinda, para onde esta semana se deslocou o ministro Diamantino Azevedo, dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Angola dá mais um passo para aumentar substancialmente a capacidade de refinação de petróleo. Dentro de quatro anos fica concluída a construção da refinaria do Lobito. Eu volto já com toda a reportagem.
—–
ponto musical curto(forte)
—–
Não deixe de acompanhar a visita da equipa do canal energia à refinaria de Luanda. A conversa foi com uma “equipa competência” de angolanos.
—–
NOVAMENTE COMPACTO DE APRESENTAÇÕES
—–
Acompanhe ao longo deste programa de rádio.95,5 FM.
—–
spot Canal Energia
—–
PEÇA ALEXANDRE LUCAS LOBITO
——
spot Canal energia
—–
A modernização e ampliação da refinaria de Luanda permite a quadruplicação da capacidade de refinação do petroleo. Um ganho da principal e mais antiga refinaria de Angola construída nos anos 50.É dentro dessa realidade que nos introduzimos para saber e mais e informar melhor.
—–
HENRIQUE PEDRO -DIRECTOR DE OPERAÇÕES (5.50)
——
Ao ser recebido na refinaria o petróleo passa por um processo ou vários processos para a produção de diversos derivados, entre eles a gasolina, o gasóleo, o petróleo iluminante, o gás butano ,entre vários outros derivados. Estamos na continuidade com o engenheiro Henrique Pedro-Director de Operações da refinaria de Luanda.
—–
HENRIQUE PEDRO ( +- 10 min.)
——
Avaliado em aproximadamente 230 milhões de dólares, o projecto da modernização e ampliação da refinaria de Luanda teve início em Junho de 2019 e contou com o suporte técnico da petrolífera italiana ENI, na supervisão da engenharia e construção. João Mayer, coordenador do projecto fala ao Canal Energia.
—–
JOÃO MAYER (4.04)
—–
A aposta na construção , ampliação e modernização de refinarias responde a um chamamento estratégico com efeitos positivos na economia. É disso que nos fala Igor Francisco-vogal da unidade de refinação e petroquímica, responsável pela supervisão da operação da refinaria de Luanda.
——
spot curto canal energia
——
IGOR FRANCISCO-(2.34)
—–
Igor Francisco vogal da Unidade de refinação e petroquímica da refinaria de Luanda. E com levantamos a conversa com os demais engenheiros sobre sobre um assunto que polemiza a construção de refinarias numa altura em que o mundo está cada vez mais com tendência para a transição energética. Uma conversa na qual intervêm também os engenheiros Henrique Pedro, João Mayer, Helga Simões, Cláudio Faria, Ednezer Faria e Francisco Faustino.
——-
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA (14.02)
——-
Transição energética versus refinarias. Pontos de vista e convergências. Convergências na complementariedade entre refinarias.
——
DESAFIOS DAS REFINARIAS -(5.53)
——
Canal Energia na refinaria de Luanda, onde estivemos hoje. Uma reportagem, um encontro com profissionais comprometidos com o desenvolvimento do país. Vinte e quatro sobre vinte e quatro horas…histórias de vida que se cruzam com a história da própria refinaria. Quem são estes homens e mulheres que transformam as nossas vidas. Como tudo começou?
——
compacto e biografias
——
E termina mais esta saga quinzenal do seu programa Canal Energia. Foram destaques: o contrato para a construção da refinaria do Lobito e a reportagem na refinaria de Luanda. No próximo programa falaremos do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo. Luís Fernandes é o nosso convidado.
——
extrato curto e significativo (30 segundos)
——
É para acompanhar na próxima edição. Daqui a 15 dias. Bom dia e até lá.
——-
INDICATIVO
Canal Energia, edição de 13 de Outubro de 2023
Soa o indicativo e estamos juntos. Presentes para mais um encontro para abordagens diversas à volta do mundo energético.
Hoje entraremos pelos túneis da obra da construção da barragem hidroeléctrica de Caculo Cabaça.Uma verdadeira viagem na complexidade da construção de uma barragem.Uma aposta na produção de energia limpa,barata e gerada de fonte renovável.Saberemos em que fase está o projecto, as suas envolventes como a produção de empregos e a preservação do meio ambiente.Um especial que você vai acompanhar hoje.
—–
spot curto do Canal Energia
—–
A OPEP , organização dos países produtores e exportadores de petróleo, projeta aumento contínuo na demanda global de petróleo até 2045.O consumo mundial de gás natural pode atingir o seu pico nesta década,segundo a Agência Internacional de Energia.Em Angola a produção do petróleo caiu dez a quinze por cento,revela o Paulino Jerónimo,da Agência Nacional de Petróleo,Gás e Biocombustíveis.Temas em desenvolvimento nesta edição de 13 de Outubro de 2023.
—–
ponto curto
ANPG-MICRO PROGRAMA
——-
(spot Canal Energia)
Espaço de responsabilidade social da Agência Nacional de Petróleo,Gás e Biocombustíveis-estivemos a ouvir.
Angola aposta na produção de energias limpas à partir de fontes renováveis,cuja a principal vantagem é a utilização da água,ou seja,um recurso renovável.O Rio kwanza potencia essa possibilidade de construção de barragens como foi o Cambambe, Lauca, Capanda e agora,em construção, Caculo Cabaça. Em Setembro uma equipa do Canal Energia deslocou-se à provincia do Kuanza Norte, região de Caculo Cabaça. Acompanhe a reportagem.
——
spot Canal Energia
——
(PEÇA 1-CACULO CABAÇA)
——
Somos Canal Energia.Das sete às oito e trinta tudo sobre energia.Uma plataforma de comunicação.Voltamos depois do intervalo.
——
INTERVALO
——
SPOT DO INDICATIVO
——
Canal Energia,a sua plataforma de comunicação Energias.Daqui a pouco retomaremos a nossa reportagem em Caculo Cabaça..o momento que se segue é de informação e actualidade.
——
PEÇA-PAULINO JERONIMO
PEÇA DANIELA
PEÇA OPEP
PEÇA CACULO CABAÇA 2
——
E pronto amigos aqui termina mais uma jornada,um olhar por dentro.Falamos de energias nas suas mais variadas dimensões e actualidades.Dia 27 estaremos novamente juntos.Saudações e até a próxima.
Canal Energia, edição de 29 de Setembro de 2023
Bom dia,bom dia…cá estamos novamente juntos.
Canal Energia é a proposta matinal..É a comunicação que estabelecemos para lhe levar informação e actualidade sobre o mundo energético.
Somos a plataforma radiofónica que acontece todas as sextas feiras,quinzenalmente,nesta frequência que é uma onda que transmite energia e boa disposição.
Entre as sete e as oito e trinta acompanhe neste magazine energético:Morreu a andorinha mas não acabou a primavera…ainda no rescaldo da Conferência Angola Oil & Gas, as reflexões do Ministro Diamantino de Azevedo no encerramento da conferência.
—–
Diamantino de Azevedo no encerramento da Conferência sobre petróleo e gás, acontecida aqui em Luanda,com a presença do Secretário-Geral da OPEP que em exclusivo falou para o canal energia:Uma entrevista a acompanhar em desenvolvimento.
Haitham Al-Ghais Secretário geral da OPEP em entrevista ao repórter Canal Energia.Hoje vamos falar da Etu Energia,empresa integrada de energia fundada em 2000,23 anos de existência.
……
Edson dos Santos,Presidente do Conselho de Administração da Etu Energia apresenta o perfil da empresa…Canal Energia nos últimos dias a acompanhar as obras da construção da barragem de Caculo Cabaça.Aposta em energias limpas.Nas próximas edições acompanhe o estado da construção de uma das maiores barragens ao longo do rio Kwanza.
Canal energia é uma combinação de momentos,uma sucessão de factos e notícias.Informação global..das sete às oito trinta,nos 95.5 em FM…acompanhe-nos aqui e agora!
—–
Foi na Conferência Angola OIl & Gas onde tudo aconteceu. A mulher mais presente numa actividade que se julga ser de homens e para homens.É desta forma que começamos o desfile dos nossos assuntos.Ela é administradora executiva.
—–
Engenheira Kátia Epalanga,o seu rosto da Manhã do Canal Energia,nesta frequencia,aqui e agora.Terminou em Luanda,recentemente,a conferencia Angola OIl & Gas.Um evento que reuniu empresas, empreendedores,empresarios e pessoas ligados ao mundo energético.Um espaço de discussão e reflexão sobre um dos sectores importantes da vida econômica do mundo e do país.
No encerramento e na sua intervenção o Ministro Diamantino de Azevedo, dos Recursos Minerais,Petróleo e Gás,deixou claras algumas definições e conceitos.Alguns recados e reflexões retidas pelo Canal Energia.NO entender do MInistro,o conteúdo local não se circunscreve à perspectiva apenas legislativa.
—–
Excertos das palavras do Ministro Diamantino de Azevedo que,ao longo do seu discurso,aproveitou destacou aspectos importantes que gravitam à volta das principais preocupações do sector,tais como o desafio das energias renováveis,o reforço do diálogo construtivo,o pragmatismo, a formação de quadros e a importância do Instituto de petróleos…
—–
Extracto do discurso do Ministro Diamantino de Azevedo no encerramento da conferência Angola OIl & Gas acontecida em Luanda.Somos Canal Energia a sua plataforma radiofónica.Hoje vamos conhecer a empresa Etu Energia.Empresa angolana surgida Há 23 anos e que opera no mercado dos petróleos.A conversa da nossa colaboradora e repórter Daniela Paz é com Edson Dos santos,um jovem que iniciou a sua carreira em Houston,no Texas,com a ExxxonMobil em Setembro de 1999,como engenheiro de Reservatórios.Entre 2006 e 2015 assumiu posições de liderança nas áreas Tecnicas de Operações e Planeamento.Entre 2016 e 17,juntou-se ao Conselho de Administração da Sonangol-Empresa Pública,como Administrador Executivo responsavel pelo Upstream,MIdstream,incluindo ALNG e Downstream.Tem licenciatura e Mestrado em engenharia de petróleos.
—–
Canal Energia e a conversa entre a nossa colaboradora e reporter Daniela Paz e o Presidente do Conselho de Administração da Etu Energia Edson dos Santos.A reporter começa por saber da importancia do capirtal humano no sector dos petroleos,ao que,o engenheiro Edson Santos responde,no prossegumento desta entrevista.
—–
E assim ficamos a conhecer a Etu Energia,a empresa Angolana no sector dos Petroleos.Os nossos agradecimentos a Direcção de Etu Energia.Somos o Canal,a perspectiva,o olhar para e por dentro da informação.
Vamos para o intervalo e voltamos dentro de instantes.
A Organização dos países exportadores de Petróleo,OPEP ou, pelo seu nome em inglês,OPEC, é uma organização intergovernamental,fundada a 15 de Setembro de 1960,em Bagdad,por Irã,Iraque,Kuwait,Arábia Saudita e Venezuela.Até 2018 os países membros representavam 44 por cento da produção global de petróleo e 81,5% das reservas de petróleo comprovadas do mundo.
Angola foi admitida como membro de pleno direito do grupo petrolífero durante a 143ª conferência extraordinária da instituição que decorreu em Abuja,Nigéria,em 14 de Dezembro de 2006.Eleito em 2022,Secretário geral da OPEP,Haitham Al Ghais,natural do Kuwait,esteve recentemente em Angola,onde participou na conferência Angola Oil & Gas.Foi nessa altura que ,em exclusivo,falou para o Canal Energia.E a primeira pergunta foi para responder ao cepticismo e sobre a acusação de que a organização estaria a usar o petróleo como arma política.
.
A redução da produção do petróleo e as cotas estabelecidas para os países membros,nem sempre correspondem às expectativas dos estados,sobretudo dos pequenos produtores.O Secretário geral refuta e dá exemplos.
Confrontado com a definição de cartel,atribuída a organização,Haitham Ghais-replica.
A transição energética é um dos maiores desafios da actualidade no mundo dos petróleos.Entretanto a perspectiva tem variado em função dos interesses de cada estado.Como vê a OPEP esta questão:a da transição energética.
Breve entrevista exclusiva ao Secretário-geral da OPEP organização dos países exportadores de petróleo.Haitham Al Ghais.A demanda do petróleo ainda vai crescer.Este é o seu Canal Energia,nesta frequência e nesta hora.
(spot do programa)
……
Estivemos com o secretário geral da OPEP numa breve entrevista ao Canal Energia,o seu programa de todas as Manhãs na sua rádio.DE 15 em 15 dias somos o conforto da boa informação.Uma responsabilidade pública que partilhamos aqui o social da ANPG.
Canal Energia -o seu espaço quase na ponta final.Não esquecendo que na próxima edição Caculo Cabaça,um projecto,uma realidade.Na perspectiva do desenvolvimento vai nascer uma das maiores barragens ao longo do rio Kwanza.Acompanhe a reportagem do Canal Energia.
——
Para acompanhar na próxima edição deste espaço de rádio.Ainda na próxima saiba mais sobre os cartões da abastecimento da Total Energy.Estaremos com Claudio Silva.
—-
—–
Para acompanhar na próxima edição do seu Canal Energia.E pronto amigos aqui terminamos mais esta edição.Até daqui a 15 dias.
—–
Canal Energia, edição de 15 de Setembro de 2023
Bom dia e boa sexta feira.
Graças a Deus cá estamos novamente juntos, neste encontro que se repete a cada 15 dias, na sua antena da cidade.
Das sete às oito o meia para falar de energia, nas suas mais variadas dimensões e processos…
bom dia, bom dia e bom dia.
Seja em portugues ou em qualquer outra língua, nos entendemos sempre. Como se diz, a verdadeira comunicação faz-se pelo coração.
Por este caminho e com as benção do universo, chegamos ao esperado 13 de Setembro.
COLA-(extrato da saudação em inglês da tradutora do evento:(1.37 até 2.08)
Esta foi a abertura da 4ª edição do angola Oil & Gas, que aconteceu aqui, em Luanda, nos dias 13 e 14 de Setembro, até ontem, portanto.
COLA-(extracto da apresentação dos convidados em portugues(0.32 até 1.31)
As palavras de saudação e boas vindas, numa cerimônia concorrida, a julgar pela importância e o interesse que a Conferência suscitou, enquanto plataforma para a abordagem de questões actuais do mercado do petróleo e do gás.
Nos dias 13 e 14, até ontem portanto, Luanda recebeu a quarta edição da conferência e Exposição Angola Oil & Gas que reuniu ministros do sector, investidores globais, empresários, empreendedores e empresas dos sectores público e privado.
É nessa realidade em que o Canal Energia se introduz como elo de ligação entre os factos e os ouvintes. Acompanhe o relatos dos factos, nesta manhã.
—-
spot canal energia
—-
micro-programa ANPG
—–
ponto musical
—–
É caso para dizer que soube a pouco, afinal foram poucos os dias, 13 e 14 de Setembro, o tempo em que Luanda se transformou na capital mundial do petróleo e do gás natural.
A capital de Angola albergou a quarta edição da conferência Angola Oil & Gas, organizada pela Energy Capital & Power e pelo Ministério dos recursos minerais,petróleo e gás, em parceria com a Agência nacional do petroleo, gas e biocombustivel, o Instituto Regulador de Derivados de Petróleo e a Sonangol.
Responsáveis e centenas de profissionais do sector,investidores nacionais e estrangeiros,empreendedores e prestadores de serviços,reuniram-se para debater questões actuais que animam o mercado.
Diamentino Azevedo, Ministro anfitrião, esteve ladeado pelo Ministro de Estado para a Coordenação Econômica,Jose de Lima Massano que, em representação do Chefe de Estado de Angola, João Lourenço, sublinhou o peso do petróleo na economia nacional, representando 30% do Produto Interno Bruto.
—–
jose Lima Massano-começa em (1.35 até 6.03)
—–
Jose de Lima Massano,ministro da coordenação económica quando procedia a abertura da Conferência Angola Oil & Gas que decorreu de 13 á 14 de Setembro, em representação do chefe de estado João Manuel Gonçalves Lourenço.
E o ministro dos recursos minerais,petróleo e gás de Angola, Diamantino de Azevedo, sublinhou o facto de a conferência ocorrer num momento particular, marcado pela transição energética, que exige a tomada de decisões claras.
—–
Diamantino de Azevedo, ministro angolano dos RNPG.
começa em (4.05 até 13.09)
——
A república democrática do Congo esteve representada pelo Ministro de Hidrocarbonetos, Didier Ntubuanga. O governante incidiu a sua abordagem na necessidade de as empresas observarem os valores da responsabilidade social, numa parceria que visa a promoção do bem estar.
—
Registo de Didier Ntubuanga-começa aos (0.28 até 3.28).
—-
Criar riqueza para as populações como objectivo supremo. Ministro congolês e o convite expresso aos investidores internacionais.
—–
ponto curto
——
A imagem de uma economia baseada nos combustíveis fósseis, herdada do século vinte, está muito ligada aos países produtores e exportadores de petróleo-OPEP,fundada em 1960, pela Arabia Saudita,Iraque,Kuwait e Venezuela.
A OPEP marcou a sua presença na conferência, na pessoa do seu secretário geral,Haitham Al Ghais, para quem é necessário a descodificação dos conceitos, quando se fala em transição energética e desenvolvimento.
—-
Haitham OPEP-começa aos( 0.54 ate 12.13)
—-
A transição energética na perspectiva da realidade de cada um dos países, com padrões e níveis de desenvolvimento diferentes.
Compromisso e excelência é o que defendeu Guido Brusco da Azule Energy, parceira em projectos de desenvolvimento de energias limpas; a aposta do futuro.
—–
guido brusco-começa em (0.37 até 8.37)
—–
Guido brusco da Azule energy e a aposta nas energias limpas. Estamos na abordagem sobre a terminada conferência Angola Oil & Gas.
Nas próximas edições pode acompanhar Paulino Jerónimo e as actividades as ações da ANPG.
Vamos para um breve intervalo e logo depois, voltamos com mais motivos de reportagem.
—-
spot canal energia
—-
INTERVALO
—–
SPOT CANAL ENERGIA
—–
Na continuidade e depois do intervalo, continuamos com o especial Angola Oil & gas e a conferência terminada ontem aqui em Luanda.
—-
spot canal
—–
Peça ( entrevistas – Alexandre Lucas)
—–
spot canal energia
—–
E pronto amigos aqui terminamos mais uma caminhada. Vamos fazer a esquina do tempo para voltarmos daqui a 15 dias, com a promessa de um novo reencontro.
Não esquecer que na próxima edição teremos o balanço das últimas actividades da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis.
Ate ao proximo programa.
—-
indicativo
Canal Energia, edição de 01 de Setembro de 2023
Canal Energia, edição de 18 de Agosto de 2023
Bom dia, bom dia e muito bom dia.O mundo gira e nós gravitamos à sua volta.O tempo,tão infinito como o próprio universo,continua implacável.Já passaram os 15 dias que nos separavam deste 1 de Setembro,data da nona edição do seu Canal Energia,programa radiofônico,transmitido quinzenalmente neste frequência,das sete até aproximadamente oito horas e trinta minutos.Sempre na dinâmica de um mundo em movimento,onde as diferentes fontes de energia dão a propulsão para o desenvolvimento.
….
SPOT CANAL ENERGIA
…..
A realidade que transforma factos em notícias.Vai acontecer a IV edição do Angola Oil & Gás reune mais de 40 países em Luanda.Vai acontecer nos dias 13 e 14 de Setembro.
Foi notícia,Bolsa de Dívida e Valores de Angola,vulgo BODIVA, aprova solicitação de realização de sessão especial em bolsa e a admissão à negociação das obrigações privadas da Sonangol.
…..
ponto curtíssimo
…..
Petróleo e Gás no feminino, no desafio dos paradigmas,na igualdade do género.A vida e a luta da Engenheira de Petróleos, Ivete Josina Pinto Gonçalves Ribeiro.
…..
extracto de 1 min.50
…..
Uma conversa em desenvolvimento daqui a pouco, ainda antes das oito e trinta…..Mais daqui a pouco com a Doutora Vânia Pinto de Andrade,Chefe de Departamento de Homologação de Custos Recuperáveis,da Direcção de Economia das Concessões,da Agência Nacional de Petróleo,Gás e Biocombustíveis…vamos falar de seguros na actividade petrolífera em Angola.
Ainda nesta edição vamos falar de Gás.O nosso convidado é o Engenheiro Américo Fernandes.
…..
spot grande Canal Energia
…..
Canal Energia…sete horas e mais alguns minutos…confira connosco no seu relógio.Ele está certo…Está certo no horário que lá está.Uma imprecisão.Imprecisões não aconselháveis na comunicação à todos os níveis.O certo é nos proximos 3 minutos e 38 segundos,estaremos com a cantora sul-africana,Brenda Fassie.Foi considerada a cantora pop dos marginalizados durante o apartheid,na africa do sul….Black President.
….
MÚSICA-BRENDA FASSIE-BLACK PRESIDENT
…..
Dizem que é um dos seguros mais complexos do mundo…é do risco do petróleo.Um seguro que garante as indeminizações decorrentes da actividade de exploração,produção e transporte do petróleo das plataformas para os terminais e refinarias.Um seguro muito complexo por envolver uma série de riscos elevados.Há muitos riscos como do vazamento do petróleo,de uma qualquer explosão,de danos ao meio ambiente,entre outros.É aqui que se coloca a questão da gestão de riscos,regulada por leis aprovadas e em vigor no país.É sobre estes assuntos que o Canal Energia foi ouvir a Chefe do departamento de homologação de custos recuperáveis,da direcção de economia das concessões da Agência Nacional do Petróleo,Gás e Biocombustíveis,Doutora Vânia PInto de Andrade.
…..
spot curto Canal Energia
—–
VÂNIA PINTO DE ANDRADE-PRIMEIRA PARTE
—–
Estamos a ouvir a Doutora Vânia Pinto de Andrade,da ANPG, sobre gestão de riscos na indústria petrolífera,uma actividade respaldada pela legislação angolana que,de entre outras competências,atribui a ENSA Seguros de Angola a liderança do regime especial de Co-Seguro das actividades petrolíferas.
……
VÂNIA PINTO DE ANDRADE-SEGUNDA PARTE
…..
Doutora Vânia Pinto de Andrade,chefe de departamento de homologação de custos recuperáveis da direcção de economia das concessões-Agência Nacional de Petróleo,Gás e Biocombustíveis,e a gestão de riscos nas actividades petrolíferas no país. Canal Energia
…….
Spot Canal Energia (em seco)
cola com PONTO MUSICAL
EXTRACTO DE ALBINA ASSIS
…..
Estivemos a ouvir a engenheira Albina Assis numa das passagens por este Canal Energia.E porque aqui nada acontece por acaso,Albina Assis foi trazida para este momento com uma única finalidade que é a sinalização do que vamos acompanhar.
……
TEXTO DE DANIELA PAZ (editado e sonorizado)
IVETE JOSINA PINTO GONÇALVES RIBEIRO (SOM 2)
…..
Ivete Ribeiro ,engenheira de petróleo e o mundo offshore. 28 lá,28 cá.Como trabalhar numa plataforma,no alto mar e,mulher,claro.O dia a dia na plataforma…a família e as suas pequenas contradições.Mas antes a formação e como chegar até aí…Estudar petróleo…
……
ENGENHEIRA IVETE RIBEIRO ( SOM 3 e 4)
……
SPOT CURTO CANAL ENERGIA
…..
Um espaço de conversa com a engenheira de Petróleo Ivete Ribeiro.Perguntas frequentes?
……..
ENGENHEIRA IVETE RIBEIRO (SOM 5)
……
E como qualquer actividade na vida,também aqui,apesar das dificuldades próprias de um trabalho extremamente duro, há sempre um espaço de prazer,do amor pelo que se faz,e que torna tudo mais belo e bonito.
……
IVETE RIBEIRO (SOM 6- conselhos aos jovens)
……
A história de uma experiência contada na primeira pessoa por Ivete Josina Pinto Gonçalves Ribeiro,engenheira de petróleos.
……
SPOT CANAL ENERGIA
……
INTERVALO (PRIMEIRA PARTE)
……
SPOT GRANDE-CANAL ENERGIA
…..
Retomamos o nosso convívio recheado de muita informação.A verdade dos factos.Do comentário à notícia,da crónica à análise…é o Canal Energia,no as sextas feiras,de 15 em dias.
…….
spot curto Canal Energia
……
MÚSICA PEDRITO-AVÓ BEA
……
Pedrito e Avó Bea,àquele momento em que a música apela ao silêncio.Rendição ao encanto das coisas boas…é nacional,é bom e nós gostamos.
NOTÍCIA SOBRE A IV EDIÇÃO DO ANGOLA OIL( texto lido pelo Alexandre-termina em: Cunha Vaz e Associados)
……
PONTO CURTO
……
NOTICIA SOBRE BODIVA (texto lido pelo Alexandre- termina em: indicados no prospecto)
….
Ponto musical
…..
A história do gás se assemelha à história do dente.Todos sabemos que os dentes servem para,dentre outras coisas,mastigar os alimentos.E muitas respostas sobre o que é o dente terminam por aí.A missão dos dentes é muito maior do que aquilo que nós pensamos.É como a história do gás.Quando falamos em gás,lembramo-nos do gás de cozinha,o chamado gás butano.
E é para falarmos sobre isso que convidamos o engenheiro de Sondagem do Departamento de Sondagem da Agência Nacional do Petróleo e Gás,especialista em sondagens.Bacharelado em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Oklahoma e pela Universidade de Houston.Foi engenheiro submarino na Sonangol de 2010 à 2014,engenheiro de submarino da CIE-Cobalt International Energy,em Houston,entre outras tarefas.É com ele que vamos falar do gás.Engenheiro Américo Fernandes.
….
ENGENHEIRO AMÉRICO FERNANDES-1
….
A valorização da exploração,produção e comercialização do gás é ainda relativamente recente,daí que é também recente a sua regulamentação.
….
ENGº A-Fernandes 2
…..
Para o desenvolvimento da indústria do gás é necessário observar factores exógenos,segundo Américo Fernandes.O sector petroquímico é um dos sectores que pode agregar valor.
…..
ENGº A-Fernandes. 3
…..
A transição energética,hoje no palco dos grandes debates, é reconhecidamente um desafio.
…..
ENGº A-Fernandes 4
…..
Outro desafio não menos importante,até porque tem impacto directo no consumidor,é o de infra-estruturas,sobretudo para o transporte do gás
….
ENGºA-Fernandes 5
…..
O país tem já neste momento produzidas e aprovadas leis de incentivo aos investidores.Leis que permitem a exploração ,a produção e venda do gás.
…..
ENGº A-Fernandes 6
……
(NÃO ENTRA O REGISTO 7 E SALTAMOS PARA O 8)
Engenheiro Américo Fernandes e a importância do novo consórcio do gás natural e os seus benefícios,sobretudo os de permitir o fornecimento contínuo de gás à Angola LNG e,consequentemente,o fornecimento de gás ao ciclo combinado do Soyo.
…..
ENGºA-Fernandes 8
…..
(NÃO USAR O SOM 9 E SALTAR PARA O SOM 10)
A necessidade de identificar as oportunidades do gás,bem como necessidades e prioridades,fazem do plano director um instrumento importante no plano nacional de desenvolvimento da indústria do gás.
…..
ENGº A-Fernandes. 10
…..
SPOT CANAL ENERGIA
…..
Estivemos com o engenheiro Américo Fernandes da Agência Nacional do Petróleo,Gás e Biocombustíveis no desenvolvimento das principais nuances e desafios da indústria do gás em Angola.
E como dizia um veteranos desta emissora,amanhã é outro dia .Canal Energia volta daqui a 15 dias com Mundo Energético e África no coração…
Canal Energia, edição de 18 de Agosto de 2023
Canal Energia, edição de 18 de Agosto de 2023
Bom dia ,tudo renovado.
A tal primeira vez que acontece todas as vezes .De 15 em 15 dias ,uma presença que se confunde .Rádio é energia e nós estamos aqui com a proposta matinal de muita informação.
Tudo começa a acontecer agora.
——-
INDICATIVO
———
Nível de produção petrolífera ,atingido por Angola na região subsaariana resulta de investimentos na exploração .Revelação de Belarmino Chitangueleca ,Administrador Executivo da Agência Nacional de Petróleo e Gás, ao seu Canal Energia.
A produção do petróleo e gás é um processo…do poço ao posto .Um conceito ,um processo.
——-
Excerto do Administrador Executivo Joaquim Fernandes do primeiro RD.(34 segundos)
——-
Na complexidade de um processo,
Administrador Executivo da Sonangol, Joaquim Fernandes em entrevista para acompanhar.
——
JINGLE 008-CANAL ENERGIA
——-
18 de Agosto de 2023,Canal Energia no ar .Ideias ,propostas e projectos. Projectos ,propostas e ideias .Quanto valem as ideias .Alguém um dia pensou em prestar serviços à indústria petrolífera .Hoje vamos falar de empresas prestadoras de serviços a indústria petrolífera .A conversa será com Braulio de Brito ,Presidente da Associação de Empresas prestadoras de serviços a indústria petrolífera.
—–
Excerto de Bráulio de Brito -até 39 segundos-vistos-.
—–
JINGLE 008
——-
Agência Nacional do petróleo ,gás e biocombustíveis apresentou esta semana,15 de Agosto, o resumo mensal sobre produção petrolífera no mês de Julho .Rapidamente vou dizer-vos o que este relatório apresenta .Para já fica a informação de que no mês de Julho ,a produção foi 35 631 172 barris ,correspondendo a uma média de 1 149 393 de petróleo por dia.
——
JINGLE 5-CANAL ENERGIA
——
De manhã tudo acontece no mundo energético .Sabendo ,conhecendo os parâmetros ,os desafios de uma indústria comprometida com o desenvolvimento e o bem estar nesta sonoridade que vos saúda ,para atingir a alma…Andrea Bocelli & Jennifer Lopez em Quizas ,Quizas ,Quizas.
——
EXTRACTO-COLA RD-PRIMEIRO DO BELARMINO CHITANGUELECA-até 1.09m- e entre o texto-COM ECO PARA DAR REALCE)
——
Engenheiro Belarmino Chitangueleca, Administrador Executivo da agência nacional do petróleo, gás e biocombustíveis ,numa análise das performances da exploração e produção do petróleo no país.
Nesta entrevista ao Canal Energia ,Administrador Executivo Belarmino Chitangueleca apresenta os desafios face ao declínio natural que se verifica e o compromisso de aumentar ou manter as metas actuais na produção.
——
JINGLE 4
——
RD COMPLETO -PRIMEIRA PARTE DE BELARMINO-5.21
——
Engenheiro Belarmino Chitangueleca ,Administrador Executivo da ANPG ,reconhece o potencial das novas bacias de fronteira ,Benguela e Namibe.
——
SEGUNDO RD-BACIAS DE BENGUELA E NAMIBE-1.46
——
esperança , sucesso e optimismo, a chave para chegarmos em 2030 com ambição e pragmatismo .Acima de um milhão e duzentos barris dia é a meta que se ambiciona.
—–
RD-ÚLTIMO DE BELARMINO CHITANGUELECA-2.25
—–
Para o Canal Energia,o engenheiro Belarmino Chitangueleca, administrador Executivo da Agência Nacional de Petróleo ,Gás e Biocombustíveis e os grandes desafios do sector.
—–
JINGLE CANAL ENERGIA.
—–
(ALEXANDRE LUCAS APRESENTA O RELATÓRIO DE PRODUÇÃO DO MÊS DE JULHO)
—–
JINGLE
——
Você sabia que para chegar aos postos de combustíveis ,vulgo bombas, pronto para o consumidor ,neste caso você ,a gasolina e o gasóleo passam por um longo processo industrial? É para conhecer o caminho dos combustíveis até ao posto que convidamos o Administrador Executivo, engenheiro Joaquim Fernandes da Sonangol para falar dessa complexa cadeia produtiva .Do poço ao Posto na perspetiva da Sonangol.
—–
PRIMEIRO RD-JOAQUIM FERNANDES -14.25
—–
Administrador Executivo da Sonangol, engenheiro Joaquim Fernandes ,em entrevista ao Canal Energia. Joaquim Fernandes que esteve recentemente no Kwanza sul para acompanhar a evolução das obras de construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento ,cuja previsão de conclusão é o mês de Setembro.
—–
JOAQUIM FERNANDES E O CENTRO DE PESQUISA-2.35
—–
Centro de pesquisa e desenvolvimento da Sonangol .Previsão da conclusão ,Setembro .Estivemos a ouvir o engenheiro Joaquim Fernandes, Administrador Executivo da Sonangol .Vamos para um breve intervalo.
——
SPOT DO PROGRAMA
—–
INTERVALO
—–
SPOT MAIOR CANAL ENERGIA
—–
Na continuidade e na exploração extensiva de factos para si, nesta manhã .Canal Energia,o acontecimento no campo da informação e das melhores emoções. Daqui a pouco a conversa vai interessar para quem pretende empreender ,de fora para dentro da industria petrolífera.
——
8º RD DE BRAULIO NÓS SOMOS OS PIONEIROS-0.21 Seg.
—–
Braúlio de Brito-Presidente da Associação de Empresas Prestadoras de Serviço a industria petrolífera .Para acompanhar entrevista ao Canal Energia .Por agora as nossas energias conjugadas com David Foster -When A Man Loves A Woman e A Mans World-SEAL e MICHAEL BOLTON…boa audição, manhã de som azul.
——
DISCO DAVID FOSTER,SEAL/MICHAEL BOLTON-5.47
——-
Associação de empresas prestadoras de serviços à indústria petrolífera é hoje a instituição representante das empresas prestadoras de serviços. Uma plataforma de comunicação entre entidades que partilham temas comuns .Braulio de Brito é o Presidente da Associação. Fala para o Canal Energia .Como tudo surgiu?
——
PRIMEIRO RD QUE INICIA COM ….A IDEIA SURGE…4.17
——
COLA COM O SEGUNDO RD-SOBRE A INDÚSTRIA PETROLÍFERA-3.11
——
Prestação de serviços a indústria petrolífera apesar de ser uma atividade compensadora ,eleva-se pelo rigor, como aliás é o padrão da indústria petrolífera no seu geral ,reconhece aqui Braulio de Brito.
——
RD- TERCEIRO-QUE COMEÇA-MUITO RIGOROSA-3.26
——
A banca e o sector petrolífero. Investimentos insuficientes preocupa empresas prestadoras de serviço, conforme revela aqui , Braulio de Brito. Um ambiente favorável ao investimento ,precisa-se.
——
QUARTO RD-COMEÇA COM…O TEMA DE INVESTIMENTO É UM TEMA-4.12
——
SPOT CANAL ENERGIA
——
COLA O QUINTO RD-NÓS TEMOS HOJE UM REGIME DE…3.35
——-
(MUITA ATENÇÃO:O BRAULIO TERMINA AQUI-O ULTIMO RM JÁ FOI NO INICIO COMO CHAMADA E O PENULTIMO NÃO ENTRA)
——
Braulio de Brito e os desafios do conteúdo local em busca de um espaço .Foi o presidente da associação de empresas prestadoras de serviço a industria petrolífera .Canal Energia, o seu plano “A”. Um espaço completo ,diverso ,divertido e informativo. Tudo se completa .Na sonoridade africana que é angolana…E porque é nacional ,é bom e de sexta feira..Canal Energia uma homenagem,em memoria,Minguito e os Kiezos PAPA NI MAMÃ….o nosso bom dia ,até outro dia ,daqui a 15 dias…Canal Energia.
——-
DISCO MINGUITO E OS KIEZOS-PAPA NI MAMÃ.
——-
INDICATIVO DE FECHO
—–
MICRO PROGRAMA ANPG
Canal Energia, edição de 04 de Agosto de 2023
Canal Energia, edição de 04 de Agosto de 2023
Bom dia.
Com esta homenagem a Louis Armstrong, nascido a 4 de Agosto de 1901, através da sua música extremamente solar, optimista, positiva e transmitindo sobretudo uma mensagem de amor, de esperança e de crença em dias melhores…What A Wonderful World.”o brilho de dias ensolarados, a escuridão sagrada da noite…E eu penso comigo, que mundo maravilhoso…”, abrimos a sétima edição do nosso e vosso programa, canal energia.
Canal Energia, edição de 21 de Junho de 2023
Canal Energia, edição de 21 de Junho de 2023.
Edição com homenagem a Botelho de Vasconcelos.
O governante, a quem Homenageamos hoje, é engenheiro técnico, formado pelo Instituto Industrial Tecnológico de Luanda, em 1974. Em seguida, concluiu o Curso Comercial de Derivados de Petróleos na Fina/Bélgica, em 1976. Fez igualmente o curso de Lubrificação e Aplicação de Lubrificantes – Shell, em França, em 1981. Gente poderia escrever muito mais sobre a figura e os feitos de José Maria Botelho de Vasconcelos, que presidiu até há pouco à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Mas vamos focar-nos na importância da data de hoje para, em nome do colectivo de profissionais das Edições Novembro, desejar ao ministro angolano dos Petróleos um feliz aniversário e muitos anos de vida.
Canal Energia, edição de 26 de Maio de 2023
Canal Energia, edição de 26 deMaio de 2023.
Edição com homenagem a Desidério costa.
Desidério da Graça Veríssimo e Costa (Luanda, 4 de abril de 1934) é um político angolano. Foi ministro dos Petróleos de 2002 a 2008. Antes disso havia sido vice-ministro da mesma pasta, de 1984 a 2002.
Depoimentos de Albina Assis.
Canal Energia, edição de 09 de Junho de 2023
Canal Energia, edição de 09 de Junho de 2023.
Edição com homenagem a António Mangueira.
Reportagem ao Namibe, na central Fotovoltaica de Caraculo.
Com depoimentos do governador Archer Mangueira, do ministro João Baptista Borges, do PCA da Sonangol Sebastião Pai Querido, PCA d a RNT Rui Gougel, do PCA da Azu Energy Adriano Mongini, e do ministro Diamantino de Azevedo.