Revista de Imprensa, edição de 29 de Julho de 2024
Revista de imprensa da Rádio Ecclesia: Análise aos temas que foram manchetes nos Jornais do País.
Recruta morre durante exercícios de instrução – polícia abre inquérito para apurar circunstâncias da morte da jovem mulher
Uma jovem recruta morreu durante exercícios de instrução esta sexta-feira na Escola Nacional de Migração, no Km 32, em Viana, em Luanda. O Serviço de Migração e Estrangeiros abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte.
ISCED: docentes exigem salários em atraso, direcção diz não ter dinheiro
Docentes do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), em Luanda, queixam-se de atraso salarial. Nesta situação, estão 19 professores e 21 funcionários administrativos sob regime de colaboração.
Vandalismo: ordem dos advogados chamada a requerer fiscalização das normas inconstitucionais da lei
Especialistas em Direito e associações cívicas instam Ordem dos Advogados de Angola (OAA) no sentido de fiscalizar normas da Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens Públicos e Serviços Públicos, consideradas inconformes com a Constituição da República. Em resposta ao apelo da sociedade, OAA avisa: “Faremos um parecer estruturado com vários especialistas”. Sociedade civil não tem dúvidas de que o diploma está eivado de violações contra direitos fundamentais, com enfoque para o direito de reunião e manifestação, o que periga o Estado Democrático e Direito em construção no País.
Falsa informação sobre venda de apartamentos no kk5000 leva centenas de cidadãos a afluírem àquela centralidade – ministério das obras públicas apela à vigilância
Centenas de cidadãos, na sua maioria funcionários públicos, afluíram esta semana, de forma massiva, aos edifícios da centralidade kk5000, no Kilamba, no município de Belas, em Luanda, após terem conhecimento de uma falsa informação que circulou nas redes sociais de que estavam abertas as inscrições para a venda de apartamentos naquela centralidade. O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH), diz ser informação falsa, apurou o Novo Jornal.
Bengo: MININT investiga rede que distribui drogas na prisão de Caboxa e já deteve vários elementos
A delegação do Ministério do Interior (MININT) na província do Bengo está a investigar uma rede de traficantes que distribui drogas no estabelecimento prisional do Caboxa, para serem vendidas no interior da prisão.
Censo 2024: logística que atrasou a realização da contagem da população no mês de Julho chega ao país em Agosto
Os meios técnicos e logísticos que levaram o Instituto Nacional de Estatística (INE) a adiar para o próximo mês de Setembro o Censo Geral da População e Habitação, que esteve inicialmente agendado para 19 de Julho, chegam ao País na primeira quinzena de Agosto próximo, apurou o Novo Jornal junto da organização.
Se possível também podemos falar mais um pouco da vinda de Montenegro e das falas do João Lourenço sobre as relações históricas pela escravidão e colonialismo
Comentador residente: Celestino Epalanga.